segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dinheiro problema ou solução?


Falando sobre família, os conflitos a cerca sobre o dinheiro ocupam um lugar de destaque, na medida em que podem levar ao desmoronamento da família. E isso não tem haver se a pessoa é rica ou é pobre…  É possível observar que quase ninguém está satisfeito com a renda atual, e que o dinheiro seria a solução para todos os problemas existentes.
1) Preocupações Financeiras
Às vezes nos esquecemos da promessa de Deus para a nossa vida: em Lucas 12.22-34 encontramos palavras de Jesus acerca da nossa vida. Muitas vezes estamos preocupados com o que vamos comer ou beber, mas Jesus diz: “Mais é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes.” (v.23)
Deus sabe de tudo o que precisamos, mas Ele espera que nós o busquemos de coração a necessidade de estar debaixo sobre o seu controle, “Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (v.30,31)
2) “Dinheiro é sinônimo de felicidade”
A Bíblia diz-nos que somente o amor pode proporcionar à família aquilo que o dinheiro não pode: “Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” (Provérbios 17.1), é fácil observar a vida de família cuja a felicidade é aparente ou nula porque o dinheiro acaba comprando afeto, comprando aquilo ou isso para compensar a ausência de um membro, ou talvez as brigas pela herança…
3) Tudo é dado por Deus
Por mais que julguemos que o homem é importante, e que ele é fruto do seu trabalho, ou da sua força de vontade, como pregam vários pensadores, ou ainda, por maiores que sejam suas riquezas e poder, tudo é dom de Deus. Em Eclesiastes 5:19 diz: “E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus.”, pois,“Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.” (Tiago 1.17)
4) Ambição
Em Hebreus 13, o autor cita várias maneiras de agradar a Deus, e uma delas é: “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.” “ (v.5) Isto é um mandamento com promessa. Aqueles que realmente colocam a vida no altar de Deus afim de honrá-Lo com todo o coração, Deus nunca abandona.
5) O segredo do viver
O segredo da felicidade, pouco tem haver com o dinheiro ou posses que o homem possui. Paulo diz em sua carta aos Filipenses que: “… aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:11-13 NTLH)
6) Administrando conforme os princípios cristãos
O bom uso do dinheiro inclui as seguintes palavras: administração, investimento e recompensa. O homem administra o dinheiro que Deus lhe confia; devemos investir parte do dinheiro no reino de Deus e aplicar o restante de acordo com os princípios da vida cristã. Reparem bem, não é dar tudo o que você tem, pois Deus lhe dá oportunidades, lhe dá o sustento para você comer, ter lazer, saúde… não se pode dar para Deus mais do que ele dá de volta para você. (muitas “igrejas” pregam isso).
Como podemos aplicar os princípios cristãos para a nossa família:
  • O chefe da família torna-se o exemplo para sua família, na área do bom uso do dinheiro;
  • O chefe da família ensina, por exemplo, como também por preceito, a importância do investimento de bens no reino de Deus;
  • O dinheiro passa a ocupar seu devido lugar entre as prioridades e metas estabelecidas pela família.
  • O futuro, torna-se mais seguro, devido uma boa administração do dinheiro.
Caro leitor, esse assunto na Bíblia, possui vários outros exemplos e orientações. Quando Jesus disse:  “É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.”, Ele está dizendo que o mais importante é o amor. O jovem rico não quis se desfazer dos seus bens para os pobres, pois certamente, ele amava mais suas riquezas do que o próximo e isso feriu o maior dos mandamentos de Jesus. Jesus conclui: “– Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês. Vendam tudo o que vocês têm e dêem o dinheiro aos pobres. Arranjem bolsas que não se estragam e guardem as suas riquezas no céu, onde elas nunca se acabarão; porque lá os ladrões não podem roubá-las, e as traças não podem destruí-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.”(Lucas 12.32-34 NTLH)
 Referência: A família feliz – Juerp 1984

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...