sexta-feira, 9 de março de 2012

Resumo Palavra de Domingo! Carta a II Timóteo 1:7

Amo seguir a Cristo, porque o evangelho dele é completo , muito amplo, tem muitas áreas de atuação em nossa vida, o evangelho fala de muitas coisas diferentes: salvação amor, renúncia, bênçãos , perdão. Nesse ano de 2012 Deus tem desafiado nossa comunidade a parar de olhar para o nós mesmos e olhar para fora, voltar ao sentido original da palavra Igreja e se abrir para todos. A igreja olhando para fora. Vamos olhar não só para o nosso Pequeno grupo, mas, olhar para as pessoas perdidas no meio dos vícios, casamentos destruídos, prostituição. Temos a palavra da salvação, temos recebido tanto de Deus, Deus transformando tanto a nossa vida, agente precisa olhar para fora e Deus está falando isso pra nós neste tempo. Neste ano Deus te convida a olhar para fora: Veja os campos estão brancos para a ceifa é o ano que queremos invadir este bairro e buscar aqueles que estão desamparados perdidos, e alcança-los. Nos dois primeiros meses vivemos o Purê de batatas, onde foi um ensaio para aprendermos a viver em comunhão para impactar os que estão ao nosso redor. Pra termos um gostinho na boca de como é bom estar juntos e pra nos despertar a grande necessidade que tem ao nosso redor. É hora de levantarmos os olhos e ver e ir atrás das pessoas perdidas, tirá-las do caminho da perdição, é hora de vermos pessoas sendo salvas e restauradas como nós fomos.

Me pergunto as vezes por que algumas coisas nos deixam parados, estacionados. Nós recebemos tanto de Deus, fomos salvos invadidos pelo amor dele, mas algo tem acontecido, que nos paralisa, talvez uma experiência negativa, algo que vivemos e nos fez parar.

Mas hoje Deus te trouxe aqui para lembrá-lo qual o Espírito que você recebeu, e que deverá compartilhá-lo.

Timóteo também passou por isso, e Paulo escreve uma carta alertando ele, porque Paulo sabia que Timóteo era muito jovem e ele podia se sentir acovardado, e Paul o escreve e diz Timóteo, Deus não te deu espírito de temor, mas de poder, de amor e de equilíbrio eram várias as razões que podiam fazer com que Timóteo se acovardasse se intimidasse, se envergonhasse. Paulo sabia disso Paulo sabia dos sofrimentos de Timóteo, sabia das lágrimas e provavelmente Timóteo tenha dito, tá difícil, é difícil ser uma testemunha viva de Jesus , e difícil mostrar a gloria de Deus não e ‘fácil, e Paulo já no final da vida dele escreve: eu já estou sendo derramado como uma oferta de Capítulo 4:6-7 combati o bom combate... Paulo ali sentindo que estava chegando os últimos dias dele, escreve uma carta mais pessoal pra alertar e incentivar: Timóteo, não desista não se abata!

Tem muita coisa pra ser feita, muita gente pra ser salva pra ser liberta. Timóteo tinha razões muito mais fortes que a minha e Paulo sabia que Timóteo iria enfrentar dificuldades assim como ele, mas todas as razões de Timóteo, Paulo refutava, ele mostrava outro caminho e no capítulo 1:12 (Por essa causa também sofro, mas não me envergonho...porque eu sei em quem tenho crido, estou bem certo que ele é poderoso) II Tm 2:3 (Suporte comigo os sofrimentos como um bom soldado de Jesus Cristo) e em II Tm 2:8;10 (Lembre-se de Jesus cristo... ressuscitado dos mortos, por isso tudo suporte por causa dos eleitos, para que também eles encontrem a salvação).

Timóteo você vai ter sofrimento, mas tem algo maravilhoso pra ser feito: alcançar vidas, não desista!

Outro problema que talvez Timóteo enfrentaria e Paulo sabia disso e Deus sabia que você enfrentaria por isso deixou isso escrito.Deus sabe que agente enfrenta – e talvez você se identifique chama-se abandono .

Deus coloca no seu coração vamos orar e trabalhar por algo especifico você compartilha com alguns irmãos, com seu Pequeno Grupo e dizem podem contar comigo, e você pensa isso vai longe e de repente: um vai embora, outro desiste. Talvez você esteja assim hoje, talvez começou um trabalho e está lá sozinho não tem ninguém contigo, Paulo enfrentou isso e no capítulo 1:15 diz pra Timóteo: ( Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.) II Tm 4: 10;16 (Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão)

