segunda-feira, 26 de março de 2012

Resumo ministração de Domingo: O que é Palavra pra você?

Antes de qualquer coisa responda: O que é a Palavra pra você? O compartilhamento da palavra nesta noite será a partir do princípio de que cremos que as Escrituras Sagradas é verdadeira. E se cremos na Palavra, cremos no que Jesus disse. E independente do que achamos que é a palavra, Jesus disse que as Palavras dele são espírito e são vida (João 6.63b)!

Porém, o que Ele nos mandou obedecer como Sua Palavra se opõe ao que o mundo pode compreender; pois a palavra dele fala de outro tipo de reputação, a justiça já não é a nossa, brigas por nenhuma razão não cabe no reino dele, insubmissão dos filhos, dar a outra face, provocação de ira por parte dos pais, abuso de poder, no reino dele Quem Ama Espera com Atitude 434, Jesus também fala de abrir mão do desejo de possuir, ninguém pode dormir em 20 camas numa noite, ninguém pode comer vinte pratos por dia, Ele nos convida a repartir.

Ah mas isso é coisa pra otários, não vou levar desaforos pra casa, se gritar comigo eu grito mais alto ainda, esse negócio de levar desaforo para casa em oração, de dar a outra face, de perdoar 70 x7, de compartilhar o que tenho definitivamente não é para mim. Cada um com os seus problemas.

Mesmo sabendo que ensino de Jesus para a vida, é contrario ao que estamos praticando, dizemos que somos Seus discípulos.

Não obedeço as palavras que são espírito e são vida segundo Jesus, mas quero que a Palavra de Jesus se torne real, sem que a verdade da Palavra — seus conteúdos, se tornem fatos, princípios, atitudes, posturas, sentimentos, decisões e práticas de nossa vida diária

Muitos crentes querem que a Palavra se cumpra sem obediência à própria Palavra. Puxa vida, você está vendo que não vai rolar por aí, enquanto a palavra não for viva e eficaz dentro de você. O Evangelho de Cristo não impactará a sua vida e também a de mais ninguém a sua volta, pelo menos não através de você se você não viver a Palavra. E a fonte de alegria é esta multiplicar o que temos recebido amor e paz, na vida de outros, a alegria da salvação está em ganhar novos filhos, para que a festa no céu seja contínua.

O que muitos dizem é que, se crermos Nele, não necessariamente em Suas Palavras, mas no Seu poder, nos Seus milages, nos Seus dons de cura, nas Suas magias, ou, em algumas ocasiões, fazemos também uma oração:  “Eu sei que tu és Deus; então não me desapontes, pois estou confessando com a boca que Tu és o Maior dos maiores; não me deixes ficar, portanto, envergonhado ante aqueles a quem eu declaro o todos os dias o Teu poder, que tu és o maior, o melhor, o único Salvador.

Será que Deus fica sem saída? Tem muita gente usando esta fórmula de colocar Deus na parede; crendo-se, assim, que desse modo coloca Deus a trabalhar a seu favor em nome da Honra do Nome de Jesus para os outros; embora, para nós, Jesus seja apenas um nome destituído de pessoalidade, caráter, ensino, verdade e convocação à obediência; sempre esquecendo de que Ele disse: “se me amais, guardareis os meus mandamentos”; e mais: “...vós sóis meus amigos se fazeis o que eu vos mando”.

Apropriamos-nos do nome de Jesus e saímos por aí, nos intitulando cristãos; sem compromisso com sua Palavra, piso no pé se pisaram no meu, julgo quem acho que deve ser julgado, ando no caminho largo, edifico minha casa na areia, fico amigo do lobo vestido de ovelha; enquanto, também, peço misericórdia de Deus para a minha incapacidade de obedecer, de guardar puro o coração, de perdoar setenta vezes sete, de amar meus inimigos, de orar pelos que me perseguem; sim, rogo a Ele que me perdoe, mas não nos dispomos a pôr em prática o que ensinamos aos outros, assim não acolhemos como espírito e vida.

Então [...] — apesar de tudo isto, reclamo que a Palavra não me faz bem, não realiza o prometido, não trás a paz que excede todo entendimento, não me faz viver em contentamento verdadeiro, não qualifica a minha existência com a vida em abundância.

Fazemos sempre as mesmas coisas [erradas], esperando obter resultados diferentes!

Jesus disse que todo aquele que ouve e conhece as Suas palavras, e não as pratica, é um tolo que constrói sua casa na areia de uma praia na qual a maré sobe todo dia e vivem sempre com medo de que a maré suba e os engula. Enquanto isso não acontece, vai se administrando.
Convido você a ser ovelha do rebanho de Cristo, uma ovelha obediente ao seu Pastor, obediente à sua Palavra, e que Palavra?

