quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resumo do Tadel do dia 24/01/12

COMUNHÃO E PURÊ DE BATATA


A obra é espiritual e nossa principal responsabilidade é orar por cada membro do PG. Gálatas 4:18-20

Uma das funções tão preciosas do Pequeno Grupo (PG) é a comunhão.

A verdadeira comunhão Bíblica acontece em um contexto onde cristãos verdadeiros estão buscando intimidade com Deus e relacionamentos sadios uns com os outros.

Quando temos um compromisso de preservar a unidade do Espírito e colocarmos em prática a comunhão Bíblica, certamente o Senhor a de acrescentar-nos, dia a dia, os que vão sendo salvos (Atos 2.47).

A Visão do Purê de Batata

A visão do “Purê de Batata” parte do princípio bíblico da unidade expressa na oração sacerdotal de Jesus em João 17: 20-23. É necessário que a igreja Local tenha como um todo essa visão para que haja unidade no corpo. O PG é o lugar ideal para aprender e praticar a unidade. Ser “um” e ser “família de Deus” é a expressão verdadeira da unidade do Corpo de Cristo – começando pelos PGs.

O PG não pode ser como um saco de batatas onde não existe unidade (somente união). Ele tem que ser um purê de batata onde as batatas foram ligadas de tal forma que é impossível separar uma da outra. Quando o PG põe em prática a visão do “Purê de Batata” ele sempre se tornará um Pequeno Grupo atraente e gostoso de participar.

UNIDADE VERDADEIRA

1. Princípios de ser tornar um; At 2:46

• Unânimes, definição: “Que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião”.

• “No templo,...de casa em casa”

• A igreja primitiva diariamente cultivava a unidade no templo (nos cultos de celebração) e nas casas (PGs).

Três palavras importantes em Atos 2:46

• Perseveravam: demonstra compromisso e seriedade com o plano de Deus de se tornar um.

• Alegria: demonstra prazer e gozo na unidade. É uma escolha. Em outras palavras nem sempre nossa carne achará gostoso o sacrificar do nosso tempo, planos individuais, etc., para cultivar unidade – mas o plano de Deus é que façamos isso com muita alegria genuína!

• Singeleza: Simplicidade de visão! Temos que deixar de ser tão complicado, cheios de desejos próprios e opiniões egoístas.

Singularidade e Simplicidade de visão promovem unidade nos seguidores ou cumpridores da mesma.


2. Resultados de tornar um; At 2: 42-47.

• Mais milagres; vs. 42-43.

• Ajudar as pessoas necessitadas; vs. 44-45

• Construir relacionamentos fortes; vs. 46.

• Atrair o povo para Jesus; vs 47.


3. A importância de se tornar um.

• Abundante graça sobre os cristãos; At 4:32-34

• Crescimento autêntico da igreja; At 5:14; Jo 17:20-23 (“para que o mundo creia”)

4. Como se tornar um em cada PG? Exemplo de como fazer um do Purê de Batatas:

• Água: Palavra de Deus; Is. 55:11

• Fogo: Espírito Santo (orar em fé, orar em línguas, guerra espiritual, etc.). As batatas cruas não podem ver o fogo, mas podem sentir o seu efeito.

• Descascar a batata: Tirar a máscara; não precisamos tentar parecer alguém espiritual, etc. Temos que ser quebrantados, admitindo que temos muito para aprender e crescer, Pv. 28:13; Tg 5:16.

• Uma vez prontas, as batatas tem que estar sempre juntas para se ligarem. At 2:44. Exemplos: participarem juntos de várias atividades sociais como almoços, jantares, cafés, esportes, evangelismos, orações, vigílias, etc.

É extremamente importante evitar a todo custo panelinha (grupinhos introvertidos). O segredo do PG ter um “Purê de Batata” gostoso e atraente é trazer e envolver as novas pessoas. Todos os membros do PG devem ter um coração muito aberto a se envolver com os visitantes e os irmãos de outros PG’s. Já que queima no coração de cada participante o desejo forte de expandir o Reino de Deus através do crescimento e multiplicação do PG, uma atmosfera extrovertida permeia o “Purê de Bata” e assim acelera a integração de novas pessoas com muita facilidade.

No purê de batata, praticar o P C F.

P: perguntar

C: compreender, buscar revelação

F: fazer plano de ação, estratégias, estreitar os relacionamentos.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...