Ministração de Domingo: Pra. Arlety
Deus tem nos levado a receber novas pessoas e a construir relacionamentos com essas pessoas, Deus também tem nos levado aprofundar os relacionamentos que já existem, somos uma comunidade de discípulos dispostos a atender o chamado de Jesus: juntos, unidos para que muitos creiam... estamos deixando para traz a religiosidade solitária e ao amor só de palavras estamos comprometidos com os pequenos grupos como um corpo que se ajusta com o óleo do amor e do Espírito de Santo Deus para produzirmos aquilo que Deus pensou desde o inicio viver em comunhão com Ele e com os outros homens, e Cristo Jesus morreu por isso, morreu pra que tivéssemos novamente vida em Deus, hoje Deus nos convida para sermos uma comunidade viva, que pratica a Bíblia, e não só que a tenha na mente, no intelecto, aquilo que é para a vida e vida eterna.
Romanos 12: 5 diz: “Assim nós, que somos muitos, formamos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos ligados a todos os outros.” Estamos ligados aos nossos irmãos, agora o sangue de Jesus nos fez um em Cristo e ele nos convida a abrir espaço em nosso mundo para aumentarmos a família, para multiplicarmos a família. E dois lugares que Ele nos deu para aprendermos a nos relacionar com as outras pessoas, são: na nossa família e também na igreja. A palavra de Deus diz que cada membro deve estar ligado a todos os outros, é triste pensar que o ser humano aprendeu a se desligar, se desligar facilmente das pessoas, da igreja, do corpo, do pequeno grupo e aprendeu até mesmo se desligar de Deus. A Bíblia diz que estamos ligados, mas porque alguns se desligam? Porque acham que na família de Deus, que no Pequeno Grupo vai ser tudo perfeito e aí descobre que lá no Pequeno Grupo e em todo e qualquer relacionamento tem problemas e que temos estes problemas porque naturalmente somos egoístas. Mas Deus nos convida a amar como ele, Deus quer nos ensinar qual o padrão do amor Ágape disse alguém que os cristãos que inventaram este amor, este amor que é sacrificial, amor que se dispõe a andar mais uma milha com o ofensor, a amar o inimigo, a perdoar sempre e não somente setenta vezes sete, porque Jesus Cristo é o padrão e o padrão dele não exclui, não deleta o outro da vida e diz: eu perdôo, mas não quero que ande comigo, não quero perto de mim, o amor de Jesus não ele dá a vida ele desce ao encontro do outro para compreender o outro conforme Salmos 18:35.
Quando eu não me relaciono bem com uma pessoa eu construo um muro e este muro faz com que eu me distancie desta pessoa, mas como diz o apóstolo Paulo em Efésios capítulo 2 Jesus Cristo derrubou o muro de separação da inimizade entre as pessoas, e Jesus colocou pessoas diferentes no mesmo corpo, gentios e judeus juntos para a gloria do próprio nome de Cristo.
Deus abriu espaço para nós seres humanos, construiu tudo para nós, Ele não precisava de nós, mas, porque desde o início nos amou, abriu espaço e aos poucos nós fomos invadindo esse espaço, achando que era pequeno demais, somos egoístas por natureza, invadimos o espaço de Deus , e, desde o jardim do Éden, culpamos os outros quando somos confrontados, ou entendemos que o que temos é sempre pouco.
Temos dificuldade de nos relacionar, seria bom se aprendêssemos na escola, se tivesse uma matéria desde o jardim da infância, e como aprendemos português, aprenderíamos a nos relacionar, assim como os problemas de matemática são discutidos em sala de aula, levaríamos os nossos problemas para discutir e tentar resolvê-los em equipe. Mas Deus que não nos produziu em série, mas nos fez diferentes, pensou nisso e deixou dois bons lugares para desenvolvermos os relacionamentos: primeiro uma família biológica e também e segundo uma família espiritual. Seria perfeito se na família aprendêssemos a desenvolver relacionamentos saudáveis, mas na maioria das vezes isso não acontece. Aqui na igreja e em seu pequeno grupo você e eu estamos aprendendo investir nos relacionamentos e temos um padrão, o amor de Deus.
Porque temos tanta dificuldade de nos relacionar? E ainda como amar os nossos inimigos? Se até os nossos amigos, a nossa família vive em pé de guerra?
