terça-feira, 28 de junho de 2011
PALAVRA DE DOMINGO!
Resumo da palavra
A Graça e a Misericórdia de Deus
O amor é algo em Deus, e este amor faz fluir a salvação através de Sua misericórdia.
(Não tem como ser misericordioso se não tiver amor). Efésios 2:4-5
Por isso valorizamos misericórdia. Sem ela não haveria salvação, pois ela veio para tratar de um estado decadente, uma questão presente no homem.
O AMOR DE DEUS É O CANAL POR ONDE FLUI SUA MISERICÓRDIA E GRAÇA
Quando o amor é expresso verticalmente de cima para baixo, torna-se graça. Graça é amor expresso fluindo para baixo. Enquanto o amor de Deus era apenas Ele mesmo (Deus), ou sentido por Ele, era abstrato; mas sua misericórdia e graça externaram este amor dando-lhe substância, tornando-o concreto.
A Natureza da Graça
Mas e a graça, que características possui?
Enquanto a misericórdia veio para tratar de uma questão presente no homem (pecado, cegueira, miséria, necessidade de salvação), a graça flui deste mesmo amor para fazer-nos seus filhos – um aspecto futuro.
A misericórdia é muito boa, mas ela não nos traz qualquer benefício direto; no entanto, com a graça há um benefício direto. Portanto, a graça é mais preciosa. Agora não temos somente um amor abstrato e uma misericórdia sentimental, mas temos a graça que vem ao encontro das nossas necessidades de maneira concreta.
Alguns acham que os delitos nos impedirão de receber a graça de Deus. Outros acham que as realizações nos capacitarão a obter a graça de Deus.
Em Romanos 4:4 torna a questão muito clara: “Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida”. No Cap. 11- V.6, Paulo complementa: “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”.
O Novo Testamento, embora não isento de misericórdia, está cheio de graça. Ali vemos como o Filho de Deus, Jesus Cristo, veio ao mundo para manifestar a graça e tornar-se graça a fim de que pudéssemos receber graça.
Além de ser incapaz de impedir a graça, o delito é a condição necessária para a graça ser manifestada. Romanos 3:23
A única forma de impedirmos a graça de Deus agir em nós é nossa arrogância e orgulho. I Pedro 5:5.
Ninguém jamais pode bombear a graça de Deus para si mesmo. Portanto, todos os que estão no alto devem descer.
Qual é a essência da graça de Deus? A graça de Deus é simplesmente Deus vindo à posição do pecador para tomar sobre Si a conseqüência dos pecados do pecador.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
"CONVOCAÇÃO DE JEJUM"
Amados discípulos, preciosos líderes graça e paz.
Estamos vivendo dias de guerra, o império das trevas tem se levantando veementemente contra a obra do Senhor.
Muitos doentes, muitos cansados, muitos desanimados, outros eufóricos, afoitos, insubmissos etc, etc.
Estamos vivendo dias de guerra, o império das trevas tem se levantando veementemente contra a obra do Senhor.
Muitos doentes, muitos cansados, muitos desanimados, outros eufóricos, afoitos, insubmissos etc, etc.
Precisamos nos posicionar como igreja, como liderança escolhida pelo Senhor, nesta semana, vamos orar e sobre tudo vigiar para que este império seja demolido em o nome do Senhor Jesus Cristo.
Convido meus amados, a jejuarem conosco na próxima sexta feira(01.07) 00:00 até 12:00 (meio dia) se possivel parar tudo o que se esta fazendo as 12:00 e levantar um grande clamor pelas vidas que o Senhor tem nos acrescentado.
Convide seu liderado para esse clamor.
Um forte abraço,
por
Sou CEPA
Cristão Escolhido Pescador de Almas
Pr. Jair Gil AmorimFone: 2232-2722
Celular: 6479-2818
Skype: jair.gil.amorim
http://blogcepa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/cepasp
terça-feira, 21 de junho de 2011
PALAVRA DE DOMINGO!
Estudo da palavra
O que é o discipulado
“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes dizendo: Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28.18-20)
“Ide e fazei discípulos de todas as nações”
A tarefa de fazer discípulos não é um dom especial, e sim um mandamento.
Diante desse mandamento, todos os que crêem em Cristo não tem outra opção senão O B D E C E R.
O caráter do seguidor de Jesus é testado pela obediência aos seus mandamentos, e o fazer discípulos é, sem dúvida, a maior implicação da obra de pós-Calvário de Cristo.
O que é o discipulado?
É o relacionamento entre um mestre e um aprendiz baseado no modelo, que é Cristo.
