terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Amar Completamente explorando as profundezas do perdão - Oceano

Quem não consegui perdoar destrói a ponte sobre a qual terá de passar. George Herbert

Quem é destituído do poder de perdoar não tem poder de amar. Martin Luther King Jr


Quando vou à praia percebo que muitas pessoas visitam o litoral, mas não entram na água. Ficam  deitadas em toalhas e esteiras. Outras entram no mar e brincam um pouco, mas nunca se aventuram muito longe da areia. Também existem os que levam a coisa a sério. Colocam máscara, pés de pato e respirador e, aparentemente, vão até o fundo. Mesmo assim, estão apenas na superfície.
Eu e minha família gostamos de mergulhar e alguns anos atrás fizemos um curso de mergulho. Aprendi logo de início que um mergulhador pode descer com segurança até cerca de quarenta metros. Num primeiro momento isso parece fundo, mas pense um pouco. O lugar mais profundo dos oceanos são as Fossas das Marianas, com quase 11 mil metros de profundidade. São onze quilômetros para baixo. E nós podemos mergulhar apenas quarenta metros!
O amor de Deus é semelhante. Normalmente brincamos apenas um pouco na superfície, mas ele oferece um nível completamente diferente de profundidade na vida. Se tivéssemos apenas um mês para viver, aposto que a maioria das pessoas acabaria aventurando-se em águas mais profundas, percebendo que a única maneira de estar em paz é confessar os pecados e sentir o perdão e a misericórdia que Ele tão gratuitamente nos oferece.
Os pecados, as falhas e os fracassos não desaparecem sozinhos – ou nós confessamos ou os suprimimos. A chave para a maneira como vivemos nesta terra resume-se basicamente a como experimentamos o perdão e a como o estendemos a quem está ao nosso redor.

Vale a pena refletir
Se você tivesse apenas um mês para viver, pelo que pediria perdão? A quem? A quem precisaria perdoar?

ABAIXO DA SUPERFICIE
Um mergulhador de águas profundas, em um traje pressurizado e especialmente planejado, pode descer muito mais fundo – cerca de 300 metros. A oração do Senhor funciona da mesma maneira. Ela nos permite ir muito mais fundo e assim chegar até o cerne do que mais importa: o perdão
“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas” (Mt 6: 9-15)
Por mais familiar que seja essa passagem, com que frequência realmente consideramos o que estamos orando? Nós realmente queremos que Deus responda à parte em que oramos “perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”?
É como tentar ver claramente nas profundezas do mar. Para ver qualquer coisa abaixo da superfície do oceano, você precisa de uma máscara. Na superfície não há razão logica para perdoar alguém que me feriu. Mas quando olho por baixo da superfície, a Bíblia me dá razões para perdoar.
A primeira é que Cristo ordena isso. A outra razão é simples: nossa própria sobrevivência depende disso. Quanto mais fundo você mergulhar no oceano do ressentimento, mais sentirá a pressão e o estresse. Por fim, a pressão ficará tão grande que seus relacionamentos, sua alegria e sua saúde serão esmagados.

Vale a pena refletir
Como você tem sentido os resultados da amargura da vida? Quais foram as consequências físicas? Qual o impacto atual da amargura sobre você? De que maneira ela está relacionada à sua habilidade de perdoar e ser perdoado?

NÃO PRENDA A RESPIRAÇÃO
Quando estamos mergulhando em águas profundas e respiramos por meio de um tanque de oxigênio, o ar naturalmente enche os pulmões. Se a pessoa prende a respiração enquanto está subindo para a superfície, o ar se expande distendendo os pulmões e ferindo a pessoa.
A regra número um para mergulhar fundo na vida é nunca reter a amargura. Muitas vezes os frutos da amargura são plantados com as sementes da ira. “Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo” (Ef. 4. 26-27). Paulo disse que jamais devemos reter a ira por mais de 24horas. Por quê? Porque se você permitir que a ira sobreviva por mais de um dia, ela se transforma: a ira se torna amargura. Se não exalar o ressentimento, você acabará explodindo.
Quando revelo meu coração à Deus, a cura se inicia. Exalo a amargura e, então posso inspirar o perdão. Deus diz que você precisa perdoar para seu próprio bem, porque a amargura bloqueia a benção que ele deseja derramar sobre sua vida.
Jesus foi nosso maior exemplo de alguém que respira perdão. Em um de seus últimos suspiros na cruz, ele orou dizendo: “Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc23.24). É daí que vem o poder para perdoar – da percepção de que recebemos o perdão primeiro, por meio do sacrifício de Cristo na cruz.

SOLTE A ÂNCORA
Quando não pedimos nem abraçamos o perdão que tão livremente nos é dado, começamos a afundar. Pense nisso, nossos erros, pecados e fracassos do passado – como uma grande âncora que nos puxa para baixo. Algumas pessoas estão de tal modo acostumadas a arrastar essa âncora de culpa atrás de si que dificilmente se lembram de que ela existe. Todavia, seus efeitos são devastadores – ansiedade, depressão, insônia, hipertensão e úlceras. A culpa pode envenenar todas as áreas de sua vida.
A boa notícia é que, por causa do presente de Deus, você não tem de arrastar por ai a âncora de culpa que o leva para baixo. “De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7:19). Quando você leva a âncora de culpa a Deus, Ele remove de você e a lança no mais profundo oceano de seu perdão.
Enquanto não sentir a plenitude da graça e do perdão de Deus, você nunca será capaz de perdoar plenamente os outros. Perdoar não é fingir que você não foi de fato magoado, não é suavizar a ofensa. Perdoar significa mergulhar fundo na honestidade e verdadeiramente dizer: “o que você me fez me magoou profundamente, mas escolhi perdoá-lo pelo poder de Deus”.
Perdoar de fato é como nadar em um oceano muito profundo, como jamais poderíamos imaginar. Significa sentir uma onda de amor que lava nossos pecados, nossa culpa e nossa amargura. Se tivesse apenas um mês para viver, você não gostaria de ser levado para além das águas rasas, na direção do profundo oceano purificador do perdão?

PARA TODA VIDA
1. Faça uma lista das pessoas que você precisa perdoar. Escreva a ofensa – aquilo que elas fizeram que o magoou – ao lado do nome da pessoa. Depois faça uma lista de todas as pessoas a quem você precisa pedir perdão. Ao lado de cada nome, descreva resumidamente como a feriu. Finalmente, passe um tempo em confissão a Deus. Peça que o poder de Cristo lave, banhando-o com o perdão de Deus que capacita a perdoar os outros.

2. Escreva uma carta a Deus e derrame tudo sobre ele. Fale de tudo aquilo que o tem deixado irado, tudo o que você guarda contra ele, bem como todas as coisas com as quais está preocupado. Seja honesto e confie que ele saberá lidar com qualquer coisa – tudo mesmo – que você desejar sobre ele, por mais sombria, desesperada ou questionadora que seja. Então, peça que ele cure seu coração enquanto você rasga a carta.

3. Escolha uma linda fotografia, uma concha ou outra coisa que represente um oceano. Coloque-a num lugar de destaque como lembrete para pedir a Deus seu perdão e perdoar diariamente aqueles que estão a sua volta.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PRINCÍPIO 2 - Amar Completamente - O "X" da questão

Relacionando-se em vez de esperar

É vaidade desejar viver muito e descuidar-se de viver bem. Tomás a Kempis

A medida de uma vida, afinal, não é sua duração, mas sua doação. Corrie tem Boom

No final das contas, os relacionamentos são tudo o que realmente importa. Não importa quanto dinheiro temos, onde vivemos ou o tamanho da nossa coleção de brinquedos. Nada disso nos conforta, consola, chora conosco ou nos ama. O investimento que fazemos nas pessoas com quem nos importamos é o único legado que pode perdurar além da vida aqui na terra.

Deus nos planejou para termos um relacionamento vertical – com Ele – e horizontal – com as pessoas a nosso redor. Ainda que tenhamos um profundo desejo de comunhão com a família, com os amigos e com outros grupos, todo mundo enfrenta problemas ao se relacionar com os outros. Decepções, traições – há muitos obstáculos para amarmos as pessoas e sermos amados por elas. Mesmo assim, fomos criados para os relacionamentos e se tivéssemos apenas um mês para viver ficaríamos muito preocupados com eles.

Se você já perdeu um ente querido, sabe como é importante resolver qualquer problema pendente com alguém. Pode ser simples como expressar quanto vocês se amam ou complicado como discutir o impacto de uma vida de erros e pedir perdão.

Se seu tempo estivesse acabando, você certamente gostaria de estar mais próximo das pessoas que mais valoriza. Gostaria de passar momentos com elas, dizer-lhes tudo o que quisesse para permitir que conhecessem seu eu verdadeiro, deixar-lhes lembranças, palavras e um investimento pessoal que permaneceria depois de sua partida.

Hoje vivemos tão ocupados que manter relacionamentos íntimos – com o cônjuge e familiares próximos – é desafiador. Trabalhamos muito para atender as necessidades daqueles que amamos, para lhes dar o conforto e benefícios que talvez nós não tenhamos tido. Damos presentes caros e férias maravilhosas, mas temos dificuldade para dedicar-lhes nosso tempo e nossa atenção exclusiva.

Por que não vivemos como se os relacionamentos fossem o mais importante? Por que esperamos as pessoas morrerem para lhes enviar flores? Ironicamente, a maioria das pessoas valoriza muito os relacionamentos, mas não investe neles plenamente.

Vale a pena refletir
Se tivesse apenas um mês para viver, com quem você gostaria de passar esse tempo? A quem você teria que pedir desculpas? Quem precisa ter certeza do seu amor? O que o impede de fazer isso tudo agora?

ESTUDOS SOCIAIS
Se ainda temos uma vida inteira pela frente, é tentador deixarmos de dar valor às pessoas. Queremos proteger nosso coração das complicações envolvidas. Nos relacionamentos nos tornamos fortes e independentes, não confiamos em ninguém só em nós mesmos. Algumas pessoas são extrovertidas e outras introvertidas, mas todos nós fomos planejados como seres relacionais, criaturas sociais que desejam participar de alguma coisa. Foi assim que Deus nos criou – à sua imagem.

