A. INTRODUÇÃO:
A visão do “Purê de Batata” parte do princípio bíblico da unidade expressa na oração sacerdotal de Jesus em Jo. 17:20-23. É necessário que a Igreja Local tenha como todo essa visão para que haja unidade no Corpo. O Pequeno Grupo é o lugar ideal para aprender e praticar a unidade. Ser “um” e ser“família de Deus”; é a expressão verdadeira da unidade do Corpo de Cristo – começando pelos Pequenos Grupos.
A PG não pode ser como um saco de batatas aonde não existe unidade (somente união); ele tem que ser um purê de batata aonde as batatas foram amalgamadas de tal forma que é impossível separar uma da outra. Quando o PG põe em prática a visão do “Purê de Batata” ele sempre se tornará um PG atraente e gostoso de participar.
B. UNIDADE VERDADEIRA
1. Princípios de se tornar um; At 2:46.
a. Unânimes, definição: “Que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião”.
b. “No templo, …de casa em casa” (a Igreja primitiva diariamente cultivava a unidade no templo (nos cultos de celebração) e nas casas (PG's).
c. Três palavras importantes em Atos 2:46:
- Perseveravam: demonstra compromisso e seriedade com o plano de Deus de se tornar um.
- Alegria: demonstra prazer e gozo na unidade. É uma escolha. Em outras palavras nem sempre nossa carne achará gostoso o sacrificar do nosso tempo, planos individuais, etc., para cultivar unidade – mas o plano de Deus é que façamos isso com muita alegria genuína!
- Singeleza: Simplicidade de visão! Temos que deixar de ser tão complicado, cheios de desejos próprios e opiniões egoístas. Singularidade e simplicidade de visão promove unidade nos seguidores ou cumpridores da mesma.
2. Resultados de se tornar um; At 2:42-47.
a. Mais milagres; vs. 42-43.
b. Ajudar as pessoas necessitadas; vs. 44-45.
c. Construir relacionamentos fortes; vs. 46.
d. Atrair o povo para Jesus; vs. 47.
3. A importância de se tornar um.
a. Abundante graça sobre os cristãos; At 4:32-34.
b. Crescimento autêntico da igreja; At 5:14; Jo 17:20-23 (… “para que o mundo creia…”)
4. Como se tornar um em cada Pequeno Grupo? Exemplo do Purê de Batatas:
a. Com batata crua … Não dá!
b. Como fazer o purê?
- Água: Palavra de Deus; Is. 55:11
- Fogo: Espírito Santo (orar em fé, orar em línguas, guerra espiritual, etc.). As batatas cruas não podem ver o fogo mas podem sentir o seu efeito.
- Descascar a batata: Tirar a máscara; não precisamos tentar parecer alguém espiritual, etc. Temos que ser quebrantados, admitindo que temos muito para aprender e crescer, Pv. 28:13; Tg. 5:16.
c. Uma vez prontas, as batatas tem que estar sempre juntas para se almagamarem. At 2:44. Exemplos:
- Café da manhã.
- Almoço no domingo.
- Praticar esportes juntos.
- Estimular uns aos outros para crescerem espiritualmente e motivar uns aos outros a uma maior intimidade com Deus e uns com os outros; Hb. 10:24-25.
- Discipulado vertical e horizontal um com o outro.
- Evangelismo juntos (fazer visitas juntos!!).
- Orar juntos, vigílias, etc.
- Brincar juntos.
d. Para evitar que o Purê de Batatas azede:
- Atmosfera de confiança e transparência.
- Correr o risco de se abrir sem medo de fofoca.
- Às vezes tem que confrontar de acordo com Mt 18:15-17 com firmeza e muito amor.
- Se humilhar para receber conselho e oração.
- Evitar a todo custo panelinha (grupinhos introvertidos). O segredo do PG ter um “Purê de Batata” gostoso e atraente é trazer e envolver as novas pessoas. Todos os membros do PG devem ter um coração muito aberto a se envolver com os visitantes. Já que queima no coração de cada participante o desejo forte de expandir o Reino de Deus através do crescimento e multiplicação do PG, uma atmosfera extrovertida permeia o “Purê de Batata” e assim acelera a integração de novas pessoas com muita facilidade.
Pr Abe Huber (Igreja da Paz) Fortaleza
2 comentários:
Visão perfeita a ser pratica em nossas vidas, essa é uma das revelações que vem do alto que é pura e perfeita para nós ;)
É isso aí Jovem Cristão!
Postar um comentário