Você não está sozinho, Deus está com você! Não desista faz parte daquilo que é o trabalho, a obra do Senhor. Além disso o outro problema é a perseguição e muitas vezes nós também sofremos perseguição. Paulo sofreu perseguição física mesmo, pessoas indo atrás pra bater, (cadeias, prisões) quando quero viver uma vida santa e justa não mentir no trabalho, não aceitar o suborno quando decido pagar o imposto, não trair a esposa o esposo, quando a gente decide andar de forma santa, o mundo se incomoda porque a santidade reflete a luz de Deus e a luz de Deus quando brilha na vida de uma pessoa pecadora, que não está arrependida e não se arrepende ela se ofende, com a santidade; quando a pessoa oferece um suborno e você diz: eu não vou aceitar, ela pergunta por quê? Você responde: Porque eu não acho isso certo diante do meu Deus. Sabe o que a pessoa pensa? Então você está dizendo que sou pecador? Então é assim? Quando decidimos ser santos provocamos, muitas vezes em algumas pessoas revoltas e aí começam as perseguições no trabalho, em casa, com os amigos e agente vai sair pra refletir a luz de Cristo para fazer a diferença e começa a sofrer perseguições, Paulo também viveu isso. No Capítulo 3. 11-13 Ele diz: (Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições suportei, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados). Paulo sabia e quis alertar Timóteo, Deus sabe e quer nos alertar, nós vamos enfrentar estas coisas , sofrimento, abandono, perseguição, mas então Paulo fala pra Timóteo e Deus fala pra nós– não é um espírito de covardia que Ele deu pra nós, não devemos nos amedrontar diante do sofrimento, não desanimar diante do abandono, nem nos acovardar diante do sofrimento e perseguição. Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas Ele nos deu Espírito de Poder. É através do poder de Deus da ação do seu Espírito, não é na nossa força nem intelecto que vamos, no poder dele que poderemos invadir esse bairro e famílias inteiras para serem transformadas por Ele mesmo é no poder dele, é no poder de Deus que vamos , as vezes você diz eu não sei dizer, não sei o que compartilhar, não meus irmãos é no poder de Deus, mas não vou saber como dizer como me comportar; É no poder de Deus. Atos 1:8 (Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra).

Para sermos testemunhas de Jesus, precisamos estar revestidos do poder de Deus. Você pode saber contar historinha de Jesus falar sobre a Bíblia, saber discorrer de Teologia, podemos colocar pessoas pra preparar um estudo maravilhoso, mas se não for o poder de Deus , através daquela vida, não vai adiantar. Os discípulos ficaram com Jesus 3 anos caminhando e aprendendo diretamente com Jesus, estavam com ele viram como fazer aprenderam as regras mas olha o que Jesus diz pra eles em Lucas 24:49 ( E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder). Vocês precisam do poder de Deus pra fazer diferença para salvar vidas, é pelo poder de Deus que você pode agir, e se nós soubéssemos o tamanho do poder de Deus e o que Deus pode derramar através de nós para abençoar outras vidas não diríamos não sei, não posso. Efésios 1:18-20 (Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus). Oro para que vocês conheçam o incomparável poder – O poder de Deus que ressuscitou Jesus está atuando na sua vida, porque ficar parado, porque se acovardar, resistir porque achar que não é capaz, esse poder de Deus vai te mover pra algo glorioso e ele vai te usar inclusive com milhares, você vai orar e Deus transformar uma vida um casamento, através da oração de poder, não depende do líder do Pequeno Grupo é o poder de Deus através da sua vida se você aceitou Jesus você tem este Espírito Santo, você pode ser usado por Deus e é um beneficio saber que não é você que faz é Deus e você pode ser usado por Deus e isso cria em nós uma dependência de Deus quando entendemos que o poder vem de Deus.

As vezes o líder de PG diz já sei de cor e salteado como fazer... E aí nada acontece. Mas agora se o líder buscar a Deus apenas duas perguntas dentro do seu PG vai fazer milagre na sua reunião, nunca julgue que você já sabe, dependa de Deus nunca julgue que você já tem as ferramentas necessárias... Nunca julgue que você já conhece... dependa do poder de Deus.

Precisamos aprender a depender de Deus... Não vá na sua força porque já sabe como agir... O apóstolo Paulo inspirado por Deus vem nos lembrar em II CO 4:7 – (Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.) e é justamente neste sentimento de humildade, de fraqueza que o poder de Deus vai se aperfeiçoar – Paulo teve a presença de Deus de forma tão poderosa e impressionante que ele poderia se ensoberbecer podia dizer: Eu sou o cara, mas Deus colocou um espinho na carne de Paulo, a fim de que ele se mantivesse humilde dependente de Deus e ele orou três vezes a Deus (II Coríntios 12:9) Mas ele me disse minha graça te basta pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...