Duas verdades fundamentais sobre a existência humana podem ser encontradas no antigo testamento. Na história da criação do homem e da mulher, aprendemos que precisamos mais do que apenas nós mesmos, e parece que muito mais do que apenas nosso relacionamento com Deus. “Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gn 2:18). Desse modo, Deus providenciou Eva para se juntar a Adão no jardim.

Você conhecesse o resto da história – o fruto proibido, a sedução da serpente, a expulsão do jardim. E o mais surpreendente de tudo: Adão e Eva juntos nisso.

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também” (Gênesis 3:6).

Eles foram parceiros no crime, desobedeceram a Deus, abriram a porta para o pecado e nunca mais foram os mesmos. Eles se tornaram pais da condição humana – a natureza egoísta que todos nós herdamos. Como Adão e Eva, queremos ser como Deus e seguir nosso próprio caminho. O ponto de transição que eles vivenciaram no jardim plantou as sementes da discórdia, e desde então os relacionamentos nunca mais foram os mesmos.

Vale a pena refletir
Quem foi a pessoa que mais o desapontou na vida? Como você lidou com isso? Cultivou culpa, distância, negação, perdão? Reagiu de alguma outra forma? De que modo a dor e a decepção afetaram seus outros relacionamentos?

O PREÇO DO AMOR
Fomos planejados para ter intimidade social e emocional com aqueles que estão a nosso redor, mas nossos desejos estão contaminados pela inclinação egoísta de querer ser o centro de tudo. Basicamente essas duas forças permanecem em conflito por toda a vida. Queremos amar as pessoas, ser conhecidos, considerados e amados em retribuição. Mas as pessoas nos decepcionam e, na maioria das vezes, não reagem da maneira que esperamos. Assim, decidimos viver na defensiva, dizendo a nós mesmos que não precisamos de fato das pessoas, muito embora nosso coração diga o contrário. Madre Tereza disse que a solidão é a pior das pobrezas. Ela estava certa – sem amor, estamos emocionalmente falidos.

O Amor não pode ser comprado, mas tem um preço alto, chamado sacrifício. Amar sempre significa arriscar-se a sentir dor. Até mesmo no melhor dos relacionamentos existe algum senso de perda potencial que nos assombra – talvez a simples possibilidade de que a outra pessoa venha a morrer um dia, nos deixando sozinhos.

Para amar outras pessoas, suportar as dores do coração e compartilhar vidas, é preciso um amor maior que o nosso. Precisamos sentir a plenitude do amor de Deus para que possamos morrer para nossos desejos egoístas e nos entregar livremente aos outros. Temos que olhar primeiro para Deus. Ainda que tenhamos sido feitos para precisar dos outros, as pessoas jamais satisfarão nosso desejo de sermos amados como Deus nos ama. Ele demonstrou seu amor de uma maneira que mudou para sempre a história e continua a mudar um número incalculável de vidas.

O maior sacrifício de amor da história foi a morte de cristo sobre a cruz. Deus permitiu que seu único Filho se tornasse mortal – o verbo se fez carne – e suportou a mais terrível, dolorosa e humilhante morte: a crucificação. O amor de Deus por nós é de fato incompreensível. Nosso amor tem limites mas o amor de Deus não, ele é incondicional e sem nenhuma restrição.

O sacrifício de Deus me faz lembrar a história de um homem que operava uma ponte levadiça, seu filho pequeno ia trabalhar com ele – o menino adorava ver o pai levantar e abaixar a ponte. Um dia o pai recebeu um aviso informando que um trem não programado estava a caminho e ele precisava baixar a ponte. Ele olhou pela janela e viu seu filho lá fora, brincando nas engrenagens da ponte. Ele gritou, mas seu filho não pode ouvi-lo por causa de toda a emoção e do barulho da água.

O homem saiu correndo da cabine e foi na direção do filho para tentar pegá-lo e puxá-lo para um lugar seguro, mas ele se deu conta da terrível situação. Se não empurrasse a alavanca naquele exato momento, o trem cairia na água e centenas de passageiros morreriam; se baixasse a ponte seu filho morreria.  No último segundo ele tomou a difícil decisão: correu para a cabine e empurrou a alavanca, caindo de joelhos em agonia enquanto seu filho pequeno era esmagado até a morte. O homem pode ver pela janela de um dos vagões-restaurante que as pessoas estavam comendo, bebendo e rindo, ignorando o grande sacrifício que ele fizera simplesmente para que pudessem viver.

Alguns de nós não temos a consciência do grande sacrifício que Deus fez, dando seu único filho para morrer por nós, perdoar a culpa do passado, nos dar um propósito para o presente e um futuro que inclui o céu. Minha oração por quem está lendo estas palavras é a mesma que Paulo expressou em sua carta à igreja de Éfeso: “Oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam […] compreender a largura, o cumprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de cristo que excede todo conhecimento” (Ef 3:17-19).

O problema não é que você não ama suficientemente a Deus. É que você não entende quanto Ele o ama, se entendesse você lhe entregaria todas as áreas da sua vida.

Tendo o amor de Deus como base, você pode descobrir um novo poder na maneira de se relacionar com os outros. Se você for capaz de pôr fim ao excesso de compromissos e de prioridades invertidas, aceitando o fato de que o tempo que lhe resta na terra é limitado, poderá ter mais intimidade na vida como nunca experimentou.

PARA A VIDA TODA
1- Faça uma lista das pessoas que você gostaria de ver e com quem gostaria de compartilhar se soubesse que só lhe restaria um mês de vida. Quais passos específicos seriam necessários para entrar em contato com essas pessoas e compartilhar seus sentimentos? Pode ser algo tão simples como marcar um encontro com o cônjuge ou planejar uma reunião com um amigo próximo.

2- Pense numa pessoa a quem você magoou com palavras, atos ou indiferença. Escreva uma carta pedindo-lhe perdão, explicando tudo o que gostaria de dizer a ela antes que seja tarde demais. Guarde a carta por alguns dias, depois releia e decida se deve enviá-la ou não.

3- Analise sua agenda pelos próximos dois ou três dias. Ainda que esteja muito ocupado, ache um tempo para surpreender alguém a quem você ama. Leve um amigo a seu restaurante favorito. Pegue as crianças na escola e vá um parque. Apanhe seu cônjuge no trabalho e leve-o a um café. Encontre uma maneira de acrescentar conexões de qualidade a seu cotidiano. 

Até amanhã com a graça de Deus!


domingo, 29 de janeiro de 2017

Viver apaixonadamente - Ligando o motor - A toda velocidade

"Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte o que o faz sentir-se vivo, e corra atrás disso. Por que o mundo precisa de pessoas que tenham vida." Howard Thurman

"Nunca é tarde demais para ser aquilo que deveria ser." George Eliot

VOCÊ JÁ SE SENTIU IMPOTENTE na vida? Ouço de muitas pessoas que a principal razão por não tentarem mudar é o fato de se sentirem impotentes para alterar a combinação de forças das circunstâncias presentes na vida delas. Suas baterias emocionais estão descarregas, e sua energia mental se evaporou. Você não é o único. Há momentos em que todo mundo se sente impotente.

Há pouco tempo eu e minha família, fomos a uma pista de motocross e ficamos admirados com tantas lombadas, curvas e zigue-zagues que vimos. Quando chegou nossa vez de entrar no circuito, recebemos instruções sobre o controle das motos – com um motor de 250c, elas têm muita potência.

Então me ocorreu uma ideia: e se eu simplesmente empurrasse minha motocicleta por todo o circuito? Suponha que eu nunca ligasse o motor, que nunca usasse sua potência, mas simplesmente empurrasse a motocicleta por todas as ladeiras e curvas fechadas. Isso seria loucura, não é? Contudo é dessa maneira que muitos de nós enfrentamos a vida. Uma transformação fundamental ocorre quando percebemos que todo o poder de Deus está a nossa disposição. Temos os cavalos de força de Deus para nos ajudar, a curar nosso casamento, restaurar nossas finanças, salvar nossa família, intervir em nosso local de trabalho e resgatar nossa vida.

As pessoas que se defrontam com a fase final da vida, são forçadas a reconhecer sua impotência e suas limitações. Quanto mais enfraquecem, mais precisam depender dos outros para cuidar delas. Por fim são forçadas a se voltar para Deus. A ironia é que quando finalmente param de lutar e confiam na força do Senhor, descobrem o verdadeiro poder para viver ao máximo o restante dos dias.

Você se sente como se estivesse empurrando uma motocicleta por uma trilha acidentada? Com um motor poderoso, tudo o que você tem de fazer é ligá-lo e usar o poder de Deus para a sua vida. Efésios 1:19-20, BV: “Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o poder para ajudar aqueles que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder que levantou Cristo dentre os mortos”. Deus lhe dará todo o poder de que você precisa para o estilo de vida de um mês para viver.

ACIDENTES VIOLENTOS

A vida é muito semelhante ao motocross: mudanças de trajeto e curvas fechadas; rotas emburacadas e sulcos profundos. Aparece um trecho de terreno plano, mas cuidado, logo surge outra curva.

Todos nós derrapamos algumas vezes nas pistas da vida. A questão não é se vamos bater, mas quando vamos bater. Enquanto trabalhava na invenção da lâmpada elétrica, Thomas Alva Edison declarou: “Eu não fracassei. Simplesmente descobri dez mil maneiras de não fazer funcionar”. O maior poder que precisamos na vida é o de recomeçar. Então, como você recomeça depois de um acidente?

Meu exemplo favorito de recuperação é Simão Pedro, um dos apóstolos de Jesus. Na área de acidentes ele é o campeão! Pedro tornou-se um grande campeão de Cristo, um dos maiores de todos os tempos, e também um dos fundamentos da igreja. Se fizermos uma reconstituição do acidente de Pedro, três lições surgirão, as quais são tão relevantes para nós quanto foram para ele. Quando as forças da vida nos atingem com vigor e então batemos e caímos é bom saber que nosso Deus é o Deus das segundas chances. Não é apenas o poder para um recomeço; é também o poder para voltar à trilha e andar mais rápido que nunca.

