quarta-feira, 18 de abril de 2018

Mutualidade


“Os homens das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste atravessaram antes do resto do povo, prontos para a batalha, conforme Moisés tinha dito. Mais ou menos quarenta mil homens preparados para guerrear marcharam diante de Deus, o Senhor, indo para o lado da planície de Jericó.” Josué 4.12-13

Aprendemos neste texto uma lição muito valiosa de como o povo de Deus deve se comportar no cuidado com os seus irmãos na fé.
Para entendermos melhor esse princípio precisamos voltar um pouco na história do povo de Israel, em Deuteronômio 3.18,20 “— Foi nessa ocasião que dei às tribos de Rúben e de Gade e à metade leste da tribo de Manassés a seguinte ordem: “O Senhor, nosso Deus, lhes deu essas terras a leste do rio Jordão, e vocês tomaram posse delas. Agora, que os homens peguem as suas armas e atravessem o rio Jordão na frente dos seus patrícios para ajudá-los a tomar posse das terras deles... Ajudem os seus patrícios até que eles acabem de tomar posse das terras que o Senhor, nosso Deus, está dando a eles a oeste do rio Jordão e até que estejam morando ali em paz, como vocês estão nas suas terras. Aí vocês poderão voltar e morar na terra que eu lhes dei aqui, a leste do Jordão.”

Quando o povo de Israel estava vindo do deserto em direção ao território que seria conquistado, uma parte desta terra ficava a leste do rio Jordão, e todo o exército de Israel lutou contra os inimigos e estas 3 tribos já ficaram com a terra que lhes pertencia. Depois o povo de Israel continuou a sua caminhada e atravessou o rio Jordão, agora deveriam conquistar as terras para as outras 9 tribos e meia. Só que a tribo de Rúben, de Gade e metade da tribo de Manassés já se estabeleceram no território anteriormente conquistado.
Moisés já tinha deixado claro que assim que o povo chegasse às terras do outro lado do Jordão, essas tribos que já tinham suas terras deveriam atravessar junto com os outros e ajudá-los a conquistar a terra deles, pois eles foram ajudados anteriormente pelos outros.
Agora chegou a hora das tribos de Rúben, Gade e Manassés ajudarem os seus irmãos a conquistarem a terra que pertenceria a eles.
Nós não temos nenhum relato de que eles reclamaram ou se negaram a ajudar, na verdade, o que vemos no texto bíblico é a prontidão para lutar pelos seus irmãos. A Bíblia declara que eles atravessaram antes do povo, prontos para a batalha. Eles não tinham ido lá para passear, ou conhecer o território, eles foram para guerrear por seus irmãos.
Isso nos ensina a lição da mutualidade, que todos se ajudam. Ninguém está sozinho, somos a família de Deus e temos o compromisso do uns aos outros, como também é ensinado exaustivamente no livro de Atos e nas demais cartas do Novo Testamento.

LIÇÕES DE HOJE: Tudo o que recebemos de Deus na Igreja até hoje, tivemos ajuda de muitos irmãos, por isso devemos sempre ajudar nossos irmãos, pois assim funciona o princípio da mutualidade.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...