quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O tempo de Deus, não nosso

Deus prometeu a Abraão um filho e estabeleceu uma aliança com ele, mas ele parecia lento em cumprir suas promessas, pelo menos para Abraão. Mesmo depois de tudo isso, ele e Sarah ainda tinham que esperar. Mas tome nota: Deus nunca deu a Abraão uma linha do tempo. Ele deu a ele apenas uma promessa. Como muitos de nós, Abraão se meteu em problemas quando impôs sua própria linha do tempo a Deus. Mas Deus está sempre na hora certa e os eventos acontecem de acordo com o seu plano.

Dos muitos erros que cometi em minha vida, um dos que fiz de forma mais consistente é colocar meus próprios cronogramas nos prompts, orientações e promessas de Deus. Por exemplo, quando Deus deu a Marcia e a mim uma visão para plantar a Igreja de Pedra, ele também me deu uma noção do tamanho e do escopo do que pretendia fazer. Desde o começo eu acreditava que Deus faria um trabalho significativo lá, e a igreja se tornaria maior do que qualquer igreja que eu conhecia em 1987. No entanto, a partir do primeiro domingo em que a igreja se reuniu, minhas expectativas foram continuamente desapontadas. Quatro anos depois, nossa média de atendimento ainda era de menos de cem pessoas. E nossa situação financeira foi para trás.


Marcia e eu perdemos nossas economias. Então nós tivemos que gastar nosso pequeno fundo de aposentadoria em despesas de vida. Então tivemos que vender nossos dois carros novos e comprar um antigo. Para todos os efeitos práticos, perdemos a nossa casa. Então perdemos nosso seguro de saúde. E então eu tive que pedir a Márcia para voltar ao trabalho, algo que havíamos concordado que ela nunca teria que fazer depois que tivéssemos filhos. Enquanto isso, eu trabalhava em biscates para trazer qualquer renda que pudesse. Parecia que Deus havia nos esquecido.

Quando os tempos são mais difíceis, é quando a confiança é mais testada e quando nossa fé cresce mais. Provérbios nos diz para honrar a Deus com o primeiro de nosso aumento, para que Deus seja livre para prover a nós. Mas, é claro, Deus não promete o padrão de vida que podemos esperar dele. Ele simplesmente diz: “Confie em mim, me obedeça e eu providenciarei”. Período. É provavelmente por isso que a direção para dar primeiro a Deus é precedida por: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; em todos os seus caminhos, submeta-se a ele e ele endireitará as suas veredas.

Nossas finanças estavam em frangalhos. Como eu deveria continuar confiando em Deus? Eu realmente iria continuar honrando-o com nossas finanças, dando os primeiros 10% do que ganhamos como nosso dízimo? Nós fizemos. Mas a confiança se tornou ainda mais difícil quando Julisa, que era uma pré-escola na época, acabou no Hospital Infantil Egleston e eu me endividei ao assinar uma nota promissória para ela receber os cuidados médicos que precisava.

Sob pressão, eu tive uma escolha. Eu sempre tenho uma escolha. Eu posso confiar na Palavra de Deus e nos caminhos de Deus, ou posso deixar de confiar nele. Mas se eu fizer isso, em quem eu estaria confiando? Eu mesmo! Mesmo? Meu desempenho e meu histórico são tão bons que posso descartar as promessas, orientações ou solicitações de Deus? Posso controlar os resultados? Eu realmente acho que posso ser melhor que Deus?


Este era um problema que eu teria que percorrer várias vezes ao longo dos anos. Eu tive que fazer a escolha de confiar e reconfiar em Deus. Tudo deu certo instantaneamente? Não. Tivemos muitos sucessos e muitos contratempos desde então, mas como sempre queremos estar em um lugar onde Deus é livre para cumprir suas promessas em sua linha do tempo, escolhemos a confiança e a obediência.


Como tive minhas próprias falhas na área de confiança, não posso ser muito crítica ou dura quando leio sobre Abraão e Sara. Depois de mais anos sem uma criança, Sarah tomou as coisas em suas próprias mãos. Como era o costume do dia, Sarah apresentou a Abraão com sua jovem serva Agar para providenciar uma criança para cumprir a promessa de Deus. Abraão a levou e Ismael nasceu. Abraão acreditava que ele estava a caminho de se tornar uma grande nação. Mas havia apenas um problema: Ismael não era a solução prometida por Deus. Em vez disso, o menino se tornou um problema na casa de Abraão e um obstáculo para o cumprimento das promessas de longo prazo de Deus.


Como Abraão e Sara, todos nós projetamos nossos próprios cronogramas em Deus quando ele não nos deu um deles. Somos impacientes e não gostamos de esperar. Como resultado, agimos e criamos mais problemas para nós mesmos. Mas Deus sempre entrega. No caso de Sarah, ela finalmente engravidou e deu à luz Isaac. Aos noventa anos!


Deus tinha uma vida maior e melhor em mente para Abraão e Sara. Isso também é verdade para você. Apesar de seus sonhos não realizados, apesar do que parece ser estéril em sua vida, Deus, seu Pai, imaginou uma vida mais gratificante para você do que você imaginou para si mesmo. E o que desencadeia a vida é a sua vontade de confiar nele.


                                                                                      Extraído do livro Fé adulta De De Kevin Myers

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...