domingo, 26 de fevereiro de 2017

Coragem Verdadeira

Você é tímido(a)? Cuidadoso(a)? Gostaria de ser mais corajoso(a)? As Escrituras dizem, “Já não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.”(Romanos 8:1) “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3). Se você está em Cristo, essas promessas são não apenas uma fonte de alegria, mas também a base da coragem verdadeira!

Quando Deus olha para você, Ele não lhe vê; Ele que Aquele que lhe cerca. Fracasso não é uma preocupação para você. Sua vitória está segura. Como você não seria corajoso?

Em Hebreus lemos, “Já que temos confiança para entrar nos Santo dos Santos pelo sangue de Cristo – aproximemo-nos de Deus com a consciência tranquila, tendo completa segurança que vem da fé.”

O ponto é claro. O Pai da Verdade vencerá, e os seguidores da Verdade serão salvos. O prêmio é seu. Você consegue escutar o aplauso da vitória?

de O Aplauso do Céu.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Qual voz você escuta?

Por Max Lucado

Deixe-me dizer algo importante. Não há um momento em que Jesus não esteja falando. Nenhum sequer. Não existe um lugar em que Jesus não esteja presente, nenhum sequer. Nunca haverá um quarto muito escuro... um saguão muito envolvente... um escritório muito sofisticado... que o terno Amigo, sempre marcando presença e que sempre nos acompanha, implacavelmente não esteja lá, batendo à porta dos nossos corações, com toda gentileza, esperando ser convidado a entrar.

Poucos ouvem essa voz. Um número ainda menor abre a porta.

Todavia, não interprete nossa insensibilidade como a ausência dele. Cercada de promessas evanescentes de prazer, está a promessa eterna de sua presença.



"E eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. " [Mt 28:20]"Eu nunca o deixarei; eu jamais o abandonarei." [Heb 13:5]

Não há qualquer outro coro que soe tão alto a ponto de não permitir que a voz de Deus seja ouvida... se decidirmos ouvi-la. É o que acontece nesse hotel.

Demorei alguns minutos para encontrá-la, mas encontrei. Não estava tão visível como o folheto do saguão ou o aviso do filme. Mas estava lá. Não era tão ornamentada como a bíblia dos Mórmons ou tão atraente como a propaganda de acompanhantes. Mas eu desistiria de todas essas mentiras de uma vez por todas, para ficar com a paz que encontrei nesse tesouro.

Uma Bíblia. Uma simples Bíblia deixada ali pelos Gideões. Gastei alguns minutos para encontrá-la, mas finalmente encontrei. E quando a vi, abri em uma das minhas passagens favoritas:



"Não se admirem disso, porque está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a sua voz e sairão dos túmulos. Aqueles que fizeram o bem, vão ressuscitar para a vida eterna. Mas aqueles que fizeram o mal, vão ressuscitar para ser condenados. " [João 5:28-29]

Interessante. Um dia virá em que todos ouvirão a voz dele. Haverá um dia em que todas as outras vozes serão silenciadas, e somente a voz dele será ouvida.

Alguns escutarão sua voz desde o primeiro instante. Não é que ele nunca tenha se pronunciado, mas é que eles nunca a ouviram. Para esses, a voz de Deus será a voz de um estranho. Eles a ouvirão uma vez e nunca mais. Vão passar a eternidade fugindo das vozes que seguiram na terra.

Mas os outros serão chamados de seus túmulos por uma voz familiar, pois são ovelhas que conhecem seu pastor, são servos que abriram a porta quando Jesus bateu.

Nesse dia, a porta se abrirá novamente. Somente dessa vez. E não será Jesus que entrará em nossa casa; seremos nós que entraremos na casa dele.

Tudo Que Você Precisa

Ginger tinha seis anos de idade quando ela e os colegas da escola dominical fizeram cartões para membros enfermos da igreja. O dela foi de cor púrpura bem viva, que dizia “Eu te amo, e o mais importante é que Deus lhe ama!” Ela e a mãe dela entregaram o cartão.

Meu pai estava confinado ao leito; o fim estava próximo. Ele podia estender a mão, mas ela estava curvada devido à doença. Ginger fez uma pergunta a ele que só uma criança de seis anos poderia, “Você vai morrer?” “Sim”, ele respondeu, “mas quando, eu não sei.” Ela perguntou se ele tinha medo de ir embora. “Embora é para o céu,” ele disse a ela. “Eu estarei com meu Pai. Estou pronto para vê-Lo e olhar em seus olhos.”

Um homem perto da morte, piscando o olho ao pensar nela. Ele havia perdido tudo? Só dava essa impressão. Mas no final, meu pai ainda tinha o que ninguém podia tirar – fé. E no final era só disso que ele precisava!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Todos Nós Morremos

Este coração sentirá uma última batida. Estes pulmões se encherão com um último suspiro. A não ser que Cristo volte antes, eu morrerei. E você também. Salmo 89:48 diz “Que homem pode viver e não ver a morte, ou livrar- se do poder da sepultura?”. Jovem e velho, bom e mau, rico e pobre. Nenhum gênero escapa, nenhuma classe é isenta. Júlio César morreu. Elvis morreu. John Kenedy morreu. Princesa Diana morreu. Todos nós morremos.

Em Hebreus 9:27, o escritor foi franco: “o homem está destinado a morrer uma só vez”. Faça exercício o quanto quiser. Coma comida saudável. Fique longe do sol, distante do álcool, e afastado das drogas. Faça o que puder, você morrerá. A morte parece um destino tão final. Até que lemos as palavras do anjo na história da ressurreição de Jesus: “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito!” (Mateus 28:6)

A Morte Não é o Capítulo Final

13/05/2016 - Devocional Diário
A morte não é o capítulo final na sua história. João 11:25-26 nos assegura que, na morte, nós entraremos nos braços daquele que declarou “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e aquele que vive e crê em mim não morrerá, eternamente”.

Winston Churchill acreditava nisso. O Primeiro Ministro planejou seu próprio funeral. Dois corneteiros ficaram posicionados na cúpula da Catedral de São Paulo. Na conclusão da cerimônia o primeiro tocou “Taps”, o sinal de um dia completo. O segundo tocou “Reveille”, a canção de um dia iniciado. A morte não é um poço, mas uma passagem, uma esquina virada. Isaías escreveu “Vocês mortos viverão…todos vocês mortos e sepultados, acordem! Cantem! A Terra está borbulhando com vida, dando à luz os mortos”(Isaías 26:19). Então, toque, corneteiro…toque!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Inicio do Jogo - Vivendo a Vida

Aqui está o teste para descobrir se sua missão na vida está terminada:se você estiver vivo, ela não acabou.Richard Bach
Embora ninguém possa voltar e começar do zero outra vez,qualquer um pode começar agora e ter um final inédito.Carl Bard

Neste último capítulo de nossa investigação sobre o estilo de vida de um mês para viver, você já sabe que seu tempo não acabou. Se Deus quiser, você vai viver por muitos e muitos meses, anos ou décadas, desfrutando a vida ao máximo, para sempre transformado por ter aceitado a pessoa que Deus o criou pra ser e sua busca apaixonada por sua realização.
Em suma, essa é a premissa do livro. Você recebeu um presente extraordinário: sua vida. Tem um chamado excepcional: ser o melhor você que Deus o criou para ser. Seu objetivo é abrir esse presente e usar tudo o que lhe foi concedido na busca daquilo que mais importa: amar tanto a Deus quanto as pessoas.
 JOGO DA PAIXÃO
Se eu tivesse como limite apenas uma realização com este livro, gostaria que fosse acender e restaurar a paixão em sua vida. Se você tivesse apenas um mês para viver, certamente gostaria de desfrutar cada momento como o presente precioso que é. A paixão é o combustível para sustentar a longo prazo o estilo de vida de um mês para viver.
Nada realmente grande acontece sem paixão. Ela nos leva a compartilhar o amor de Deus de maneiras criativas e inovadoras com aqueles que estão ao nosso redor. A paixão dá vida à vida.
Deus deseja que vivamos de maneira apaixonada. “Portanto, ame o Senhor Deus com toda sua paixão e oração e inteligência e energia” (Mc 12:30, The Message). Fomos criados com a capacidade da paixão porque Deus é um Deus apaixonado, e fomos criados à sua imagem. Já ouvimos a ordem: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor” (Rm 12:11). A expressão “sejam fervorosos” passa a ideia de que um dia podemos deixar de sê-lo. Se não enfatizarmos essa questão, o estresse e as pressões da vida nos podem roubar a paixão por nossa família, amigos e carreira.
UMA VIDA PARA VIVER
Com o objetivo de manter a paixão viva e em crescimento, devemos certificar-nos de alimentá-la com quatro ingredientes principais. O primeiro é o mais importante: amor. O amor é o alicerce de uma vida apaixonada e com propósitos. Se seu desejo é reacender a paixão pela vida, concentre-se no amor de Deus por você.
O segundo ingrediente essencial para uma vida apaixonada é a integridade. Embora haja diversas definições para esse termo, integridade significa unir aquilo em que acreditamos à maneira como vivemos. Se você quer viver com paixão, tenha uma vida coerente e aja de acordo com o que acredita ser verdadeiro.
O terceiro elemento essencial para sustentar a paixão é o perdão. Em cada uma das quatro seções deste livro, o perdão surgiu, de uma forma ou de outra, como parte vital do estilo de vida de um mês para viver. Nada prejudica mais a paixão que conflitos não resolvidos. O texto de Jó 5:2 nos diz: “O ressentimento mata o insensato e a inveja destrói o tolo”. Tanto o ressentimento quanto a inveja roubarão a paixão da vida mais rápido que qualquer outra coisa.
O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se você quer voltar a ter paixão na vida, precisa aprender a perdoar as pessoas. Quando carregamos ressentimento, amargura e dor, nossa vida se corrói. Jesus é o grande exemplo para nós aqui, como sempre. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23:34). Ele perdoou aqueles que o estavam crucificando. Ninguém perdoou mais que Jesus Cristo. Ele foi a pessoa mais apaixonada do mundo, porque foi a que mais perdoou.
Por fim, precisamos de entusiasmo para manter a paixão na vida. A palavra entusiasmo vem de duas palavras gregas e significa literalmente “Deus dentro”. Se você quer viver cada dia como se fosse o último, concentre-se em seu relacionamento com Deus. Se tem dificuldades com a paixão em sua vida, talvez não esteja cultivando seu relacionamento com Ele no nível para o qual você foi criado. Temos uma fome espiritual interna que nunca será satisfeita até que descansemos em Deus. Se quisermos viver o resto da vida como se tivéssemos apenas mais um mês pela frente, nosso desejo será saber que Deus está dentro de nós, nos detalhes de cada dia. Vamos querer experimentar a intimidade do amor que Ele tem por nós e compartilhar esse amor com os que estão perto de nós.
Amor. Integridade. Perdão. Entusiasmo. Vida. A vida apaixonada, a única que recebemos para viver. Significa viver com essa paixão, plena e sem comodismo. Significa viver apaixonadamente, amar completamente, aprender humildemente e partir corajosamente.
NOSSO EXEMPLO
Quando penso na vida de Jesus, vejo alguém que sabia viver. Ele viveu de acordo com esses quatro princípios que analisamos. Jesus foi a pessoa mais apaixonada que já viveu, e Ele quer que tenhamos a mesma paixão. Em João 10:10 Ele diz: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. Jesus quer que tenhamos a vida plena que Ele tem para nós.
Jesus também amou completamente. Lemos em João 13:1: “Sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Portanto, o que Jesus fez quando soube quanto tinha para viver? Ele amou completamente aqueles que o cercavam. Podemos seguir o exemplo de Jesus quando nos concentramos com energia nos relacionamentos mais importantes de nossa vida. É preciso ter a intenção de se dedicar todos os dias a seus filhos, ao cônjuge e a todos os demais relacionamentos importantes para que eles se desenvolvam.
O terceiro princípio do estilo de vida de um mês para viver é aprender humildemente, e Jesus foi nosso maior exemplo de humildade. Lemos em Filipenses 2:8: “(Jesus) humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, a morte de cruz!”.
O quarto princípio é partir corajosamente, e mais uma vez Jesus é nosso maior exemplo, uma vez que deixou um legado eterno na terra. Ele abriu mão com coragem e voltou para seu Pai. Estava pronto para ir. Lemos em Lucas 9:51: “Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém”. Jesus foi para a cruz com coragem. Foi resoluto em sua decisão de ir para a cruz por causa de seu amor por nós. Podemos também deixar um legado de coragem na terra e passar nossos dias em algo que vai durar mais do que nós.
Meu objetivo para você e para mim é que vivamos intencionalmente de modo que não tenhamos arrependimentos.
Um dos mistérios da vida é que nenhum de nós sabe quando vai morrer. Mas nossa morte é um fato. “Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses” (Jó 14:5). Se estivermos dispostos a aceitar isso e a confiar a Deus o ponto final de nosso tempo na terra, poderemos concentrar-nos em como vamos preencher o traço entre o ano de nascimento e o ano de nossa morte. Podemos transformar esse traço numa incrível aventura de descoberta, alegria e contentamento significativo. Podemos viver.
Minha esperança é que este livro tenha mudado sua vida, que o tenha feito pensar no significado de viver apaixonadamente e com propósito. Meu desafio a você é viver cada dia como se tivesse apenas um mês para viver!

Para a vida toda

  1. Agora que você completou o desafio de um mês para viver, quero incentivá-lo a permanecer nesse estilo de vida. Coloque em prática os quatro princípios desse estilo de vida.
  2. Assim que possível, planeje um dia em que possa sair sozinho para refletir sobre sua experiência de ler este livro. Transforme esse dia em uma avaliação do estilo de vida de um mês para viver. Reveja todas as respostas, pensamentos e sentimentos que teve durante a leitura deste livro. O que lhe causou maior impacto durante este mês? Por quê? De que modo você mudou com a leitura deste livro e aplicação dele à sua vida?
  3. Reúna-se com um amigo e compartilhe sua experiência durante os trinta dias que se passaram. Pergunte o que essa pessoa faria se tivesse apenas um mês para viver.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Partir corajosamente - fim do jogo

Morrendo para viver

Se eu descobrisse dentro de mim mesmo, um desejo que nenhuma experiência desse mundo pudesse satisfazer, a explicação mais provável é que fui criado para outro mundo. C. S. Lewis

Quando se trata do jogo da vida, porém, chegará um momento em que o apito final será tocado, e o jogo terminará. De fato, as estatísticas mostram que a morte atinge 100% das pessoas.  Quando nosso corpo finalmente se acabar, deixaremos a vida que conhecemos aqui na terra. Seremos forçados a entrar no processo seguinte, seja qual for.
A aceitação de nossa mortalidade pode libertar-nos para viver da maneira mais livre possível. Pensar naquilo que vai acontecer quando soar o último apito permite um foco mais preciso na vida, ajuda a viver com mais propósito e a refletir sobre cada momento.

O céu não pode esperar
Um dia, você deixará de respirar, mas não deixará de viver. Você viverá para sempre na eternidade. Deus poderia ter nos criado como robôs, programados para amá-lo, servi-lo e segui-lo, mas não fez isso. Ele se arriscou ao máximo quando nos criou com esse poder chamado livre-arbítrio.
O céu é Jesus. Cristo está ali, de modo que experimentaremos mais compaixão e criatividade do que poderíamos sonhar. Se nosso desejo é experimentar o céu, então devemos viver cada momento aqui na terra preparados para a eternidade. Você não está realmente pronto para viver até que esteja pronto para morrer.
A Bíblia diz que, por causa daquilo que Cristo fez, somos amigos de Deus. Neste momento você pode orar pedindo que Cristo entre em sua vida, perdoe a culpa e os seus pecados e lhe faça viver uma vida em abundância.
Você não pode extrair o máximo de cada momento até saber que a eternidade está garantida. Esse conhecimento o liberta para desfrutar a vida e fazer diferença na vida de outras pessoas.

Garantia eterna
Uma vez preparado para a eternidade, você passa a querer investir naquilo que dura para sempre. Sua perspectiva se transforma.
É comum vivermos como se fôssemos permanecer nessa terra para sempre. Nosso foco precisa ser redirecionado para as coisas que passarão pelo teste do tempo. Na realidade, existem apenas duas: a Palavra de Deus e as pessoas.
É muito comum nos concentramos nas coisas que simplesmente não duram. Eclesiastes 11.7-8:
Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.

O que você faz com o seu traço de tempo aqui nessa terra vai prepará-lo para a eternidade. A vida só fará sentido quando você entender que ela é uma preparação para a eternidade.

Para toda a vida
Que investimento eterno você fez nesta semana? Quanto tempo passou envolvido com a Palavra de Deus? Por quanto tempo conectou-se com pessoas de maneiras significativas?

