quarta-feira, 12 de abril de 2017

A fórmula para o Sucesso na liderança!

Base do Texto: Neemias 3.1-32

Enfrentamos um problema ao examinar o capítulo três de Neemias – em função de sua longa lista de nomes, somos tentados a virar a página e continuar a história em Neemias 4. Contudo, este capítulo é um dos mais importantes do livro todo!
Deus delineou no capítulo 3 de Neemias os princípios básicos para o sucesso.
I.) Coordenação
Percebemos isto na repetição das frases “junto a ele” e “ao seu lado”  no capítulo todo.
Cada pessoa sabia onde deveria estar. Sabia também qual era sua responsabilidade e o que se esperava dela.
Fazendo com que cada homem trabalhasse perto de sua própria casa, Neemias facilitou o acesso ao serviço, a alimentação enquanto estivesse trabalhando, e a segurança daqueles que eram mais próximos e mais armados.
Sucesso se escreve com as letras: “t-r-a-b-a-l-h-o-e-m-e-q-u-i-p-e”.
Não foi fácil, mas uma vez conseguido,os resultados foram marcantes.
Não pode haver avanço permanente sem coordenação certa.
A base de toda a liderança eficaz é a coordenação correta das atividades de todos os envolvidos.
II.) Cooperação
Homens de lugares diferentes e de diferentes ocupações trabalharam juntos no muro: sacerdotes (Ne 3.1), ourives, solteiros (3.23), regentes dos dois distritos de Jerusalém. Um dos oficiais, Salum, estava sendo auxiliado por suas filhas. Havia também os homens de Jericó, Tecoa, Gibeom e Mispa, Zanoa e Bete-Haquerém, Bete-Zur e Zelá. Havia tipos diferentes de operários.
Neemias tinha a capacidade de motivar as pessoas a darem não somente de seu tempo, como também darem o que tinham de melhor. Todas estas pessoas trabalharam voluntariamente porque tinham ânimo para o trabalho (Ne 4.6)!
Neemias não conseguiu sucesso total (Ne 3.5), mas não permitiu que a obstinação daqueles diminuísse o seu otimismo. Trabalhou com os que estavam dispostos!
A cooperação obtida por Neemias demonstra até que ponto ele pôde unir tão diversificado grupo. Todos eles tinham um objetivo comum.
III.) Aprovação
Aprovação que Neemias demonstrou para com os obreiros.
Neemias mostra a necessidade de nos interessarmos pessoalmente pelos nossos empregados. Conhecia os nomes, sabia onde trabalhavam e o que faziam. Ele os tratou como pessoas, não como objetos; tinham valor e não estavam lá para serem explorados.
Dar aprovação às pessoas pelos seus esforços honestos é uma das chaves mais valiosas para o sucesso nas relações humanas.
Neemias identificou-se com eles e estava pronto para encorajá-los quando as coisas iam mal.
Neemias sabia que o trabalhador feliz no seu serviço, confiante nos seus superiores e com relações de cooperação com os colegas, espalhará o seu contentamento através de todo o grupo.
Neemias era rápido em notar e apreciar o zelo e o esforço daqueles que trabalhavam com ele. Os tecoítas foram inspirados pelo exemplo de Neemias, mesmo que seus líderes eram contra o que Neemias estava fazendo (Ne 3.5,27).
O reconhecimento dado por um líder aos seus subordinados cria um sentimento de participação, de pertencer. Faz com que se sintam seguros. Este sentimento de segurança é absolutamente essencial quando surgem dificuldades ou as pressões econômicas começam a apertar (ver Neemias 4-6). Ele não permitiu que o tamanho da realização de uma pessoa fizesse com que não percebesse os esforços de outra (Ne 3.13,14).
E quanto a Neemias? Ele não está enumerado entre aqueles que sempre precisam promover-se a fim de ganhar o louvor dos outros. Ele sabia que num empreendimento bem gerenciado um bom líder sempre leva um pouco mais da culpa do que merece e muito menos reconhecimento do que faz jus. Ele estava contente por colocar os outros em foco e sabiamente permaneceu na obscuridade.
IV.) Comunicação
Envolvia a instrução de cada obreiro para que ele soubesse o que fazer e onde fazer, e a delegação de autoridade para que as decisões não precisassem ser sempre referendadas pela direção.
Neemias coordenou suas atividades dividindo o muro em cerca de quarenta grupos diferentes. Assim, pôde supervisionar o trabalho e comunicar-se com uma parte de cada vez. O que era antes uma situação complexa tornou-se relativamente simples quando subdividida.
Havia a delegação de autoridade. Grupos de obreiros tinham chefes de seção (Ne 3.13, 17) e o poder de tomar decisões foi delegado aos líderes de cada grupo. Se assim não fosse, Neemias teria ficado sobrecarregado com decisões triviais e nunca teria conseguido o que conseguiu.

Resumo feito através da leitura do livro “Neemias e a dinâmica da liderança eficaz” de Ciril J. Barber- Ed. Vida.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...