quinta-feira, 21 de julho de 2011

PALAVRA DE DOMINGO!

Deus nos deixou um modelo para seguirmos. (I Pedro 2:21), e o nosso modelo deve ser Jesus. Precisamos fazer como Ele fez: IR PARA A CRUZ! É difícil ir para a Cruz, porque ir para a Cruz é negar-se a si mesmo, as nossas vontades, desejos, etc.
O apóstolo Paulo batia no peito e dizia: Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo. Ele podia dizer isto, ele tinha relacionamento com Deus e sabia da sua condição diante de Deus. Deus tem nos dado um irmão mais experiente (discipulador) pra cuidar de nós e nos orientar, e isso é um privilégio que o mundo não tem. Porém temos dificuldades em seguir as orientações do nosso discipulador porque somos imaturos, temos nos alimentado pouco da palavra, estamos no leitinho e aí emburramos, fazemos cara feia, batemos a porta, achamos que já sabemos de tudo e que as coisas devem ser como queremos, agimos como crianças (no falar, no sentir, no agir). Se não nos submeter, o Espírito do Senhor é impedido de agir, pois Ele se revela quando temos relacionamento com Ele e andamos em submissão, não em rebelião. Então precisamos entender que a revelação de Deus vem para àqueles que o desejam e tem relacionamento com ele, não para quem tem um título, os títulos são dados por homens, a filiação é dada por Deus. Embora Paulo não tivesse andado com Jesus, Jesus havia se revelado pra ele de forma tão impactante que de cara ele entendeu que Jesus era o filho de Deus e que era para todos, não somente para os que viram Jesus em carne osso, e Deus se revelou de forma tão poderosa que ele saiu pregando para todos e atendendo ao chamado de Jesus de fazer discípulos de todas as nações (Gálatas 3:8 – Romanos 4:17).

Achamos que deve ser porque o discipulador ou líder quer pegar no pé, ou não entende seus sentimentos. No entanto, no momento em que eu e você verdadeiramente nos submeter, veremos os grandes avanços que faremos em nossas vidas. Perdemos tempo fazendo coisas, construindo coisas que no final das contas é pra nós mesmos, e de acordo com o que achamos correto, sem embasamento no relacionamento com Deus e vai chegar o momento que tudo aquilo que não foi autorizado ou edificado pelo próprio Deus cairá por terra e muitos ficarão decepcionados. Deixe Deus agir! O seu único trabalho deverá ser descansar nele. Muitas vezes deixamos de avançar porque não adquirimos maturidade e estamos preocupados com o fazer, se estamos aparecendo ou não. Quando deveríamos na realidade nos preocupar com o que Deus pensa a nosso respeito. Precisamos ser maduros, para isto devemos aprender a obedecer. Hebreus 5:8 (Jesus aprendeu a obediência). Lucas 2:41-51.

Então como amadurecer espiritualmente?

a. Negue-se a si mesmo (Mt 16:24)
b. Ingira alimento sólido todos os dias (I Co. 3:2 - Mt 4:4)
c. Mantenha a Comunhão (Jo 15:4-5)
d. Mortifique as obras da carne no Espírito (Ef. 6:20)

Em quais dimensões os discípulos maduros crescem?

1- Para baixo: aponta para raízes profundas (Jeremias 17:7-8 e Colossenses 2:7)
2- Para cima: aponta para comunhão (Efésios 2:6 e Hebreus 6:18-20)
3- Para os lados: Isto aponta p/ a multiplicação, frutos (Jo 15:8, Gn 49:22 e II Co 10:15-16)

Em que área o discípulo deve crescer?

a. Na graça (II Pedro 3:18)
b. Na fé (II Timóteo 1:3, II Coríntios 10:5)
c. No conhecimento (I Coríntios 13:9)
d. No amor (Colossenses 1:9-11)

É necessário ir além do que aprendemos com nosso discipulador. É necessário se comprometer com o ensino dele.Saia do “quadrado” (espaço), essa adoração se torna limitada. A vida de Deus em mim, em você deve alcançar todos os lados, deve ser ilimitada.

Deus está acima de nós, do nosso talento. Ele está acima do que eu posso fazer para ele, afinal de contas tudo foi feito por Ele e para Ele. (Colossenses 1:16).
Honre o seu discipulador! Agradeça a Deus pelo privilégio de ser cuidado!


PRA. Arlety Amorim

TEXTO: Wellington Roque e Carina dos Santos
ADAPTAÇÃO: Pra. Arlety Amorim

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...