Níveis de restituição quando somos curados
Por: Marco Turbay
Toda pessoa, ao ser curada, recebe um nível de restituição. Restituição não é agregar bens, isso é prosperidade; restituição é devolução do perdido. A primeira vez que essa palavra aparece na Bíblia é em Gênesis 20:7 "...agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu." Deus não perdeu tempo na restituição familiar. Abimeleque precisava restituir Sara a Abraão. E naquele dia Sara foi restituída ao seu marido e Abraão orou pelo rei. Abimeleque deu a Abraão vários presentes, o que foi uma prosperidade profética.
A Bíblia diz que, por causa de Sara, todas as mulheres daquele reino haviam se tornado estéreis. Ora, se Sara tivesse se deitado com Abimeleque, ele teria se tornado o pai de nações, porque na cultura hebraica, o verdadeiro filho não é o que nasce do pai, mas da mãe. O filho de Agar, Ismael, continuava sendo egípcio, o mesmo aconteceria com Sara, já que a promessa era para o seu útero. Outro fato que comprova essa verdade, é que Abraão se casou com Quetura, mas eles não foram herdeiros da promessa. (Gn 25:1-6).
O filho da promessa é o filho legítimo, nesse caso, Isaque, da semente de Abraão e Sara. Quem estava na tenda de Abimeleque não era apenas Sara, mas a promessa e ela não poderiam continuar dentro de uma tenda estranha, em um reino que não era o reino que Deus havia escolhido para ser o pai da promessa. Naquele momento, era como se a promessa e a descendência estivessem presas a um homem estranho. Deus, então, levantou-se e não permitiu que Abimeleque tocasse em Sara.
As qualidades de Abrão lançam a sua unção em uma tenda com um rei estranho, que deseja conceber com a sua unção, com a palavra e com a promessa para que a descendência nasça deformada. Não aceite isso. Levante-se e não permita que ninguém toque na sua unção, na sua herança, na sua promessa.
Deus clama a você: Sai da tenda, do esconderijo porque o Senhor quer restituir a sua unção, a palavra, a promessa e a descendência. A sua restituição chegou. Clame ao Senhor por ela e ela virá de forma sobrenatural e o filho da promessa nascerá.
O primeiro aspecto que você verá no caráter de Abrão é que ele duvida de quem ele pode ser. Somente Deus pode pegar um homem incrédulo e fazer dele o pai da fé; somente Deus pode transformar um homem mentiroso no pai da verdade. Somente Deus pode fazer com que onde abundou o pecado superabunde a Sua graça. Somente Deus tem essa habilidade.
Uma jornada perigosa
A Bíblia diz: "Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei a tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente do Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Depois seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe. Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar..."(Gn 12:6-10)
Pergunte-se: o que Abrão foi fazer no Egito? O Egito é o reforço da nossa alma para buscarmos os alimentos que gostamos. O Egito era a sede da idolatria, da perversão, da imoralidade. O Egito tinha um Faraó maligno nos dias de Abrão.
A alma gosta de buscar os lugares de facilidade nos momentos das crises que atravessamos. Geralmente quando entramos em crise não procuramos as identidades corretas para vencer as crises.
Como Abrão poderia se tornar o pai da fé reincidindo no primeiro teste da sua chamada indo a um lugar que não deveria passar após a chamada que seria sacerdote, rei e profeta. Ele possuía essa tríade de chamada, ele precisava desses três sinais, pois estava introduzindo o ministério sacerdotal, o ministério profético e o ministério monárquico.
Abrão era a sinalização de Deus e não poderia jamais começar o seu ministério buscando ajuda de Faraó, um rei perverso, pagão, polígamo, indecente e imoral. E no meio do caminho ele decide fazer um negócio com Sara, ele pediu que ela mentisse dizendo que era a sua irmã.
Somente Deus pode mudar a sua identidade e acrescentar a sua sorte. A sua restituição virá quando a cura se manifestar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário