segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Deus nos chamou para liberdade! Texto para reflexão da palavra de domingo ministrado pelo Pr. Floriano

Gálatas 5.1 - “Foi para liberdade que ele vos chamou, não vos submetais outra vez a nem um jugo de escravidão”.

Todos nós antes de servirmos ao Senhor Jesus fomos servos do pecado, e como servos éramos escravizados, maltratados e dominados por todas as forças malignas atuantes neste mundo, pois como Jesus afirma o diabo é o príncipe deste mundo. Estávamos reservados para o dia da ira e andávamos segundo a vontade dos desejos e instintos da carne, cavando cada vez mais fundo com um sentimento enganoso de liberdade. Mas um dia ouvimos em meio a uma escravidão angustiante as doces palavras de Jesus dizendo: “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrarei descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”



A partir do momento em que ouvimos essas palavras de Jesus e decidimos entregar toda nossa vida a ele, nós aprendemos a ser livres, tudo aquilo que outrora nos escravizava e pesava sobre nossos ombros, Jesus tomou sobre si, ele nos comprou do senhorio do pecado e o preço foi alto, altíssimo, tão alto que nenhum ser humano poderia pagar, foi um preço de sangue, de humilhação e de cruz. Tudo isso porque ele gostaria que fôssemos livres, imagino que em todos os sofrimentos de Jesus, ele pensava: Eu estou conquistando a liberdade deles, e quando tudo se consumar todos os que aceitarem e ouvirem as minhas palavras eu os farei meus próprios filhos.



É difícil para nós hoje compreender a dimensão das motivações de Jesus para passar tudo o que passou e até morrer por nós, mas ele era movido por amor e compaixão, pois Ele diz no evangelho de João: “ninguém tem maior amor do que esse, de dar a própria vida pelos seus amigos”. É graças a esse amor que hoje temos uma carta de alforria de Deus, nos dizendo “vocês estão libertos para sempre”.



Diante de tudo isso, a advertência do Apóstolo Paulo aos Gálatas ainda ecoa em nossos ouvidos: “Não vos submetais outra vez a nem um jugo de escravidão”.


1Coríntios 7:21 Foste chamado sendo escravo? não te dê cuidado; mas se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.


O chamado de Deus para uma vida é um momento muito especial. O plano de salvação começa justamente neste momento, a qual Deus se apresenta na vida da pessoa de alguma forma. Jesus certa vez disse que não veio ao mundo para salvar pessoas justas, mas veio para os enfermos, para os doentes, para aqueles que precisam de Deus. Mas será que existe alguém que seja justo e bom? A resposta é não. Porém, Jesus disse isso porque na cabeça de muitas pessoas há o engano de que não precisam de Cristo e que podem levar as suas vidas sem ele.


Jesus chama os que estão com problemas e isso objetivamente falando, envolve todas as pessoas na terra. Não há pessoa digna de merecer um chamado de Deus, pois toda a humanidade caiu quando Adão pecou. Existem doutrinas que exigem que o homem pare de fumar, de beber, de fazer coisas erradas antes de chegar na Igreja. É um tremendo engano. Outros exigem que a pessoa mude antes de se batizar, o que também não faz sentido algum. A Igreja é o local justamente onde Deus irá fazer toda a obra de limpeza na nossa alma. Isto não é merecimento, não fizemos nada de bom para Deus olhar por nós, isto é de graça, é um presente de Deus.


É difícil para o homem entender a graça de Deus, pois estamos acostumados a merecer as coisas que ganhamos na nossa vida. Para ganhar dinheiro, precisamos trabalhar. Para comprar o que desejamos, como uma casa, um carro é necessário esforço. Tudo na nossa vida vem com esforço, o que gera uma doutrina no nosso interior de que todas as coisas devem ser assim. A vida eterna que Deus nos dá não é assim. Basta crer em Cristo Jesus como sendo o salvador e pronto, recebeu vida eterna. Simples assim. Você pode dizer que não sentiu nada, que tudo continua igual, mas isso não importa, dentro de você ocorreu algo maravilhoso, Deus entrou lá.


A partir deste momento é que Deus irá começar a nos mudar para ficarmos como Ele quer. No versículo que lemos acima, o apóstolo Paulo diz que se somos escravos de alguma coisa, devemos aproveitar a oportunidade para sermos libertos. A nossa principal escravidão está no nível das emoções, elas aprisionam a nossa vida. A ira, o ódio, a falta de perdão, a amargura são prisões emocionais que Deus quer nos libertar. Algumas pessoas são presas em vícios como álcool e cigarro. Também podemos estar presos em tradições e religiões. De todas essas coisas Deus quer nos libertar e este processo inicia quando somos chamados por Deus para integrar o Corpo de Cristo.



2 Coríntios 3:17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

Deus nos chamou para liberdade, para não sermos mais escravos de nada. O mais incrível é que para sermos totalmente livres, precisamos ser escravos de Cristo. Parece uma contradição, mas não é. Cristo tem uma largura, uma altura e uma profundidade. Sua largura é onipotente, sua altura é onipresente e sua profundidade é onisciente. Ele é infinito. Ser escravo de Cristo é estar preso num lugar infinito. Quer maior liberdade do que esta?

Importante: Devo amar a Deus acima de todas as coisas e o meu próximo como a mim mesmo, esta é a maneira ideal de praticarmos a liberdade recebida Nele!

Texto extraído do site Evangélicos na Holanda.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...