Até amanhã com a graça de Deus.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Partir corajosamente - pegadas

Deixando uma impressão duradoura

Meus filhos não se lembrarão das palavras de sabedoria que eu lhes disse ao longo dos anos, nem os seus se lembrarão dos bons conselhos que você lhe deu. Mas um retrato indelével de quem você é e de como viveu está gravado na mente e plantado no coração deles. Dorothy Kelley Patterson

Nosso sustento vem do que obtemos, mas nossa vida vem do que doamos. Winston Churchill

Queremos ser bons administradores do planeta por causa da responsabilidade que Deus nos confiou em relação a sua criação. Precisamos causar a impressão mais positiva e mais duradoura possível na vida das pessoas. Para fazer isso, é necessário ter um firme propósito em relação ao tipo de impressão que deixamos.
Não é preciso tornar-se missionário internacional, ser milionário nem pedir demissão do emprego. Se quisermos causar impacto cobre aqueles que nos seguem, precisamos apenas amar a Deus, servir aos outros e doar daquilo que já nos foi concedido.

Vale a pena refletir
Pense numa experiência recente em que suas crenças espirituais o levaram a uma aplicação prática de serviço a outras pessoas

Solução para a poluição
Do mesmo modo que devemos controlar a emissão de gases tóxicos industriais e diminuir a poluição, devemos lidar com os resíduos que se acumulam em nossa alma. Pode ser tentador desprezar nossas próprias faltas e deficiências e nos concentrar exclusivamente nos erros alheios. Todos nós conhecemos pessoas que se orgulham de sua espiritualidade, mas apontam as falhas dos outros e ignoram as próprias.
A notícia transformadora de vida é que Jesus Cristo nos perdoa e nos limpa até mesmo do entulho mais oculto.
Se quisermos deixar um legado de graça para aqueles que nos sucederem, temos de começar reconhecendo nossa necessidade pessoal do perdão de Deus.

Vale a pena refletir
Qual sua reação normal ao refletir sobre seus pecados e suas deficiências? Como você costuma reagir as falhas e aos pecados dos outros?

Reciclagem pela graça
Ao sentirem o perdão e o amor de Deus pelo presente que é seu Filho, as pessoas em geral se prontificam a pedir perdão àqueles a quem feriram e a estender misericórdia àqueles que as magoaram.
Se julgarmos menos e confessarmos mais nossas próprias deficiências, investiremos num legado eterno: nosso caráter e seu efeito sobre as gerações futuras. O ato de abrir o coração pode restaurar o nível de paz que o orgulho, a ira e a pretensão roubaram de nós.
É muito comum tentarmos fazer acertos com os outros sem de fato aceitar e sentir o poder da graça em nossa vida. Nosso pai nos capacita a viver uma vida transformada quando admitirmos nossos erros e as conseqüências deles.
A graça me aceita como estou, mas a graça também me dá o poder de mudar. O texto de Tito 2.1-12 diz: “porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente”.
Devemos aceitar uns aos outros e mostrar o amor de Cristo aos que estão a nossa volta. Isso pode significar que às vezes haverá uma confrontação com os outros ou que será preciso humilhar-nos a ponto de confessar e pedir-lhe perdão. Quanto mais colocarmos a prática da graça em nossa vida, maior será o legado que deixaremos. “A graça não é uma pequena oração que se recita antes das refeições. É uma maneira de viver”.

Para vida toda
Passe algum tempo  com Deus em oração e confissão. Peça que ele lhe revele a graça de uma maneira nova, de modo que você consiga compreender melhor a plenitude do amor que ele tem por você.

Até amanhã com a graça de Deus.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Colisões

"A felicidade não é um objetivo; é um subproduto." Eleanor Roosevelt

"Ao nascer, você chorava enquanto todos a seu redor sorriam. Viva sua vida de modo que, ao morrer você sorria e todos ao seu redor chorem." Anônimo

Na infância, um de meus brinquedos favoritos eram uns carrinhos acionados por um tipo de corda que, ao ser puxada, os fazia andar. Eles batiam uns nos outros, as peças se soltavam e voavam para todos os lados. Depois, era só colocar tudo de volta e brincar outra vez. Era fantástico!

Como eu gostaria que a vida fosse assim. Mas não é fácil reunir as peças quando ocorrem os acidentes da vida. Às vezes tudo sai dos trilhos, entramos em rota de colisão e não sabemos como pisar no freio. Se quisermos deixar um legado duradouro, precisaremos seguir pela estrada certa junto com o Mestre Motorista.

Vale a pena refletir
Qual foi a última vez em que você passou por uma colisão na vida – uma época ou experiência em que sentiu que tudo se desfazia? Como você reagiu? Como reagirá à próxima colisão com base em seu aprendizado nessa experiência?

ROTA DE COLISÃO

A primeira causa é a colisão, o choque de valores. Aquilo que entendemos serem colisões relacionadas à agenda muitas vezes são choques de valores. Você pode dizer que Deus é o número um em suas prioridades, mas a realidade é que Ele recebe apenas o que sobra de seu tempo, talento e finanças.

A boa notícia é que podemos examinar nossa vida, olhar para esses pontos de colisão e mudar a rota que estamos seguindo. A melhor maneira de começar esse processo é examinar uma das mais sérias colisões: a das vontades. Há momentos em que a minha vontade se choca com a vontade de Deus. Deixaremos um impacto duradouro somente quando permitirmos que o Senhor nos dirija: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (PV 3:5-6).

Vale a pena refletir
Numa escala de 1 a 10, sendo 1 seguir sua própria vontade e 10 seguir a vontade de Deus, onde você se encontra hoje? Em quais áreas da vida vê maior discrepância entre sua vontade e a vontade de Deus – relacionamento, finanças, crescimento espiritual, alguma outra?

FORÇA DE VONTADE

Como é possível permanecer no centro da vontade de Deus? O salmista nos instrui:

“Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37:3-5).

Como evitar as terríveis colisões que ocorrem quando nossa vontade se interpõe ao plano perfeito de Deus para a nossa vida? Se observarmos o texto, descobriremos três princípios para permanecer dentro da vontade de Deus: confiar, deleitar e entregar. Precisamos seguir a vontade de Deus. É comum dizermos: “Deus, mostre-me tua vontade, e eu a considerarei uma alternativa nessa decisão que estou tomando”. Então Deus diz: “Não, você precisa seguir minha vontade e, então, eu a mostrarei a você”.

Talvez você se sinta como se sua vida tivesse passado por um acidente, e o que restou dela esteja difícil de ser reconhecido ou restaurado. Tenho boas notícias. Não é tarde demais para mudar o curso de sua vida! Deus ainda tem um grande plano para você, mas o primeiro passo é sair do banco de motorista e pedir que Ele assuma o volante. Comece oferecendo a Ele o primeiro lugar em todas as decisões e seja sua vida ser transformada.

Isso nos leva de volta à confiança. A obediência começa e termina com confiança. Damos um passo de fé ao permitir que Deus dirija nosso carro e nos leve aonde Ele quer que estejamos. Mas Ele deseja que prestemos atenção e ajamos durante o caminho.

É preciso entender que nosso tempo é limitado nesta vida. Se realmente quisermos ter certeza de que realizamos nosso propósito quando chegar a hora de partir, teremos de permanecer dentro da vontade de Deus, confiando, deleitando-nos e entregando-nos ao caminho divino. Ele é o único que pode reconstruir nossa vida e redirecionar nossa vontade quando ela colidir com a Dele.

PARA A VIDA TODA
Qual é a maior barreira de sua vida para confiar em Deus neste exato momento? Que experiências do passado fizeram que você tivesse dúvidas, ficando irado, ferido ou desapontado? Passe algum tempo em oração, escrevendo ou conversando com Deus sobre essas experiências. Será difícil confiar nele se não houver comunicação.
Cite cinco desejos de seu coração. Seja o mais honesto possível. Passe algum tempo refletindo sobre cada desejo e a razão dele. Entregue sua lista a Deus, pedindo que lhe apresente a perspectiva dele em relação a cada item.
Se você tivesse apenas um mês para viver, quais seriam três atitudes que gostaria de ter para alinhar seu tempo com a vontade de Deus? O que o impede de fazer isso agora? Escolha uma dessas atitudes e coloque-a em prática nesta semana.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Madeira e Tijolos

"O preço de uma coisa é o quanto de vida se dá em troca." Henry David Thoreau

"Não é tolo quem da aquilo que não consegue manter para ganhar o que não se pode perder."
Jim Elliot

Todos nós estamos construindo pontes com nossa vida, mas aonde elas estão nos levando? Todos os nossos bens serão apagados um dia, mas nós duraremos para sempre, pois somos seres eternos. Um de nossos principais desejos é fazer deste mundo um lugar melhor do que quando aqui chegamos. Nosso ser está tomado de desejo de causar impacto, de fazer uma diferença que ecoará por toda a eternidade, muito depois de o corpo virar pó.

