quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Beba muita água!

Não há como viver sem água. Ela representa de 40 a 80% do nosso organismo e é necessária para funções vitais do corpo humano.

Ao longo de 24 horas perdemos, aproximadamente, dois litros de água através da transpiração, urina, respiração e outras funções do organismo. A desidratação se agrava ainda mais em dias com altas temperaturas e baixa umidade.

É muito importante a reposição e a reidratação do corpo, ingerindo, aproximadamente, dois litros ao dia. Parte desta ingestão poderá ser feita através de frutas ‘in natura’, chás (sem adição de açúcar), verduras, legumes frescos e caldos.
Lembre-se, a água é responsável por:

1. Regular a temperatura do organismo durante os exercícios físicos ou climas muitos quentes, através da transpiração, que serve para abaixar a temperatura do nosso corpo ou para evitar alterações térmicas bruscas.

2. Aumentar o volume de urina, o que ajuda a ‘limpar’ o trato urinário, diminuindo o risco de infecções urinárias.

3. Auxiliar na formação do bolo fecal, pois ajuda a hidratá-lo, melhorando o trânsito intestinal e ajudando a evitar a constipação.

4. Auxiliar na respiração, pois dilui o muco, ajudando a expectoração pulmonar.

5. Auxiliar no emagrecimento, pois além de reduzir a retenção de líquidos, ainda ajuda na sensação de saciedade.

6. Promover a revitalização das células e mucosas, deixando a pele mais bonita, o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a escamação.

Se convenceu? Deixe uma garrafinha sempre abastecida com água e dê pequenos goles ao longo do dia. Esta atitude se tornará hábito em sua vida, à medida que você sentir seu corpo mais leve e hidratado.

Fontes: Blog do Dr. Dráusio Varella e Blog do Dr. Bayma.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...