terça-feira, 17 de julho de 2012

Oração! Comunicando-me com Deus


Tema de Domingo: Oração.
Base bíblica: Efésios 3.14 e 15: Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,do qual toda família nos céus e na terra toma o nome.
Quanto você orou esta manhã? Quanto você permanece diante do trono de Deus todos os dias?
Nós conhecemos o poder do Espírito Santo e a presença de Deus faz algo poderoso a ponto de  nos desmontar e depois nos juntar novamente quando estamos unidos a ele.
Há tanto a realizar neste bairro, há tanto a fazer, e o poder da carne não vai realizar. Meus irmãos não será o intelecto, não será com a nossa força, o que precisa ser feito, só será feito com o poder do Deus vivo, e eu não entendo como,  o mistério, eu não posso defender os motivos, mas eu seu isto: sem oração permanente, duradoura, oração de fé, nós estamos mortos. Como eu preciso de Deus, como nós precisamos de Deus.
Você se lembra daqueles dias que você andava na presença de Deus e você sabia que ele estava lá. Era incrível,  e não era porque a Bíblia dizia que ele era onipresente,  você tinha certeza, você o sentia, o via em tudo. E uma vez que a presença dele tocou sua vida, você não pode viver sem isso. Não pode deixar que isso vire apenas uma lembrança boa, ninguém vive de passado, e quem vive no passado, não avança.
Não estou falando de experiência superficial, nós temos a escritura e ela diz que padecemos porque não temos conhecimento, mas olhe o conhecimento sem poder de Deus vira apenas argumentação lógica, aquela que é legal de ouvir, que o expectador até concorda, mas não sofre transformação a partir dela. Estou falando daquilo que só Deus pode revelar quando estamos lendo sua palavra revelada pelo Espírito Santo de Deus, é algo espiritual e sobrenatural. Precisamos da palavra de Deus, mas precisamos do seu Santo Espírito para revelá-la. Precisamos que o Espírito Santo de Deus, toque nossas bocas, para tocar nossos corações, tocar nossas vidas, como servos do Senhor que somos, não podemos viver sem isso.
Que eu e você possamos ir para os pés de Jesus e dizer: Pai eu não me envolverei em nenhuma luta até que o Senhor me toque, até que o Senhor mude a minha vida até que algo grande Deus faça em mim, não apenas de palavras, apesar das palavras serem preciosas, mas sem o Espírito Santo de Deus são só palavras. Precisamos conhecê-lo.
Vemos Deus fazendo coisas tremendas em Atos dos Apóstolos e não são atos de homens, mas atos de Deus através dos homens e você percebe que eles viram Jesus ressurreto e mesmo assim alguns ainda duvidaram dele, e somente após o Espírito Santo de Deus assoprar através deles ser derramado neles eles começaram a fazer proezas, antes eles estavam paralisados. Somente quando o Espírito Santo foi derramado, como uma nova aliança, eles foram capazes de se levantar suportar e testemunhar sobre Cristo. Nada é retido aqueles para aqueles que amam a Deus e aqueles que são amados de Deus, não tem nenhuma benção espiritual que seja retido de você, não há nada em relação as benção espirituais que lhe seja negado, porque que você, oh meu amado, é filho e tem um banquete, tem gozo da presença de Deus e poder vindo dele para que você possa ministrar sobre as vidas poderosamente.
 Quando tenho medo, quando estou insegura eu corro para Deus e isso me tem mostrado tanto a glória de Deus, há tanto poder, há tanta vida. Meu amado esqueça as fórmulas, os talentos que o próprio Deus te deu.  Vá para ele sem ele nada podeis fazer.
Você já viu alguma vez Deus fazer grandes milagres e transformações. Você já viu alguma vez alguma pessoa ser transformado pela sua vida de oração, que você batalhou e orou e lutou até que Cristo fosse formado nessa pessoa? E você viu um brilho na vida dessa pessoa e uma evolução totalmente inexplicáveis, a não ser pelo poder do Deus vivo? E o seu Natanael?
Se somos homens e mulheres de Deus deveremos viver com Deus em oração intima.
Nós somos mais que administradores e meros estudiosos, nós somos homens que habitam na presença do altíssimo. Toda luta na sua vida, todo quebrantamento no seu corpo, tem um propósito: colocar você de joelhos.
Muitas pessoas já acordam ansiosas e passam o dia inteiro ansiosas. O que elas devem fazer? Pegar esses pensamentos e ansiedades verdadeiras, e correr para os pés de Deus e contar tudo e entregar com plena confiança nele. Ore por tudo.
Nós não vimos os discípulos pedindo Jesus ensine-nos a pregar, ensine-nos a andar sobre as águas, ou para cantar. Mas eles dizem Jesus ensine-nos orar.