É difícil imaginar que estamos construindo ponte para a eternidade quando nossas realizações parecem durar mais do que um dia.

Vale a pena refletir
Que tarefas ou responsabilidades diárias da vida parecem incessantes? Peça a Deus que o ajude a lembrar-se de que todas as pequenas coisas que você realiza são percebidas por ele.

O derradeiro treinamento de incêndio
Desejamos deixar um legado, saber que fomos importantes. Esse legado será determinado pela maneira como vivemos a cada dia. Paulo tinha muita consciência da correlação entre materiais de construção e qualidade da obra. Em 1 Coríntios 3.12-14 ele escreveu:

E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

A cada dia precisamos escolher os materiais – temporais ou eternos – com os quais construiremos a vida. Precisamos de pelo menos três materiais de construção:

1.    As convicções, ou seja, aquilo que defendemos. Convicções são valores fundamentais na palavra de Deus. No mundo as coisas mudam sempre, mas as palavras de Deus não passarão sem seu propósito. Devemos mostrar coerência entre aquilo que acreditamos e o modo como vivemos. Uma convicção é um valor fundamental da Palavra de Deus que nos ancora, nos molda, permeia a nossa vida e se transforma numa parte tão grande de nós que passa a ser aquilo que somos.

Um estudo de caráter
2.    O próximo material de construção eterno surge em nosso caráter. O plano de Deus é colocar em nossa vida os mesmos traços de caráter de Cristo. Assim como um escultor trabalha para revelar sua obra, Deus trabalha para revelar em nós seu filho Jesus. Como um escultor que trabalha com pedras, Cristo tira de nós tudo o que não é próprio daqueles que se parecem com Ele. Para cultivar o caráter de Cristo em nós, Deus usa os problemas da vida, as pressões para aparar as arestas. Nas situações em que somos espremidos, sempre se extrai o que estar dentro de nós, bom ou ruim. Deus usa também as pessoas para enriquecer nosso caráter e  eliminar as arestas egoístas que nos impedem de amar de maneira que Cristo ama.

Vale a pena refletir
Neste momento quais são as áreas em que você está sentindo mais pressão? De que maneira Deus poderia usar essas situações para construir seu caráter?

Construção de pontes
3.    Legados eternos são construídos sobre nossas convicções, nosso caráter e nossa comunhão. As convicções de Deus e o caráter piedoso duram para sempre, assim como nosso relacionamento com o povo de Deus. Se desejamos construir uma ponte que leve a um destino eterno, precisamos de colegas de trabalho -  pessoas que tenham a mesma paixão por Deus e sua Palavra. Do contrário construiremos pontes que acabarão no meio do nada quando nosso corpo morrer e partimos dessa terra.

Se nossa expectativa fosse de viver apenas mais algumas semanas, a necessidade de concentrar-nos em Jesus e naqueles a nosso redor seria mais clara e fácil.
Se construirmos nossa vida sobre convicções, caráter e comunhão, estabeleceremos um memorial eterno que beneficiará um número incontável de vidas por gerações e gerações.

PARA A VIDA TODA

1. Numere uma sequência de itens de 1 a 5. Escreva cinco convicções que você considera atemporais. Reveja cada uma delas e reflita sobre seus fundamentos. Em que aspectos são reforçadas pela Palavra de Deus, pela vida dos outros e por sua própria experiência?
2. Faça outra lista numerada de 1 a 5, desta vez relacionando os traços de caráter pelos quais você gostaria de ser lembrado depois de deixar a terra. Como você viu Deus cultivando essas coisas em sua vida? Em quais delas Deus parece concentrado neste exato momento?
3. Faça outra lista com 5 itens. Escreva o nome de cinco pessoas – que não sejam familiares nem cologas de trabalho – que compartilham suas convicções e o compromisso de ter um caráter piedoso. Com que frequência as encontra? Como poderia incentivá-las? Em quais áreas poderiam desenvolver um programa de prestação de contas? Considere a ideia de fazerem juntos um estudo bíblico.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Partir Corajosamente - Sementes

"A criação de milhares de florestas depende de uma semente."  Ralph Waldo Emerson

"Fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa dessa fé é ver aquilo que acredita." Agostinho

NA INFÂNCIA, meu esconderijo ficava no alto de uma árvore plantada no jardim em frente à nossa casa.
Alguns dos maiores carvalhos da região onde moro foram plantados por colonizadores há mais de cem anos. Parece que eles queriam criar uma área arborizada onde seus descendentes pudessem morar ou cortar madeira para produzir sólidas casa à prova de tempestades. Considerando que a maioria deles nunca viu essas árvores alcançar a maturidade, a preocupação dos colonizadores com aqueles que os sucederiam é impressionante.
Quando penso no significado de tomar decisões como se tivéssemos um mês de vida, a pergunta permanece: é possível viver de modo que nosso impacto seja sentido para sempre? Não só acredito que seja possível, mas creio que é o tipo de vida para o qual fomos criados. O salmista revela como viver uma vida que se estenda além de nós: “Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos” (SL 145:4). Com isso em mente, analisemos o “que”, “onde” e “por que” plantar poderosos carvalhos para eternidade.

Vale a pena refletir
O que representa um legado duradouro para você? A casa da família? O anel de sua avó? A reputação de sua família? Sua montanha favorita? O mar? Outra coisa?

JARDINAGEM ESPIRITUAL
Embora todos nós tenhamos recebido dons e oportunidades incríveis, o tipo de semente que plantamos – e onde as colocamos – faz enorme diferença no produto a ser colhido. Em suma, tudo depende do poder da semente.
Jesus conta a parábola do semeador: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, por que não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um” (Mateus 13:3-8).
Em seu nível mais básico, essa é uma parábola sobre a fé, pois o semeador tinha fé na semente, em seu potencial de produzir. Em essência, ele planta uma semente de fé. Se desejamos ter uma vida que perdure além de nós, devemos sempre plantar sementes de fé.
A cada dia, a cada momento, em todos os atos, plantamos alguma coisa. Resta a pergunta: O que exatamente você está plantando?
Qual o efeito cumulativo de suas palavras, ações e intenções sobre aqueles que o cercam e os que virão? Que colheita eles farão do que você planta todo dia? Olhando de fora, talvez seja difícil discernir entre semente e pedrisco. Mas é claro que, olhando de dentro, os dois são completamente diferentes. Há vida na semente; não há nada a não ser pedra dentro do pedrisco. A semente tem potencial dentro de si: ela produz vida. Infelizmente, alguns de nós gastam tempo plantando pedras – sem potencial, sem vida sem fruto.
Quando as pessoas olham para sua vida do lado de fora, podem impressionar-se com as “grandes coisas” que você planta: uma conta corrente robusta, uma reputação importante. Pela aparência, você é um semeador bem sucedido, mas que fruto essas “grande coisas” gerarão? Não importa quão significativo seja seu portfólio ou quão ambiciosos sejam seus planos. Se acumular coisas e tentar impressionar as pessoas é tudo o que você faz, sua influência terminará no momento em que morrer. O tamanho da pedra não importa. Seja um cisco, seja uma montanha, se você enterrá-la, nunca será vista de novo. O impacto é zero.
O teste fundamental para determinar se você está plantando sementes verdadeiras ou apenas pedras surge com sua motivação. Estou plantando uma semente para satisfazer minhas próprias necessidades ou as dos outros? Em João 12:24, Jesus Explica: “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto”. A semente precisa ser lançada ao solo e, no silêncio, morrer. Sozinha ali, ela se abre para produzir vida. Do mesmo modo, precisamos morrer para nós mesmos – para nossos desejos, objetivos e sonhos egoístas – e assim plantar a semente altruísta. As pessoas foram criadas à imagem de Deus como seres espirituais que viverão pela eternidade, com ele ou longe dele. Se investirmos nas pessoas, nosso legado se transformará num enorme carvalho, produzindo vida às gerações futuras.

Vale a pena refletir
O que você fez na semana passada que durará pelo resto deste ano? Por dez anos? Para a eternidade? Quanto tempo você passou nesta semana lendo a palavra de Deus em comparação com o tempo gasto na leitura do jornal ou diante da televisão?

