terça-feira, 24 de abril de 2018

Aliança



“O Senhor Deus disse a Josué: — Prepare algumas facas de pedra e faça uma segunda cerimônia de circuncisão no meio do povo. Josué fez as facas e circuncidou os israelitas no monte da Circuncisão.” Josué 5.2,3

Depois que o povo de Israel atravessou o rio Jordão deveriam se preparar para conquistar a terra prometida e seu primeiro desafio seria a cidade de Jericó. Mas antes de começarem a guerrear ainda existia algo que deveria ser feito, eles deveriam ser circuncidados.
Desde Abraão, Isaque e Jacó, todos os homens de Israel deveriam ser circuncidados. A princípio como mandamento religioso, mas depois que veio a lei com Moisés, que determinava que todo filho homem nascido no meio do povo de Deus deveria ser circuncidado. A circuncisão era uma aliança, uma marca de Deus em seu povo, portanto, quem quisesse ter as bênçãos de Deus deveria ser circuncidado.
Aquela geração que nasceu no deserto não havia sido circuncidada, e isso seria um problema, pois não estavam completamente comprometidos com o Senhor. Eles tinham se santificado antes de atravessar o rio, mas agora Deus exigia que eles estivessem em aliança com Ele.
Muitas pessoas em nossos dias têm vivido muitas bênçãos de Deus, milagres, prosperidade, curas, mas não tem se comprometido com ele. Então chega um momento que as bênçãos não chegam totalmente, pois somente os aliançados recebem todas as promessas de Deus. Existem batalhas em nossa vida que se não estivermos completamente dedicados a Deus seremos derrotados.
Depois que os homens foram circuncidados o Senhor declarou: “hoje tirei de vocês a vergonha...”. Quando não conhecíamos a Deus fomos humilhados pelo Diabo, que nos fez fazer e viver tantas coisas erradas, mas agora com a nossa Aliança com o Senhor, somos honrados.
Ninguém pode ser um vencedor segundo os padrões de Deus se não estiver completamente comprometido com Ele. Não permita mais que o inimigo tenha alguma coisa na sua vida para acusar. Entre hoje mesmo em aliança com o Senhor e viva o melhor que ele tem para você.

LIÇÕES DE HOJE: Deus exige compromisso total de nossas vidas. O verdadeiro vencedor é aquele que está aliançado com o Senhor.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Mutualidade


“Os homens das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste atravessaram antes do resto do povo, prontos para a batalha, conforme Moisés tinha dito. Mais ou menos quarenta mil homens preparados para guerrear marcharam diante de Deus, o Senhor, indo para o lado da planície de Jericó.” Josué 4.12-13

Aprendemos neste texto uma lição muito valiosa de como o povo de Deus deve se comportar no cuidado com os seus irmãos na fé.
Para entendermos melhor esse princípio precisamos voltar um pouco na história do povo de Israel, em Deuteronômio 3.18,20 “— Foi nessa ocasião que dei às tribos de Rúben e de Gade e à metade leste da tribo de Manassés a seguinte ordem: “O Senhor, nosso Deus, lhes deu essas terras a leste do rio Jordão, e vocês tomaram posse delas. Agora, que os homens peguem as suas armas e atravessem o rio Jordão na frente dos seus patrícios para ajudá-los a tomar posse das terras deles... Ajudem os seus patrícios até que eles acabem de tomar posse das terras que o Senhor, nosso Deus, está dando a eles a oeste do rio Jordão e até que estejam morando ali em paz, como vocês estão nas suas terras. Aí vocês poderão voltar e morar na terra que eu lhes dei aqui, a leste do Jordão.”