Sempre haverá beneficio em Orar a Deus – posso orar no desejo da cura, se Deus não curar ainda assim ele recompensará a minha oração. Se eu confio nele e sei que ele é galardoador daquele que o busca!
De joelhos perceberemos os movimentos de Deus, aprendemos a prestar atenção no que Deus está fazendo. É necessário estarmos de joelhos, sempre! Estar no mesmo movimento dele.
De joelhos, nós nos colocamos na posição que nos cabe, a estatura de um adorador. Fomos criados como seres de Adoração (Efésios 1) para o louvor da sua Glória, quem não adora a Deus sempre acaba adorado a outra coisa ou a si mesmo.
É na oração que nós recebemos a força para suportar o insuportável...  De joelhos eu adoro, às vezes não precisa nenhuma palavra, basta se ajoelhar.
A primeira coisa que o apóstolo Paulo faz, quando sua máscara de Saulo cai, ele cai de joelhos... De joelhos eu adoro! E adorar significa literalmente dobrar-se até o chão para beijar os pés de um soberano.
De joelhos assumimos a responsabilidade sobre as nossas vidas, muita gente faz muita coisa antes de orar e dentro dessa muita coisa, tudo é transferir pesos e responsabilidades para terceiro.  Na oração estamos sozinhos e fugimos da solidão, e também fugimos porque fica mais fácil dizer que alguém está falando algo que não é de Deus do que ouvir do próprio Deus. Mas ninguém pode se dobrar e adorar por você.
 Não há nada que sacie que resolva enquanto não recebemos aquilo que só acontece dentro de você quando se ajoelha, há uma dimensão de mistério que só se resolve de joelho, há determinadas coisas na vida que só acessamos de joelho, quando nos ajoelhamos nos responsabilizamos por aquilo que é entre você e Deus.
De joelhos nos colocamos no caminho da graça de Deus, é como se o favor de Deus passasse por nós em todo o tempo mas nos não estamos em posição de recebê-la.  Ajoelhar é fazer o que Zaqueu fez, Cristo passando só seria percebido se estivesse na posição para vê-lo. De joelhos nós nos colocamos no caminho do Cristo que passa. Eis que estou a porta e bato, aquele que abrir eu entrarei e cearei com ele, de joelhos é sinal que abrimos a porta, Deus é elegante ele não se mete na sua vida, nem Deus que é Deus se mete na sua vida,  a menos que tenha pedido licença ele pergunta posso entrar não! (exemplo do afogamento)
Deus não se mete, e quando você se ajoelha você está dizendo: Deus eu me rendo pode se meter, quando nos ajoelhamos nos colocamos no ambiente da graça de Deus esse é um dos mistérios do nosso Pai, de joelhos recebemos a provisão, mais do que isso recebemos a transformação de Deus.
Muitas pessoas há muito tempo convivem com a pratica da religião, mas nunca ou quase nunca se coloca de joelhos e na posição onde a graça de Deus pode lhe ser favorável, nunca param, nunca vivem como o Salmo 46.10 – Aquietem-se  e sabeis que eu sou Deus.  Ou na Nova Versão Internacional (NVI) parem de lutar e então vocês de fato me conhecerão.  O que é o pare de lutar? É cair de joelhos como Jacó no vale de Jaboque que luta com Deus para que o Senhor o abençoe, porque precisamos lutar com ele para que ele nos abençoe? Porque queremos que ele nos abençoe nos nossos termos e o salmista dá a reposta que Jacó ouviu no vale de Jaboque para de lutar e vocês saberão que eu Sou Deus. Deus é um Pai de amor, não precisa lutar com ele, é somente confiar e as bênçãos lhe alcançarão (Dt 28.2).

Para discutir no Pequeno Grupo:
Você crê que a oração tem poder?
Quanto tempo você ora?
Você está percebendo e vivendo no movimento que Deus está fazendo na sua igreja?
Sugestão de dinâmica: Conhecer pelas figuras
Objetivo: Conhecer pelas figuras e dizer que quanto mais nos aproximamos de Deus e de sua palavra mais o conhecemos.
Passos:- Espalhar pela sala vários recortes de jornais, revistas, folhinhas, etc (as figuras devem ser as mais variadas possível, para dar maiores possibilidades de escolha aos participantes). Os participantes passam diante das figuras, observando-as atentamente.Uma música de fundo para favorecer o clima.- Dar tempo suficiente para conhecer todas as figuras, o líder dá um sinal e cada participante deverá apanhar a figura que conhece e que pode dar o maior número de informações sobre.
Perguntar a pessoa o que ela sabe sobre aquela pessoa ou artista.
Discussão: O que sabemos sobre Jesus, o quanto conhecemos dele e sabemos o que ele vai fazer em nosso meio, em nós e através de nós.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...