Por ele o mestre reproduz no aprendiz a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos.
Esse relacionamento liga a pessoa à cadeia de autoridade existente na igreja. Assim, o discípulo é acompanhado em processo de crescimento e ajudado a conformar sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da igreja.
Discipular então é transmitir a vida de Jesus.
É reproduzir essa vida em outras pessoas, ensinado-as a guardar tudo o que Ele ordenou (inclusive fazer discípulos).
* Caráter
Precisamos de certo tipo de caráter para buscar a Deus fielmente, e nem todos escolherão ter esse tipo de conduta.
O chamando do evangelho separa aqueles que estão voltados inteiramente para si mesmos daqueles que são mais altruístas, desprendidos, que pensam nos outros.
*Será que preenchemos o padrão esperado pelo Mestre Jesus?
*Estamos querendo ser iguais àqueles que têm o forte caráter interior que o evangelho requer?
Para ser ter, viver, estar em um padrão de caráter como a bíblia requer, é preciso de três coisas, podemos chamar de três C’s: coragem, compromisso e confissão.
Coragem: é a força em face do perigo.
Podemos estar certos de que o diabo inimigo de nossas almas vai tentar de tudo para atrapalhar o nosso discipulado com Cristo. Ele vai usar pessoas, suscitar fofocas, quebra de confiança, tudo para nos afastar da bênção e da proteção que é o discipulado.
No mínimo é preciso C O R A G E M para seguir o Senhor.
Precisamos de coragem para dizer sim ao Senhor, e não ao pecado e não aos nossos desejos e sentimentos egoístas.
A pessoa cujo objetivo principal é proteger a si mesma e não se arriscar nunca será um fiel seguidor do Senhor.
Eu preciso entender que os ricos são reais, as perdas neste mundo podem ser grandes e são somente as pessoas corajosas, de fé, que lutam com perseverança que prevalecem diante das afrontas e oposições.
Compromisso: se não assumirmos um genuíno compromisso com Deus não resistiremos muito tempo em face do que o diabo pode atirar contra nós.
Se propusermos de seguir a Cristo, teremos que ter o caráter que é capaz de tomar decisões e mantê-las, fazendo realmente o que decidimos fazer. Tiago nos urge a “purificar” nossos corações contra a indecisão: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4.8).
Não há maior necessidade em nossos dias, para aqueles que professam ser discípulos do Senhor, do que decidir focalizar seus corações em Deus com um compromisso profundo.
Compromisso é o que nos coloca acima da mediocridade.
É o que nos mantém firmes num propósito, quando outros são levados pelo vento. O compromisso nos dá a convicção de quem somos, a quem nós pertencemos e para que existimos.
Confissão:
Paulo apresenta a confissão da fé em Cristo como uma das condições para a salvação. “Se com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10.9). Mais adiante ele exorta Timóteo a ter a boa confissão, que faz toda a diferença na vida de um discípulo-líder-bem-sucedido.
“Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez boa confissão. (I Timóteo 6.12,13).
Compromissos secretos não se sustentam tanto como os públicos.
Confissão é uma declaração testemunhada de que temos, somos ou fazemos algo.
A confissão pode dizer respeito a algo que já fizemos ou a algo que nos comprometemos realizar no futuro.
Seja como for, outros recebem a nossa confissão como uma promessa, e isso implica em responsabilidade e compromisso da nossa parte.
A maior confissão é declarar como nossa boca e nossas ações que pertencemos a Jesus.
De acordo com Apocalipse 3.14, Jesus Cristo é a testemunha verdadeira e fiel, que nunca deixou de declarar publicamente o que Ele sabia no Seu íntimo.
Não podemos ter vergonha do Senhor.
Para um verdadeiro discípulo de Jesus, é preferível morrer a encobrir ou esconder suas convicções e seu compromisso com Cristo.
Tão importante é nossa confissão que o escritor de Hebreus fala dela como algo que precisa ser conservada firmemente, se quisermos chegar ao céu. Ele escreveu “....conservemos firme a nossa confissão (Hebreus 4.14) e “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 10.23)
Lembre-se de que os Doze do Colégio Apostólico, e mesmo os três do círculo mais íntimo de Jesus Cristo, demoraram um tempo para atingir esse nível de Coragem, Compromisso e Confissão. Mas no final o caráter de Cristo se manifesta com toda a glória de Deus em nossas vidas, assim como foi com eles.
São as nossas escolhas que fazem o nosso caráter.
