sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TRÊS DEVERES DIFÍCEIS DE UM CRISTÃO CUMPRIR (E COMO É DIFICIL!)

Por Cristiano Santana
É DIFÍCIL ORAR

Uma vez visitei um irmão em Cristo e ficamos conversando por horas. Notei que ele tinha um grande interesse em falar mal dos outros. Como ficou muito tarde, ele me convidou para que passasse à noite em sua casa. Então concordei. Quando eu o convidei para orarmos, na hora de dormir, ele me deu uma resposta supreendente: Disse que tinha vendido muita banana na feira e que estava muito cansado para orar. Após orar sozinho, fui dormir com a seguinte indagação na mente: por que uma pessoa que tem disposição para "fofocar", por horas, sobre a vida dos outros, não tem forças para orar, por pelo menos cinco minutos? Infelizmente essa é a situação de muitos crentes.

Pesquisas de alguns anos atrás trazem dados interessantes sobre a oração:

• Pesquisa realizada pelo jornal Leadership, dos Estados Unidos, que diz o seguinte: 57% dos líderes cristãos do mundo oram menos de 20 minutos por dia. 34% oram entre 20 e 60 minutos por dia e 9% oram entre 60 e 90 minutos por dia. Estou falando dos líderes do mundo inteiro. A média é de 22 minutos por dia.

• Uma outra pesquisa diz o seguinte: 28% dos pregadores, 1 em cada 4 pastores, oram menos de 10 minutos por dia.

• Por fim, uma terceira pesquisa diz que a média de oração dos Pastores australianos é de 23 minutos por dia. A média dos Pastores japoneses é de 44 minutos diários, e a média dos Pastores coreanos é de 90 minutos por dia.

Ora, se os pastores e pregadores estão assim, fico pensando sobre a situação dos membros comuns...


É DIFÍCIL LER A BÍBLIA

De acordo com pesquisa do Instituto Pró-Livro, divulgada em 2008, a Bíblia Sagrada, embora seja o livro preferido dos leitores brasileiros, é lida com frequência por menos de 2,5% da população do país. Diz-se que, entre os evangélicos, o percentual é de apenas 11%.

Infelizmente a maioria dos crentes modernos tem maior prazer em assistir a novelas, acessar o Orkut, conversar pelo MSN, escrever no Twitter, etc. Quando se falar em ler a Bíblia, ouve-se várias desculpas. Uns dizem que ficam com sono; outros dizem que ficam com dor de cabeça; outros dizem que não entendem nada, etc.

É DIFÍCIL EVANGELIZAR

Existe uma triste estatística no que se refere à porcentagem de evangélicos/protestantes que compartilham sua fé de forma regular. Somente 2% fazem o evangelismo parte constante de sua vida. É uma triste estatística, mas ainda assim uma estatística.

Mais uma vez, quando se convida a igreja para evangelizar, comparecem apenas uns cinco "gatos-pingados". Por outro lado, se for anunciado um churrasco ou um passeio à praia às 6h da manhã, ver-se-á crentes chegando às 5h da manhã!

POR QUE É TÃO DIFÍCIL ORAR, LER A BÍBLIA E EVANGELIZAR?

Muitos são os motivos que se dão para o fato de os crentes negligenciarem esses três importantes deveres, mas creio que todos convergem para um motivo principal: UMA VIDA FALIDA ESPIRITUALMENTE.

Orar, ler a Bíblia e evangelizar são tarefas que exigem um certo condicionamento espiritual. Aqueles que vivem para agradar a carne, por mais que tentem, não conseguem cumpri-las.

Para que orar se eu não sinto nenhuma vontade de ter experiências espirituais com Deus? Por que ler a Bíblia se ela denuncia o meu estilo de vida pecaminoso? Como evangelizar se eu não tenho nenhuma experiência de conversão para transmitir? É assim que o protestantismo no Brasil vai de mal a pior.

Temos de superar com urgência essas dificuldades. Os demônios sabem que o cumprimento desses deveres resulta em maravilhosa vitória na vida do crente. Por isso envidam o máximo esforço possível para que essa meta não seja alcançada.

Levantemo-nos com fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e transformemos a oração, a leitura da Bíblia e o evangelismo como atividades essenciais de nosso estilo de vida.

Nenhum comentário:

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...