Vale a pena refletir
Quando foi a última vez que você se envolveu num acidente serio? Como você lidou com ele? De que maneira esse impacto continuou influenciando sua vida? Como afetou seu relacionamento com aqueles a quem ama? E seu relacionamento com Deus?

LIÇÕES DA PERDA
Se você precisa de poder para recomeçar, então deve aprender com as perdas. A chave para aprender essa lição, tomar posse dela e ativá-la é admitir humildemente as falhas. Pedro foi um dos primeiros membros da equipe de Cristo. Jesus disse: “Você será o capitão da equipe, minha âncora, minha base” (cf. Mt 16:17-18).

Do mesmo modo nós muitas vezes fazemos, Pedro exagerou na confiança. Na noite em que Jesus reuniu a equipe no cenáculo, no dia anterior a grande corrida, Ele os advertiu: “Essa vai ser a corrida mais difícil de sua vida”. Os saltos serão maiores, as curvas mais fechadas e, antes de tudo acabar, todos vocês vão derrapar.  Mas Pedro disse: “Eu não, o Senhor não se lembra? Eu sou a rocha. Sou o campeão. Não quero saber das condições do circuito. O Senhor pode contar comigo. Estarei ali, ao seu lado, até o fim” (cf. Mt 26: 31-33).

Mas então o que aconteceu? Logo foi dada a largada, Pedro derrapou, a queda foi muito feia. Ficou com medo, perdeu o controle e negou Jesus três vezes. E tudo piorou ainda mais. Havia um espectador especial na arquibancada: “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: ‘Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes’, e saindo de lá chorou amargamente” (Lc 22:61-62).

Jesus olhou diretamente para o coração dele e viu arrependimento, a culpa, a vergonha. Não condenou seu amigo e disse aos berros algo como “Eu não disse?”. Ele olhou para Pedro com compaixão e não falou uma palavra sequer.

Assim como Pedro algumas pessoas, estão no meio do acidente. Mas Ele de fato diz algo, Ele diz que, por causa do poder do amor que Ele tem por você, o fracasso nunca é final. Por causa do poder da cruz. O fracasso nunca é fatal. Temos o Deus da segunda chance, e Ele deseja dar-nos o poder de recomeçar de novo.

Preciso admitir meus pecados para poder ser perdoado. Preciso admitir os fracassos para aprender com eles. “Quem tenta esconder seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (Pv 28:13, BLH).

E mais você também deve livra-se da culpa. Deixe que ela se vá! Talvez você ache que está longe demais da trilha de Deus para a sua vida neste momento, não sendo mais possível voltar. Tenho boas notícias para você: prepare-se para uma corrida maravilhosa. Deus diz: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo a diante de vocês para a Galileia” (Mc 16:7).

Jesus sabia que Pedro estava totalmente arrebentado e achava que Deus jamais o usaria outra vez. Cristo queria que ele soubesse: “Pedro, eu ainda tenho uma corrida para você. Sei como está se sentindo, mas você ainda está incluído. Vou lhe dar o poder de começar de novo, de voltar a ser um grande campeão para mim”. Deus lhe diz a mesma coisa hoje: “Não me esqueci de você. Tenho uma grande corrida para você. Levante-se e vamos em frente!”.

Vale a pena refletir
Qual foi a lição mais difícil que você aprender, com algum acidente da vida? De que maneira o aprendizado dessa lição fortaleceu o seu caráter e sua fé?

O PODER DA NEGAÇÃO
Depois de aprender com suas perdas e livrar-se da culpa, o passo seguinte de Pedro foi render-se à força de Deus. É como se Pedro tivesse percebido que estava usando o combustível errado. Assim como Pedro, para recomeçar, você precisa render-se ao poder de Deus. Mas render-se significa abrir mão. Jesus explicou isso do seguinte modo: “Se quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lc 9:23). Pedro negou a Cristo e se acidentou, mas quando aprendeu a negar-se a si mesmo tornou-se um campeão. Você entende a relação? A cada dia chego a um ponto no qual percebo que não consigo prosseguir. Todos os dias chego a um ponto em que caio exausto e digo: “Deus não consigo fazer isso, desisto!”. E Deus diz: “Finalmente. Tenho esperado muito por isso. Agora posso envolver-me e dar-lhe meu poder e minha força”.

Vamos fracassar sempre em nossas tentativas de mudar se fizermos tudo por nossa conta, sozinhos. Deus tem muito mais recursos a nossa disposição – combustível ilimitado num circuito incrível que nem podemos imaginar.

Você foi planejado para seguir por esse caminho a toda a velocidade!

PARA A VIDA TODA
1- Faça uma lista de tudo o que o impede você de confiar plenamente a vida a Deus: desapontamentos e feridas do passado, perdas, dúvidas e assim por diante. Depois pergunte a sim mesmo o que seria preciso para você confiar que Deus, de algum modo, é capaz de usar essas coisas para cumprir o propósito que Ele tem para você. Ore durante um minuto por cada item e peça ajuda para descartá-lo.

2- Qual é o seu maior temor quando se trata de confiar a vida completamente a Deus? Em que se baseia esse medo? Escreva como você enfrentaria esse medo se tivesse apenas um mês para viver.

3- Quando fracassamos e tentamos voltar para a trilha, ajuda bastante conversarmos com uma pessoa em quem confiamos. Marque um café com um amigo e compartilhe em que ponto do circuito da fé você se encontra.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Viver apaixonadamente - Tirando os Sonhos da Cabeça

Doces preferidos
Nossa vida mais real acontece quando vivemos nossos sonhos acordados. Henry David Thoreau

"Existem pessoas que colocam seus sonhos numa pequena caixa e dizem: “Sim, eu tenho sonhos, é claro que tenho sonhos”. Então, guardam a caixa bem escondida e pegam de vez em quando, só para ver se os sonhos ainda estão ali."  
Erma Bombeck

Os sonhos podem ser tão gostosos quanto o doce preferido da sua infância. Lembra-se dele? Um sonho é algo que nos chama, qualquer coisa que pareça impossível ou maluca, mas algo mais doce e agradável que qualquer outra coisa que possamos imaginar.

Para a maioria das pessoas, porém, a realização de sonhos raras vezes acontece tranquilamente.

Não leva muito tempo até que as nevascas da vida congelem os sonhos. O cotidiano tem um jeito próprio de desgastar os sonhos da juventude e desvanecer a esperança de vê-los realizados. Ganhamos queimaduras de gelo pelo frio amargo da decepção, do atraso e do adiamento. Em vez de sonhar alto e acreditar que Deus pode realizar coisas por meio de nós, passamos simplesmente para o modo de sobrevivência e colocamos os sonhos no gelo.

Deus nos colocou aqui por uma razão e plantou sonhos dentro de nós de modo que possamos fazer nossa parte para vê-los realizados. Queremos deixar esta vida sem arrependimentos. Os vários “se eu pudesse” e “e se” nos assombrarão a menos que tenhamos consciência de que devemos esforçar-nos para trazer nossos sonhos únicos à vida. Muitas pessoas, porém, não têm ideia de quais são seus sonhos e do que realmente querem da vida. Você não se sente assim às vezes? Nossa tendência é esquecer quais são nossos verdadeiros desejos e sonhos, porque eles estão enterrados sob uma avalancha de dor.

Creio que Deus quer descongelar aqueles sonhos que ele mesmo colocou em seu coração. Ele quer livrá-lo de uma existência comum e trazer seus sonhos de volta à vida! O salmista disse: “Provem e vejam como o Senhor é bom” (Sl 34:8).

Vale a pena refletir

Neste momento, qual é a sua conexão com seus sonhos? Sua vida diária reflete uma busca ativa de seus sonhos? O que o impede de fazer essa busca?

OS SONHOS FLUTUAM

Os sonhos têm mais variedades do que sabores de sorvete. Como saber se um sonho é de fato de Deus ou simplesmente uma ideia que surgiu em sua cabeça? Em primeiro lugar, o sonho de Deus nunca será contrário à sua Palavra, porque ele nunca se contradiz. Paulo nos contou o segredo para determinar se um sonho é de Deus quando disse que “Deus… é capaz de fazer muito mais do que nós jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais sublimes orações, anseios, pensamentos ou esperanças” (Ef 3:20). O sonho de Deus para nós flutuará como uma bola de sorvete colocada num copo cheio de refrigerante.

O sonho de Deus emerge, em primeiro lugar, porque exige fé. Se um sonho é de Deus, será tão grande em sua vida que você não conseguirá realizar sozinho. Se puder realizá-lo por si mesmo, nenhuma fé será exigida. A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).

O sonho de Deus também emerge porque faz diferença na vida de outras pessoas. Não é um sonho egoísta. Só você pode saber qual é o sonho de Deus para sua vida. Ele nos criou como seres sociais, tão relacionais quanto ele, e deseja que amemos e sirvamos aos outros como ele faz.

O sonho de Deus emerge ainda por outra razão: ele vem do cerne do que você é, de seu coração. As escrituras usam a palavra coração em referência a sua motivação interna, seu amor e suas paixões. Assim, quando lhe dá um sonho, Deus o coloca em seu coração. Quando Deus lhe concede a paixão por alguma coisa, o desejo dele é que você busque essa paixão por estar incorporada a seu ser, não por ele estar tentando seqüestrar a sua vida. Ele não lhe dá uma paixão por um sonho e depois o chama para cumprir um plano de vida completamente diferente.

Vale a pena refletir
Como você faz distinção entre seus próprios sonhos egoístas e os sonhos concedidos por Deus, plantados em sua vida? Como Deus revelou e realçou o sonho dele para sua vida?Qual foi sua resposta comum no passado? Em que aspectos sua resposta seria diferente se você tivesse apenas um mês para viver?

