sábado, 30 de julho de 2016

Bíblia Aberta, Coração Aberto, Ouvidos Abertos

Você tem uma Bíblia? Leia-a! Quando ansiedade aniquila sua paz, leia Filipenses 4:6     “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”
Ou talvez a preguiça bate à sua porta. Leia Colossenses 3:23 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração”
Não tome uma decisão, grande ou pequena, sem sentar diante de Deus com uma Bíblia aberta, um coração aberto e ouvidos abertos. Filipenses 2:13 diz “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.”
Você tem tudo do que precisa para encarar as questões gigantes na sua vida. Além do mais, todos vocês têm um Deus que os ama demais para os deixar vagar sem rumo. Você tem um coração para Deus? Zele por ele! Tem uma Bíblia? Leia-a!

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Correção e Direção


Pessoas sofridas tendem a se juntar com outas pessoas sofridas. Amamos aqueles que lamentam por nós e evitamos aqueles que nos corrigem. Porém, correção e direção é o que precisamos. Eu descobri a importância de um conselho saudável quando estava na metade do Triatlo Ironman. Depois de nadar de 1.9 km e pedalar por 90 km, eu não tinha muita energia sobrando para fazer a corrida de 21 km. Nem o cabra correndo ao meu lado. Eu perguntei a ele como estava e logo me arrependi! Ele disse “Isso é um saco. É a decisão mais idiota que já fiz.” Ele tinha mais reclamações do que devedor na Receita Federal. Minha resposta para ele? “Adeus”. Eu sabia que se o escutasse por tempo suficiente, começaria a concordar com ele.

Provérbios nos lembra “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22) Ore logo, busque aconselhamento saudável e não desista!
do Livro “Derrubando Golias”

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Deus Revela Sua Vontade, através do Fogo do Espírito Santo de Deus

“Seja feita Sua vontade…”

Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” Lucas 24:31-32
Você não ama este versículo? Eles souberam que haviam estado com Jesus por causa do fogo dentro deles. Deus revela Sua vontade acendendo um tocha na sua alma.

Ele deu a Jeremias um fogo por corações endurecidos.
Ele deu a Neemias um fogo por uma cidade esquecida.
Ele colocou um fogo no coração de Abraão por uma cidade que ele nunca vira antes.

Ele acendeu fogo em Isaías com uma visão à qual ele não podia resistir.

Quarenta anos de pregações sem produzir frutos não extinguiram o fogo em Noé.
Quarenta anos vagando num deserto não foram suficientes para apagar a paixão em Moisés.
Jericó não reduziu a velocidade de Josué, e Golias não deteu Davi. Havia um fogo dentro deles.
E não tem um dentro de você? Quer saber a vontade de Deus para sua vida? Então responda a esta pergunta: O que liga o motor do seu coração? Órfãos esquecidos? Nações não alcançadas? Missões na parte pobre da cidade? Em outros culturas?

Preste atenção no fogo dentro de você!

Você tem paixão por cantar? Então cante!

Você tem vontade de administrar? Então administre!

Você sente pelos doentes? Então cuide deles!

Você se compadece dos perdidos? Então ensine-os!


Quando eu era bem jovem eu senti o chamado para pregar. Já que eu não tinha certeza se eu estava lendo a vontade de Deus corretamente, eu busquei conselho de um pastor que eu admirava. O conselho dele ainda é verdade: “Não pregue, a não ser que “você tenha que fazê-lo.”

Enquanto meditava em suas palavras, encontrei minha resposta: “Eu tenho que pregar. Se não o fizer o fogo me consumirá.”

Que fogo lhe consome?

Grave isso: Jesus vem para colocar um fogo em você! Ele anda como um tocha, de coração em coração, aquecendo o frio, derretendo o gelo, e avivando as cinzas. Ele é ao mesmo tempo uma chama da Galiléia e uma vela bem vinda. Ele vem para purgar a infecção e iluminar seu caminho.

O fogo do seu coração é a luz do seu caminho. Se você desprezá-lo, o prejuízo será seu. Atice-o para seu próprio deleite. Sopre-o. Abane-o. Nutra-o. Desconfiados duvidarão. Aqueles Que não o possuem caçoarão de você. Mas aqueles que conhecem o fogo – os que O conhecem – compreenderão.

Conhecer o Salvador é ser incendiado.

Descobrir a chama é descobrir a vontade dEle.

E descobrir a vontade dEle é acessar um mundo como você nunca viu antes.