Não podemos ser apenas consumidores de Bíblias, temos várias opções de tamanhos e cores e fácil acesso à Palavra de Deus, o que nos falta é buscar a Deus por Deus e não pelo o que Ele pode nos oferecer!
Não pelo apenas pelo crescimento do Pequeno Grupo, não pela compra de um carro novo, não porque ele pode realizar um milagre! Busque-o pelo que Ele é. O Espírito Santo nos revelará Deus a letra mata! Não faça das Escrituras Sagradas apenas um best-seller.

Não sou eu que estou dizendo que a palavra de Deus é vida, mas o próprio Jesus em quem creio disse isso.

Ovelha largue o seu fado da autoconfiança, e vá viver a palavra, se entregue completamente ao seu Pastor. (Salmo 23)
Mas somos Cabeçudos demais. Queremos Independência demais. Nossas atitudes dizem: - Não preciso de conselhos. - Posso me virar sozinho. - Não preciso de um pastor.
Nós gostamos de fazer as coisas do nosso modo. Quebrar a cara! Afinal de contas o nariz é meu. Através de nossas atitudes dizemos: Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito. E, de acordo com a Bíblia, é exatamente este o nosso problema. "Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho" (Is 53.6).

De todos os animais de Deus, a ovelha é a menos capaz de cuidar de si própria. Ovelhas são tolas! Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazerem truques? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a dar cambalhotas? Já assistiu a um show de circo apresentando "Mazadon e sua ovelha saltadora"? Não. Ovelhas são simplesmente indefesas demais.

Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você. É por isto que você nunca vê ovelhas como mascotes de time.

Já ouvi falar da Gaviões da Fiel, agora Ovelhas da Fiel, Ovelhas independentes? Quem quer ser uma ovelha? Não poderíamos nem mesmo inventar um grito decente para as líderes de torcida: Nós somos as ovelhas. Não damos um pio. É problema seu a vitória conseguir. Mas conte conosco se você quiser dormir. (Max Lucado)

Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo. Davi não poderia ter pensado numa metáfora melhor? Claro que podia. Afinal, ele superou Saul e venceu Golias. Por que ele não escolheu outra coisa que não ovelha? Como, por exemplo:

"O Senhor é o meu comandante-em-chefe, e eu sou o seu soldado". Viu só? Preferimos isto. Um soldado ganha um uniforme e uma arma, talvez até uma medalha.Ou, "O Senhor é a minha inspiração, e eu sou o seu cantor". Estamos no coral de Deus; que atribuição lisonjeira.  Ou, "O Senhor é o meu rei, e eu sou o seu embaixador". Quem não gostaria de ser um porta-voz de Deus? Todos param quando o embaixador fala. Todos escutam quando o menestrel de Deus canta. Todos aplaudem quando o soldado de Deus passa.

Mas, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala, ou atua? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é este o ponto principal. Quando Davi, que era um soldado, um menestrel e um embaixador de Deus, buscou uma ilustração de Deus, veio lhe à mente os seus dias como pastor. Recordou-se de como dispensava atenção às ovelhas dia e noite. Ele dormia com elas e por elas velava. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: "O Senhor é o meu Pastor", e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender, "Eu sou sua ovelha". Ainda se sente desconfortável em ser uma ovelha?

Será que o seu Salmo 23 não é o abaixo?
Eu sou o meu próprio pastor; estou sempre em necessidade.
Eu cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatria, buscando alívio, mas nunca o encontro. Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e caio em pedaços. Eu temo qualquer coisa, desde pesticidas a fio elétrico, e estou começando a agir como a minha mãe. Vou às reuniões semanais do grupo e acho-me cercado de inimigos. Vou para casa, e até peixe-dourado me faz carranca. Unjo a minha cabeça com uma dose extra de Tilenol. E o aquário do meu peixinho transborda. Certamente que a miséria e o infortúnio me seguirão, e eu viverei em autodesconfiança pelo resto de minha vida solitária. (Max Lucado)

Por que será que aquele que mais precisa de um pastor, mais o resiste?
As Escrituras dizem, "Faça do modo de Deus". A experiência aconselha, "Faça do modo de Deus".

“As minhas palavras são espírito e são vida” — ; mas apenas para os quais elas [as palavras] se tornem espírito e vida mesmo; ou seja: interioridade, pensamento, entendimento, prática, atitude e comportamento. Do contrário, creia, é loucura pensar que não sendo assim possa realizar qualquer coisa em nossa vida. (Caio Fábio).

É necessário você reconhecer que as Palavras dele são de vida, de caminho e verdade. Deus espera que cada homem possa responder ao chamado de que a palavra dele são espírito e vida! Como Pedro reconheça que só Ele tem palavras de vida eterna (Jo 6.69). Diga a tirania do mundo moderno, o consumismo que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mt 4:3,4) O verbo (palavra) é também alimento, se não para o corpo, mas para o espírito.

Sei que Ele vai cuidar de mim, sei que mesmo sem entender sua Palavra, vou obedecê-la, eu confio em Nele, sei que é o melhor pra mim (sua Palavra), mesmo sem entender! (parafraseando Thalles Roberto)

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...