AMOSTRAS DE SOLO
A maioria dos fazendeiros diz que onde se planta é quase tão importante quanto o que se planta. Uma semente tem potencial, mas, se for plantada em solo ruim, não vingará. Os solos da parábola de Jesus representam diferentes tipos de vida. O primeiro ilustra a vida insensível. Jesus a descreve: “Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho”(Mt 13:19). Esse é o retrato dos que não tem interesse algum nas coisas espirituais. Vivem simplesmente para si mesmos, plantando sementes de egoísmo. Seu impacto será semelhante ao de uma pegada na praia – pode ser vista hoje, mas desaparecerá amanhã.
O próximo tipo de solo representa a vida confortável. Ilustra pessoas que se comprometem a seguir Jesus, mas não se aprofundam no relacionamento com ele. Quando surgem os problemas e as dificuldades, elas desistem. “Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona” (Mt 13:20-21). Essas pessoas acham que, se abraçarem a fé cristã, sua vida será um mar de rosas. Mas a vida cristã não tem nada a ver com conforto; tem a ver com caráter. Deus desenvolve nosso caráter quando nos dispomos a plantar sementes de fé, o que nos conduz ao limite e nos faz sentir desconfortáveis. De fato, “sem fé é impossível agradar a Deus” (HB 11:6). Deus nunca prometeu uma vida abundante, alegre e livre de temores se buscarmos dia-a-dia Nele a satisfação de nossas necessidades. Quando confiamos Nele, a vida se torna uma ousada aventura na qual damos um passo de fé e somos vivificados. Ele é o grande Deus que quer fazer coisas maravilhosa em nossa vida. Outra semente da parábola, contudo, caiu num tipo de solo que representa a vida sobrecarregada, o que provavelmente descreve a maioria de nós. Essa semente começa a crescer, mas os espinhos e as ervas daninhas crescem junto e a jovem planta é sufocada. “Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera” (Mt 13:22). Esse é o retrato das pessoas que começam a seguir a Deus, mas cercam-se de coisas que não são duradouras e não podem produzir vida. Seus dias são tomados de diversos itens – muitos até bons – que competem com o que sabem ser verdadeiro. Logo o excesso de ocupação sufoca o relacionamento, quanto mais tempo você passa com Deus, melhor o conhece.
O último tipo de solo é o terceiro rico e fértil da vida plena: “E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um” (Mt 13:23). Esse é o retrato das pessoas que recebem a verdade de Deus, plantam-na profundamente na vida e causam um impacto sentido por várias gerações. É isso o que Deus quer fazer em sua vida, mas você não deve perder de vista sua motivação fundamental: Por que está plantando? Qual é seu propósito ou objetivo na vida? “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colhera” (Gl 6:7).
Se você Plantar coisas temporárias, colherá coisas temporárias. Se plantar sementes eternas, colherá frutos eternos. Se plantar generosidade, é isso que colherá. De acordo com a lei da colheita, colhemos o que plantamos, mas também colhemos mais que plantamos. Se eu plantar uma semente, não recebo apenas uma semente ou uma maçã como retribuição, mas uma árvore cheia de maçãs, por várias temporadas. Um barril de bênçãos vem de uma pequena semente de fé.
Disponha-se a plantar sementes eternas em lugares férteis. Você terá uma enorme safra de bençãos quando se concentrar em conhecer a palavra de Deus e se dedicar a amar os outros de maneira altruísta. Como a presença envolvente de um poderoso carvalho, você abrigara as futuras gerações com o poder de seu legado atemporal.

PARA A VIDA TODA
1. Quanto tempo você passa lendo, estudando e desfrutando a palavra de Deus? Quantas horas por semana gostaria de passar diante da palavra? Encontre um horário em sua agenda nos próximos dias e passe-o diante da Bíblia, sabendo que essa semente produzirá frutos mesmo depois que sua vida acabar aqui.

2. Faça uma lista de compromissos, responsabilidades e obrigações importantes, mas que não duram eternamente. Pense em como eliminar esses compromissos de sua agenda, se não permanentemente, pelo menos por um período.

3. Os valores são mais importantes que os bens. Faça uma lista dos valores que você espera deixar e das pessoas que deseja como herdeiros.

Semente boa que dá bons frutos...


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Princípio 4 - Partir corajosamente


Criando um legado duradouro

"A melhor forma de viver a vida é investir em algo que ultrapasse sua própria duração."
William James

"Precisamos dizer aos jovens que os melhores livros ainda serão escritos; as melhores pinturas ainda serão realizadas; os grandes governos ainda serão formados; o melhor ainda está por ser realizados por eles." John Erskine

Algumas pessoas estão construindo sua vida como quem constrói castelos de areias. A dura realidade que muitas vezes enfrentam é o fato de que muito do que se esforçam para construir não vai durar. Depois da morte desses pessoas, todas aquelas coisas serão varridas como um castelo de areia na maré alta.
Ao iniciarmos a última seção e nos concentrarmos no princípio de partir corajosamente, é muito importante entendermos antes que seja tarde, qual o investimento necessário para deixarmos um legado duradouro.
A única maneira de criar essa herança duradoura é empregar seus recursos mais valiosos nas áreas que oferecem mais retorno: as pessoas. Nossos relacionamentos firmados no amor nunca serão destruídos por qualquer onda da vida.
Precisamos avaliar com honestidade o castelo que estamos construindo para certificar-nos de que ele não é feito de areia movediça.
Às vezes as pessoas ficam preocupadas em promover o próprio nome do que em causar um impacto na vida dos outros. Abraham Lincoln observou com sabedoria: “não se preocupe quando não for reconhecido; esforce-se para ser digno de reconhecimento”.
Minha vida e meu tempo não são de fato meus. Eles pertencem a Cristo, e é o nome dele que vai durar; somente deixarei um legado duradouro quando viver de modo a influenciar outros para Cristo. Você e eu seremos esquecidos um dia. A única coisa que vai permanecer é o que fizermos para Deus, a maneira como cumprirmos o propósito para o qual ele nos criou.

Vale a pena refletir
Pelo que você gostaria de ser lembrado? De que maneira está contribuindo para esse objetivo neste exato momento?

Dinheiro de areia
A vida de solidariedade não depende tanto da quantidade de dinheiro que você tem, mas sim do que faz com ele. Jesus contou a história de um homem que não viveu solidariamente.
E direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus. (Lucas 12.19-21)
Esse homem não passou pelo crivo da solidariedade, só pensou em si mesmo. Não há nada de errado em ter riquezas, desde que tenhamos em mente tratar-se apenas de castelos de areia.
Quando constroem castelos na praia, as crianças não ficam desoladas se a onda vem e destrói o trabalho. Elas não se afligem; simplesmente gostam de construir castelos de areia. Devemos desfrutar os bens matérias que Deus nos dá, mas nunca apegar-se demais a eles ou ficar arrasados quando a onda do tempo os leva embora.
A única maneira de passar pelo teste da solidariedade é contribuir. Devemos aprender a ser doadores em vez de tomadores, para fazer diferença. Usar com gratidão o que Deus nos dá pra abençoar os que nos cercam é o único meio de construir celeiros eternos.

Vale a pena refletir
Pense nos bens que você deixará algum dia. Quem vai herdá-los? Lembre-se de que, na realidade, nada nos pertence. Somos apenas administradores do que Deus nos concedeu.

Ilha do tesouro
Também temos o teste da obediência. Paulo escreveu em Efésios 5.15-17:
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."

Talvez esse seja o maior segredo para deixar um legado importante: tente entender o que o Senhor quer que você faça – e realize. Para descobrir o que Deus quer que você faça, dedique tempo a ele, ouça-o e, então, obedeça-lhe. Quando vivo de acordo com o plano divino para mim, as coisas vão se encaixando.

Para a vida toda
1.    Escreva seu obituário. Inicie pela descrição de sua vida até agora e continue até o futuro.
2.    Pelo que quer ser conhecido quando partir? Que legado deixar em seus relacionamentos?