ESTRADA DE TERRA
Existe, em contrapartida, outra pessoa cujo propósito é pregar-lhe peças e enganá-lo. Esse inimigo tem medo de seu coração, porque sabe o que Deus pode fazer por intermédio das pessoas comuns como você para gerar uma enorme diferença no mundo. Satanás sabe que os sonhos começam no coração e, por isso, quer ferir seu coração, tirá-lo de ação e, com um frio capaz de atingir a alma, congelar o sonho que Deus lhe deu. Ele quer que nossos fracassos na vida nos incapacitem e nos desviem da busca do sonho.

A Bíblia diz que Deus tem um plano para nossa vida, grande e sofisticado. Mas Satanás também tem um plano para nós. A maneira mais clara de expressar esse contraste entre os dois propósitos é apresentada nesta passagem: “O ladrão veio apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10). O propósito de Deus é dar-lhe um sonho. O propósito de Satanás é roubar-lhe o sonho.

Se não conseguir impedir que corramos atrás do sonho de Deus para nossa vida, ele vai mudar de tática e tentar fazer com que duvidemos de nossos sonhos. Um de seus maiores aliados é nossa impaciência, com o medo, a preocupação, a ansiedade, a crítica e a frustração que em geral a acompanham. Se os exemplos das Escrituras e nossas próprias experiências servem de parâmetro, então haverá um período de espera antes que os sonhos se materializem.

Se você está na sala de espera da vida neste momento, saiba que não está sozinho.

Deus disse a Abraão que ele seria o pai de uma grande nação. Ele tinha 99 anos quando teve um filho! Moisés tornou-se o líder da nação judaica para tirar o povo da escravidão do Egito. Até mesmo Jesus Cristo, o Salvador do mundo, esperou trinta anos para começar seu ministério na terra.

Por que Deus manda todo mundo para essa sala de espera da vida? Creio que é porque ele quer que aprendamos a confiar nele. Deus nos prepara para realizar o sonho quando nos ensina a confiar nele. Enquanto esperamos, aprendemos que ele está bem perto, ao nosso lado, dizendo “nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hb 13:5). Talvez não entendamos o que ele está fazendo naquele momento, mas sempre podemos confiar no coração de Deus.

A incrível ironia é que Deus se alegra em curar nossas feridas e transformá-las em fontes de força para realizar os sonhos que ele tem para nós. Deus pode usar a própria experiência dolorosa que você gostaria de esquecer para fazer diferença na vida de outras pessoas. Lembre-se sempre de que, independentemente do que estiver passando, nenhum problema pode destruir o sonho de Deus para sua vida.

PARA A VIDA TODA
1- Pegue sua “caixa de sonhos”. O que há dentro dela? Quais são seus sonhos congelados? Em outras palavras, o que você tentaria fazer para Deus se tivesse certeza de que não fracassaria?

2- Faça a descrição por escrito de um sonho que você tem e que acredita ser de Deus. Como ele “flutuou até emergir” em sua vida? Em que aspectos ele exige fé de sua parte para que seja realizado? De que maneira isso pode servir outras pessoas?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Viver apaixonadamente - Escada Horizontal - Macaqueiro

"A segurança é, em grande parte, uma superstição. Ela não existe na natureza nem os filhos dos homens experimentam. A longo prazo, evitar o perigo não é mais seguro do que a exposição total. Ou a vida é uma aventura ousada ou não é nada." Helen Keller

Um navio está em segurança no porto, mas não é para isso que servem os navios. 
William Shedd

Quando meu filho Josh tinha quatro ou cinco anos, levei-o ao parque, e logo correu para o seu brinquedo favorito. “Me põe no macaqueiro”, ele disse. Eu o levantei, ele se segurou as barras e então o soltei. Com os pezinhos pendurados a um metro e meio do chão, ele seguia todo orgulhoso, segurando-se sozinho com um grande sorriso. Depois de cerca de um minuto, se cansou e disse:

– Chega. Pode me pôr no chão.

Então eu disse:

– Josh solte as mãos para eu pegar você.

Ele me olhou com um olhar preocupado:

– Não, me põe no chão.

– Tudo bem, Josh. Se você se soltar, eu o pego.

– Não! Me põe no chão!

– Josh, eu te amo. Prometo que pego você.

Aquele pequeno rapaz segurou a barra com toda a força. Continuou segurando até os dedos ficarem brancos e não conseguir mais aguentar. Finalmente se soltou e eu o peguei. Deus tinha uma mensagem pra mim naquele cenário, quase como se estivesse dizendo: “É exatamente dessa maneira que quero relacionar-me com você. Você se agarra a tudo desesperadamente, tentando fazer as coisas com suas próprias forças. Luta incansavelmente querendo controlar tudo, tentando fazer tudo do jeito certo, tentando agradar as pessoas, controlar todas as situações. Você se agarra e pensa que não há ninguém para pegá-lo e não conclui que é melhor segurar firme e apertar as mãos. Enquanto você fica pendurado com os dedos esbranquiçados, eu digo: ‘Solte, vou pegar você. Relaxe. Eu prometo. Amo você e vou pegá-lo’”.

Eu me esforço muito para manter tudo funcionando como acho que deveria ser, enquanto Deus está ali o tempo todo. Ele diz: “Criei você com minhas próprias mãos. Fiz você com um propósito em mente e morri para recuperá-lo. Por que não confia em mim? Entreguei minha vida por você. Sou o Deus do universo”. Por que tenho tanta dificuldade com isso? Preciso chegar todos os dias ao ponto em que percebo que não posso controlar tudo na vida e preciso soltar-me e render-me a Deus. Ele sempre me pega, e é nesses momentos que sinto sua paz e força em meio às pressões da vida.

Vale a pena Refletir

Neste exato momento, a que você está se agarrando e o que precisa abandonar para seguir adiante na vida? O que o impede de confiar que Deus vai pegá-lo?

SHOW DE TALENTOS

A única maneira de se arriscar para encontrar a grandeza é confiar em Deus em cada área da sua vida. Quando nos apegamos em nossos próprios métodos e objetivos, perdemos oportunidades que nos abençoariam e nos fortaleceriam. Deus nos criou para assumir riscos. Deus quer que confiemos nele para realizar coisas incríveis que jamais poderíamos alcançar sozinhos.

Jesus conta uma parábola que nos apresenta uma noção da estratégia real de investimento divino. Ele compara o Reino de Deus a um homem que, partindo para uma longa viagem, delegou responsabilidades financeiras aos seus servos. “A um deles deu cinco mil, a outro dois mil, e ao terceiro deu mil, conforme as habilidades de cada um. Então, partiu. Os dois primeiros trabalharam e dobraram o investimento. O homem que recebeu menos cavou um buraco e cuidadosamente escondeu o dinheiro de seu mestre”.

Quando o mestre voltou chamo-os para prestar contas. Os dois primeiros se tornaram sócios do mestre pelo sucesso que conseguiram. Já o terceiro disse “Mestre, sei que o Senhor exige o melhor e não faz concessões aos erros. Tive medo de que pudesse desapontá-lo, por isso encontrei um bom lugar para esconder seu dinheiro e deixá-lo em segurança. Aqui está ele, são e salvo até o último centavo”.

Então o mestre declarou furioso: “Essa é uma maneira terrível de viver! É um crime viver com tanto medo! Se você sabia que eu esperava o melhor, porque fez menos que o mínimo? O mínimo que você poderia ter feito era investir o dinheiro com os banqueiros e assim pelo menos eu teria obtido um pouco de juros. Peguem os mil e dêem para aquele que mais se arriscou. Livrem-se desse covarde cheio de ‘cuidados’. Lancem-no na mais profunda escuridão” (Mt 25:14-30, A mensagem).

Deus não quer que o temamos a ponto de inibir nossa disposição de nos arriscarmos a crescer. Assim é comum que façamos tudo dentro de uma margem de segurança, satisfeitos com o modo como as coisas estão e justificando nossa visão conservadora ao dizer a nós mesmos que é isso o que Deus deseja. Mas todo mundo tem espaço para crescer na vida. “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” (Lc 12:48).

Vale a pena refletir

Em quais áreas as possibilidades de você assumir um risco são maiores – pessoal, profissional, relacional ou espiritual? Em quais você tem a tendência de agir com cautela? Por que é mais fácil assumir riscos em algumas áreas do que em outras?

GERENCIAMENTO DE RISCOS
O que nos leva a nos apegar a nossos próprios esforços em vez de nos arriscarmos para encontrar a grandeza que Deus tem pra nós? Para muitos é a perda do controle. Achamos que se realmente nos soltarmos e permitirmos que Deus nos pegue e nos direcione, passaremos a vida toda condenados na prisão, fazendo o que odiamos. Nada poderia estar mais longe da verdade! Deus criou cada um de nós para cumprir um propósito, e nos projetou de maneira única para realizá-lo. Ele plantou a eternidade em nosso coração, com as sementes da grandeza que só podem crescer por nossa disposição em servir.

O medo é outro grande obstáculo que nos mantém presos às barras, mesmo depois de ter chegado a hora de seguir adiante. A Bíblia diz que o perfeito amor expulsa o medo (1 Jo 4:18). Quando conhecemos o amor de Deus, o cuidado e a compaixão de um Pai amoroso que anseia que confiemos nele, então podemos soltar-nos. Seu amor é muito maior que nosso medo.

SIMPLESMENTE FAÇA
Muitos dos adiamentos que fazemos servem apenas para manter a vida segura, confortável e medíocre.

Perdemos muitos momentos pequenos e grandes quando não estamos dispostos a romper o padrão de seguir pelo caminho de menor resistência e tentar coisas maiores. Mas se soubéssemos que nossos dias estão contados e de repente nossas prioridades se mostrassem claras, seria muito mais fácil ouvir o chamado de Deus e mergulhar.

Se você está cansado de agarrar as barras e sente que está perdendo o controle da sua vida, solte-se e sinta os fortes braços de um Deus amoroso pegando você. Na força da graça de nosso Pai celestial, você sentirá a segurança e a paz que tanto deseja.

PARA A VIDA TODA
1- Faça uma lista de itens, recursos, dons e oportunidades que você recebeu para gerenciar. Ao lado de cada um, descreva a maneira como os obteve (por exemplo, nasceu com eles, recebeu-os de alguém, trabalhou por eles) e anote a parcela de controle que você teve na maneira como eles lhe foram entregues. Por fim, anote como acredita que Deus gostaria que você investisse cada item da lista e como pode fazer esse investimento.

