segunda-feira, 11 de abril de 2016

Qual o ponto de equilíbrio entre Poder e Conhecimento?

Texto 01:
Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Cl 4.2:6)

E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?"
(I Coríntios 14 : 6)
Texto 02:
Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. (I Co 4 : 20)

Palavra sem poder é enfado para os ouvintes: 
"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." (Eclesiastes 1 : 18)

Nos dias de Paulo havia grandes oradores Gregos, que dissertavam sobre vários assuntos, mas Paulo tinha palavras de sabedoria.
E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos. (At 19.9:10)

O apostolo Paulo adverte a Tito sobre como devemos nos postar como Ministros de Deus.
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. (Tt 1.9:11)

Palavra sem poder leva ao fracasso:
E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. (At 20.9:10)
E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. (At 19.11)


Devemos pregar a palavra de Deus com sabedoria para ganharmos almas para o reino Jesus pregou com sabedoria 
"E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina." (Marcos 11 : 18)
"E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade." (Lucas 4 : 32)
"E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?" (Marcos 6 : 2)

Mas para a salvação Deus não usou de sabedoria humana.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (I Coríntios 1 : 18)
"Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação." (I Coríntios 1 : 21)

Temos que ter poder para pregar a palavra de Deus.
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lucas 24 : 49)
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, (At 2. 38:41)

Poder sem Palavra é movimento estranho ( como no candomblé, quimbanda, umbanda e espiritismo) Lá temos o poder dado pelo Diabo, para enganar se possível até os escolhidos. "Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." (Marcos 13 : 22)

Muitos só querem o poder, mas não querem o compromisso com Deus.
"Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?" (Atos 19 : 15)

Para receber de Deus poder precisamos:
1. Ficar em Jerusalém (na igreja em que freqüentamos) "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10 : 25)
2. Obedecer a Deus e a sua Palavra (Hc 3.2)
3. Saber que o Espírito Santo não trás confusão, mas edifica a igreja "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." (I Coríntios 14 : 33) . 
Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. (Fp 3. 17:19)
4. Saber que poder sem caráter cristão não é nada por isso vemos tanta confusão na igreja, 
porque para dons não é preciso arrependimento, "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento." (Romanos 11 : 29) enquanto para se ter um caráter transformado é preciso uma metanóia. "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4 : 24)
5. Todo o poder que vem sobre os homens vem pela Palavra de Deus. (At 2. 14:19)

A Palavra de Deus é trilho que leva o trem (a igreja) para o seu destino, O Poder de Deus é o combustível que move esse trem, 
Então palavra sem poder e poder sem palavra não nos leva a lugar nenhum.

FONTE / AUTOR : 
Pr. Eder Guerrero da Silva - Pastor da Assembléia de Deus Ministério da Assembléia de Deus Vera Cruz, congregação em Barro Branco. Teóligo formado pela ETTAD.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...