quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os cinco ministérios...Aprofundando no tema da palavra de domingo.

No livro do Êxodo, vemos Deus libertando o povo de Israel do Egito e iniciando um relacionamento com eles. Deus estabeleceu, por intermédio de Moisés, o caminho pelo qual os israelitas deveriam seguir para que houvesse perdão e proteção através da presença divina no meio deles. No monte Sinai, Moisés recebe uma planta, contendo o modelo de um tabernáculo (lugar de moradia, habitação), também chamado de santuário. (Êxodo 25:8,9; 26:30)

Este tabernáculo refletia um outro tabernáculo, o celestial (Hebreus 8 e 9). Deus estava colocando na terra uma maneira de se relacionar pessoalmente com o homem, e o modelo daquilo que existia nos céus deveria prenunciar a habitação de Deus na igreja em Cristo.

Percebemos que a entrada da tenda, que levava ao Santo Lugar e ao Santíssimo, era sustentada por cinco colunas, que sustentavam dois jogos de cinco cortinas cada e os primeiros sacerdotes foram Arão e seus quatro filhos. Tudo isso aponta para o trabalho ministerial descrito em Efésios: os cinco ministérios. (Êxodo 26:1-6; 26:36,37; 28:1)

O povo de Israel é o tipo da igreja iniciada em Jesus Cristo. Esta igreja é formada de acordo com um modelo celestial descrito em Efésios 4:11-13 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.

Deus, em seu modelo para a igreja, tipifica no tabernáculo os cinco ministérios da seguinte forma:

As colunas – Sustentam a cobertura da igreja e abrem a porta para a revelação da pessoa de Jesus.

Os sacerdotes – Trabalham juntos para intercessão junto ao Pai, para o crescimento da sua igreja.

As cortinas – Cobrem espiritualmente a igreja, desde que os ministérios estejam unidos.

O que percebemos nos dias atuais é uma restauração ministerial na igreja de Jesus, onde os cinco ministérios estão se levantando e exercendo seu papel sacerdotal. Isso está trazendo uma manifestação tremenda da presença de Deus nos cultos e nas famílias. A restauração dos ministérios visa equipar, preparar e treinar os santos para o ofício sacerdotal, para o ministério. (Efésios 4:12)

É importante ressaltar que os minitérios são iguais e devem estar ligados em unidade, para que o tabernáculo, o resultado da aliança ministerial seja um todo. A igreja que tem em seu corpo ministerial os cinco ministérios, experimenta uma presença poderosa de Deus, por causa do modelo que o próprio Senhor ordenou para que Ele pudesse habitar no nosso meio. (Êxodo 26:1-3)

Cada ministério existe a fim de revelar a pessoa de Jesus em uma operação diferente. A igreja com os cinco ministérios tem o poder de revelar a Pessoa de Jesus na Sua Plenitude. Essa revelação de Jesus.

Traz a manifestação da presença do Pai. (João 14:9)

Traz a manifestação das obras do Pai. (João 14:12)

Vejamos a característica de cada ministério, e como podemos identificar nosso chamado. Lembre-se que o dom ministerial não é para todos, mas Jesus concedeu “alguns” para cada ministério e esses são separados para exercer o ofício ministerial. Não se trata de cargos ou posições na igreja, mas sim ofícios e vocações. (I Cor. 12:28,29)

JESUS É O APÓSTOLO
“Portanto, irmãos santos, participantes do chamado celestial, considerai o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Cristo Jesus” (Hebreus 3:11)

Significa “enviado, mensageiro, embaixador”. É alguém que inicia, que fundamenta, que estabelece as igrejas, aquele que é um pai espiritual para os outros e tem o poder de estabelecer líderes, e enviá-los.

Sinais acompanham o ministério apostólico, ele prega e ensina a Palavra de Deus, aponta e ordena ministérios, coloca a igreja em ordem e tem uma visão global da igreja. É uma capacitação de tocar os outros quatro ministérios, quando necessário.

JESUS É O PROFETA
“Com relação a Jesus Nazareno, um profeta poderoso em obras e palavras” (Lucas 24:19)

Significa “vidente, aquele que vê, porta-voz”. Fala sob a inspiração do Espírito Santo, aquilo que está no coração e na mente de Deus. Tem o sentido de predizer coisas futuras. Revela o coração dos homens (pensamentos, motivações e intenções). Distingue o verdadeiro do falso facilmente e confronta o pecado, pronuncia juízos de Deus. Muitas vezes são sinais vivos da presença de Deus, pois quando olhamos para eles, percebemos a mensagem de Deus para Sua igreja.

JESUS É O EVANGELISTA
“E eu, se for levantado da terra (crucificado), atrairei todos os povos a mim” (João 12:32)

Significa “mensageiro de boas novas”. Ministério de colheita de almas. Visão de ganhar almas. Milagres, prodígios e sinais acompanham seu ministério. Tem prazer nas conversões, nos batismos e evangeliza com um propósito: trazer almas para a igreja. Prega Jesus aos ímpios, não aos crentes e possui uma unção especial para convencer as pessoas a aceitarem a Jesus.

JESUS É O PASTOR
“Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (João 10:11)
Significa “cuidar, alimentar, apascentar, governar”. Dá aconselhamento e direção ás ovelhas, lidera o rebanho e as ovelhas o seguem, pois reconhecem a voz de seu pastor e confiam nele. Possui um ministério de cura. Tem prazer em tomar conta dos outros. Preocupa-se com outros. Sacrifica-se pelas ovelhas. Tem paciência e leva os outros a descansar em Deus, pois os alimenta com a direção da Palavra.

JESUS É O MESTRE
“Rabi, sabemos que és mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, a menos que Deus esteja com ele” (João 3:2)
Significa “ensinar, instruir, fluir como água”. Estabelece e defende a verdade da Palavra. É um instrutor na Palavra, corrige a doutrina. Leva outros a mergulhar profundamente na Palavra de Deus. Constrói sobre o fundamento deixado por outros. Acumula grande quantidade de revelações, facilmente.

Os cinco ministérios juntos são a identidade do corpo de Cristo, a igreja. Com eles, a igreja obtém resultados tremendos:

As cinco virgens prudentes, simbolizam os cinco ministérios que guardam e protegem a unção.

Os cinco talentos devem ser multiplicados para que sejamos recompensados pelo Senhor.

Os cinco pães geraram doze cestos cheios, na multiplicação. Multiplicando cada ministério, enche-se todas as tribos da igreja com alimento.

As cinco pedrinhas no ribeiro deram a Davi a vitória sobre Golias. Os cinco ministérios unidos na direção de Jesus garantem a vitória contra os inimigos de Deus.


DESCUBRA O SEU CHAMADO !!!



Pr. Renato Wharton
Igreja Apostólica Nova Terra

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...