sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ministração de Domingo: Pr Floriano - Fé para a Salvação

Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna por JESUS CRISTO, nosso Senhor. Romanos 5.21

Salvação: é dom da graça mas somente apodemos recebê-la em resposta a fé do lado humano.

Precisamos entender corretamente o processo da salvação

FÉ + GRAÇA = PURÊ DE BATATA

Deus nos oferece livremente a vida eterna em Jesus Cristo, mas as vezes nos é difícil compreender o processo exato para torná-la disponível a nós. Por isso que Deus nos apresenta na Bíblia vários aspectos da salvação cada um com sua ênfase exclusiva.
Vamos examinar 3 destes aspectos:
Salvação: Salvação no grego é soteria.
Significa livramento; chegar a meta final com segurança; proteger de danos.
Já no antigo testamento Deus revelou-se como o Salvador do seu povo. Ex 15:2 Sl 27:1, 88:1 DT 26:8
A Salvação é descrita na Bíblia como o caminho ou a estrada através da vida para a comunhão da vida eterna com Deus no céu Mt 7:24; Mc 12:14; Jo 14:6; At 16:17

Essa estrada deve ser percorrida até o fim. A salvação pode ser descrita com um caminho com 2 lados e 3 etapas:
O único caminho da Salvação. Cristo é o único caminho ao Pai. Jo 14:6; At 4:12

A salvação nos é concedida mediante a graça de Deus manifestada em Cristo Jesus. At 3:24 . A salvação é baseada na morte de Cristo . AT 3:25; 5:8

Sua ressurreição e sua contínua intercessão pelos salvos Hb 7:25


Os dois lados da salvação:
A salvação é recebida pela graça mediante a fé em Cristo Jesus.
Isto é resultado da graça de Deus e da resposta humana da fé

As três etapas passadas da salvação incluem a experiência pessoal mediante a qual nós, como crentes recebemos o perdão do pecado (At 10: 43)

Passamos da morte espiritual para a vida espiritual (I Jo 3:14)
Passando do poder do pecado para o poder do Senhor
Do domínio de satanás para o domínio de Deus (At 26:18)

A salvação nos leva a um novo relacionamento pessoal com Deus (Jo 1:12) e nos livra da condenação do pecado (Jo 1:16)


A etapa futura da salvação abrange nosso livramento da ira vindoura de Deus
Nossa participação da glória divina é o recebimento de um corpo ressurreto , transformado.
É o galardão que recebemos como vencedores fiéis

Essa etapa futura da salvação é o alvo que todos os cristão se esforçam para alcançar (Fp 3:8-14)

Toda advertência, disciplina e castigo do tempo presente da vida do crente tem como proposta previni-lo a não perder essa salvação futura (I Co 5:1; 1:3; 9:24-27; Fp 2:12, 16; IIPe 1:5-11, Hb12:1).

O novo testamento mostra que o ser humano está escravizado pelo pecado e necessitado de livramento da culpa, da condenação e do poder do pecado.

O preço pago O para nos libertar dessa escravidão? Cristo pagou esse resgate ao derramar o seu sangue e dar a sua vida.


Redenção: palavra redimir significa “comprar os direitos”. O termo era usado especificamente em referência à compra da liberdade de um escravo. A aplicação desse termo à morte de Cristo na cruz é bem notável. Se somos “redimidos”, então a nossa condição anterior era uma de escravidão. Deus comprou nossa liberdade, e não somos mais escravos do pecado ou da lei do Velho Testamento. Esse uso metafórico de redenção é o ensinamento de Gálatas 3:13 e 4:5.


Relacionada ao conceito Cristão de redenção é a palavra resgate.
Os crentes redimidos por Cristo estão agora livres do domínio de satanás e da culpa e do poder do pecado (At 26:18)

Essa libertação do pecado no entanto não nos deixa livres para fazer o que queremos, pois somos propriedade de Deus.

A nossa libertação do pecado por Deus nos torna em servos voluntários seus (At 26:18; Rm 6:18-22)


Justificação: É um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus.

 justificação "é a obra mais excelente do amor de Deus. É a ação misericordiosa e gratuita de Deus, que perdoa os nossos pecados e nos torna justos e santos em todo o nosso ser. Isto tem lugar por meio da graça do Espírito Santo, que nos foi merecida pela paixão de Cristo e nos foi dada no Batismo. A justificação inicia", mas não obriga, a "resposta livre do homem, ou seja", a adesão individual e livre ao plano de salvação arquitetado por Deus. Para isto, requer a  em Cristo e a colaboração com a graça divina.
Vamos viver uns para os outros em Cristo Jesus.

Que Deus na pessoa de Jesus Cristo e do Espírito Santo nos ajude a ser VENCEDORES

Pr. Floriano Amorim

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...