Até amanhã com a graça de Deus.


domingo, 12 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - placas de sinalização

Vivenciando um milagre pessoal

Os milagre são a história, recontada em letras miúdas, que foi escrita mundo a fora em letras grandes demais para serem vistas. C. S. Lewis

Centenas de pessoas já me perguntaram como é possível exercitar a fé durante os períodos difíceis e áridos da vida, em que nada parece dar certo. Muitos dizem que seria preciso um milagre para que a vida delas fosse transformada. Porém, embora nossa vida esteja claramente nas mãos de Deus, e ele com certeza pode fazer os milagres, sabemos que o milagre que mais precisamos na verdade é uma transformação na prioridades e nos relacionamentos.
Se você estiver enfrentando uma perda dolorosa ou precisar escolher entre duas boas opções, a única maneira de ver um milagre é caminhar na direção de Deus.

Ruas de Mão única
Se você quer que Deus realize um milagre em sua vida, precisa saber que existem ruas de mão única a percorrer para dar início ao milagre. A primeira delas é admitir suas necessidades. Se você quer que Deus trabalhe em sua vida, tem de reconhecer que precisa dele. A segunda rua é buscar a Deus como o único que nos pode conduzir na direção correta. Onde você vai quando tem problemas? Podemos ir diretamente a Deus o único com o poder, a sabedoria e o amor que visam a nosso bem.

Vale a pena refletir
Pra você é difícil admitir uma necessidade? O que impede de contar essa necessidade a mais pessoas? O que impede de buscar a Deus?

Pare, olhe, escute, precisamos parar e avaliar o que temos. Deus sempre começa a trabalhar a partir de onde estamos e do que temos. Precisamos reconhecer isso.

Retorno permitido
Se você deseja ver Deus transformar sua situação no destino que ele tem para a sua vida, precisa seguir a placa de sinalização e fazer um retorno, passando da perspectiva negativa para a positiva.
Essa mudança de direção exige fé. Devemos reconhecer que existe pelo menos um pequeno recurso, algumas gramas de possibilidade. Ter fé não é ignorar a realidade presente, é reconhecer que, com Deus, todas as coisas são possíveis. A fé não nega o problema; ela ajuda a vê-lo de uma nova perspectiva, através dos olhos de Deus.
Não conseguiremos reconhecer o que Deus faz em nossa vida se permanecermos mergulhados no pessimismo. Precisamos fazer o retorno e nos concentrar em Deus, não no problema.

Vale a pena refletir
Qual a diferença entre enxergar pela perspectiva de Deus e conformar-se com uma situação delicada?

Dê a preferência
Outra placa de sinalização na estrada rumo ao milagre é a mais importante: o sinal de preferência. É fundamental que comecemos a servir aos outros com as bênçãos que Deus já nos concedeu.
 Geralmente penso: “não posso me concentrar nas carências de outras pessoas neste momento,; tenho as minhas. Não tenho tempo para mais ninguém; estou sobrecarregado e preciso cuidar de mim em primeiro lugar”. Em geral, não temos consciência das pessoas que estão em dificuldades ao nosso redor porque estamos cegos por nossos próprios problemas e preocupações. 
Deus nos pede para dar o que temos, ainda que seja pouco. Ele pede que olhemos os outros antes de nós mesmos e que confiemos nele para tomar conta de nossa necessidade e sermos usados por ele para satisfazer as necessidades dos outros.
Somos abençoados para sermos bênção.
Em Marcos 10.27 recebemos a garantia de que todas as coisas são possíveis para Deus. Isso inclui o que você está enfrentando nesse momento, mas você tem de admitir que precisa de ajuda.

Para a vida toda
Descreva um momento de sua vida em que você experimentou ou testemunhou um dos milagres de Deus.

Até amanhã com a graça de Deus.


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Aprender Humildemente - Tentando outra vez

"Proteja o palco secreto do coração. Não encene nada nele que não queira na realidade."
Roy H. Williams

"Qual é a diferença entre a escola e a vida? Na escola, você aprende uma lição e então lhe aplicam uma prova. Na vida, uma prova lhe é aplicada e então você aprende uma lição."
Tom Bodett

Se tivesse apenas um mês para viver, muito provavelmente você gostaria de rever sua vida e examinar seu caráter. Com certeza, faria tudo o que pudesse para aprender como os erros do passado, eliminar as rugas adquiridas e viver o restante dos dias em paz.
Se vivesse com liberdade e entusiasmo, sentindo-se plenamente vivo, você almejaria viver com integridade. Assim, a integridade significa plenitude, o inverso de fragmentado ou rompido. Um sinal de verdadeira maturidade e força de caráter é ser a mesma pessoa onde quer e com quem estejamos. A pessoa com integridade tem uma vida cheia de paz, paixão e propósitos.

Jogadores completos
Jogadores profissionais que vencem a maioria dos campeonatos são considerados completos. São bons em todos os fundamentos. A integridade pessoal tem um funcionamento semelhante. Se quisermos viver num estado de força e paz integrais, devemos ser jogadores completos. Devemos incorporar nossas crenças e nossos valores fundamentais a tudo o que fizermos, não apenas a algumas de nossas realizações. Precisamos ser verdadeiros diante de nós mesmos e de Deus em todas as áreas da vida.
Deus deseja que sejamos jogadores completos, mantendo honestidade, justiça, decência e verdade independentemente de onde ou com quem estejamos.

Vale a pena refletir
Em quais áreas da vida você desrespeita as regras ou despreza seus valores? Relacional? Espiritual? Financeira? Qual parte da vida é mais difícil de ser integrada às outras?

O autêntico e verdadeiro jeito de jogar
O problema é que tentamos impressionar as pessoas e jogamos para nos exibir, em vez de encontrar nosso jeito único de ser. É comum as pessoas sentirem arrependimento no final da vida quando se dão conta de que não viveram de maneira coerente com seus valores e com o modo como Deus as criou.
Integridade é o oposto de imagem; integridade existe quando sua vida pessoal está em harmonia com sua imagem pública. A integridade exige que seu verdadeiro caráter assuma o palco central e revele quem você realmente é e em que de fato acredita. “Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade” (1 Cr 29.17).

Os perigos da mentira
Uma mentira leva inevitavelmente a outras, porque é preciso ocultar a mentira original. Em determinado momento, ao dizer mais uma mentira, todas elas escapam, ferindo você e machucando outros que estão por perto.
Na vida, é preciso abrir-se e falar a verdade. Não é possível esconder-se; não dá pra esconder as coisas debaixo do tapete. Não há como ocultar seus verdadeiros sentimentos. Você fala a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade.
Ao dizer a verdade, é preciso fazê-lo com amor, visando edificar o relacionamento e ajudar a outra pessoa, não destruí-la ou acabar com ela. No fundo, mentimos porque não amamos o suficiente, essa é a verdade. Se você se arriscar a amar, então dirá a verdade. Quanto mais amar, menos mentirá. Quanto maior for seu amor, maior será sua coragem de dizer a verdade.
Precisamos abrir-nos para a verdade em todas as áreas e agir sempre com honestidade.

Vale a pena refletir
Quando é difícil manter a palavras? Pra quem? Seu cônjuge? Seus filhos? Em quais relacionamentos ou situações é maior a possibilidade de mentir?

Fazendo a contagem
Devemos lembrar que Deus é o supremos contador de pontos. No fim do jogo da vida ele estará com seus cartões de anotação e seu padrão de comparação. A verdade é que nunca atingiremos a pontuação máxima, porque temos falhas. No entanto, Jesus sempre nos dá a chance de acertar.
Por causa da cruz, recebemos o dom da vida. Não o merecemos e jamais poderíamos merecê-lo. Jesus é a fonte da vida plena que ansiamos, aquela para a qual fomos criados.

Para a vida toda
1.    Você está vivendo de acordo como seus valores ou com os de Cristo?
2.    Que nota você daria para a sua integridade?
3.    Você é a mesma pessoa em casa e na rua? Com sua família e com seus amigos?

Até amanhã com a graça de Deus.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - terremoto

Construindo um alicerce duradouro

Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores; é seu megafone para despertar um mundo surdo. C. S. Lewis

A dor é inevitável, mas a miséria, o infortúnio é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a alegria. Tim Hansel

Uma das mais difíceis lições da vida é aceitar a perda. Trata-se de um processo contínuo, pois tudo muda constantemente e somos forçados a encarar a dura realidade de um mundo que está longe de ser perfeito. Nesses momentos, nossa fé pode ser abalada em seu âmago.
É difícil aceitar que nossa liberdade de escolha tenha um preço tão alto: a tristeza e a angústia de um mundo imperfeito. Mas Deus nunca nos abandona. Veja o que Jesus diz: “no mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33). Jesus disse que os problemas são parte natural da vida, mas eles não nos devem deixar arrasados. Sendo assim, temos que fortalecer o alicerce da vida.