Só que o poder às vezes seduz, não é legal você orar e as coisas acontecerem? Deus fazer milagres através de você? E o poder seduz tanto, que muitos cristãos começam a andar atrás do poder, qual a igreja do poder do momento, a igreja que tiver mais poder é essa que eu vou, e começam a viver atrás do poder, só que quando Jesus falou do poder, dos sinais, quando Jesus falou de poder ele disse: estes sinais seguirão aos que creem acontece que nós invertemos e agente quer seguir os sinais, não é isso, não é pra gente seguir os sinais, se coloque na poderosa mão de Deus e se Deus tiver um milagre pra fazer através da sua vida ele vai fazer, porque Deus também não vai sair fazendo milagre de qualquer jeito, mas Deus vai fazer de acordo com a soberania dele, nosso dever é orar , se fosse assim eu iria dizer gente o poder de Deus está em nós, vamos pro hospital Mandaqui e vamos curar todo mundo. Não é assim. Muitos usam o poder e não tem relacionamento com Deus, inclusive a Palavra diz que muitos vão dizer assim: Senhor, Senhor não profetizamos nós no seu nome, em teu nome não expulsamos demônios, realizamos milagres... Deus não nos deu espírito de covardia, nos deu Espírito de poder, só que meus irmãos o poder seduz, o poder empolga, só que meus irmãos o poder sem amor não vale de nada. I Co 13 diz que Ainda que eu tivesse dom de profecia e saiba todos os mistérios... mas não tiver amor nada serei. Você vai ser o que Deus deseja e usado pelo poder de Deus a partir do momento que você amar as pessoas que o próprio Deus lhe deu. Tudo começa com o amor, se a motivação estiver errada, não adianta. Compaixão, amor é o princípio de tudo e na verdade tudo começa por amor a Deus (Mt 22:36-38), começa com um relacionamento de amor com Deus, de intimidade, de caminhar com Deus, ouvir a deus de viver dia-a-dia essa intimidade com ele o amor por ele brotando em seu coração, aí este amor vai transbordar. Muitas vezes fazemos coisas no reino de Deus por medo, se eu não fizer Deus não vai gostar de mim, as pessoas vão ficar longe de mim. Se não for por amor a Deus, por relacionamento (I João 4:18) o verdadeiro amor, lança fora o medo. Nós precisamos nos encher do amor de Deus, precisamos entender que é através desse amor que poderemos resgatar vidas, quanto mais cheio de Deus estivermos, Deus tomando conta do nosso ser, vai transbordar Deus. E aí alguns podem dizer que tem relacionamento com Deus, eu choro na presença de Deus, eu adoro a Deus, eu canto com toda minha alma, todo meu coração, Deus é meu escudo, ok (I João 4:20) Ama a Deus e odeia seu irmão é mentiroso. Não tem como, vai transbordar na vida dos outros, Jesus em (MT 22:39) Ame o seu próximo, e amar é se doar, renunciar... Quando Jesus fica sabendo que João Batista está morto, naquele momento o lado humano de Jesus pesou e sentiu tristeza e a dor e precisava se afastar da multidão, precisava do seu TSD (Mt 14:13) Jesus saiu pra ter o momento dele sozinho, mas a multidão foi atrás dele e quando ele vê a multidão teve compaixão e mudou sua agenda, porque amar é renunciar as vezes até o seu momento com Deus, é renunciar o seu momento de lazer, renunciar algo que você ia comprar e usar o dinheiro pra ter compaixão por um irmão, é olhar para os perdidos, os filhos abandonados e ter amor e agir por causa desse amor, imagine uma pessoa cheia de poder e cheia de amor e compadecida e se doando e sendo usado, sabe o que vai acontecer? Essa pessoa pode até fazer besteira, pode até meter os pés pelas mãos, mas ele não vai desistir porque Deus lhe dá espírito de amor. Além de amor Deus também nos deu Espírito de equilíbrio, não vivemos em uma gangorra emocional e espiritual, ele traz pra nós o seu Espírito que nos equilibra, muitos buscam o equilíbrio sua vida inteira, e não conseguem, de novo, estão usando o seu próprio esforço, mas é pelo o Espírito dele e não pelo nosso esforço.

Quando entregamos a direção de nossa vida ao domínio e orientação do Espírito Santo de Deus, recebemos uma nova natureza que vai nos ajudar a exercitar o equilíbrio. Deus nos deu a capacidade de sentir alegria quando pensamos e fazemos o que é certo. O conflito entre a vontade própria e a vontade de Deus desaparece e passamos a agir debaixo dos princípios divinos, não por obrigação, mas espontaneamente.

Os nossos pensamentos afetam os nossos sentimentos, e os nossos sentimentos influenciam as nossas atitudes. Então, para manter o equilíbrio nas coisas que fazemos, devemos manter o equilíbrio nas coisas que pensamos. “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Fp 4.8).

Amados, precisamos buscar e andar por fé e amor e Ele nos dará poder para vencer!

Espírito de Poder, amor e equilíbrio.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...