terça-feira, 21 de junho de 2011

PALAVRA DE DOMINGO!

Estudo da palavra

 O que é o discipulado

“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes dizendo: Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28.18-20)

“Ide e fazei discípulos de todas as nações”

A tarefa de fazer discípulos não é um dom especial, e sim um mandamento.

Diante desse mandamento, todos os que crêem em Cristo não tem outra opção senão O B D E C E R.

O caráter do seguidor de Jesus é testado pela obediência aos seus mandamentos, e o fazer discípulos é, sem dúvida, a maior implicação da obra de pós-Calvário de Cristo.

O que é o discipulado?
É o relacionamento entre um mestre e um aprendiz baseado no modelo, que é Cristo.

Por ele o mestre reproduz no aprendiz a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos.

Esse relacionamento liga a pessoa à cadeia de autoridade existente na igreja. Assim, o discípulo é acompanhado em processo de crescimento e ajudado a conformar sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da igreja.

Discipular então é transmitir a vida de Jesus.
É reproduzir essa vida em outras pessoas, ensinado-as a guardar tudo o que Ele ordenou (inclusive fazer discípulos).

 Qualidades Imprescidínveis ao Verdadeiro Discipulado

* Caráter

Precisamos de certo tipo de caráter para buscar a Deus fielmente, e nem todos escolherão ter esse tipo de conduta.

O chamando do evangelho separa aqueles que estão voltados inteiramente para si mesmos daqueles que são mais altruístas, desprendidos, que pensam nos outros.

*Será que preenchemos o padrão esperado pelo Mestre Jesus?
*Estamos querendo ser iguais àqueles que têm o forte caráter interior que o evangelho requer?

Para ser ter, viver, estar em um padrão de caráter como a bíblia requer, é preciso de três coisas, podemos chamar de três C’s: coragem, compromisso e confissão.

Coragem: é a força em face do perigo.
Podemos estar certos de que o diabo inimigo de nossas almas vai tentar de tudo para atrapalhar o nosso discipulado com Cristo. Ele vai usar pessoas, suscitar fofocas, quebra de confiança, tudo para nos afastar da bênção e da proteção que é o discipulado.

No mínimo é preciso C O R A G E M para seguir o Senhor.
Precisamos de coragem para dizer sim ao Senhor, e não ao pecado e não aos nossos desejos e sentimentos egoístas.

A pessoa cujo objetivo principal é proteger a si mesma e não se arriscar nunca será um fiel seguidor do Senhor.

Eu preciso entender que os ricos são reais, as perdas neste mundo podem ser grandes e são somente as pessoas corajosas, de fé, que lutam com perseverança que prevalecem diante das afrontas e oposições.

Compromisso: se não assumirmos um genuíno compromisso com Deus não resistiremos muito tempo em face do que o diabo pode atirar contra nós.
Se propusermos de seguir a Cristo, teremos que ter o caráter que é capaz de tomar decisões e mantê-las, fazendo realmente o que decidimos fazer. Tiago nos urge a “purificar” nossos corações contra a indecisão: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4.8).

Não há maior necessidade em nossos dias, para aqueles que professam ser discípulos do Senhor, do que decidir focalizar seus corações em Deus com um compromisso profundo.

Compromisso é o que nos coloca acima da mediocridade.
É o que nos mantém firmes num propósito, quando outros são levados pelo vento. O compromisso nos dá a convicção de quem somos, a quem nós pertencemos e para que existimos.

Confissão:
Paulo apresenta a confissão da fé em Cristo como uma das condições para a salvação. “Se com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10.9). Mais adiante ele exorta Timóteo a ter a boa confissão, que faz toda a diferença na vida de um discípulo-líder-bem-sucedido.

“Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez boa confissão. (I Timóteo 6.12,13).

Compromissos secretos não se sustentam tanto como os públicos.

Confissão é uma declaração testemunhada de que temos, somos ou fazemos algo.

A confissão pode dizer respeito a algo que já fizemos ou a algo que nos comprometemos realizar no futuro.

Seja como for, outros recebem a nossa confissão como uma promessa, e isso implica em responsabilidade e compromisso da nossa parte.

A maior confissão é declarar como nossa boca e nossas ações que pertencemos a Jesus.

De acordo com Apocalipse 3.14, Jesus Cristo é a testemunha verdadeira e fiel, que nunca deixou de declarar publicamente o que Ele sabia no Seu íntimo.

Não podemos ter vergonha do Senhor.

Para um verdadeiro discípulo de Jesus, é preferível morrer a encobrir ou esconder suas convicções e seu compromisso com Cristo.

Tão importante é nossa confissão que o escritor de Hebreus fala dela como algo que precisa ser conservada firmemente, se quisermos chegar ao céu. Ele escreveu “....conservemos firme a nossa confissão (Hebreus 4.14) e “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.23)

Lembre-se de que os Doze do Colégio Apostólico, e mesmo os três do círculo mais íntimo de Jesus Cristo, demoraram um tempo para atingir esse nível de Coragem, Compromisso e Confissão. Mas no final o caráter de Cristo se manifesta com toda a glória de Deus em nossas vidas, assim como foi com eles.

São as nossas escolhas que fazem o nosso caráter.
Assim podemos escolher mudar de um “coração” para outro, ou seja, conversão a Cristo e aos seus mandamentos. Tal conversão não é opcional. Jesus disse que temos que mudar: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

E da pra ir mais além: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a cruz, e siga-me (Mateus: 16:24).

É aqui que começa o processo de crescimento: formação do caráter.

Renunciar: é ter coragem
Tomar a Cruz: é tornar público, confessar
Seguir a Jesus: é compromisso, comprometimento é
O B E D E C E R.

Ide e fazei discípulos,

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.

Pastor Jair Amorim
Sou CEPA
Cristão Escolhido Pescador de Almas

Verdades centrais dessa ministração foram extraídas da Bíblia Sagrada e do livro Ide e Fazei Discípulo Pastor Abe Huber & Ivanildo Gomes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pr. Jair fomos muito abençoados com esta palavra.

Arlety e ACP.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...