Rocha firme
Quando chegam os terremotos da vida, descobrimos do que somos feitos e sobre o que nos estruturamos. Jesus orienta a construção de nossas vidas em um alicerce inabalável:
Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. (Mateus 7.24-25)

No mundo moderno, as famílias se desintegram porque estão construídas sobre solo instável. Nunca é tarde demais para pedir a Deus que seja o centro da sua vida e para construir sobre a verdade dele, que é o alicerce seguro.

Vale a pena refletir
Neste momento sua vida está girando em torno do quê? Quem ou o que está no centro da sua vida?

Vigilância comunitária
Outra forma fundamental de construir um alicerce seguro é ter uma comunidade que se importe, um sistema de apoio humano. Você precisa de um grupo de pessoas ao seu redor que o ame pelo que você é, não pelo que faz. Você precisa de amigos. Os amigos verdadeiros caminham lado a lado com você e o sustentam nas dificuldades.
Deus nos projetou para vivermos em comunidade.

Vale a pena refletir
Quais são as pessoas que o têm encorajado, desafiado e apoiado de maneira consistente?

Abrigo na tempestade
Ao enfrentar terremotos inesperados, nunca se esqueça de que você tem um abrigo. Deus diz: “clama a mim no dia da angústia; eu o livrarei” (Isaías 50.15). A oração tem que ser a primeira reação e não o último recurso no dia da tempestade. Sempre que começamos a nos preocupar, perdemos nosso abrigo e ficamos expostos aos elementos que podem abalar nossa fé.
Enquanto seu coração bater, você terá problemas. Contudo Jesus estará sempre com você. No salmo 94.17-19 Davi disse: Se não fora o auxílio do SENHOR, já a minha alma estaria na região do silêncio. Quando eu digo: resvala-me o pé, a tua benignidade, SENHOR, me sustém. Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma.

Devermos entender que Deus muitas vezes nos responde com sua presença, não com seus presentes. Deus já lhe deu seu maior presente. Não sei quais desafios você está enfrentando na vida neste exato momento, mas Deus sabe. Ele entende com você se sente. Ele chora com você pela dor que você sente no coração e tem o poder de transformar sua vida.

Para a vida toda
1.    Descreva como foi a última vez em que você sentiu os abalos de um terremoto na vida?
2.    Quem você considera amigo de verdade? Quem precisa de sua ajuda ou incentivo hoje?

Até a manhã com a graça de Deus.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - Metamorfose

Abra espaço para tudo o que tem o poder de alegrar, expandir e acalmar o coração. 
Gerhardt Tersteegen

Como se pode virar borboleta? ... é preciso ter uma vontade tão grande de voar a ponto de desistir de ser lagarta. Trina Paulus

As pessoas que descobrem que seu tempo é limitado muitas vezes fazem mudanças radicais no estilo de vida. Se tivesse apenas um mês para viver, você provavelmente diminuiria o ritmo e enxergaria de modo diferente cada um dos dias que lhe restam.
Existe em nós o desejo de diminuir o ritmo e mudar a maneira como vemos a vida. Você sente a urgência de extrair o máximo da vida, mas é muito comum distrair-se com o excesso de ocupação ou concentrar-se em coisas que não satisfazem seus mais profundos desejos.
No século XXI ganhamos mais dinheiro e desfrutamos mais facilidades que nossos antepassados; contudo, nós não somos mais felizes que eles. Achamos que as férias nos permitirão uma diminuição do ritmo, mas quando chegamos ao destino descobrirmos que esquecemos como relaxar. Temos dificuldade de passar tempo sozinhos. Não sabemos como nos conectar a nós mesmos, quanto mais àqueles a quem amamos.

Problemas de mobilidade
Nossa agenda gira num ritmo tão acelerado que começamos a ter problemas de mobilidade espiritual, um dos principais sintomas de doença crônica da alma. Qual é a primeira coisa que fazemos quando temos problemas de mobilidade da alma? Andamos ainda mais rápido. Mudamos para o próximo grande sonho, em busca de satisfação. Talvez uma nova casa, um carro novo, um cônjuge novo, um relacionamento novo. Pode ser o mais novo e sofisticado aparelho de alta tecnologia, a próxima viagem a um local desconhecido e exótico, o próximo bilhete de loteria.
O único lugar onde é possível sanar a inquietação da alma é dentro de nós. O segredo para uma maturidade cheia de fé é ser mudado de dentro para fora, é passar por uma metamorfose da alma.
É muito comum esperarmos que alguém ou algo externo nos transforme. Culpamos o cônjuge por não nos satisfazer em termos emocionais, nossa igreja ou nosso pastor por não nos satisfazer espiritualmente, nosso trabalho por não satisfazer nossos propósitos. Aonde quer que vá, seu eu descontente irá com você.
Lemos em Salmo 46.10 “aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Se nos aquietarmos diante de Deus, seremos transformados.

Vale a pena refletir
Quando foi a última vez em que você ficou parado, em tranqüilidade? Quando foi a última vez em que desligou a televisão e permaneceu quieto por trinta minutos?

Controle da missão
Com o avanço da tecnologia e da sociedade, temos uma falsa sensação de segurança, de que podemos controlar tudo. A maneira mais rápida de sufocar a alma é tentar controlar tudo. Quando eliminamos todas as distrações e nos colocamos diante dele, o Senhor começa a restaurar nossa alma.
Em Isaías 30.15 está escrito:
O SENHOR, o Santo Deus de Israel, diz ao seu povo: “Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos; fiquem tranqüilos e confiem em mim, e eu lhes darei a vitória. Mas vocês não quiseram fazer o que eu disse.

Se pararmos de tentar resolver todos os problemas e de controlar tudo, a quietude preencherá nossa alma com vigor.

Compulsão pela comparação
Outra doença da alma surge quando nos sentimos compelidos a fazer comparações com as pessoas a nossa volta para saber quem somos e qual é o nosso valor. Nós nos medimos para ver como estamos, muitas vezes usamos símbolos de status e de meras aparências em nossa avaliação. Quando usamos símbolos de status para determinar nosso valor e nossa identidade em relação aos outros, nossa alma seca. Você está tentando mudar de fora para dentro, pensando que se sentira melhor por dentro se mudar as coisas visíveis do lado de fora.
Na vida a transparência transforma. Quando somos transparentes com Deus e com os outros, quando somos aquilo que Deus queria que fôssemos, em vez de tentar fingir que somos outra pessoa, nossa beleza singular e individual aparece.
Deus diz que precisamos de uma metamorfose, não de uma máscara. A mudança real se inicia do lado de dentro; depois o exterior muda naturalmente, ao refletir o que há no interior.
O serviço é o antídoto para vencer a comparação. Não apenas servir a qualquer pessoa, mas àqueles que não podem dar nada em troca. Não se trata mais de comparação, mas de compaixão.

Vale a pena refletir
Neste exato momento quem você está servindo que não pode oferecer-ler nada em troca?
O que o impede de doar-se as pessoas?

Crise de confronto
Em geral nosso objetivo na vida é nos sentirmos confortáveis. Contudo, quando nosso anseio por conforto afeta a busca de Deus, ficamos estagnados, aborrecidos e deprimidos.
A inquietude de nossa alma continuará a crescer se insistirmos em evitar os problemas. “Alegrem-se na esperança, sejam paciente na tribulação, perseverem na oração” (Romanos 12.12). Ninguém está imune a tragédias nem livre de problemas. A chave é lembrar que no centro de tudo problema existe um propósito, uma revelação de Deus agindo em nossa vida. nossa força cresce à medida que nos apoiamos no Senhor durante as lutas.
Deus permite a provação em nossa vida porque o único antídoto para o vírus da zona de conforto é o sofrimento. Você não precisa sair por aí procurando por ele; o sofrimento chegará até você. Todos nós experimentamos feridas  profundas à medida que deparamos com a tragédia, a perda e a dor. A chave e reconhecer que não foi Deus quem causou o problema, mas que o permite com o objetivo de fortalecer nossas asas para que possamos vicejar e alcançar nosso pleno potencial.
A graça é o poder de mudar – não aquilo que podemos fazer por nós mesmos, mas aquilo que Deus faz por nós e por nosso intermédio.  A boa notícia é que você pode começar hoje mesmo a aliviar os sintomas de desconforto da sua alma e descansar no bálsamo curador da graça de Deus.

Para a vida toda
1.    Planeje sua semana de modo que possa pelo menos uma hora sozinho, sem interrupções.
2.    Nos últimos tempos, como você tentou mudar ou alterar a aparência ou as circunstâncias externas?