Temos dificuldade de amar por somos egoístas e o egoísmo destrói os relacionamentos. (““De onde vêm as guerras e
contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam e não alcançam; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.” Tiago 4.1-2)
Quando queremos alguém perto de nós fazemos de tudo para conquistá-lo e geralmente queremos este alguém porque trará algum benefício pra nós, aí investimos, prometo mundos e fundos. E quando finalmente conquisto, paro de investir porque acredito que já é meu (amigo, irmão, namorado, membro) então não preciso mais investir. Manja começo de casamento? Quando namorava a noiva olhava pro céu toda apaixonada e perguntava? Querido porque o céu não está estrelado hoje? É porque as estrelas ficaram com vergonha da sua beleza. Agora casados. – Querido porque o céu não está estrelado hoje? Se liga mulher, não está vendo que vai chover?
Falamos que estamos vivendo em Pequeno Grupo mas falta bastante para vivermos essa experiência na prática Entramos e saímos no Pequeno Grupo sem deixar marcas e as vezes sem compartilhar vida, estamos batendo ponto, não estamos compartilhando vida e Às vezes fazemos isso porque somos egoístas e não queremos compartilhar ou abrir espaço para o outro, e aí encontramos várias razões: Não temos tempo, esqueci de novo, perdão...Minha vida é muito corrida!
Seres egoístas que falam do amor, cumprimenta com amor, mas não vive o amor.
O amor se constrói dando a vida pelo outro, dando espaço o espaço que é meu, somente meu para o outro, para ele chorar comigo, sorrir comigo, dançar comigo, viver a experiência do amor comigo e em amor prosperar.
As vezes batemos no peito pra dizer que temos um amigo de longa data, mas este amigo não sabe nada a nosso respeito, ou sabe porque especulou, alguém contou, ou você não viu que não tinha jeito e disse melhor falar pra ele antes que alguém fale e ele ache que não sou um bom amigo. Outra vez pensando em si, no seu próprio umbigo, vou fazer porque será o que vão pensar de mim. O que será que meu líder vai dizer se eu faltar, ih vão pegar no meu pé, estou fora não quero esse negócio de viver em igreja em pequenos grupos, vão querer mandar em mim, quando na realidade o seu pastor, discipulador ou líder está apenas cumprindo a palavra de Deus de não somente cuidar dos seus interesses mas também cuidar dos seus (“Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2.4)
Ser egoísta é natural, é o mal do planeta. O ser humano pisa no outro pra subir de cargo no trabalho, mata o outro para ter o que o outro conquistou, usa o nome de Deus para justificar o seu isolamento egoísta e destruidor. Mata em nome de Deus (“O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.” Provérbio 28.25).
Deus é a única boa razão para a prática do bem neste mundo. E ele chama para nos revestirmos deste mesmo amor. (Colossenses 3:14).
O homem sem Deus só pensa em si e nos seus interesses e fará de tudo para se dar bem não importa se terá que passar como um trator em cima do seu semelhante.
Queremos ter autoridade sobre o outro, e às vezes não entendemos o conceito correto sobre autoridade.
Nosso padrão de conduta é a Bíblia que é a palavra de Deus pra nós, vemos o exemplo de como o esposo deveria tratar a esposa: Deus capacitou o homem que deveria ter autoridade sobre ela suprindo as necessidades físicas, emocionais e espirituais dessa esposa, dar a vida por Ela. (Efésios 5:25) e dar a vida não significa necessariamente morrer, mas dar os melhores anos, toda a sua energia, sua vivacidade, se sacrificar por amor.
Ter autoridade sobre alguém é se colocar a serviço do outro, e atender suas necessidades físicas, emocionais e espirituais, não a serviço de si mesmo. Pensar menos em você e mais no outro (Filipenses 2.4) é o cristianismo vivido na prática, é o exemplo de Cristo, é pensar no bem estar dos outros, isso é que vai construir relacionamentos, e, não vai apenas transformar o relacionamento, mas vai transformar a própria pessoa que abre mão de viver em função somente de si.
Vemos no antigo Testamento a lei dizendo para o homem: “Ama o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18), mas, Jesus vem e estabelece outro padrão (E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2).
