domingo, 13 de novembro de 2016

Tenha bom ânimo!

 de Notícias

Esforço e Bom Animo ou Forte e Corajoso Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o SENHOR, o seu DEUS, estará com você por onde você andar".Josué 1:1-9
Convenhamos que viver não é uma tarefa fácil, são muitos sentimentos e muitas decisões de todas as pessoas, pois ninguém vive sozinho. Quando assumimos as dificuldades de viver, a qualidade da funcionalidade da nossa vida nos conscientiza sobre o tipo de decisão que tomamos hoje e que no futuro reflete o compromisso que tivemos em decidir pela vida com qualidade.
“EU FALEI TUDO ISSO PARA QUE TENHAM PAZ NO CORAÇÃO E NA ALMA. AQUI NA TERRA, VOCES TERÃO MUITOS SOFRIMENTOS E TRISTEZAS; MAS TENHAM ANIMO, PORQUE EU VENCI O MUNDO”. JOÃO 16:33 Ser orientado por JESUS no presente, reflete boas coisas no futuro, impulsionam as pessoas serem esforçadas, animadas e cuidadosas. O reino de DEUS não é um lugar onde vivemos, é um comportamento de vida e que JESUS ajusta nosso termo de conduta e nos convida a sermos minimamente organizados, fortes e corajosos em nossos dias e sermos preparados para as surpresas da vida, afinal, ninguém sabe o que acontecerá no dia de amanhã. As pessoas podem e devem ser planejadas e derrepente, devido as pessoas escolherem um estilo de vida para o qual não foi educada e esta influenciada, a vida se desorganiza. Isto não anula nossa prudência e organização. O reino de DEUS ensina a vivermos no mundo onde estamos inseridos, o reino não promete coisas, ele propõe um comportamento diante das coisas que nos acontecem. Por isto é fundamental continuarmos sendo planejados, fortes e corajosos, porque na vida teremos problemas.
Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.
Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; Lamentações 3:19-25 O profeta Jeremias lamentou as dificuldades da vida, ele chorou, afinal, anunciava uma mensagem e sofria as consequências do conteúdo anunciado. Uma clara contradição humana, porque alertava sobre estilos de vida perigosos, como poderia então sofrer retaliações do tipo “intolerância religiosa”, se na mesma mensagem há proposta de um estilo de vida com qualidade? Nós temos dentro de nós coisas que se contrapõe, pois os pensamentos e sentimentos humanos são iguais ao do profeta, amamos e odiamos, alegramo-nos e entristecemo-nos, celebramos e lamentamos, resumindo, a vida não é só vitórias, há momentos de derrotas, há dias em que somos os heróis da FÉ e há dias que não sabemos nem o que é FÉ. Não devemos nos sentirmos mal por isto. O importante e olharmos para a nossa vida e termos esperança, termos responsabilidade de ajustarmo-nos às contradições internas da nossa alma, não dar ouvidos à frases do tipo “ não olhe o amanho dos seus problemas mas, olhe o tamanho do seus DEUS”, com certeza se olharmos para DEUS, ELE vai ordenar que olhemos para os nossos problemas, afinal não vivemos em um teatro para fingir que não temos problemas, temos que ter uma atitude responsável e não negligente.
O reino de DEUS, propõe esforço e bom animo, ser forte e corajoso. Exige ter os pés no chão, não propõe ilusão, religiosidade, preguiça, omissão, introspectiva, descrédito, incredulidade, tolices, desvios de conduta e ignorância. Muitas pessoas vivem dizendo que a verdadeira vida não é aqui, que quando morrer tudo se resolve! Quer dizer que tem que morrer para resolver as dificuldades da vida? Pensamento errado que só valoriza o argumento de Karl Marx sobre pessoas viverem entorpecidas, anestesiadas, enganadas e quando a realidade os atinge, ficam desanimados, não quer esforço e coragem para resolver as dificuldades, superar os limites da única vida que cada pessoa tem. Porém o profeta Jeremias diz que “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:”
Lamentações 3:21 Mesmo tendo feridas na alma que não se esquece, há razões para se levantar e enfrentar as aflições e colocar um basta no desanimo e mudar o processo. Não negar o passado, porque faz parte da nossa história, porem isto não define o que somos hoje.
Devemos atualizar nossa esperança todos os dias, sabemos quem fomos e conhecemos o DEUS que nos fortalece agora e que permite planejarmos, executarmos, celebrarmos e descansarmos com dignidade. Sobre o que pautaremos nossas escolhas e decisões? Não desanimar, pois a vida de ninguém se resolve apenas com uma oração, ou um conselho, mas examinando o orientador sempre e mantendo as orientações nos pensamentos e sentimentos e esta estratégia produzirá confiança e boas coisas. As circunstancias podem estar problemática, mas se aplicarmos FÉ em DEUS e em nossos potenciais obteremos resultados positivos. “Sem FÉ é impossível agradar a DEUS, pois quem DELE se aproxima precisa crer que ELE existe e que recompensa aqueles que O buscam”. Hebreus 11:6
A questão é: Onde estão os nossos pensamentos e sentimentos? Se estiver em DEUS, ELE está dizendo para sairmos do nosso lugar de conforto e ir para o campo de batalhas e conquistas, lutar contra o desanimo sem temor, sem pavor, pois DEUS é conosco por onde quer que andemos. Portanto se recebermos o primeiro aviso prévio, a primeira nota vermelha, a primeira reprovação em concurso publico, se tivermos a primeira decepção amorosa, o primeiro constrangimento em nossas amizades, o primeiro não em nossas reivindicações, a primeira admoestação em nosso comportamento, não devemos desanimar. Se o nosso time de preferência perdeu de goleada e rouba o nosso bom humor ou um líder de uma grande nação é eleito e isto causa preocupação quando na verdade não sabemos eleger sequer os vereadores que cuidam de nosso bairro, não desanimemos, porque longa é a nossa caminhada para conhecer a DEUS e continuar conhecendo o que nos liberta da ignorância Espiritual, tecnológica e cultural e da opressão política e governamental. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que edifica Espiritualmente, moralmente e eticamente nossa vida.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...