terça-feira, 30 de novembro de 2010

Texto para reflexão - Palavra de Domingo ministrada pela Pra. Arlety

Aniversariantes: Setembro, Outubro e Novembro
Texto base:
Ora em Jerusalém há, à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe Levanta-te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado – João 5.2-9
Jesus encontra o homem perto de um grande tanque ao norte do Templo de Jerusalém. Esse tanque tem mais de 100 metros de comprimento, 40 de largura e mais de 20 de profundidade. É um monumento de riqueza e prosperidade, mas quem o freqüenta são pessoas doentes.


O lugar se chama Betesda. Podia chamar de Vale do Anhangabaú, Cracolândia, Sem terra.

Talvez você preferisse achar que você tem a coragem de Davi ou a devoção de Maria. Todos nós gostaríamos. Mas antes de eu e você sermos como eles, precisamos admitir que somos o paralítico. Inválidos, sem opções. Não podemos andar. Não podemos trabalhar. Não podemos cuidar de nós mesmos. Não podemos sequer rolar a ribanceira até o tanque para sermos beneficiados pela água agitada pelo anjo.
É simples. A nossa situação difícil, e a nossa esperança. Que situação difícil? Hebreus 12.14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Esta é a nossa dificuldade. Somente os santos verão a Deus. A santidade é um pré-requisito para o céu. A perfeição é uma exigência para a eternidade.


Levítico 11:45 – “Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo”.


Mateus 5:48 – “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”.

I Pedro 1.15 – “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.

SÓ JESUS SATISFAZ AS NOSSAS NECESSIDADES

É Deus quem define o padrão. E o padrão é alto. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:48).
No plano de Deus, Ele é o padrão da perfeição. Não devemos nos comparar com outras pessoas; elas são tão arruinadas quanto nós. O objetivo é sermos como Ele; qualquer coisa inferior é inadequada.
Quando o assunto é cura da nossa condição espiritual, nós não temos nenhuma chance. Poderíamos muito bem receber a instrução  de  dar um salto até a lua. Não temos o que é necessário para ser curados. A nossa única esperança é que Deus faça por nós o que Ele fez por aquele homem em Betesda – que ele saia do templo e apareça em nossa enfermaria de feridos e desamparados.
O QUE DEUS PODE FAZER?
Ccomo está escrito aos Colossenses 2.13-15 estávamos mortos, mas veja o que Deus faz pelos mortos:
Deus vivifica; Deus perdoa; Deus cancela a sua dívida, Deus levou o registro da dívida; Despojou os dominadores espirituais; Ele venceu!
Então? Quem está fazendo a obra, você ou Deus, Quem está ativo, você ou Deus? Quem está salvando, você ou Deus? Quem tem a força? E quem é que está paralisado?
I Corintios Há um poder expresso pela cruz de Jesus.
VENDO JESUS  EM SUA PALAVRA
Jesus faz uma pergunta: “Queres ficar são?”
No verso 7 o homem está reclamando? Está com pena de si mesmo? Ou ele está simplesmente apresentando os fatos? Não se sabe, veja o que acontece em seguida. Jesus diz:
"Levanta, toma tua cama e anda."

Logo aquele homem ficou são. Que alegria seria se nós pudessemos fazer isso, ver Jesus em sua palavra. Gostaria que pudéssemos aprender que quando Ele diz alguma coisa isso acontece. O que esta paralisia peculiar que nos confina? O que é essa obstinada falta de vontade de ser curado? Quando Jesus nos diz para ficarmos em pé, que fiquemos em pé.

É esta a sua história? Pode ser. Todos os elementos são os mesmos. Um estranho gentil entrou no seu mundo de sofrimentos e estendeu a mão para você.

Agora cabe a você aceitá-lo. (ML)

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...