quarta-feira, 20 de junho de 2012

Família Aprendizado de Amor


Pensando bem, não escolhemos nossa família. Ao nascer, cada um de nós encontra os pais, os irmãos e parentes formando família na qual seremos acolhidos. Cada núcleo familiar tem suas características próprias. É preciso conhecê-las e assumi-las.

ALGUMAS SITUAÇÕES
Acontece que, para muitos jovens, ao nascer, são recebidos com afeto pelos pais que, desde o início, aceitam a criança com amor e se empenham para que cresçam num lar aconchegante e, mesmo onde não há facilidade de recursos materiais, não falta o carinho e o verdadeiro interesse pelo bem dos filhos.
Há, no entanto, muitas outras situações em que o recém nascido, a criança e o jovem experimentam a dureza da separação entre os pais, o conflito e o desamor. E, não raro, sucede até o abandono dos filhos.
Em outras famílias o amor é forte e fiel, mas as circunstâncias de vida foram árduas e o sofrimento pela perda de um ente querido da família, a doença e até calamidades marcaram, desde cedo, a história do lar exigindo sacrifícios e causando tristezas.
APRENDENDO COM DEUS
Diante destes casos é preciso saber se situar, sem perder a paz interior, valorizando os aspectos positivos e aprendendo a descobrir as oportunidades de crescimento espiritual que se escondem nos sofrimentos e vicissitudes da vida.
Em primeiro lugar, temos que agradecer a Deus a fé que nos dá e perceber que, na sua infinita bondade, Deus está sempre presente e tudo conduz para o bem (cf. Rom 8, 28), mesmo que não apareça logo o benefício que se esconde na provação que nos aflige.
Ajuda muito aprender com a oração, refletindo sobre a própria vida e descobrindo, à luz de Deus, as graças que nos concede de amadurecimento na fé e na virtude. As provas de nossa história abrem perspectivas de profunda comunhão espiritual com o próximo. São irmãos e irmãs que passam por sofrimentos iguais ou maiores e que iremos compreendendo melhor pela própria experiência.
APRENDENDO COM A FAMÍLIA

A família
 é a grande e primeira escola da convivência humana. Devemos nos empenhar a fim de que seja um ambiente de compreensão, gratuidade no amor, superação de dificuldades e crescimento espiritual. O importante é saber descobrir o caminho que a vida nos proporciona para alcançar o amor e oferecê-lo aos outros. Nesta perspectiva, podemos compreender que caminhos diferentes podem nos levar a realizar nesse mundo o projeto divino do aprendizado do amor que Deus nos ensinou.Assim, sempre à luz da fé e da palavra de Deus, vamos conhecer que quando o ambiente familiar nos ensina a amar, está abrindo o nosso coração para amar os outros que precisam desse afeto. Quando a vivência é de sofrimento pela falta de carinho e presença dos pais e familiares, surge a possibilidade de compreendermos melhor o mistério, a angústia de tantos que não tiveram a alegria de conviver num lar unido e sadio. A vida vai nos oferecendo a ocasião de experiências diversificadas de relacionamento humano e de doação de nós mesmos aos outros.
APRENDENDO A AMAR
Quando o ambiente familiar é rico de afeto e comunhão entre as pessoas, aprendemos a amar, mas nem sempre poderemos penetrar no íntimo do sofrimento de quem não teve as mesmas oportunidades. Por outro lado, nos casos de infância sofrida, lares desfeitos e solidão afetiva, abre-se diante da pessoa a compreensão e a sintonia com os que mais precisam ser amados.
A cada jovem cabe renovar a confiança em Deus e discernir na própria experiência familiar o apelo para amar e a profundidade a que pode chegar a doação ao próximo na qual se encontra o sentido mais belo da vida humana. Deus que vela por seus filhos e filhas nos conduz a partir da família para as grandes conquistas do amor.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...