2- Quando você se decepcionou com Deus? Em que momento ele não foi até você da maneira que esperava? Como isso afetou seu relacionamento com ele? Como você pode depositar confiança nele como seu Pai amoroso mesmo se sentindo decepcionado? Passe um tempo em oração hoje falando de sua decepção pedindo ajuda para confiar mais em Deus.

3- Cite um risco que acredita que Deus está pedindo para você assumir neste exato momento da vida. Escreva seus temores quanto a assumi-lo. Descreva o que de pior pode acontecer se você assumir esse risco e falhar. Ore para que Deus o ajude a enfrentar seus medos de modo que possa fazer o que ele deseja.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Viver Apaixonadamente - Máscara de Oxigênio - Respirando primeiro

Essa é sua vida. Você é quem deseja ser?
Switchfoot

"Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do compartimento acima da sua cabeça. Por favor, coloque a máscara primeiramente em você antes de auxiliar crianças pequenas e outras pessoas que precisem de ajuda."

A lógica dessa instrução é óbvia: você não pode ajudar ninguém se desmaiar por falta de oxigênio.

Contudo, essas palavras também transmitem uma poderosa verdade espiritual. Se você quer extrair o máximo de seu tempo aqui na terra e viver um estilo de vida sem arrependimentos, precisa envolver-se plenamente com as pessoas a seu redor. Mas a única maneira de alcançar objetivos próprios de um viver autêntico é reservar primeiro um tempo para concentrar-se em si. Se você não for saudável nos âmbitos espiritual, físico, emocional e relacional, como poderá ir além e investir nos outros?

Talvez você tenha considerado essa verdade um pouco egoísta. De fato, como qualquer outra levado ao extremo, o cuidado consigo mesmo pode transformar-se numa desculpa para nunca ir além de si e das próprias necessidades. Mas colocar a máscara de oxigênio primeiro em você não tem nada a ver com isso.

Na verdade, amar a si é um mandamento bíblico. O próprio Jesus disse isso ao apontar os maiores mandamentos: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mt 22:37-39). A maioria de nós compreende que devemos amar a Deus em primeiro lugar e também ao próximo, mas não notamos a última parte da mensagem: devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Jesus indica que, antes de podermos realmente amar os outros e fazer diferença na vida deles, devemos amar a nós mesmos.

Você precisa primeiro reservar um tempo para ser saudável de modo que, então, seja capaz de impactar o mundo ao seu redor. Enquanto não aprender a se amar, nunca poderá de fato aprender a amar e cuidar dos outros da maneira como Deus quer que faça. Não se pode ensinar a alguém o que não se aprendeu.

Deus deseja que cultivemos energia espiritual, física, emocional e relacional. Vejamos outras três áreas e o que significa “respirar primeiro” enquanto se cuida do corpo, das emoções e dos relacionamentos.

LEVE PARA O LADO FÍSICO

Se você soubesse que tem apenas um mês para viver, como trataria seu corpo? Do que abriria mão? Se seu corpo físico tivesse apenas trinta dias para viver, seria tentador negligenciá-lo. Fazer apenas o que lhe dá prazer e comer somente o que tem um gosto bom. Mas o cuidado com o corpo é uma área que vai muito além de algumas semanas quando se trata do estilo de vida de um mês para viver.

A maneira que trata seu corpo tem impacto direto e duradouro sobre a qualidade de vida que desfruta. É preciso concentrar-se primeiro em desenvolver um conceito saudável de corpo.

Se você não estiver conectado à mascara de oxigênio de Deus, terá dificuldades com sua imagem corporal, porque vai respirar as mentiras da sociedade sobre aquilo que é aceitável.

O inimigo de nosso sucesso prefere que respiremos o monóxido de carbono que ele nos dá. Para ter saúde física, é preciso ser saudável espiritualmente e ouvir aquilo que Deus diz sobre nosso corpo. “Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence” (I Co 6:19).

Geralmente vejo dois extremos no que se refere ao conceito que as pessoas têm de corpo. O primeiro é que alguns não adoram aquele que está no templo, mas o templo em si. Sempre que adorar o templo, ou seja, o corpo – algo que sempre sofrerá alterações –, você se sentirá inseguro.

O outro extremo é tão prejudicial quanto o primeiro: há pessoas que destroem o templo.

Se soubesse que Deus viria a sua casa hoje para jantar, você não limparia e arrumaria tudo, preparando-se para a visita dele? Você tem de entender que Deus vive em sua casa neste exato momento. Ele vive dentro de você. Seu corpo é o templo de Deus, por isso é tão importante cuidar de si mesmo e cultivar a força física.

Se permanecer conectado à videira – que se relaciona à saúde espiritual –, você passa de mera força de vontade para a força de Deus.

Vale a pena refletir

Qual é o maior desafio na área física que você enfrenta? Peso? Imagem corporal? Ferimentos ou doenças? Como você pode cuidar melhor do seu templo?  Que passo você pode dar hoje para melhorar sua saúde física?

COMO VOCÊ SE SENTE?
A próxima área crucial onde devemos respirar primeiro para depois ajudar os outros é nossa vida emocional. Muitas pessoas agem de acordo com a vontade.

Grande parte do processo de amadurecimento e crescimento consiste em aprender a reconhecer e experimentar as emoções sem ser controlado por elas. Talvez não sejamos capazes de controlar aquilo que sentimos, mas com certeza podemos controlar aquilo que fazemos com as emoções – a maneira como elas afetam os pensamentos e o comportamento. A verdade de Deus serve como porto seguro, a ser usado em qualquer tempestade emocional, seja qual for o tamanho. “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2Tm 1:7). Se eu estiver conectado a meu criador por meio de conversa e confissão constantes, então ele me dará o poder e o autocontrole de que preciso.

É importante entender que uma vida emocional saudável não é sinônimo de emoções escondidas. É importante ser honesto quanto às emoções. Sinta o que tem de sentir, mas faça somente o que Deus quer que você faça. Jesus passou por todas as emoções que passamos, mas não se permitiu que controlassem seus pensamentos, seu comportamento ou sua interação com os outros. Ele é nosso melhor exemplo.

Vale a pena refletir
De que modo você costuma lidar com as emoções fortes? Sua tendência é explodir ou ruminar? Pense na última vez em que um sentimento tomou conta de você – medo, alegria, decepção, entusiasmo, ciúme ou ira. Como você o expressou? O que teria feito diferente?

CONECTADO PELOS RELACIONAMENTOS
A principal razão de colocarmos a máscara de oxigênio primeiro em nós mesmos é podermos respirar e permanecer saudáveis para ajudar a outra pessoa a encontrar o oxigênio de Deus. Assim como Deus nos criou como seres eternos em corpos temporais, ele planejou que vivêssemos em harmonia com os outros.

Se soubéssemos que temos apenas algumas semanas de vida pela frente, certamente não gostaríamos de morrer sozinhos. Antes, gostaríamos que aqueles com quem nos importamos conhecessem nosso verdadeiro eu e soubessem como somos gratos por eles. Gostaríamos de dizer-lhes nossas palavras finais, do fundo do coração. Assim, deixaríamos um legado relacional de amor persistente e fé constante.

Independente do tempo de vida que temos pela frente, precisamos entender que a vida é curta. Pedimos a Deus que nos ensine a contar nossos dias e nos ajude a compreender que o tempo é limitado e devemos gastá-lo como ele quer. Só assim poderemos cumprir o propósito pelo qual o Senhor nos criou. Respirar primeiro não é um gesto egoísta. É essencial.

PARA A VIDA TODA
1- Que nota você atribuiria a sua saúde em cada uma destas áreas: espiritual, física, emocional e relacional? A nota vai de 1 (péssimo) a 10 (excelente). Qual é o maior desafio a ser enfrentado para melhorar sua saúde nessas áreas? O que pode fazer para enfrentar esse desafio?

2- Anote objetivos específicos a serem perseguidos no resto do mês com o propósito de melhorar essas quatro áreas. Certifique-se de que os objetivos sejam práticos e mensuráveis.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Viver Apaixonadamente - Surto de Energia

Conectado à verdadeira fonte.

Você não tem alma. Você é uma alma. Você tem um corpo. C. S. Lewis

Formaste-nos para ti, e nosso coração não terá sossego enquanto não encontrar descanso em ti. Agostinho

Quando a energia falta em nossos lares é que percebemos a sua importância e o quanto dependemos dela. Também somos absolutamente dependentes de energia para ter a vida para o qual fomos criados. Precisamos de energia para mudar, mas o problema é que muitas vezes achamos que podemos fazer as mudanças necessárias com apenas um pouco de força de vontade e não percebemos quanto dependemos do poder de Deus.
As pessoas que sabem que sua vida vai acabar em breve tendem a sentir um desejo quase desesperado de mudar, mas sentir desespero não é suficiente.

Vale a pena refletir
Em qual área da vida você tem mais dificuldade para mudar? Entrar em forma e perder peso? Abandonar um mau hábito? Alguma questão de relacionamento? Você está tentando mudar isso com a força de vontade ou com a força de Deus? Leia Mateus 11.28-29

Energia espiritual
Embora a vida apresente muitas facetas, nossa energia espiritual é a mais importante porque tudo depende dela. Fala-se em crescimento espiritual e modos de estimulá-lo na vida, mas, para obter o poder de mudar, é preciso buscar não o crescimento espiritual, mas sim a saúde espiritual.
 A chave para a saúde espiritual é manter um forte relacionamento com Jesus. Se estiver conectado ao criador, você crescerá como nunca e conhecerá o real poder parra fazer mudanças duradoras.

