terça-feira, 25 de abril de 2017

Oposição

Neemias 4.1-23

Em nossa vida surgem forças externas que não podemos controlar. A maneira como lidamos com estes problemas revela o calibre de nossa liderança sobre nós mesmos e quem está ao nosso redor.
Do ponto de vista interno, Neemias fez tudo o que se podia esperar dele. Contudo, a oposição surgiu de uma fonte que Neemias não podia controlar.
A oposição se manifestou através de ira, indignação, escárnio, zombaria, sarcasmo desprezo, ameaça de violência, tentativa de se incitar confusão, mexericos, intrigas, fofocas, semeando o medo, etc.
Devemos esperar pressões. Aprender a enfrentá-las sem perder nosso equilíbrio emocional, porém leva tempo.

Quando nos propomos a realizar a obra de Deus, a oposição sempre surge. A palavra de Deus nos mostra algumas formas pelas quais devemos lidar com a oposição para vencê-la.

I.) Oração – v. 4, 5, 9
Neemias leva toda a questão perante o Senhor. Retrucar seria começar uma batalha de palavras. Mas orando primeiro, Neemias pôde dar plena vazão ao que sentia. A Oração nos dá oportunidade de conversar com Deus sobre a questão e obter dele nova perspectiva dos nossos problemas. Através da oração, nossa ira e nossos ressentimentos se dissipariam.
Se tomássemos tempo para dizer ao Senhor as coisas que nos perturbam, não seríamos tentados a mexericar com os outros a respeito dessas coisas. A oração é parte imprescindível da sanidade mental.

II.) Animo e foco no trabalho – v. 6
Neemias mantém os construtores ocupados. Enquanto ativos no trabalho, têm pouco tempo para se preocupar com os mexericos dos inimigos.
Como os trabalhadores puderam se manter animados diante de tanta oposição e de tantos motivos para o desânimo? A única resposta:
"Ter otimismo contagioso e determinação a fim de perseverar em face das dificuldades. Precisa irradiar confiança, depender de princípios morais e espirituais e recursos para dar certo mesmo quando ele próprio não está muito certo do resultado” (Montgomery).
A ansiedade nunca tira a tristeza do amanhã; só tira a força do hoje.

III.) Agir; Tomar as devidas precauções; Dispor-se – v. 9,13,14,16-18
No v. 9, mais uma vez Neemias mostra como a fé (oração) e as obras (puseram guardas) andam juntas. Mostra que a oração não é substituto da ação. Neemias tomou as precauções necessárias contra a oposição, ou seja, pôs guardas dia e noite com espadas, lanças e arcos.
No v. 14 o texto diz que Neemias se dispôs. Mesmo em meio a toda a oposição ele teve de encontrar forças para se dispor e continuar lutando.

IV.) Diagnosticar o que está acontecendo – v. 12
O persistente rumor de um ataque iminente desanimou os trabalhadores – v. 10.
Os judeus das cercanias repetidamente insistiam com os que estavam construindo os muros para que deixassem o trabalho e voltassem a seus lares para proteger suas famílias.
Os judeus estavam guardando os muros da cidade, mas não estavam guardando seus ouvidos do que os inimigos diziam. Estavam permitindo, sem perceber, que o inimigo lhes fizesse lavagem cerebral e os enchesse de dúvidas. Não entenderam que quando a dúvida invade a alma, ela leva ao desespero. Quando isso acontece, o fracasso está apenas a uns passos.
Neemias percebe tudo isso e faz um diagnostico do que está acontecendo para poder tomar as medidas necessárias – v. 12-14.

V.) Exortar (encorajar); Lembrar-se do poder de Deus; Buscar razão para continuar – v. 14
Neemias os exortou: “Não os temais..”: depois os levou a lembrar-se do poder de Deus “… lembrai-vos do Senhor, grande e temível …”; finalmente lhes deu uma razão para continuar lutando “pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas”.
É necessário saber encorajar e motivar eficazmente aos nossos colaboradores. É um dos fatores importantes na liderança bem sucedida. Precisamos estar em contato com aquetes com quem trabalhamos. É a única forma de combater as influências negativas. Temos de ser acessíveis.
O servo de Deus tem de saber como repreender, encorajar e motivar os outros.

VI.) Manter a fé e Evitar a solidão – v. 19, 20B
Neemias reconheceu que os trabalhadores estavam muito separados uns dos outros. Deu orientações para que quando se ouvisse o som da trombeta, todos acorressem a ter com eles.
A solidão pode ser fatal na liderança. Ver Provérbios 18.1.
Quando estiver em apuros em qualquer área de sua vida, toque a trombeta!
Ele exorta o povo a crer que Deus pelejaria por eles, pois Ele era o dono daquela obra.
A fé cria uma esperança positiva; era a base da confiança de Neemias. Ele tinha a confiança de abe estava fazendo aquilo que Deus queria que fizesse (daí a fé de que Deus pelejaria por eles)! A fé nos dá também um sentido de propósito.

VII.) Perseverar – v. 21 a
O trabalho realizado a cada dia diminui, pois metade da força fica de guarda enquanto a outra metade trabalha. Os operários estão armados. Um tocador de trombeta está próximo a Neemias, pronto para chamar a todos em caso de ataque de surpresa. A despeito de fato de que todas essas precauções fazem com que o trabalho vá mais lento, e também apesar do cansaço pelo trabalho dobrado na guarda noturna, a obra continua!
A perseverança é o verdadeiro teste de capacidade de liderar sua própria vida.
A convicção de chamado que Neemias tinha para aquela obra o ajudou a perseverar.

VIII.) Reorganizar as prioridades e ajustar a estratégia à situação e convocar todos os liderados– v. 21-23
Quando surgia uma situação difícil, Neemias a enfrentava objetivamente. Enfrentava cada nova situação com realismo. O que era necessário fazer para reorganizar as prioridades? Para ajustar-se à situação? Neemias encontrava as respostas a estas questões e as colocava em prática. Identificar-se com os liderados – v. 23
Os liderados viam o exemplo em Neemias e em seus assessores. Ele não mandava os outros fazerem o que tinha de ser feito e apenas ficava olhando. Ele se identificava com os liderados e “colocava a mão na massa”, ou seja, não largava as próprias vestes, não largava as armas e quando conseguia dormir, fazia isso com as armas ao lado!

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...