quinta-feira, 16 de junho de 2011

PALAVRA DE DOMINGO

Estudo da palavra


A bênção de Deus está na fidelidade

“... Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21

O GALARDÃO DO SENHOR É PARA OS FIÉIS.
Este é o mês do discípulo, e uma das principais características do discípulo é a fidelidade.
Não há como ser fiel no muito, se no pouco formos reprovados, não há como ser fiel a Deus, se formos infiéis com nosso discipulador.
Assim como todas as coisas que possui valor e por conseqüência agrega valor ao homem, requer sacrifício para serem alcançadas; fidelidade não fica para traz, pois requer decisão e renúncia.

ALGUNS VALORES CUJO PREÇO É A SOMA DE DECISÃO E RENÚNCIA:
No Plano Material: Se formar, se casar, comprar uma casa, ser campeão olímpico, escrever um livro, concluir a leitura da bíblia...
No Plano Espiritual: Amar, perdoar, servir, ser fiel (fidelidade)...

FIDELIDADE
Ao ministrar sobre esse tema, nosso objetivo é levar você a perceber a importância de ser um discípulo fiel e viver esta verdade durante toda sua vida cristã.
E para começar a nos apropriar de algumas pérolas escondidas por trás do tema “Fidelidade”, vamos, primeiramente, dar uma passada pelo livro de Rute.

Capítulo 1 – versos 1 – 5: Houve uma forte fome em Judá, no tempo dos juízes. Então, Elimeleque peregrina para Moabe, juntamente com sua esposa Noemi e seus dois filhos, que se casam com duas moabitas. De repente, Morre Elimeleque e os dois filhos de Noemi.

Capítulo 1 – versos 6 –22: A a fome cessou em Judá. Noemi resolve voltar para sua pátria, e libera suas duas noras para retornarem a casa de suas mães. Mas uma delas (Rute) dá o maior exemplo de fidelidade e amor que um verdadeiro discípulo pode dar: Versículos 15,16 e 17.
Foi a partir daí que a sorte de Rute começou a mudar!

Primeira pérola: É nossa resposta no meio da crise, que vai determinar se tomaremos posse da bênção.  A resposta de Rute foi: FIDELIDADE. Qual será a sua?

Capítulo 2 – versos 1 – 7: Já em Belém, Rute pede permissão a Noemi, para ir ao campo apanhar espigas de milhos que porventura os segadores deixassem cair pelo meio do caminho. Rute acaba entrando no campo de Boaz, mas ainda não sabia que ele poderia ser seu remidor. Boaz abençoa Rute que se prostra e agradece. Então Boaz lança sobre ela uma palavra profética: Versículos 10,11 e 12.

Segunda pérola: Você tem um remidor.

Terceira pérola: Este remidor tem uma palavra profética para você!

Capítulo 3 – versos 1 – 7: Rute ouve atentamente os direcionamentos de Noemi. No versículo 5, Rute dá a resposta de um verdadeiro discípulo.

Quarta pérola: Devemos ouvir e por em prática os conselhos do nosso líder, do nosso discipulador.

Quinta pérola: É no meio da crise que Deus nos dá novas estratégias.

Sexta pérola: Rute reconhece Boaz como seu remidor. Versículo 9.

Capítulo 3 – versos 10 – 15: Boaz promete remir Rute, mas primeiro teria que desbaratar um parente ainda mais próximo, que poderia requer o direito de remissão, por causa da propriedade do falecido Elimeleque.
Jesus, nosso remidor, não mediu esforços para nos redimir, tomando nosso escrito de dívida das mãos do diabo, e por isso, hoje você é livre! Noemi, falou disso com palavras proféticas: Versículo 18.

Capítulo 4 – versos 1 – 12: Boaz, com sabedoria, de forma legal,  arranca o direito de remissão das mãos do outro remidor, e fica com sua amada Rute.

AGORA NÓS PERTENCEMOS A JESUS!
Versículo 15b – “...pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.”

Sétima pérola: Um discípulo amado, que ouve seu discipulador, que atende seus direcionamentos, é um gerador de filhos. Este tipo de discípulo, é melhor que sete filhos. Amados, são discípulos assim, que a igreja do Senhor precisa. São homens e mulheres assim, que estão dentro do coração de Deus.

VAMOS VIVER ESTA REALIDADE EM NOSSAS VIDAS! AMÉM!

PR. Irenilson Santos

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...