sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Recomeço!

1 - RECOMEÇO
“Josué e todo o povo de Israel se levantaram de madrugada, saíram do acampamento do vale das Acácias e foram até o rio Jordão. Antes de atravessarem o rio, eles acamparam ali. Três dias depois os líderes passaram pelo meio do acampamento, dizendo ao povo: — Quando vocês virem os sacerdotes levitas carregando a arca da aliança do Senhor, nosso Deus, arrumem as suas coisas e sigam a arca.”  Josué 3.1-3
Todas as pessoas desejam uma oportunidade de refazer algo que não deu certo, uma nova chance, nova oportunidade. Mas não podemos esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa que nos levaram a derrota!
O Vale das Acácias (Sitim) fora o lugar onde os israelitas pecaram com as mulheres moabitas no culto imoral a Baal-Peor  (Nm 25), por conselho de Balaão. Foi ali que agora Josué ouve a voz do Senhor orientando-o sobre as adversidades que enfrentaria a caminho da Terra Prometida (Js 1). Percebe-se que Deus usou o mesmo local da queda do povo para renovar o compromisso da coragem, força e dedicação a Palavra do Senhor. Deus estava lembrando a Josué que era preciso obedecer as Leis e não ter medo de recomeçar a caminhada para a conquista de Canaã se agora a fizessem da maneira correta.
A Bíblia declara: “Josué e todo o povo de Israel se levantaram de madrugada, saíram do acampamento do vale das Acácias e foram até o rio Jordão”. Esse texto demonstra disposição deles em deixar para trás um passado vergonhoso, virar essa página triste e conquistar o novo de Deus. Por isso eles resolveram sair de madrugada, cheios de disposição para caminhar os 12 quilômetros de distância entre o Vale das Acácias e o rio Jordão.
É importante ressaltar que não basta somente disposição de mudar, recomeçar, é preciso seguir as ordens dadas por Deus, como vemos no versículo 3:
- Quando vocês virem... (fiquem atentos) Tem tanta gente desatenta, Deus está passando e ele nem percebe, perde a oportunidade e depois fica murmurando que outros são abençoados e ele não é. Que a igreja não é boa, o pastor não tem bênção, que os irmãos não o amam... etc.
- Arrumem suas coisas... (tenham atitude) É preciso arrumar as suas coisas rapidamente para seguir a Arca. Cada um é responsável pelas SUAS coisas. Existem irmãos que querem que os outros arrumem suas coisas, ou estão preocupados com as dos outros. Esse era o momento de cada um arrumar suas próprias coisas.
- Sigam a Arca... (unidade) não podemos fazer as coisas à nossa maneira, do jeito que eu quero. Alguns até poderiam pensar que a promessa de atravessar o Jordão era para todo o povo, e isso lhe daria direito de avançar rio adentro.  Mas as coisas de Deus tem ordem, e a maneira do Senhor era que eles seguissem a Arca levada pelos Sacerdotes.  É por isso que tem muito crente que está quebrando a cara, pois está crendo na promessa, mas não está seguindo a liderança (Arca), pois é ela que abre o rio para passarmos em segurança.

LIÇÕES DE HOJE: Para conquistarmos o novo, precisamos rever o passado e acertar o que ficou errado. Obedecer aos comandos de Deus e caminhar em unidade com aqueles que estão nos servindo na liderança!

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...