Vida frutífera
Como podemos nos tornar espiritualmente saudáveis? Jesus nos orienta:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. João 15.1-5

Seu desejo é ter saúde espiritual, então você precisa estar conectado a Cristo, a videira verdadeira. Você não é responsável por produzir frutos. Jesus é. Você não precisa suar, esforçar-se, trabalhar cada vez mais ou disciplinar-se para ser mais espiritual por meio simples da força de vontade. Quando você se der conta dessa verdade ela lhe trará uma liberdade incrível.
Confiar em Deus reduzirá o estresse e permitirá que tenhamos a liberdade de nos envolver plenamente com a vida.
De que maneira você percebeu Deus podando áreas de sua vida? como lidou com a poda? Qual foi o resultado da poda de Deus em sua vida? onde você ainda está esperando para ver resultados?

Conexão constante
Assim como nutrientes, água e sol são necessários para que os ramos produzam seus frutos, precisamos está ligados em Jesus para permanecer sadios, crescer e produzir o melhor fruto.
A comunicação constante é o segredo de uma vida espiritual saudável. É pela oração que nos mantemos conectados a Deus. Ore em todo tempo ao Senhor. Desenvolva uma vida cristã pela oração. Fale sempre com Deus durante o seu dia. Derrame sua vida em Deus falando tudo que te incomoda e também o que te alegra. Deus agüenta!
Todos nós somos obra em construção. Falhamos e caímos em tentações nos momentos de fraqueza, mas não precisamos permanecer nelas nem certamente sucumbir nessas áreas. Se admitirmos os fracassos e pedirmos a graça e o perdão de Deus, ele se alegrará em limpar nosso coração e restaurar nosso relacionamento com ele.
Confessar  é concordar com Deus que nossos caminhos estavam errados, e arrependimento é decidir andar da maneira dele.

Para a vida toda
1.    Quais são as barreiras atuais que não deixam você obter saúde espiritual em sua vida?
2.    Escreva uma carta ou ore a Deus falando sobre seus desapontamentos e suas frustrações atuais. Avalie de que maneira os problemas ou questões podem estar preparando você para uma colheita mais frutífera.
3.    Como você está se saindo nas áreas de comunicação com Deus?

Até amanhã com a graça de Deus!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Viver Apaixonadamente - Espremido pelo tempo!

GASTANDO SEU RECURSO MAIS VALIOSO

"Não quero chegar ao fim da vida e descobrir que vivi toda sua extensão. Quero ter vivido também sua largura." Diane Ackerman

Cuide muito bem de seu tempo livre. Esses momentos são como diamantes não lapidados. Despreze-os, e seu valor nunca será conhecido.
Melhore-os, e eles se tornarão as mais brilhantes jóias de uma vida útil. Ralph Waldo Emerson

Imagine que foi pegar seu check-up anual e o médico disse que você terá somente mais 6 meses de vida. O que você faria? Agora responda: como foram os 6 últimos meses da sua vida até hoje? Pode ser que tenha sido muito longo por você não ter paixão nem energia suficiente pela vida. Talvez esteja desinteressado, indiferente ou descontente perguntando se é só isso que a vida tem a oferecer mesmo. Em contrapartida, deve lembrar-se de momentos em que o tempo voou, que você estava em boa companhia ou imerso em alguma atividade. O que diferencia os dois momentos? Avalie como você veria o tempo se soubesse que seu último dia está a apenas algumas páginas da sua agenda. Certamente as horas, os dias e os minutos se tornariam bem mais preciosos.

Espremido pelo tempo
De fato, tarefas e responsabilidades diárias precisam de atenção, mas, até mesmo essas, podem estar conectadas a objetivos maiores como: falar com o cônjuge, ensinar os filhos, e ligar-se a Deus. O corriqueiro pode tornar-se magnífico quando estamos intimamente conectados a cada hora e às pessoas ao nosso redor. Todos nós temos os mesmos minutos do dia. Nem mais nem menos. O fato é que estamos presos às 24h. O modo como você investe essas horas, porém, pode determinar a diferença entre o senso de realização – por saber que você está fazendo exatamente aquilo para que foi criado – e o de arrependimento. Faça uma análise de custo-benefício para descobrir se a maneira como gasta seus dias produz o que deseja. Quando aumentamos a energia e o grau de envolvimento, multiplicamos o tempo. Não se trata de adicionar anos à vida, mas vida aos anos.

Vale a pena refletir
O que mais consome seu tempo diariamente? Seja o mais específico possível em sua resposta. Muitos dizem que o trabalho consome a maior parte das horas do dia, mas faça uma subdivisão. O que exatamente consome seu tempo no trabalho? Que importância tem essa atividade? Quanto é satisfatória? Quanto tempo do dia você passa fazendo somente aquilo que faz melhor?

O teste do tempo
A única maneira de você e eu conseguirmos extrair o máximo de tempo restante é gastar cada dia de maneira que deixemos atrás de nós um legado digno. Em sua carta a igreja Paulo escreveu: “Como operadores que somos nessa obra com vocês, imploramos que vocês não desperdicem nem um pouco desta maravilhosa vida que Deus nos deu” (2Co 6.1, The Message). Ele queria dizer: “Não desperdice seu tempo porque ele é sua vida”. Um momento regular de descanso e recuperação, um sábado no sentido bíblico é essencial em nossa programação. Até mesmo o Criador descansou e guardou um sábado. Se nosso objetivo é gerenciar o tempo de maneira que ele seja maximizado, então precisamos viver de acordo com o relógio eterno, ouvindo Deus e nossa vida, prestando atenção ao corpo e ao coração.

Richard Koch, autor do best-seller O principio 80/20¹, fez um estudo com muitas empresas e indivíduos bem-sucedidos e chegou a conclusão: para a maioria das empresas, 20% da atividade produz 80% dos resultados. O mesmo principio se aplica às pessoas: 20% daquilo que se faz na vida produz 80% dos resultados; 20% do que você faz com sua vida produz 80% de felicidade; 20% das pessoas com as quais você mantém contato produzem 80% de sua alegria nos relacionamentos.

Vale a pena refletir
De maneira geral, você concorda com o principio 80/20? Ele parece encaixar-se em sua vida e na maneira como você gasta o tempo? Quais atividades de sua vida você qualificaria como desperdício de tempo? O que o impede de gastar esse tempo com atividades mais significativas?

Relógios eternos
Não fomos programados para ser escravos do tempo. Fomos criados para sermos presentes e ativos na vida dos que estão ao nosso redor. Aproveite o máximo do seu tempo produzindo um legado que durará muito além do tempo que você vai viver aqui na terra. Faça isso hoje!

PARA A VIDA TODA
1- Anote num diário como você gasta cada dia desta semana. Tente atribuir um valor a sua produtividade (aquilo que realizou) e seu grau de contentamento (como se sentia a cada dia). Como qualificaria a relação custo-benefício da maneira como usa o tempo?

2- Qual foi o fator que desperdiçou seu tempo na semana passada? O que você ganhou com isso? Algo que o distraiu, entreteve, fez você evitar alguém? Existe outra maneira de usar seu tempo para gerar um impacto maior e mais significativo?  Talvez você precise passar menos tempo diante da televisão e ler mais, ou, quem sabe, navegar menos na Internet, sair pra caminhar ou fazer exercícios. Crie uma pequena lista de atividades alternativas para fazer na próxima vez em que for tentado, por hábito, a desperdiçar seu tempo.

3- Como descreveria a fase atual de sua vida? Você se sente soterrado sob terras gélidas, hibernando no aspecto emocional? Ou o cenário se parece mais com a primavera, com sinais de surgimento de uma nova vida? Para você, o que significa aceitar e honrar a situação em que está agora?


 Até amanhã!!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Princípio 1 - Viver Apaixonadamente - Montanha Russa

A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que tiram nosso fôlego. Anônimo

Em minha infância, eu amava ir ao parque de diversões de Spring Lake no verão. O cheiro de algodão-doce, as grandes gincanas e seus prêmios, a roda-gigante e os carrinhos de bate-volta. Mas a razão principal de eu amar tanto aquele lugar era a montanha-russa. A Big Dipper continua sendo a montanha-russa mais assustadora em que já andei!
Eu me considero um bom conhecedor de montanhas-russas; já andei em muitas delas, e classifico a maioria em duas categorias: “modelo da velha escola” e “nova façanha da engenharia”. Gosto das montanhas-russas que impressionam, de acordo com as modernas técnicas da engenharia, com fortes trilhos de aço. Elas sobem a grandes alturas, alcançam velocidades de quebrar o pescoço, fazem loops, giram e nos deixam de cabeça para baixo. Meus filhos são loucos por elas, e nos divertimos muito.
A Big Dipper era da velha escola e não tinha nenhum atributo de suas equivalentes modernas. Era uma antiga montanha-russa de madeira, com trilhos de sarrafo, sobre frágeis andaimes, pintura descascada e madeira com rachaduras. Não importava quão acostumado se estivesse com outras montanhas-russas: a Big Dipper garantia boas doses de adrenalina a cada volta.
Sentíamos o coração acelerar ao entrar no carrinho e sairmos da estação. Subíamos a primeira elevação – click, click – até o topo, onde o carro parava. Eu pensava: “Será que quebrou? Alguém vem tirar a gente daqui? O que vai acontecer?”. BUM! O chão desaparecia, o carrinho parecia decolar, meu estômago ia até a garganta.
Agarrava-me à barra de segurança, morto de medo, sentindo-me alegre, agitado e apavorado – tudo ao mesmo tempo. Passávamos pela primeira curva e as rodas de um lado chegavam realmente a sair um pouco do trilho. Do outro lado elas gemiam ao mesmo tempo em que fagulhas voavam. Assim que eu me recuperava, BUM! Outro mergulho e outra curva fechada. Levantava as mãos para impressionar meus amigos, mas, cara, eu estava era morto de medo!
Mesmo se tivesse andado naquela montanha-russa alguns dias antes, sempre me sentia ansioso em relação ao que vinha pela frente. As curvas chegavam rapidamente ao mesmo tempo em que meu coração disparava e minhas mãos suavam sobre a barra de segurança. Entrávamos num túnel tão escuro que mal se podia ver o carrinho da frente; então, parávamos na estação.
Uma típica experiência de montanha-russa, não é? A diferença da Big Dipper era sua idade e a falta de manutenção. A aparência era tão ruim que alguns amigos não se arriscavam a andar nela. Qualquer um podia dizer só de olhar, que a qualquer momento alguém sairia voando do carrinho. Havia muitos anos que não era fiscalizada! Meus amigos e eu não tínhamos idéia se estaríamos na Big Dipper quando um acidente acontecesse, mas sabíamos que um dia haveria problemas. Anos mais tarde um amigo me contou que durante um passeio o assento vago ao lado dele voou do carrinho na primeira curva!