Quando o povo de Israel estava vindo do deserto em direção ao território que seria conquistado, uma parte desta terra ficava a leste do rio Jordão, e todo o exército de Israel lutou contra os inimigos e estas 3 tribos já ficaram com a terra que lhes pertencia. Depois o povo de Israel continuou a sua caminhada e atravessou o rio Jordão, agora deveriam conquistar as terras para as outras 9 tribos e meia. Só que a tribo de Rúben, de Gade e metade da tribo de Manassés já se estabeleceram no território anteriormente conquistado.
Moisés já tinha deixado claro que assim que o povo chegasse às terras do outro lado do Jordão, essas tribos que já tinham suas terras deveriam atravessar junto com os outros e ajudá-los a conquistar a terra deles, pois eles foram ajudados anteriormente pelos outros.
Agora chegou a hora das tribos de Rúben, Gade e Manassés ajudarem os seus irmãos a conquistarem a terra que pertenceria a eles.
Nós não temos nenhum relato de que eles reclamaram ou se negaram a ajudar, na verdade, o que vemos no texto bíblico é a prontidão para lutar pelos seus irmãos. A Bíblia declara que eles atravessaram antes do povo, prontos para a batalha. Eles não tinham ido lá para passear, ou conhecer o território, eles foram para guerrear por seus irmãos.
Isso nos ensina a lição da mutualidade, que todos se ajudam. Ninguém está sozinho, somos a família de Deus e temos o compromisso do uns aos outros, como também é ensinado exaustivamente no livro de Atos e nas demais cartas do Novo Testamento.

LIÇÕES DE HOJE: Tudo o que recebemos de Deus na Igreja até hoje, tivemos ajuda de muitos irmãos, por isso devemos sempre ajudar nossos irmãos, pois assim funciona o princípio da mutualidade.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

MEMORIAL



E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.
Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.

Josué 4.3 e 7

O capítulo 4 de Josué narra algo muito importante para aqueles que desejam viver uma vida vitoriosa, e não somente algumas vitórias.
Aprender a ser grato! Reconhecer o porquê chegou até ali e quem o levou até lá.
Deus ordenou que Josué escolhesse um homem de cada tribo de Israel, e assim que o povo terminasse de passar pelo rio, eles deveriam voltar para o meio e, cada um recolher uma pedra de onde os sacerdotes ficaram. Essas pedras deveriam ser levadas para o acampamento do povo de Deus e seriam usadas como um memorial. A própria Bíblia declara o porquê deste ato:
 O povo vai lembrar o que Deus fez por eles.
As gerações futuras saberão o que Deus fez por seus antepassados e poderá fazer por eles também.
Os fará lembrar sempre, pois essas pedras ficariam expostas.

Um povo sem memória é um povo fraco, que comete o mesmo erro sempre e nunca avança. Nós, o povo de Deus, não podemos esquecer tantas coisa boas, milagres, curas, provisões que o Senhor já derramou sobre nós.
Infelizmente, muitas pessoas têm esquecido o que o Senhor tem feito por eles. São ingratos e, na hora em que a luta vier serão derrotados, pois não aprenderam a reconhecer a mão de Deus.
Na verdade tem muito cristão que só lembra-se de coisas ruins em sua vida. Ele só acha defeito nas coisas, na Igreja, nos irmãos, no pastor. Esquecem que foi nessa igreja que ele reclama agora, que foi abençoado. Esquecem que esse pastor que ele não quer ouvir mais, que orou por ele. Esquecem que esses irmãos que ele não suporta mais, que o acolheram quando ele chegou à igreja todo machucado, ferido e humilhado pelo diabo.
Deus não aprova esse tipo de atitude no meio do seu povo.
A ingratidão contamina a mente, rouba as bênçãos futuras e a alegria do coração. A palavra de Deus declara: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3.21

LIÇÕES DE HOJE: Escreva o seu testemunho, compartilhe com outras pessoas, de vez em quando leia-o de novo e agradeça a Deus por ter sido tão bondoso com você. Abrace seus pastores e os irmãos que o ajudaram na sua caminhada, agradeça toda a atenção e carinho que você recebeu.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...