Até amanhã com a graça de Deus.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Aprender humildemente - Furacões

Tudo o que vejo me ensina a confiar no Criador em tudo aquilo que não vejo. 
Ralph Waldo Emerson

Se não gosta de alguma coisa mude-a. Se não puder mudá-la, mude sua atitude. Não reclame.
Maya Angelou

Quando os furacões da vida nos atingem, devemos escolher como reagiremos. É muito comum haver rupturas em nossos relacionamentos porque estamos completamente despreparados para as tempestades e o estresse que se abate sobre a nossa vida.
Não podemos impedir que os ventos de mudança trazidos pelo furacão soprem sobre áreas como a vida pessoal, casamento, família, relacionamentos e carreiras, mas podemos preparar-nos e aprender com as tempestades anteriores.
A Bíblia nos lembra: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”. (Ec 3:11). A mudança é simplesmente uma parte da vida. Os ventos de mudança vão torná-lo mais forte ou derrubá-lo. Tudo depende da sua reação.

VENTOS DE MUDANÇA

Como já vimos, a Bíblia aborda todos os aspectos do que significa ter uma vida em abundância. Sobreviver aos ventos de mudança trazidos por um furacão na vida não é exceção. Ao colocarmos princípios bíblicos em prática, veremos que é possível não apenas sobreviver aos ventos de mudança, mas também aproveitá-los para encher nossas velas e navegar para a frente. Lucas descreve uma perfeita tempestade de proporções bíblicas que aconteceu quando Paulo, prisioneiro num navio ia para Roma: “Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste. O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim cessamos as manobras e ficamos á deriva” (Atos 27:14-15).
Na primeira vez em que o navio enfrentou fortes ventos com força de furacão, a tripulação tentou lutar contra ele. É difícil parar uma tempestade em ação. A mudança é inevitável, e você pode desperdiçar muito tempo e energia tentando lutar contra ela. No meio dos piores ventos da vida, você pode ser tentado a apegar-se ao passado e romantizar como as coisas costumavam ser.
A realidade é que, se não aprendermos a nos adaptar aos ventos de mudança, nunca desfrutaremos a vida. A mudança é assustadora, incerta e ameaçadora, mas também pode ser sadia, dinâmica, renovadora e necessária. Permanecer na navegação, tentando controlar ou apegando-se ao passado, nunca traz satisfação. A vida não navega ao redor dos ventos de mudança; a vida abundante está nessas mudanças da vida. Alfred Souza observou:
Por muito tempo parece-me que a vida estava prestes a começar – uma vida real. Mas sempre havia algum obstáculo no caminho, alguma coisa pela qual era necessário passar primeiro, algum negócio não concluído, um tempo para ainda ser servido, uma dívida a ser paga. Então a vida começaria. Finalmente descobri que esses obstáculos eram minha vida.

Vale a pena refletir
Qual época da sua vida você considera a mais feliz? Com que frequência pensa nela ou se vê desejando que ela retornasse? Como você compararia a época atual de sua vida a essa? A nostalgia tem feito você perder a oportunidade do presente?



ROTA DE COLISÃO

Crescer e aprender com as tempestades da vida exigem duas importantes ferramentas de navegação. Os capitães de navios que deparam com a tempestade no mar aberto sabem que podem navegar contra a tempestade ou junto com ela. Em geral o melhor é navegar junto com a tempestade embora isso alcance velocidades assustadoras, para evitar que o navio emborque. Precisamos ter essa mesma atitude e repensar como vemos a tempestade pela qual estamos passando.
Paulo estava acostumado a isso. Durante catorze dias, ele e os outros passageiros do navio foram cercados por chuva torrencial e céus escuros a ponto de não terem referenciais para orientá-los na navegação. “Não aparecendo nem Sol nem estrelas por muitos dias e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento” (At 27:20) – Se você está prestes a desistir não faça isso! Como disse Winston Churchill: “se estiver passando pelo inferno, continue caminhando”.
A partir do exemplo de Paulo, podemos aprender como ele permaneceu calmo no meio da crise. Ele foi o único a bordo a manter a confiança, porque optou por olhar além da tempestade.
Deus não provoca as mudanças dolorosas na vida, mas as usa e deseja produzir o bem a partir delas. Uma maneira de Ele fazer isso é promover o crescimento do nosso caráter. O psicólogo John Twosend diz que a imaturidade é o desejo de que a realidade se adapte a você.
A maturidade, em contrapartida, adapta-se à realidade. Não é fácil. Somos forçados a reconhecer nossas fraquezas, deixar de lado nosso jeito de fazer as coisas e entrar em sintonia com um ritmo diferente e às vezes irritante.


ÁREA DE CARGA

A realidade exige que mudemos nossa maneira de ver o mundo. A perspectiva também pode nos ajudar a clarear as prioridades. Se tivesse apenas um mês para viver, você não precisaria deste livro para lhe dizer em que se concentrar hoje. Em nossa rotina e por nosso jeito de ser, contudo, é comum perdermos de vista, o que é mais importante. A mudança pode deixar nossas prioridades mais claras e iluminar aquilo que de fato importa.
Durante a jornada de Paulo no meio da tempestade, a carga que era tão importante passou a significar pouco diante da perda das vidas no navio. Em Atos 27:18, Lucas registrou: “No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga”.
A tripulação começou a livrar-se de tudo o que não estava preso para aliviar a carga, a fim de que o navio não afundasse. A mesma carga que eles colocaram cuidadosamente no navio, naquele momento era jogada ao mar com urgência. O que era considerado valioso apenas alguns dias antes repentinamente parecia inútil.
Seremos forçados a reavaliar nossas prioridades sempre que as tempestades estiverem soprando em nossa vida e nosso navio estiver sendo atingido. Uma das mais importantes prioridades definitivamente atingirá o topo: os relacionamentos.

Vale a pena refletir
Qual carga “tangível” você perdeu em um dos furacões de sua vida? Qual carga precisou jogar fora intencionalmente para sobreviver à tempestade? De que maneira suas prioridades mudaram como resultado da perda de itens materiais?

ÂNCORA INABALÁVEL

Na história de Paulo, Lucas escreveu: “Temendo que fôssemos jogados contra as pedras, lançaram quatro âncoras, da popa e faziam preces para que amanhecesse o dia” (At 27:29). Você precisa de uma âncora que nunca se altera: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13:8). Paulo teve confiança durante a tempestade porque sabia dessa verdade e agiu de acordo com ela. Em Atos 27:23, ele explicou: “Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem eu pertenço e a quem eu adoro”. Deus ancorou Paulo com sua presença e continua a nos ancorar da mesma maneira, ainda que não vejamos anjos.
Quando os ventos do furacão soprarem em sua vida, lembre-se de que Deus sabe exatamente onde você está. Ainda que não sinta sua presença, Deus está com você. Ele está por trás da tempestade, no meio da tempestade, além da tempestade, sempre ali, esperando você, sempre presente.
A tempestade pode exigir que você se desfaça da carga, até mesmo de seu navio. Você pode estar enjoado, molhado, abatido, fraco. Mas você vai conseguir. Deus vai ajudá-lo com a âncora inabalável de sua presença.
Talvez a principal razão de estar lendo esta página neste exato momento é ser lembrado de que Deus está no meio da tempestade com você. “’Porque sou eu que conheço os planos que tenho para você’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11). Tendo Deus como seu navegador, você saberá quando seguir com a tempestade, lançar a âncora e permanecer firme.

PARA A VIDA TODA

1. Se você soubesse que tem apenas um mês para viver, qual “carga” jogaria fora do barco? Em outras palavras, como simplificaria sua vida? De que bens materiais abriria mão, quais venderia ou jogaria fora? Quais itens de sua agenda seriam os primeiros a desaparecer? O que o prende a essa carga neste exato momento? Faça um inventário dos itens de que precisa desfazer-se para que seu navio continue a navegar com tranquilidade.

2. De que maneira sua fé o sustentou durante algumas das tempestades do passado? O que aprendeu sobre si mesmo com a tempestade mais recente? O que aprendeu sobre Deus? Passe algum tempo em oração, firmado em sua âncora, agradecendo-lhe pela maneira como Ele o sustentou e continua a mantê-lo firme.

3. Quais tempestades você está enfrentando em sua vida hoje? Você está sendo fortalecido ou dilacerado por elas? Lembre-se: você não pode escolher as provações de sua vida, mas sim sua reação diante delas. Qual reação você escolherá hoje?

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...