Vale a pena refletir
Você vê sua vida como uma viagem segura ou como um passeio na velha montanha-russa? Quais áreas de sua vida são mais seguras? Talvez, por exemplo, você assuma enormes riscos para avançar na carreira profissional, mas superprotege seu coração e se arrisca pouco nos relacionamentos.

SÍNDROME DO ALGUM DIA
O passeio na Big Dipper serve de analogia para a maneira como fomos feitos para viver. Tanto no passeio quanto na vida, parece que tudo termina logo depois de começar. Você sabe que a diversão vai acabar, mas passa muito rápido quanto mais você dá voltas, mais rápido tudo acontece. Os dois passeios são desconcertantes, desorientadores e divertidos.
Assim como o passeio na montanha-russa é rápido, nossa vida nesta terra é temporal e finita. Trata-se da parte natural do ser humano: nascemos e, no final, nosso corpo morre. Em vez de achar depressivo ou desesperador, você pode ser livre se estiver disposto a enfrentar e entender essa verdade sobre a vida: ela vai acabar. Em vez de nos limitar, nossa mortalidade pode servir para nos lembrar de ser tudo o que fomos criados para ser.
Somos tentados a ficar na zona de segurança e nos acomodar com menos do que fomos criados para ser. Conheço muitas pessoas cujo dia favorito da semana é “alguma – feira”. Muitas pessoas costumam dizer: “Algum dia vou buscar tudo o que a vida tem a oferecer”. “Quando me aposentar, vou aproveitar a vida”. “Algum dia vou realmente viver para Deus, serei mais organizado e passarei a amar mais minha família”. “Quando ganhar dinheiro suficiente, então passarei mais tempo com meus filhos”. “Algum dia, quando houver espaço em minha agenda, então me envolverei mais com a igreja”. “Quando tiver mais tempo, vou tentar ser mais espiritual”.
Algum dia. Um dia. Quando. Se. Então, tudo acaba. Quando vamos acordar e perceber que esta é a vida?
Sua vida é aqui e agora. Esteja onde estiver, sentindo o que estiver sentindo, enfrentando o que estiver enfrentando, algum dia é exatamente agora. Somos tentados a nos valer da síndrome do algum dia, essa mentalidade nos rouba.
Deus não planejou que ficássemos à margem de tudo, vendo a vida passar. Deus nos criou para assumir riscos pela fé e para vencer os gigantes que nos paralisam.
Devemos ser como Davi que deu um passo à frente para desafiar Golias numa luta de vida ou morte. Ele foi o único a ter coragem de enfrentar o gigante. O rei Saul deveria ser o escolhido, mas muito tempo atrás ele havia deixado de seguir a Deus, ficando totalmente distante. Agora estava na zona de segurança. Saul disse a Davi: “Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!” (1 Sm 17:33, BLH).
Saul estava certo em sua opinião. O que Davi queria fazer parecia ridículo! Você teria dito a mesma coisa: “Davi, não seja ridículo. Seja razoável. Ele vai fazer picadinho de você”. Saul e o exército estavam agindo com base na razão; Davi agiu com base na fé. Quando você age pela razão, o que consegue enxergar é o tamanho dos gigantes. Se agirmos pela fé, conseguiremos ver como os gigantes são pequenos se comparados com Deus.
A fé ridícula de Davi o diferenciou dos milhares naquele lugar. A única maneira de derrotar os gigantes que se colocam entre você e a vida para a qual foi criado é a “Fé ridícula”. Saul e o exército de Israel olhavam para a vida a partir do chão. Davi olhava para a vida da perspectiva de Deus. E quando se olha da perspectiva dele, os gigantes tornam-se pequenos. Quando olho a partir da perspectiva de Deus, começo a entender que a vida de fé – que todos chamam de ridícula – é a única maneira razoável de viver.
O mundo diz: “não seja ridículo; seja razoável. Não corra riscos; aja com segurança e faça dela e do conforto seu alvo na vida”. Deus nos chama para uma vida de fé, vivendo para ele. Deus não nos criou para andarmos em montanhas-russas pequenas. Ele nos prometeu uma vida abundante se entrarmos no carrinho que leva à grande aventura que ele planejou para nós. Esta vida de fé ridícula é tão estimulante quanto andar na Big Dipper!

Vale a pena refletir
Neste exato momento você está fazendo alguma coisa na vida que exige fé? Se não está, por que não? Está olhando para a vida a partir da perspectiva de Deus ou da perspectiva do chão?

Deus determinou a trilha para você com orientações claras, e promete ser o supremo engenheiro. Ele quer que você entre no carro e permita que o leve a lugares que você nunca imaginou ser possível ir. Às vezes ele corre numa velocidade de quebrar o pescoço, de modo que você perde o fôlego e se segura em alguma coisa por que está apavorado. Mesmo assim, você se sente alegre, satisfeito e morto de medo – tudo ao mesmo tempo. Isso é a vida.
A vida é imprevisível. Às vezes você faz curvas muito fechadas e acha que as rodas se soltarão, mas Deus é um motorista experiente. Ele sabe onde está indo e tem o controle total quando você sente medo. Às vezes você passa por túneis escuros onde não consegue enxergar um palmo diante do nariz, mas é aí que sente a forte mão dele sobre seu ombro. Logo, você chega à estação e o passeio acaba. É como se o curso da vida tivesse apenas começado e, então, logo termina! Se você fez o compromisso de seguir a Jesus, porém, o passeio continua; Deus o leva com ele para o céu por toda a eternidade.
Talvez isso pareça muito longe do ponto onde você se encontra neste momento. Por conta das circunstâncias da vida, talvez se sinta como alguém que já pulou da montanha-russa e quebrou a cara no chão. Porém, por mais difícil e assustadora que sua vida seja, Deus ainda está presente. Ele se preocupa com você além do que se possa imaginar. Se tivesse apenas um mês para viver, você não deixaria a zona de segurança para trás e iniciaria o passeio que acelera seu coração? Você não gostaria de participar de um passeio que trouxesse satisfação – com alegria, com medo, com um nível de envolvimento que lhe permitiria saborear cada momento? Se você soubesse que tem apenas algumas semanas de vida, não creio que seria capaz de cultivar a síndrome do algum dia. Quero desafiá-lo hoje a enfrentar seus medos com a fé ridícula e assim, realizar o passeio de sua vida!

PARA A VIDA TODA
1. Se tivesse certeza de que a vida como você conhece terminaria em algumas semanas, qual seria seu maior arrependimento? Por quê?

2. Em quais áreas da vida está sofrendo da síndrome do algum dia? Tome hoje a decisão de nunca mais usar a frase “algum dia, quando as coisas se acalmarem”. Conscientize-se de que hoje é seu “algum dia”!

3. Em vez de montanha-russa, que outro símbolo ou metáfora você escolheria para descrever sua vida caso estivesse plenamente envolvido nela? Tente inventar algo tão singular quanto você. Encontre uma ilustração desse símbolo, coloque-a num lugar onde possa vê-la todo dia e use-a como lembrete para viver sem arrependimento.

Até amanhã!!!




domingo, 22 de janeiro de 2017

Livro 30 dias para Viver para lermos durante a série!

https://www.facebook.com/groups/408301099506632/

Vivendo o traço - Todo mundo morre, mas nem todo mundo vive!

A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive. Alan Sachs


Estou convencido de que o medo de morrer, de nossa vida chegar ao fim, não tira tanto nosso sono quanto o medo… que atinge a todos de
que talvez não tenhamos vivido. Harold Kusher

SEU TEMPO NA TERRA É LIMITADO
Isso é um fato, por mais que essa ideia o perturbe. Não importa quem você é, qual sua idade, qual o grau de seu sucesso ou onde vive: a mortalidade continua sendo o grande nivelador. A cada tique-taque do relógio, um momento fica para trás. Enquanto lê este parágrafo, os segundos que passam nunca mais serão recuperados. Seus dias estão contados, e cada um que passa vai embora para sempre.

Se você for como eu, talvez se sinta tentado a considerar essa realidade dura e inoportuna, com poder de nos vencer e paralisar. Mas esse não é meu proposito ao escrever esse livro – aliás, é exatamente o oposto. Estou convencido de que, em vez de nos inibir e forçar a viver na defensiva, aceitar que nosso tempo na terra é limitado tem o incrível poder de nos libertar. Se soubéssemos que teríamos apenas um mês para viver, viveríamos de maneira diferente. Seriamos mais autênticos e teríamos mais ousadia na forma como gastamos o tempo. Mas essa reação contraditória levante uma questão: o que nos impede de viver dessa maneira agora?

Minha motivação para encontrar a resposta – e, melhor ainda, para vive-la nasceu da experiência no ministério. Nessa função, tenho tido o privilégio de passar algum tempo com pessoas próximas do fim da vida. Enquanto várias delas lutam com os diferentes estágios da agonia da morte – choque, negação, barganha, culpa, ira depressão, aceitação – a maioria faz mudanças radicais quando descobre sua condição terminal. Dão-se o direito de dizer o que de fato sentem e de fazer aquilo que realmente querem. Pedem perdão e perdoam. Não pensam mais apenas em si mesmas, mas procuram aqueles que amam e lhes dizem o quanto realmente significam. Assumem riscos que jamais correriam antes e deixam as preocupações de lado, aceitando com gratidão cada novo dia. Parece que adquirem uma nova percepção em relação as prioridades, como o relacionamento com Deus e o propósito de deixar legados que perdurem.

