quarta-feira, 16 de março de 2016

Ele é o meu pastor.

Nós humanos gostamos de fazer as coisas do nosso modo.
Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito.
E, de acordo com a Bíblia, é exatamente este o nosso problema. 
"Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho" (Is 53.6).
Você não pensaria que ovelhas são obstinadas. De todos os animais de Deus, a ovelha é a menos capaz de cuidar de si própria. Ovelhas são tolas! Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazerem truques? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a dar cambalhotas? Já assistiu a um show de circo apresentando "Mazadon e sua ovelha saltadora"? Não.
Ovelhas são simplesmente tolas demais. E indefesas. Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você. É por isto que você nunca vê ovelhas como mascotes de time. Já ouvi falar do St. Louis Rams (Aries de St. Louis), do Chicago Bulls (Touros de Chicago), e Seattle Seahawks (Falcões Marinhos de Seattle), porém Ovelhas de Nova York? 
Quem quer ser uma ovelha? Você não poderia nem mesmo inventar um grito decente para as líderes de torcida. Nós somos as ovelhas. Não damos um pio. É problema seu a vitória conseguir.
Mas conte conosco se você quiser dormir. Além do mais, as ovelhas são sujas. Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Vemos pássaros no banho e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo. Davi não poderia ter pensado numa metáfora melhor?
Claro que podia. Afinal, ele superou Saul e venceu Golias. Por que ele não escolheu outra coisa que não ovelha? Como, por exemplo: "O Senhor é o meu comandante-em-chefe, e eu sou o 22º seu soldado". Viu só? Preferimos isto. Um soldado ganha um uniforme e uma arma, talvez até uma medalha. Ou, "O Senhor é a minha inspiração, e eu sou o seu cantor". Estamos no coral de Deus; que atribuição lisonjeira. Ou, "O Senhor é o meu rei, e eu sou o seu embaixador".
Quem não gostaria de ser um porta-voz de Deus? Todos param quando o embaixador fala. Todos escutam quando o menestrel de Deus canta. Todos aplaudem quando o soldado de Deus passa. Entretanto, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala, ou atua?
Apenas uma pessoa percebe. O pastor. 

E para Davi, é precisamente este o ponto principal. Quando Davi, que era um soldado, um menestrel e um embaixador de Deus, buscou uma ilustração de Deus, veio lhe à mente os seus dias como pastor. Recordou-se de como dispensava atenção às ovelhas dia e noite.
Ele dormia com elas e por elas velava. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: "O Senhor é o meu Pastor", e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender, "Eu sou sua ovelha". Ainda se sente desconfortável em ser uma ovelha? Você condescenderia comigo e faria um teste oral simples? Veja se você possui autoconfiança. Levante a mão se alguma das seguintes declarações descrevem você. Você pode controlar o seu ânimo. Você nunca fica amuado ou mau-humorado.

Você não pode relacionar-se com o Sr. Pessimista e a Deprimida. Você está sempre otimista e aprumado. Isto descreve você? Não? Bem, vamos tentar novamente. Você vive em paz com todos. Todos os relacionamentos são doces e saudáveis. Até seu antigo namorado (namorada) fala bem de você. Você ama a todos e é amado por todos. Este é você? Se não, que tal esta descrição? Você não tem temores. Você é chamado de Teflon valente. Wall Street afundou - não tem problema. A saúde precária do coração é descoberta - bocejo. Começa a terceira guerra mundial - o que tem para o jantar? Isto descreve você? Você não precisa de perdão. Nunca fez nada errado. É totalmente honesto. Tão limpo quanto a cozinha da vovó. Nunca trapaceou, nunca mentiu, nunca mentiu sobre trapacear. Este é você? Não? Vamos avaliar isto. Você não pode controlar o seu ânimo. Alguns de seus relacionamentos são instáveis. Você tem temores e faltas. Hmmm.
Você quer realmente estufar o peito de autoconfiança?
Parece-me que você poderia utilizar um pastor. Caso contrário, você poderá terminar com um Salmo 23 como este: Eu sou o meu próprio pastor; estou sempre em necessidade. 
Eu cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatria, buscando alívio mas nunca o encontro. Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e caio em pedaços. Eu temo qualquer coisa, desde pesticidas a fio elétrico, e estou começando a agir como a minha mãe. Vou às reuniões semanais do grupo e acho-me cercado de inimigos. Vou para casa, e até peixe-dourado me faz carranca. Unjo a minha cabeça com uma dose extra de Tilenol. E o aquário do meu peixinho transborda. 24 Certamente que a miséria e o infortúnio me seguirão, e eu viverei em auto desconfiança pelo resto de minha vida solitária. Por que será que aquele que mais precisa de um pastor, mais o resiste? Ah, eis uma questão para os Van de Veldes da vida. As Escrituras dizem, "Faça do modo de Deus". A experiência aconselha, "Faça do modo de Deus". Cada escocês no céu suplica,"Hei, rapaz, faça do modo de Deus".

E de vez em quando nós fazemos. E quando o fazemos, quando seguimos o guia de Notre Dieu, e deixamos o driver na sacola, de algum modo a bola fica na parte lisa do campo. Bem, Van de Veldes faz-me lembrar de mim. Após perder o lance decisivo, ele manteve a compostura diante da multidão. Contudo, assim que se sentou na tenda, enterrou o rosto nas mãos. "Na próxima vez, baterei com o taco de cunha", soluçou ele. "Você dirá que sou um covarde, mas da próxima vez, baterei com o taco de cunha". 
Você e eu, Jean

Extraído do livro de Max Lucado: Aliviando a Bagagem

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...