segunda-feira, 17 de março de 2014

Descendo na casa do oleiro.

Base Bíblica :Jeremias 18: 1,2

Versões do versículo 2:
Bíblia do Pregador: Almeida Revista e Atualizada diz: Dispõe-te
Bíblia da Mulher que Ora: Almeida Revista e Corrigida diz: Levanta-te

Neste versículo nos deparamos com um verbo que nos remete a uma ação imediata, dispor ou se levantar, esses verbos indicam uma ação para o resultado.
Jeremias foi a casa do oleiro para receber ensino demonstrativo.
Nestes 21 dias nós desceremos a casa do Oleiro e veremos a demonstração prática de Deus em nossas vidas e seremos ensinados por ELE.
Todo aquele que neste dia se dispor, se levantar, será surpreendido por Deus.
Formigas e lírios devem ensinar preguiçosos e preocupados.
Assim Jeremias estava preparado para deixar-se instruir por um simples oleiro.
O jejum será nossa preparação.
Jeremias ao descer se aproximou e viu o que ele fazia.
Nós desceremos através do jejum e veremos com nossos olhos espirituais o trabalhar do nosso Oleiro.
O oleiro mencionado por Jeremias fazia um vaso sobre as rodas e ele viu como esse vaso se estragou. Eu lhe convido a meditar sobre algumas particularidades desta história:

1. O BARRO é a casa de Israel que foi tirado do Egito e levado a Canaã.
Nós também fomos tirados da terrível fossa deste mundo e transferidos para o reino da graça, para o Senhor nos moldar como seus vasos.
Barro é o material de uso mais comum. Nós que somos suas criaturas, fomos formados do barro; e um dia nosso corpo voltará a ser pó.
Portanto não há muito em nós, para nos gloriarmos. 1Co 1:31 diz: “aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

2. A RODA é a ferramenta sobre qual o vaso é moldado. Nós somos, em Suas mãos, como o barro nas mãos do oleiro. Porém todo barro é moldável. Será que não somos com Israel, muitas vezes, rebeldes e por isso falhos como vasos? E será que recuamos quando ELE nos amassa com força como o oleiro faz com o barro? (Rm 8:28) diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
3. O OLEIRO (v6) o Senhor compara-se com um oleiro. Portanto, existem as melhores possibilidades, para que nos tornemos vasos de bênçãos úteis para ELE.
(1Pe 5:10 diz: Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
(2Tm 2. 20-21). Diz: Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns para honra; outros para desonra.
Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar desses erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

4. O VASO estragou-se nas mãos do oleiro. Assim Israel foi afastado do Deus vivo em virtude de sua incredulidade (Hb 3:12) diz: Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.
Em todos os lugares temos esse retrato diante de nós: vasos estragados. Você até mesmo eu somos um destes?
O que poderíamos ser, se somente permitíssemos que ELE nos moldasse?
Deus tomará Israel novamente sobre a roda para fazer dele o grande povo da benção conforme sua promessa.
Eu creio que nesses dias de jejum Deus vai nos moldar para vivermos a benção de sua promessa.

(Resumo da Ministração de Domingo - Pr. Jair Gil Amorim)

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...