segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Ensinando as crianças sobre a grande história de Deus

Quando eu era criança, adorava quando meu pai me contava histórias para dormir que me tinham como personagem principal. Normalmente meu pai teceu alguns dos meus amigos (ou inimigos) e talvez até um animal de estimação. Com pensamentos de mim mesma como heroína, adormeci sabendo que tudo estava certo no meu mundinho.
Como pais, todos nós percebemos o quão pequeno é o mundo de uma criança. As crianças vêem tudo do seu ponto de vista, concentrando-se em como as situações os afetam. É apenas quando amadurecem que começam a ver o mundo como muito maior. Um de nossos papéis como pais é treinar nossos filhos a se afastarem desse egocentrismo.
E enquanto a cultura de hoje está dizendo a nossos filhos que a vida é "toda sobre mim", podemos ensiná-los a reconhecer que a vida é realmente "tudo sobre Deus". Há uma grande história aqui - uma grande narrativa tecendo ao longo da história. E todos nós somos parte disso. Podemos ajudar nossos filhos a vislumbrar a maravilha dessa história maior, que vem se desdobrando gradualmente há milhares de anos. E podemos ajudá-los a reconhecer que Deus escolheu uma parte para cada um de nós jogar.
Aqui estão algumas maneiras de ajudar seus filhos a abrirem seus olhos para esse quadro maior:

Ensine a cronologia

Habitualmente, ensinamos as Escrituras através de histórias fragmentadas, de maneiras que não são lineares. Baby Moses é a figura chave um dia, Noah outro dia, e Jesus é a figura chave em outra ocasião. Muitas crianças que conhecem as histórias não podem dizer se Abraão nasceu antes de Davi ou se o bebê Jesus estava vivo quando o bebê Moisés estava.
O que às vezes sentimos falta quando lemos histórias bíblicas individuais é que há um fio subjacente que revela a Palavra de Deus como uma história de amor gigante - uma história do Criador perseguindo Seus criados e desejando um relacionamento pessoal com cada um deles. Ao ler ou contar uma história bíblica, podemos ajudar nossos filhos a colocá-la no continuum maior, revendo quando e onde essa história aconteceu. Podemos manter os contornos visuais à mão para que eles possam ver a sequência de eventos e como o que eles estão lendo se encaixa no longo plano de Deus para salvar a humanidade. Eles podem ver o que aconteceu até agora e o que ainda está por vir.
Ao colocar cada história no contexto da grande história, ajudamos nossos filhos a reconhecerem Jesus como o Redentor e Deus nosso Pai como os personagens principais, mesmo quando parece que outra pessoa é.

Reconheça o herói final

As crianças adoram heróis. E quando tudo estiver dito e feito, Deus - através de Seu Filho, Jesus - é o herói final! Na grande história, guerra boa e má entre si, o mal parece alcançar o mundo, mas então Jesus aparece e conquista o pecado e a morte, e aqueles de nós que O reconhecem como Senhor e Salvador são salvos. Em última análise, ele fará tudo certo.

Muitas vezes, as crianças só veem peças desse conto heróico. Todos nós amamos o Jesus retratado nos Evangelhos - nesses relatos, Jesus nos ama e nos mostra como amar os outros. Ele nos ajuda a entender quem é o Pai e como nosso relacionamento com Ele deveria ser. Mas precisamos ter certeza de que retratamos uma imagem mais completa de quem é Jesus. Ele é pastor e rei. Ele é gentil e poderoso. Ele é humilde e vitorioso! Sim, Jesus humildemente se entregou como sacrifício pelos nossos pecados, mas também conquistou a morte. É isso que faz de Jesus o tipo de herói pelo qual vale a pena viver. Saber que Ele é o vencedor final dá a cada um de nós a coragem de andar com Ele, mesmo quando a vida é difícil.

Conte sua história

Reserve um momento para pensar sobre sua própria história. Pense na sua família de origem. Como Deus usou as circunstâncias em sua vida para trazê-lo para si mesmo? Quando você percebeu que havia mais na vida do que viver para si mesmo? Como isso afetou suas decisões? Essa é toda a essência de quem você é - é uma história que seus filhos precisam ouvir.
Em tenra idade, nossos filhos podem começar a ouvir partes da nossa história e ser testemunhas oculares de como Deus continua a moldá-lo. Gosto de contar aos meus filhos aspectos da minha própria história de fé no contexto da idade em que estão, das experiências que estão enfrentando e de como me senti quando Deus me guiou quando encontrei situações semelhantes.
Mesmo os pais que não tiveram um relacionamento com Deus quando crianças ou adolescentes podem compartilhar como os eventos de suas vidas os levaram à fé ou como poderiam ter se beneficiado de conhecer um Deus que os amava e tinha um lugar para eles em Sua grande história. Seja qual for a sua história, ela dá aos seus filhos uma visão da vida e da fé no contexto concreto do aqui e agora. Mais importante, dá-lhes a esperança de algo maior do que a enormidade percebida de sua situação atual. 

Seus filhos na história de Deus

É claro que o principal objetivo em ensinar aos nossos filhos todas essas coisas é ajudá-los a reconhecer a história épica da qual eles são exclusivamente parte.
E que bênção é quando eles vêem essa grande história como algo muito mais do que palavras! Uma tarde, eu peguei minha filha de um grupo de pré-escola e perguntei se ela queria tomar um sorvete. Ela ficou emocionada com a perspectiva. Então vimos um morador de rua parado perto de um semáforo. "O que o letreiro dele diz?" minha filha perguntou. Eu disse a ela que ele não tinha casa nem emprego; talvez ele estivesse com fome. Isso a incomodou muito. Enquanto tentava explicar como isso às vezes acontece, ela interrompeu para anunciar que deveríamos apenas alimentá-lo. Ela não recuaria, dizendo que devíamos pegar o dinheiro que íamos usar para tomar sorvete para comprar uma refeição a esse estranho.
Mais tarde, soube do que minha filha e seu pai conversaram naquela manhã no café da manhã. Ele leu a parábola do bom samaritano e depois, antes de sair para o trabalho, disse-lhe: "Hoje, quero que você procure alguém que precise de sua ajuda. Esteja alerta! Deus tem alguém para você ajudar hoje." Durante todo o dia ela estava olhando. Tanto é assim que quando ela viu este homem que precisava de um almoço, foi imediatamente atraente para ela.
Nossa família desde então percebeu que oportunidades semelhantes de se juntar à narrativa contínua de Deus estão em nossa vida todos os dias - às vezes simplesmente não estamos olhando. Quando estamos despertos para o que Deus está fazendo ao nosso redor, aceitamos o dom e a responsabilidade de nos tornarmos parte da maior história já contada.


A autora e palestrante Michelle Anthony é vice-presidente e editora de Recursos de Aprendizagem da David C. Cook. Seu livro mais recente é Tornar se uma Família Espiritualmente Saudável .

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...