Assim podemos escolher mudar de um “coração” para outro, ou seja, conversão a Cristo e aos seus mandamentos. Tal conversão não é opcional. Jesus disse que temos que mudar: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).
E da pra ir mais além: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a cruz, e siga-me (Mateus: 16:24).
É aqui que começa o processo de crescimento: formação do caráter.
Renunciar: é ter coragem
Tomar a Cruz: é tornar público, confessar
Seguir a Jesus: é compromisso, comprometimento é
O B E D E C E R.
Ide e fazei discípulos,
Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.
Pastor Jair Amorim
Sou CEPA
Cristão Escolhido Pescador de Almas
Verdades centrais dessa ministração foram extraídas da Bíblia Sagrada e do livro Ide e Fazei Discípulo Pastor Abe Huber & Ivanildo Gomes.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
PALAVRA DE DOMINGO
Estudo da palavra
A bênção de Deus está na fidelidade
“... Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21
O GALARDÃO DO SENHOR É PARA OS FIÉIS.
Este é o mês do discípulo, e uma das principais características do discípulo é a fidelidade.
Não há como ser fiel no muito, se no pouco formos reprovados, não há como ser fiel a Deus, se formos infiéis com nosso discipulador.
Assim como todas as coisas que possui valor e por conseqüência agrega valor ao homem, requer sacrifício para serem alcançadas; fidelidade não fica para traz, pois requer decisão e renúncia.
ALGUNS VALORES CUJO PREÇO É A SOMA DE DECISÃO E RENÚNCIA:
No Plano Material: Se formar, se casar, comprar uma casa, ser campeão olímpico, escrever um livro, concluir a leitura da bíblia...
No Plano Espiritual: Amar, perdoar, servir, ser fiel (fidelidade)...
FIDELIDADE
Ao ministrar sobre esse tema, nosso objetivo é levar você a perceber a importância de ser um discípulo fiel e viver esta verdade durante toda sua vida cristã.
E para começar a nos apropriar de algumas pérolas escondidas por trás do tema “Fidelidade”, vamos, primeiramente, dar uma passada pelo livro de Rute.
Capítulo 1 – versos 1 – 5: Houve uma forte fome em Judá, no tempo dos juízes. Então, Elimeleque peregrina para Moabe, juntamente com sua esposa Noemi e seus dois filhos, que se casam com duas moabitas. De repente, Morre Elimeleque e os dois filhos de Noemi.
Capítulo 1 – versos 6 –22: A a fome cessou em Judá. Noemi resolve voltar para sua pátria, e libera suas duas noras para retornarem a casa de suas mães. Mas uma delas (Rute) dá o maior exemplo de fidelidade e amor que um verdadeiro discípulo pode dar: Versículos 15,16 e 17.
Foi a partir daí que a sorte de Rute começou a mudar!
Primeira pérola: É nossa resposta no meio da crise, que vai determinar se tomaremos posse da bênção. A resposta de Rute foi: FIDELIDADE. Qual será a sua?
Capítulo 2 – versos 1 – 7: Já em Belém, Rute pede permissão a Noemi, para ir ao campo apanhar espigas de milhos que porventura os segadores deixassem cair pelo meio do caminho. Rute acaba entrando no campo de Boaz, mas ainda não sabia que ele poderia ser seu remidor. Boaz abençoa Rute que se prostra e agradece. Então Boaz lança sobre ela uma palavra profética: Versículos 10,11 e 12.
Segunda pérola: Você tem um remidor.
Terceira pérola: Este remidor tem uma palavra profética para você!
Capítulo 3 – versos 1 – 7: Rute ouve atentamente os direcionamentos de Noemi. No versículo 5, Rute dá a resposta de um verdadeiro discípulo.
Quarta pérola: Devemos ouvir e por em prática os conselhos do nosso líder, do nosso discipulador.
Quinta pérola: É no meio da crise que Deus nos dá novas estratégias.
Sexta pérola: Rute reconhece Boaz como seu remidor. Versículo 9.
Capítulo 3 – versos 10 – 15: Boaz promete remir Rute, mas primeiro teria que desbaratar um parente ainda mais próximo, que poderia requer o direito de remissão, por causa da propriedade do falecido Elimeleque.
Jesus, nosso remidor, não mediu esforços para nos redimir, tomando nosso escrito de dívida das mãos do diabo, e por isso, hoje você é livre! Noemi, falou disso com palavras proféticas: Versículo 18.
Capítulo 4 – versos 1 – 12: Boaz, com sabedoria, de forma legal, arranca o direito de remissão das mãos do outro remidor, e fica com sua amada Rute.
