segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Supervisor de Rede de Jovens Tom: Comunhão = amor - Ministração deste Domingo 29/01

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

► Deus nos chamou para viver em comunhão.

► Essa comunhão foi estabelecida por Deus, mas ela precisa fluir de nós.

► Nós podemos ver essa comunhão no nosso PG, no compartilhar da palavra e no partir do Pão.

► Existe uma comunhão muito importante que é a comunhão com o Espírito santo.

Por que devemos viver em comunhão com o Espírito Santo?

O ser humano traz em sua natureza uma forte inclinação para o pecado (Rm 7.18-23;Pv 4.14-17) Trata-se de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda de Deus.Foi justamente por isso que Deus nos enviou o seu Espírito Santo para habitar em nós,nos dando a capacidade de vencer o pecado e de nos tornarmos novas criaturas.Somente pelo Espírito Santo de Deus,o cristão pode caminhar seguro e resistindo aos desejos carnais.

► Devemos viver em total comunhão com o Espírito Santo, pois, assim como Paulo disse:” Se vivermos segundo a carne,teremos nossas mentes voltadas para o que a carne deseja, porém, se vivermos uma vida segundo o Espírito,teremos uma mente completamente voltada para as coisas do espírito ou seja, para aquilo que o espírito “deseja.

► Então nós devemos ter uma profunda comunhão com o Espírito Santo de Deus.

Mas o que a comunhão tem a ver com o Pecado?

O pecado é algo que nos afasta de Deus, e própria palavra diz que a Luz não tem comunhão com as Trevas, se estamos em pecado andamos nas travas e perdemos a comunhão com Deus.

Comunhão em amor

Nós iniciamos aqui na cepa a Estação Comunhão, que envolve o Purê de batatas. Quando lemos no livro de Atos dos Apóstolos 2; 42 podemos perceber como viviam os cristãos da Igreja Primitiva, ressaltando aos nossos olhos algumas marcas que aquela Igreja possuía. Aqueles irmãos e irmãs se amavam mutuamente e tinham um cuidado especial entre si, ou seja, havia amor entre eles, que os levava a viver em comunhão. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão.

► De casa em casa tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At 2:46).

► Isso está muito relacionado ao pequeno grupo.

► Hoje nós temos pequenos grupos em algumas casas onde compartilhamos dessa comunhão e desse amor.

► Tenho certeza que se eu for perguntar para cada um aqui como é a comunhão no seu PG, eu vou ter bons resultados porque nós somos uma Igreja que ama incondicionalmente.

► Aquela comunhão que desfrutavam os crentes primitivos é chamada de koinonia, que descreve o que o cristão tem em comum. Compartilhamos algumas coisas em comum, dentre elas a salvação, que é graça de Deus para conosco. Temos o privilégio da graça porque temos o amor, e se temos o amor devemos viver em comunhão com Deus e com nossos irmãos. Sem amor não pode haver comunhão, e esse amor deve ser para com Deus em primeiro lugar, e de todo coração, com toda nossa alma e com todo nosso entendimento.

► Jesus afirmou que esse é o primeiro e grande mandamento; e o segundo, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:37-39). O amor não é egoísta e não vive em torno de si próprio. Alguém disse que há pessoas que vivem em solidão, porque construíram pontes em torno de si, ao invés de pontes ligando-as a outros. O individualismo não é projeto de Deus. Sem comunhão o crente é como se fosse um tijolo fora da construção, uma brasa fora do braseiro, um membro fora do corpo que não tem propósito algum.

Desafio

► Somos desafiados a colocar em prática o nosso amor cristão, nos próximos meses de um modo especial, através da Comunhão. Isso implica em servir a Deus e ao meu irmão. É tempo de perdoar lembrando-se do perdão de Deus por nós, através da pessoa de Jesus Cristo o seu filho! É tempo de amar lembrando-nos que Ele nos amou primeiro!

► É tempo de abraçar, reatar relacionamentos quebrados em família, entre amigos, irmãos, companheiros de trabalho… É tempo de deixar Deus agir em nossos corações e demonstrar a ação do Espírito em nós, através de atos de amor e bondade. Participe de um pequeno grupo! Aproxime-se de pessoas, crie novos relacionamentos, amplie e fortaleça a comunhão que já existe e viva intensamente a vida plena que Deus tem para cada um de seus filhos e filhas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resumo do Tadel do dia 24/01/12

COMUNHÃO E PURÊ DE BATATA


A obra é espiritual e nossa principal responsabilidade é orar por cada membro do PG. Gálatas 4:18-20

Uma das funções tão preciosas do Pequeno Grupo (PG) é a comunhão.

A verdadeira comunhão Bíblica acontece em um contexto onde cristãos verdadeiros estão buscando intimidade com Deus e relacionamentos sadios uns com os outros.

Quando temos um compromisso de preservar a unidade do Espírito e colocarmos em prática a comunhão Bíblica, certamente o Senhor a de acrescentar-nos, dia a dia, os que vão sendo salvos (Atos 2.47).

A Visão do Purê de Batata

A visão do “Purê de Batata” parte do princípio bíblico da unidade expressa na oração sacerdotal de Jesus em João 17: 20-23. É necessário que a igreja Local tenha como um todo essa visão para que haja unidade no corpo. O PG é o lugar ideal para aprender e praticar a unidade. Ser “um” e ser “família de Deus” é a expressão verdadeira da unidade do Corpo de Cristo – começando pelos PGs.