O padrão de amor de Deus é o sacrificial, o amor de Deus não é algo que ele faz. Simplesmente Deus é amor, a Bíblia não diz que Ele ama ou amou, mas diz que ele é o próprio amor. E sendo amor, ele não impõe, Ele não quer dominar o ser humano ou subjugar, mas ele dá liberdade para tomada de decisões e escolhas. Ele não vai em hipótese alguma impor o amor dele, Ele nunca fez isso. Ele não quer que você o ame por medo até porque o verdadeiro amor lança fora o medo (I João 4:18) Ele quer que eu e você nos submetamos a Ele por amor, não por força, Ele quer que eu me submeta ao amor dele com o prazer de quem ama e sentimos este amor, por todas as manhãs Ele vem nos cobrir com suas misericórdias, com esse poder de amor que nos atrai, essa graça abençoadora que quando chega até nós e abrimos espaço, para Ele entrar e ocupar todos os espaços porque Ele pode cuidar de nós, Ele nos abraça em amor.
Passamos a entender que podemos amar e que a experiência de amar dele é de um amor abnegado, um amor que tudo suporta, tudo crê, tudo espera, mas não cobra, não joga na cara, literalmente não espera nada em troca, simplesmente ama, até porque entende que amar é se entregar e até dar a vida pelo outro, implica em sacrifício, renúncia, isto é amor, e acredito que só e possível viver esse amor vivendo em comunidade. Gosto damúsica doTom Jobim “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.”
O antídoto contra o egoísmo é o amor e quem ama perdoa.(“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” Gálatas 6.8). Não é possível desenvolver o amor de forma solitária. É necessário abrir o coração para curar as feridas, porque o tamanho dos seus segredos, será o tamanho da ferida que existirá no seu coração. E dores não compartilhadas geram doenças na alma e físicas e isso já é comprovado cientificamente. Deixe que Deus entre no seu coração através de um outro irmão. Ou você preferirá que o médico abra? Tem certeza que não é isto que você deseja. Você deseja amar e ser amado, aliás, Deus fez você assim: para AMAR Ele e seus irmãos e ser AMADO por ele e seus irmãos.
Saiamos do governo da carne, onde nossos desejos precisam ser satisfeitos e vamos para o domínio do Espírito onde submetemos tudo a Cristo que é o padrão. Tenhamos um procedimento de quem semeia para a vida eterna. (Gálatas 5.16).
O amor nos faz humildes, nos convida a pensar juntos em Pequeno Grupo e lá onde estamos aprendedo a nos relacionar, compreenderemos que precisamos ser compassivos, e cheios de misericórida (I Pedro 3.8) É no Pequeno Grupo que abriremos espaço para receber novos irmãos, e esse abrir espaço implica em abrir mão da privacidade, sem medo de começar tudo de novo em favor do outro, e esses aprenderão conosco a caminhar em amor, a se relacionar com o padrão de Deus, e abençoar outros através de relacionamentos saudáveis.
Pense e Responda:
1- Você precisa ser menos egoísta com alguém?
2- Você tem criticado ou julgado demais as pessoas?
3- Você tem deixado de reconhecer seu erro, a ponto de pedir perdão a alguém?
4- Você tem sentido medo de ser verdadeiro e transparente com as pessoas?
5- Você tem adoecido pelo acúmulo de segredos?
6- A quem você precisa perdoar?
Abaixo versículos para enriquecer a discussão em Pequeno Grupo :
Provérbio 13.10 - 16.18; I Pedro 3.8; Efésios 4.22-24; Filipenses 2.3;5-6; Provérbio 29.25;Gênesis 3.10;1 João 4.15-17;Jó 5.2;Salmo 73.21-22; Hebreus 12.15; Tito 3.3-7; Isaías 43.18-19.
Um comentário:
Essa palavra sem dúvida nenhuma foi uma divisora de águas na vida de cada um de nós. Não temos mais tempo de sermos "meninos". É tempo de avançar, crescer, multiplicar... É TEMPO DE AMAR como foi demostrado por Jesus na CRUZ (Morrer pela vida de cada um). 2011 esta acabando. Devemos ver o direcionamento de Deus como privilegio pois Ele só exorta quem Ele ama. AMA NÃO SÓ COM PALAVRA MAIS COM AÇÕES E RESULTADOS :D
David Saraiva
Postar um comentário