Como ser cheio do Espírito Santo?
Aprender como ser cheio (viver sob o controle e poder) do Espírito Santo é a descoberta mais importante da vida cristã. Você pode experimentar a vida abundante que Jesus prometeu e levar outros a Cristo.
Jesus prometeu que nós faríamos obras maiores do que ele fez (Jo 14:12-14). Evidentemente que não podemos realizar essas obras maiores por nossa própria capacidade. Elas serão o resultado da atuação de Jesus Cristo - que veio buscar e salvar o perdido - através de nós.
Nossa responsabilidade é seguir a Cristo; a responsabilidade dele é fazer-nos pescadores de homens (Mt 4:19).
O mesmo poder que os discípulos receberam no Pentecostes - quando foram cheios do Espírito Santo - que os capacitou a mudar o curso da História, está a nossa disposição. Lamentavelmente, muitos cristãos não sabem como ser cheios do Espírito Santo.
I - QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é Deus - com todos os atributos da divindade. É a terceira pessoa da Trindade - co-igual com Deus o Pai, e Deus o Filho. Há um só Deus, mas ele se manifesta em três pessoas.
II - POR QUE O ESPÍRITO SANTO VEIO?
O Espírito Santo veio à terra para glorificar a Cristo e guiar-nos a toda a verdade. Na véspera de sua crucificação o Senhor Jesus disse aos discípulos: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir. Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:13, 14).
É impossível conhecer a Cristo sem o Espírito Santo (Jo 3:5). Ele também nos guia em nossa vida de oração e nos dá poder para testemunhar (At 1:8).
III - QUE SIGNIFICA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?
Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio de Cristo e permanecer nele (Jo 15:1-18). Ser cheio do Espírito tem uma dupla significação.
1. Daremos fruto espiritual. Cristo que "veio salvar o perdido", pelo poder do Espírito Santo, produzirá através de nós o resultado de almas ganhas para o Senhor (Jo 15:16; Mt 4:19). À medida que o Espírito nos controla, amadurecemos em Cristo e o fruto do Espírito se tornará cada vez mais evidente em nossa vida (Gl 5:22, 23).
2. A Palavra de Deus se tornará mais significativa para nós. Ela é a base do nosso crescimento espiritual (Cl 3:16).O Espírito Santo, no entanto, é quem ilumina e aplica a Palavra em nossas vidas.
IV - POR QUE MUITOS CRISTÃOS NÃO SÃO CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO?
1. O cristão em geral continua a viver em fracasso e não é cheio do Espírito Santo porque lhe falta conhecimento.
a) Se ele soubesse quanto Deus o ama e o poder que está à sua disposição para viver a vida abundante, o cristão não desejaria permanecer na "carne".
b) Ele não compreende que, desde o momento do nascimento espiritual, Deus tornou seu poder acessível a fim de capacitar o cristão a continuar crescendo com vista à sua maturidade em Cristo.
c) O cristão, não sabendo como ser cheio do Espírito Santo pela fé, vive uma vida infeliz, derrotada e cheia de altos e baixos (Rm 7:15, 25).
d) Muitos cristãos não estão conscientes da sua herança espiritual.
2. O cristão em geral não é cheio do Espírito Santo por causa da incredulidade.
a) Muitas pessoas têm medo de Deus; não confiam nele (Hb 3:19; 1 Jo 4:18).
b) Muitos sentem que Deus irá exigir deles o impossível; duvidam da extensão do amor de Deus (Mt. 7:11).
c) Muitos julgam que Deus vai privá-los de alegrias; não compreendem a grandeza do seu plano para suas vidas (Mt 6;33).
V - COMO VOCÊ PODE SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?
1. Você é cheio do Espírito pela fé.
a) Você se torna cristão pela fé (Ef 2:8, 9).
b) Anda no Espírito também pela fé (Cl 2:6).
2. Não precisa implorar a Deus aquilo que já lhe pertence (Rm 1:17).
Você não tem que implorar a Deus que o encha com seu Santo Espírito. Não tem que negociar com ele, por meio de jejum, lágrimas, petições ou súplicas. "O justo viverá pela fé". Não merecemos a plenitude de Deus. Recebemo-la pela fé. Suponhamos que você queira trocar um cheque de 500 reais. Você iria ao banco em que tem depositado milhares de reais, entregaria o cheque ao caixa, ajoelhar-se-ia e diria: "Por favor, senhor caixa, troque o meu cheque?" Não, não é essa a maneira como você troca um cheque. Simplesmente vai pela fé, coloca o cheque no balcão, e espera pelo dinheiro que já lhe pertence. Então, agradece ao caixa e retira-se. Muitos cristãos estão implorando a Deus alguma coisa que já está à disposição deles. Estão buscando alguma experiência emocional, sem compreender que essa atitude da parte deles é um insulto a Deus - uma negação da fé pela qual agradamos a Deus.
3. Vários fatores contribuem para preparar o coração a fim de que ele seja cheio do Espírito Santo pela fé. Você precisa:
a) Desejar viver uma vida que agrade ao Senhor (Mt 5:6).
b) Estar disposto a submeter o controle de sua vida a Cristo de acordo com o mandamento de Deus (Rm 12:1, 2)
c) Você precisa confessar qualquer pecado que o Espírito traga à sua lembrança e pedir seu perdão (1 Jo 1:9).
4. Há duas palavras a lembrar ao buscar a plenitude do Espírito pela fé.
a) Sua ordem é que sejamos cheios do Espírito Santo (Ef 5:18).
b) Sua promessa é que ele sempre responde quando pedimos de acordo com a Sua vontade (1 Jo 5:14,15)
5. É importante lembrar:
a) Se você é nascido de novo, o Espírito Santo já habita em você.
b) Ser cheio do Espírito Santo não é uma experiência única; devemos ser constantemente cheios do Espírito Santo como algo da vida normal.
c) Não é simplesmente pela oração que somos cheios. É pela fé.
6. Nunca podemos tornar bons para agradar a Deus; precisamos viver pela fé (Jr 17:9; Rm 8:7; Gl 2:20).
7. Como resultado de ser cheios e de andar no Espírito tornamo-nos mortos par nós mesmos e vivos para Deus.
8. Vivemos pela fé. As emoções têm valor como um subproduto da fé e da obediência, porém nunca devemos depender somente das emoções.
Autor: EUDALDO FREITAS MEDRADO