quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TADEL 16_10_12 O preço do sucesso do Pequeno Grupo


Leitura oficial - I Pedro 1: 13-21
Hoje vamos dialogar sobre o preço do sucesso de nosso Pequeno Grupo, da nossa REDE.
Todos conhecem a história do pecado, da queda e do afastamento do homem em relação a Deus. Sabemos também que Deus elaborou um plano para restabelecer a comunhão perdida.
No tempo da lei o homem precisava derramar sangue inocente (sangue de animal) para que seus pecados fossem perdoados e cumprir uma série de leis para ter acesso a Deus. Mas essas coisas não resolveram o impasse, pois nada que o homem fizesse podia solucionar a questão.
Então Deus investiu alto e pagou o preço necessário para que a questão fosse definitivamente resolvida. O preço não podia ser pago com prata nem com ouro, somente com o sangue de Jesus. Até porque sua palavra diz que o preço de uma alma excede o valor do ouro, de rubis.
Nossa salvação não nos custou nada; não pagamos absolutamente nada para sermos salvos, mas custou algo para Deus. Portanto, nossa salvação não foi de graça, teve um preço, o preço da graça de Deus.
É absolutamente essencial pagar um preço em todas as áreas da vida, se queremos avançar.
Seja nas questões materiais ou espirituais há um preço a ser pago em tudo. Não é diferente quando falamos sobre o sucesso de um Pequeno Grupo, pois num PG bem sucedido o preço também está envolvido.
Algumas afirmações sobre “o sucesso do PG e o preço”.
1. O que nosso PG pode alcançar depende do preço que estamos dispostos a pagar.
Deus queria resgatar a humanidade e para isso Jesus precisava deixar sua glória, se tornar homem, habitar entre nós, conhecer nossa dor, ser crucificado e morrer. Ele teve que pagar o preço da renuncia (Fp. 2:5-11).
Ele estava disposto a pagar o preço para executar o plano de Deus e pagou, e por isso estamos aqui.
Se nosso PG estiver disposto a alcançar muito, então terá disposição para pagar o preço exigido (oração;jejum evangelizar etc).Se nosso PG estiver disposto a alcançar pouco, então terá disposição para renunciar quase nada.
 2. Quem reclama do preço, provavelmente desiste de pagá-lo. Quem acha caro demais não paga.
O PG que reclama de ter que convidar pessoas; de priorizar a reunião e não trocá-la por qualquer coisa; da necessidade de se comprometer com os projetos; da necessidade de dar atenção às pessoas; de ligar e visitar as pessoas; de investir na vida de alguém para participar do Encontro com Deus; de orar pelas pessoas, provavelmente vai desistir de pagar o preço.
Quando o PG desiste de pagar o preço, somente uma coisa acontece: Ele se torna um PG medíocre, apático e improdutivo e não demorará muito para “morrer”.
Se quisermos um PG morno, o preço é baixo. Se quisermos um PG de sucesso, o preço é alto.

3. Não podemos alcançar amanhã o que não queremos pagar hoje. Não é possível colher o que não foi plantado. Não é possível, por exemplo, querer a multiplicação do PG, sem antes pagarmos o preço que a multiplicação exige. Não é possível pedir para Deus multiplicar o PG, prometendo que depois vamos evangelizar e convidar pessoas. Não adianta pedir para Deus fazer crescer hoje, prometendo que vamos plantar amanhã. Isso não funciona. Primeiro se planta, depois se colhe.
4. O que custa caro proporciona maior satisfação. Você se sentiria mais satisfeito em dirigir um “fusca” ou uma “Ferrari”. Usar uma camiseta “Hering” ou uma camiseta da “Nike”? Tudo depende de que valor você dá as coisas. Lembre-se uma alma vale preço de sangue.
Ter um PG bem sucedido custa caro, mas também proporciona muita satisfação.
O preço do PG bem sucedido exige energia, tempo, disposição, ânimo, coragem, iniciativa, sono, prazer, oração e renuncia, mas ainda assim, vale a pena, pois o prazer e a satisfação quando alcançamos o propósito do Senhor para nosso PG a satisfação é infinitamente maior.
Perguntas:
Você acha que tem pago o preço exigido para que nosso PG não seja um PG morno, fadada ao fracasso?
O que você entende que precisa renunciar pessoalmente para que nosso PG alcance o que sabemos que podemos alcançar?
Oração:
Eu prometo que vou me esforçar para pagar o preço exigido para que nosso PG não seja um PG morno, fadado ao fracasso”. “Prometo fazer as renuncias necessárias para que nosso PG alcance o que sabemos que podemos alcançar”. Amém.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...