O PG não pode ser como um saco de batatas onde não existe unidade (somente união). Ele tem que ser um purê de batata onde as batatas foram ligadas de tal forma que é impossível separar uma da outra. Quando o PG põe em prática a visão do “Purê de Batata” ele sempre se tornará um Pequeno Grupo atraente e gostoso de participar.

UNIDADE VERDADEIRA

1. Princípios de ser tornar um; At 2:46

• Unânimes, definição: “Que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião”.

• “No templo,...de casa em casa”

• A igreja primitiva diariamente cultivava a unidade no templo (nos cultos de celebração) e nas casas (PGs).

Três palavras importantes em Atos 2:46

• Perseveravam: demonstra compromisso e seriedade com o plano de Deus de se tornar um.

• Alegria: demonstra prazer e gozo na unidade. É uma escolha. Em outras palavras nem sempre nossa carne achará gostoso o sacrificar do nosso tempo, planos individuais, etc., para cultivar unidade – mas o plano de Deus é que façamos isso com muita alegria genuína!

• Singeleza: Simplicidade de visão! Temos que deixar de ser tão complicado, cheios de desejos próprios e opiniões egoístas.

Singularidade e Simplicidade de visão promovem unidade nos seguidores ou cumpridores da mesma.


2. Resultados de tornar um; At 2: 42-47.

• Mais milagres; vs. 42-43.

• Ajudar as pessoas necessitadas; vs. 44-45

• Construir relacionamentos fortes; vs. 46.

• Atrair o povo para Jesus; vs 47.


3. A importância de se tornar um.

• Abundante graça sobre os cristãos; At 4:32-34

• Crescimento autêntico da igreja; At 5:14; Jo 17:20-23 (“para que o mundo creia”)

4. Como se tornar um em cada PG? Exemplo de como fazer um do Purê de Batatas:

• Água: Palavra de Deus; Is. 55:11

• Fogo: Espírito Santo (orar em fé, orar em línguas, guerra espiritual, etc.). As batatas cruas não podem ver o fogo, mas podem sentir o seu efeito.

• Descascar a batata: Tirar a máscara; não precisamos tentar parecer alguém espiritual, etc. Temos que ser quebrantados, admitindo que temos muito para aprender e crescer, Pv. 28:13; Tg 5:16.

• Uma vez prontas, as batatas tem que estar sempre juntas para se ligarem. At 2:44. Exemplos: participarem juntos de várias atividades sociais como almoços, jantares, cafés, esportes, evangelismos, orações, vigílias, etc.

É extremamente importante evitar a todo custo panelinha (grupinhos introvertidos). O segredo do PG ter um “Purê de Batata” gostoso e atraente é trazer e envolver as novas pessoas. Todos os membros do PG devem ter um coração muito aberto a se envolver com os visitantes e os irmãos de outros PG’s. Já que queima no coração de cada participante o desejo forte de expandir o Reino de Deus através do crescimento e multiplicação do PG, uma atmosfera extrovertida permeia o “Purê de Bata” e assim acelera a integração de novas pessoas com muita facilidade.

No purê de batata, praticar o P C F.

P: perguntar

C: compreender, buscar revelação

F: fazer plano de ação, estratégias, estreitar os relacionamentos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Como promover o crescimento (Purê de Batata)?-Ministração do dia 22/01/11

3. ADMITIR nossos próprios ERROS.
“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” (Efésios 4.25)

Benefícios em ser honesto:
3.1 - CURA EMOCIONAL
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5.16)


3.2 - NOVO COMEÇO

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28.13)

3.3 - PODER DE DEUS PARA MUDAR

“Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.” (Tiago 4.10)

3.4 - COMUNHÃO PROFUNDA

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1.7)

4. ENCORAJANDO uns aos outros nos COMPROMISSOS.

“Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade.” (1 Timóteo 4.7)

“... isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.” (Romanos 1.12)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Resumo Ministração de Domingo: Como promover a comunhão e o crescimento mútuo: Purê de Batata

“ Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo” (I Tessalonicenses 5.11)

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros...” (Romanos 12:10)

“E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras.” (Hebreus 10:24)

1. RECONHECENDO e VERBALIZANDO o valor que os outros têm.

“E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:17)

1.1 - Através da ACEITAÇÃO.

“Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.” (Romanos 15)

1.2 - Através da ATENÇÃO que damos aos outros.

“Pedro, fitando-o, juntamente com João disse: Olha para nós.”  (Atos 3:4)

1.3 - Através da demonstração de AFETO.

“Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.” (Lucas 7:45)

“Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.” (Romanos 16:16)

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12.10)

1.4 - Através da APRECIAÇÃO.

“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.” (1 Tessalonicenses 5.12)

2. ORANDO pelo CRESCIMENTO mútuo.

“Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.” (Colossenses 4.12)

“Tenham poder, juntamente com todos os santos, para compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.18-19)

“Os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.  (Hebreus 13.21)

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, ao confiarem nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” (Romanos 15.13)

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê um espírito de sabedoria e revelação, no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1.17)

“O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.” (2 Tessalonicenses 3.5)

“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça com poder, por meio do seu Espírito no homem interior.” (Efésios 3.16)

“O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus.”  (Romanos 15.5)

Esboço do sermão por: Pastor Armando

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nossas siglas

LT = Líder em treinamento ou Auxiliar de GR

CEPAL = Centro Treinamento e Aperfeiçoamento de Líderes (fundamentos)

TADEL = Treinamento Avançado de Liderança

MDA = Micro célula de discipulado Apostólico – Meu Discipulador Amado

GE = Grupo de Evangelismo

TSD = Tempo Sozinho com Deus

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...