quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

As marcas de Cristo!

 Quanto ao restante, ninguém tem autoridade para questionar-me, pois trago em meu próprio corpo as marcas de que pertenço a Jesus.  Gálatas 6:17

A que marcas o apóstolo Paulo se refere? Ele passou por muitas coisas e realmente ficou marcado por várias delas, de forma que podem distingui-lo como escravo de Cristo, mas essas marcas as quais se refere não são marcas no corpo, ainda que também as trouxesse. 

Paulo refere-se às marcas que um escravo tinha para que soubessem quem era o seu senhor. A escravidão era diferente do que entendemos hoje. Os escravos hebreus pagavam suas dívidas através do trabalho. Deus determinou no Êxodo que os escravos hebreus deveriam servir aos seus senhores por seis anos e no sétimo ano estaria livre, sem pagamento (Êxodo 21:2). Geralmente os hebreus eram escravos por dívidas ou pobreza extrema, e alguns escravos, após os anos trabalhados, se apegavam tanto aos seus senhores que optavam por voluntariamente continuar sendo escravos daquele senhor até o fim de sua vida, sem voltar à liberdade. E como sinal de sua entrega, o escravo tinha a orelha furada (Êxodo 21:6). Ser escravo de orelha furada simbolizava não servir aquele senhor por obrigação, pois já poderia estar livre, mas porque já não queria servir a outro senhor. É uma junção de serviço e amor. Os escravos hebreus não eram chamados de escravos, mas servos.

É a isso que Paulo está fazendo referência, às marcas de um escravo de orelha furada, que diz ao seu senhor que ainda que possa ir embora não quer, que prefere ficar e servi-lo para sempre. Paulo carregava em si essas marcas, as marcas de um legítimo servo assim como seu Senhor Jesus era: submisso, obediente, amoroso, clareza no propósito. 

Paulo diz que ninguém tem autoridade para questioná-lo, pois carrega em seu corpo a marca de servo do Filho de Deus.

Ao me avaliar comecei com as perguntas: Será que também sou inquestionável quanto à minha vida, minha conduta? Carrego em meu corpo as marcas de que pertenço a Cristo? 

Me ajude Papai a ser uma serva de orelha furada!


Pra. Arlety Amorim

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Quando todos lhe abandonam!

Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! (2 Timóteo 4.16-18)

Medite e fique maravilhado!

Ele está abandonado. Ele é um homem velho, um servo fiel, em uma cidade estrangeira, longe de casa. Ele está cercado por inimigos, em perigo de morte. Por quê? Resposta: Para que ele pudesse escrever esta sentença preciosa para nossas almas: “Mas o Senhor me assistiu”!

Oh, como eu amo essas palavras! Quando você é abandonado por amigos íntimos, você murmura contra Deus? As pessoas em sua vida são realmente o seu Deus? Ou você é encorajado com essa magnífica verdade: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.20)? Você fortalece seu coração com esse juramento inexorável: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13.5)?

Então, digamos: “O Senhor me assistiu!”.

Pergunta: Qual era a ameaça no versículo 18? Resposta: que Paulo poderia não alcançar o reino celestial do Senhor! “O Senhor… me levará salvo para o seu reino celestial”.

Pergunta: Como a ida de Paulo para o reino celestial era ameaçada? Resposta: “Obra má”. “O Senhor me livrará de toda obra má e me salvará para o seu reino celestial”.

Pergunta: Como uma obra má poderia ameaçar Paulo de alcançar o reino celestial? Resposta: tentando-o a abandonar sua fidelidade a Cristo por meio da desobediência.

Pergunta: Essa tentação era a “boca do leão” da qual ele foi liberto? Resposta: Sim. “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé” (1 Pedro 5.8-9).

Pergunta: Então, quem recebe a glória por Paulo não ter cedido a essa tentação, mas perseverado até o fim com fé e obediência? Resposta: “A ele [Deus] seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Pedro 5.11).

Pergunta: Por quê? Não foi Paulo quem permaneceu firme? Resposta: “O Senhor me assistiu e me revestiu de forças”.


Fonte: Voltemos ao Evangelho e Ministério Fiel – Devocional Alegria Inabalável – John Piper

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...