Passei a acreditar que o estilo de vida de um mês para viver é universal em princípios, mas singular em sua expressão. Se todos nós vivêssemos como se tivéssemos apenas mais um mês neste mundo, passaríamos nossos dias de maneira diferente, de forma singular para nós, e ainda sim, acredito que todos experimentaríamos uma vida mais satisfatória que poderia deixar um legado para a eternidade.

NOSSO PEQUENO TRAÇO
O que mais consome seu tempo? O que exatamente consome seu tempo no trabalho? O Quanto é satisfatório? Quanto tempo da sua vida você passa fazendo somente aquilo que faz melhor?

Talvez nenhum lugar represente a melhor a eternidade que um cemitério. Não é surpresa que eu seja fascinado por velhas lápides e pela vida que elas representam. Olhando para elas não posso deixar de reconhecer que vidas inteiras estão agora diante de mim reduzidas a duas datas ligadas por um traço.

Quando paramos para pensar, vemos que não temos controle sobre muitas coisas na vida. Não decidimos onde iriamos nascer quem seriam nossos pais ou em qual período histórico ou cultura viveríamos. Tampouco decidimos as datas colocadas em nossa lapide. Não sabemos quando nosso tempo aqui acabará. Pode ser na semana que vem, no próximo ano ou daqui a muitas décadas. Somente Deus sabe. Nossa vida está nas mãos dele, mas há uma coisa sobre qual temos bastante controle. Precisamos decidir como vamos usar esse traço.

O salmista orou: “ Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio” (Sl 90:12, BLH). Deus quer que percebamos que nosso tempo na terra é limitado, de modo que o gastemos de maneira sábia. Mas Ele nos dá capacidade de escolher como gastar essa moeda tão valiosa.

NENHUMA MUDANÇA É EXIGIDA
Embora muitas pessoas que enfrentam a morte façam mudanças radicais para morrerem bem, de vez em quando encontro uma que altera muito pouco. É que elas viveram de maneira tão livre e autentica que a notícia do final iminente não vira seu mundo de cabeça para baixo.

Não seria maravilhoso viver de tal maneira que, diante da notícia de que só lhe resta um mês de vida, não fosse preciso mudar nada? O que o impede de viver assim? O que você está esperando?

Em vários trechos das Escrituras, Deus nos lembra que a vida é curta se comparada com a eternidade. “vocês nem sabem o que lhes acontecerá manhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (Tg 4.14)

A Bíblia diz que Deus colocou a eternidade em nosso coração (Ec 3.11), se formos verdadeiramente honestos perceberemos que deve haver mais para mossa existência que este mundo pode oferecer. É neste ponto que muitas pessoas se voltam para a fé, mas assim como alguns vivem como se não houvesse amanhã, outros usa a fé para viver como se não houvesse hoje. A única maneira de viver para a eternidade é abraçar cada dia como um presente de Deus. Devemos viver no pequeno ponto entre o cotidiano e o eterno. Ele nos criou e nos deu mais um dia para viver – para conhecer e experimentar seu amor, para servir aos que estão ao nosso redor, para viver apaixonadamente a vida para qual ele nos criou. A transitoriedade desta vida deveria manter nosso foco naquilo que é mais importante.

O DESAFIO DOS TRINTA DIAS
Se soubesse que tem apenas um mês para viver, sua vida seria radicalmente transformada. Mas por que esperar até receber um diagnóstico de câncer ou perder um ente querido para aceitar a verdade e permitir que ela o liberte? Não queremos tudo que a vida tem a oferecer?

Desafio você a começar a viver como se tivesse apenas um mês de vida. Existem quatro princípios universais do estilo de vida de um mês para viver: viver apaixonadamente, amar completamente, aprender humildemente e partir corajosamente.

O livro está dividido em quatro semanas e incentivo você a viver os próximos trinta dias como se fossem os últimos. Para cada dia haverá um capitulo que vai ajudá-lo a concentrar-se no princípio da semana.

Cada capitulo contém dois destaques para inspirar sua experiência de trinta dias para viver. Em cada capitulo há um quadro intitulado “vale a pena refletir” com perguntas para ajudá-lo a examinar sua vida e focar naquilo que é mais importante.

Outro destaque é “Para a vida toda” oferece maneiras de agir de acordo com o tema do dia.

Esses pontos práticos não exigem que você faça lições de casa, mas o inspiram a criar trabalhos de vida.

Não é preciso passar por uma crise para avaliar como viver plenamente. se você está disposto a assumir esse desafio de trinta dias, esteja preparado para uma mudança radical em sua vida. Você pode viver sem arrependimentos e de forma tão abundante que se perguntará como pode se contentar-se com menos que isso.

Não há nenhum momento como o presente – o agora! – para começar. Ler este livro leva tempo, seu bem mais precioso, e prometo não leva-lo a desperdiçar nenhum segundo sequer lendo suas paginas. Á medida que você descobrir a vida para a qual foi criado, hoje pode ser realmente o primeiro dia de uma vida sem arrependimentos. Declare que hoje é o começo de um mês que certamente mudara a sua vida!


PARA UMA VIDA TODA!
1 – O mais rápido possível, sem pensar muito, faça uma lista de cinco itens que mudaria a sua vida se soubesse que tem apenas 1 mês para viver. Escolha pelo menos uma para começar a mudar hoje, neste exato momento.

2 – Descreva em que aspectos gostaria que sua vida fosse diferente no final da leitura deste livro. O que o levou a abrir este livro? O que esta acontecendo em sua vida agora que o levou a pensar em quem você é e porque esta aqui?

3 – Diga a  pelo menos uma pessoa – um amigo, um familiar ou um colega de trabalho – que você  esta lendo este livro. Peça que essa pessoa anote em sua agenda o compromisso de, dentro de um mês, contando a partir de hoje, lhe perguntar de que maneira sua vida mudou.


Até amanhã com a graça de Deus!

sábado, 21 de janeiro de 2017

Deus é suficiente!

Deus É Suficiente - Lecrae (ft. Flame e Jai)

Verso 1 (Flame)
Ficamos tão impressionados
Com eles, senhoras.
Que dirigem Mercedes,
Que dirigem loucamente,
E nós temos que ser loucos.
Ficamos tão impressionados
Com eles, caras.
Que é o que nós torna invejosos
Que é o que nós torna ciumentos,
E nós temos que ser loucos.
Eu estou tão impressionado
No Trono.
Que deixou sua casa celestial.
Nunca fez nada errado.
Eles crucificaram Ele
Num madeireiro, e lá Ele fez.
Foi uma loucura como ele preparou a cena
Para Ele ressuscitar da sepultura, e isso me deixa espantado.
Você pode ser um homem voador,
Com cem mil em suas mãos
Foi uma presa direta, e cedeu firme
E um fã
Você pode ser o mais rico, ser o mais inteligente, ser o mais difícil, tudo isso..
Mas eu garanto que antes de eu morrer todos estarão lá no estúdio.

Coro
Usado para ganhar tantas coisas,
Tudo que está na TV,
Educação,carros e roupas,
Passarelas e jóias
(Foco no material errado) Agora eu tenho os meus olhos em você e sei que

Deus é Suficiente (3x) Você é suficiente, Nunca é demais, Mais do que o suficiente, Deus é suficiente, Você é suficiente para mim

Verso 2
Festas, como a vida é rápida
Em parte, é o último voo
Perseguindo todos os seus sonhos, esta é sua última noite
E então você finalmente tem seu direito de herança
Mas isso nunca parece durar, não é?
Você sabe que você está farto de olhar, farto de perseguir
Eu acho que você sabe a verdade, só não quer enfrenta-lá
Sua vida é vazia, você tenta se divertir
Você nunca está satisfeito, você nunca se farta
Você vai de emoção procurar, como uma remedinho
Uma bebida pesada, uma boate
E você não pode parar apenas, porque você é escravo
E você persegue nada durante o caminho da sepultura

Coro

Verso 3
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará
Tira meus medos, e restaura minha alma
Morto para o céu, morto esperando Cristo vir
Para estar com você para sempre e te ver
Retire a minha sede, coloque algo a mais na minha vida
Nada de dinheiro, carros, nada se compara a alegria de Cristo
Amor ao trabalho ao envés de escolher o caminho de egoísmo, que nos destroem
Não há necessidade disso, eu sei o que eu quero, quero saber como obte-lô, mas o meu Deus é suficiente!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Quero Sua Vida Em Mim

Quero Sua Vida Em Mim (part. Naldo Benny)
Thalles Roberto
  
Tentei levar a vida sem você
Tentei fingir que eu tava feliz, não deu
Perdi o seu caminho, distração
Fiz coisas das quais eu me arrependi, doeu

Me faz sentir como a primeira vez
Eu sinto tanto frio sem o seu amor
Eu quero sua vida em mim

Voltar, porque já não dá mais
Não há nada e nada
Que eu faça no mundão me satisfaz mais
Voltar, porque eu não quero mais
Já tentei, me enganei, como errei
E hoje eu sei do seu amor
Não dá mais pra viver assim

Quero, quero sua vida, Deus
Quero, quero sua vida, Deus


Eu quero, quero sua vida, Deus

Como você está!

Alguns dias você sente que está tão longe
E a esperança é uma luz no escuro
Porque tudo que você vê são seus erros

Ele o vê de uma maneira diferente

Nunca houve um dia em que você tenha ido longe demais
Quando tudo ao seu redor pudesse desmoronar
Não, você não tem que ser mais forte do que você é
Ele quer seu coração, você pode vir assim como você está.

Eu sei que é difícil não fingir,
Mas a perfeição é um mito a distância
Não é sobre as coisas que você faz
Você já é a pessoa perfeita

Nunca houve um dia em que você tenha ido longe demais
Quando tudo ao seu redor pudesse desmoronar
Não, você não tem que ser mais forte do que você é
Ele quer seu coração, você pode vir assim como você está.

Quando você não pode ver a estrada à frente,
E nada mais faz sentido,
Não importa o que você fez,
Você pode vir assim como você está.

Nunca houve um dia em que você tenha ido longe demais
Quando tudo ao seu redor pudesse desmoronar
Não, você não tem que ser mais forte do que você é
Ele quer seu coração, você pode vir assim como você está.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...