AGORA NÓS PERTENCEMOS A JESUS!
Versículo 15b – “...pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.”
Sétima pérola: Um discípulo amado, que ouve seu discipulador, que atende seus direcionamentos, é um gerador de filhos. Este tipo de discípulo, é melhor que sete filhos. Amados, são discípulos assim, que a igreja do Senhor precisa. São homens e mulheres assim, que estão dentro do coração de Deus.
VAMOS VIVER ESTA REALIDADE EM NOSSAS VIDAS! AMÉM!
PR. Irenilson Santos
quarta-feira, 8 de junho de 2011
PALAVRA DE DOMINGO!
Qual é o valor que você dá a uma pessoa?
O segredo
Se Deus dá valor, nós não temos competência para dizer ao contrário.
O que é valor?
Fale de amor, viva o amor, demonstre o amor!
Qual é o valor de uma pessoa?
Em João 3:16 Deus fala sobre o valor que Ele dá às pessoas:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu filho único para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Deus mandou Jesus não para julgar e condenar o mundo, mas para o mundo ser salvo através de Jesus.
Quanto uma pessoa vale para Deus...?
Nós éramos notas amassadas, sujos, encardidos, mas Deus sempre viu valor em nós.
Deus olha o mundo sem esperança e Ele vê valor, então envia Seu filho para morrer pelos encardidos, pelos sujos, por nós. Deus amou, Ele não amará e não nos ama porque nós O amamos, Ele nos amou primeiro e continuará nos amando pra sempre. Isso é tremendo!
Deus dá valor pra cada pessoa.
Deus dá muito valor a pessoa que está ao seu lado.
Independente das circunstâncias, por mais sujo que esteja a pessoa não perde o valor para Deus.
Será que eu teria o direito de menosprezar alguém?
Se Deus dá valor eu devo dar valor.
Quando Deus disse que amou o mundo, ele incluiu o feiticeiro, o bandido, o drogado, o mentiroso, o enganador, etc.
Ele me salvou, estou salvo em Cristo Jesus , se realmente eu entendo isso, eu demonstro dando valor aquilo que Ele dá valor.
Deus não dá valor ao nosso prédio, ao nosso carro, as nossas coisas que a ferrugem consome, o ladrão rouba... Deus dá valor as PESSOAS, porque elas são eternas.
O segredo é dar valor a qualquer pessoa que você for ter um contato, lembre-se: ali tem alguém que tem muito valor para Deus.
E a forma como eu falar pode afastar ou aproximar a pessoa para sempre.
Quando Deus vê valor - Lucas 15:8: “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?”.
Quando você insiste em ir atrás de uma pessoa, você faz isso porque você entende que esta pessoa tem valor para Deus.
O que é valor para Deus?
Pessoas, gente.
Tem pessoas que Deus tem colocado perto de você, quando você investe nesta pessoa, Deus derrama Sua benção sobre sua vida.
Medite:
"Um cristão autêntico, sempre valoriza as pessoas,
Reconheça as pessoas como superiores a você, sirva ao próximo.
Deus dá valor para as pessoas, você tem dado valor para aquilo que Deus dá valor?
O vizinho chato, o chefe exigente, o pastor preocupado, o líder amoroso, o parente mal humorado, o pai bravo...
Como você tem respondido para os seus filhos, seu esposo (a), pastor, líder, discipulador? Você tem dado valor e amado essas pessoas?"
A multidão toda apertava Jesus, mas Ele parou apenas para a mulher.
Valor é reconhecer o outro, as virtudes dos outros. Nós somos rápidos para ver os defeitos dos outros e para apontar os erros, mas demoramos para mostrar e para falar das virtudes, qualidades, beleza, habilidades das pessoas.
Você tem um valor, Jesus te ama e quer ser amado por você.
Guarde isso no seu coração:
Quer deixar Deus feliz e impressioná-Lo? Sirva, ame e dê valor àquilo que Ele dá valor...: AS PESSOAS!
PR. Jair Amorim
TEXTO: Jair Amorim
ADAPTAÇÃO E EDIÇÃO: Wellington Roque - wellingtonroques@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)
Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...
-
“Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua...
-
O que significa o que Jesus disse pra Natanael: “Te vi debaixo da figueira”? Esta questão sobre Natanael debaixo da figueira é muito intrig...
-
Pedro antes do Pentecostes 1. Impulsivo (agia sem pensar) Mt 14.28; 17.4; Jo 21.7. 2. Cheio de contradições: a) Presunçoso (Mt 16....