quarta-feira, 26 de abril de 2017

OPOSIÇÃO, CRISE ENTRE OS LIDERADOS E A FÉ EM QUEM LIDERA

Texto baseado no Capítulo 4
 I – TEM GENTE QUE SE EMPENHA PELA DESGRAÇA DO OUTRO 
O capítulo quatro começa descrevendo o humor de Sambalate que, ouvindo que o muro estava sendo edificado ardeu em ira (“ficou furioso” - A Mensagem e NBV). Não é difícil encontrarmos pessoas que ficam doentes com o sucesso dos outros. Ainda bem que entre irmãos crentes não existe esse sentimento de inveja. Será que mesmo? 
De Sambalate e de qualquer outro ímpio não estranhamos que isso aconteça. Davi em seus salmos nos dá muitas informações a respeito de seus inimigos. 
Sambalate não só ficou indignado como expôs a outros a sua indignação diante de seus irmãos e do exercito de Samaria. Talvez, não de forma direta, o que ele esperava é alguém se habilitasse para impedir o sucesso de Neemias e dos judeus na reconstrução. Sambalate e Tobias menosprezam os judeus e a obra que estava sendo edificada (v.2,3). 
O propósito deles era desanimar pela intimidação o povo e a sua liderança. 

II – QUANDO A ‘COISA ESTÁ FEIA’, É MELHOR ORAR 
Estando à frente de povo Neemias não podia se deixar vencer pela intriga da oposição; assim, ele prefere orar. 2. Neemias expõe diante de Deus as faltas dos inimigos: “Estamos sendo desprezados” (v.4). Pelo tom de Neemias em todo o capítulo, o que temos que considerar é que a oposição era contra o próprio Deus, que conduzira o líder até Judá para a reconstrução. Desde as primeiras informações contidas em 1.2, Deus estava à frente da obra.
Neemias em sua oração, um tanto pesada, podemos assim dizer, lança sobre Deus o alvo de toda provocação: “Pois te provocaram à ira na presença dos que edificavam” (v.4,5). 
Cyril J. Barber, em seu livro Neemias e a dinâmica da liderança eficaz, diz: “Se tomássemos tempo para dizer ao Senhor as coisas que nos perturbam, não seríamos tentados a mexericar com os outros a respeito dessas coisas”. E ainda, “A reconstrução do muro é projeto de Deus. O reconhecimento disso tira todo o fardo da responsabilidade dos ombros de Neemias”. 
Quando entendemos a quem pertence a obra na qual estamos envolvidos, trabalhamos tranqüilos, pois toda oposição terá que se haver com Aquele que nos comissionou. Assim entendia Neemias. 

III – LIDERAR COM CONFIANÇA DIANTE DAS DIFICULDADES 
Havia muita gente que queria atrapalhar a obra de reconstrução do muro. Os opositores subestimaram os edificadores (v.2), por isso ficaram furiosos quando ouviram que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas (v.7). 
Já que pouco se conseguiu com a zombaria, decidiram atrapalhar, atacando Jerusalém e fazendo confusão (v.8). Mais uma vez queremos dizer: Tem gente que faz de tudo para que o outro não tenha sucesso. A inveja é realmente uma doença! 
Neemias não se deixou levar pelo medo e pelo desânimo; como um líder de visão e que sabia o que queria, levou o povo a orar. Mas não só isso, ele aliou a oração com a ação: "Oramos...pusemos guarda” (v.9). Nós quando saímos de casa oramos para que Deus guarde o nosso lar, mas a previdência manda que fechemos a porta, e deixemos o pitbull solto no quintal. O comentário Moody diz o seguinte: “Naquelas circunstâncias, oração e vigilância foram uma excelente combinação, ligando fé e responsabilidade” (Volume 2, Neemias, pg. 292). 
Por um momento os judeus esmoreceram (v.10,12), pois os inimigos estavam dispostos a acabar com a obra e com os edificadores (v.11). 6. Neemias não entra no desânimo e medo do povo e toma atitudes, criando estratégias (v.13, 14, 16-18). 7. O líder Neemias motiva os seus liderados com palavras de ânimo: “Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai...” (v.14). Quantas vezes o medo e o desânimo podem subtrair a nossa vitória; se não tivermos alguém do nosso lado para nos animar, fatalmente seremos vencidos. 8. Por um instante podemos ser tomados pelo medo, mas o favor de Deus através da nossa oração de confiança (v.4, 9), faz com que o quadro de desalento e pessimismo de alguns, seja transformado em coragem e disposição para o trabalho (v.15). 

CONCLUSÃO
Queremos destacar as últimas expressões de Neemias no capítulo quatro: “Grande e extensa é a obra...o nosso Deus pelejará por nós”(v.19,20). O envolvimento ‘de corpo e alma’ com a obra, fez com que os edificadores deixassem a comodidade de estar em suas casas (v.23). Que possamos ter essa mesma disposição quando abraçamos as tarefas do Reino.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...