Texto e imagem extraído do iluminalma.com

Deus Julgará


Deus ocupa o único assento na côrte suprema do céu. Ele usa o manto e se recusa a dividir o martelo de juiz. “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor.” (Romanos 12:19). Justiceiros retiram e substituem Deus. Eu não tenho certeza de que você consegue resolver isso, Senhor. Talvez você punirá muito pouco ou muito lentamente. Eu mesmo cuidarei disto, obrigado. É isso que você quer dizer?

Jesus não. Ninguém tinha um senso de certo e errado mais claro do que o perfeito Filho de Deus. “Quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.” (1ª Pedro 2:23) Somente Deus avalia julgamentos corretos. Justiça perfeita. Vingança é Seu trabalho. Deixe seus inimigos nas mãos de Deus!
do livro “Derrubando Golias”

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Obediência Leva a Bênção




Obediência leva a bênção. Desobediência leva a perda. Lembra-se da parábola de Jesus dos dois construtores, na qual cada um construiu uma casa? Um construiu na areia, barata e de fácil acesso. O outro construiu na rocha, cara e de difícil acesso. O segundo projeto de construção exigiu mais tempo e recursos, mas, quando as chuvas da primavera transformaram o riacho num dilúvio, adivinhe qual construtor desfrutou de uma bênção e qual experimentou perda?

Segundo Jesus em Mateus 7:24, o construtor prudente é “quem ouve estas minhas palavras e as pratica”. Ambos os construtores ouviram os ensinamentos. A diferença entre os dois não foi conhecimento ou ignorância, mas obediência e desobediência. Segurança vem na medida em que colocamos os princípios de Deus na prática. Só somos tão fortes quanto a nossa obediência.
Do livro: Dias de Glória

Obediência é a Chave



Você quer uma vida de Terra Prometida? Você deseja a plenitude de Dias de Glória? Então, obedeça aos mandamentos de Deus! O que é isso? Você esperava algo mais místico, exótico, ou intrigante? Você achou que a vida a nível de Terra Prometida nasceria de declarações exaltadas ou visões angelicais, momentos do topo da montanha, ou mensagens à meia noite do céu? Sinto muito em desapontá-lo.

Obediência, escreveu C.S. Lewis, é a chave para todas as portas. Não pense por um momento que você pode dar ouvidos à voz errada, optar pela escolha errada, e escapar as consequências. Ao mesmo tempo obediência leva a uma cascata de bondade, não só para você, mas seus filhos, os filhos dos seus filhos, e seus netos. É a promessa de Deus em Êxodo 20:6 de mostrar “bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.” Enquanto obedecemos aos mandamentos de Deus, abrimos as portas para as bênçãos de Deus!
do Livro: “Dias de Glória”

Escolha Obediência




Lembre onde você está! Como filho de Deus, você está na Terra Prometida. Não geograficamente, mas espiritualmente. Esta é a terra de graça e esperança e liberdade e verdade e amor e vida! O diabo não tem jurisdição sobre você. Ele age como se tivesse.      Ele anda com bravata e traz tentação, mas na medida em que você lhe resiste e vira para Deus, Tiago 4:7 diz que ele tem que fugir.

Vozes lhe esperam hoje. Na sua rua, na escola, na Internet. Elas lhe esperam. Você não pode eliminar a presença delas, mas você pode se preparar para o chamado delas. Você tem o Espírito do Deus vivo habitando em você. Você é dEle. Decida agora o que você dirá naquela hora. Escolha obediência! E enquanto você assim decidir, você pode esperar bênçãos. As bênçãos de uma consciência limpa, uma boa noite de sono, e a bênção do favor de Deus.
do Livro “Dias de Glória”

Palavras Para os Excluídos


1 Samuel 16:7 diz “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” Aquelas palavras foram escritas para os diferentes e excluídos. Deus usa todos eles. Moisés correu da justiça, mas Deus o usou. Jonas fugiu de Deus, mas Deus o usou. Raabe administrava um bordel. Sara perdeu a esperança, Ló andou com o povo errado, mas Deus usou todos eles. E Davi? Olhos humanos viam um adolescente desajeitado, cheirando a ovelhas. Contudo, o Senhor disse “É este! Levante-se e unja-o” (1 Samuel 16:12).

Deus viu o que ninguém mais viu—um Deus que busca corações. Davi era segundo o coração de Deus, porque ele buscava o coração de Deus. No final das contas, é tudo o que Deus quer e precisa. Outros medem o tamanho da sua cintura ou da sua carteira. Deus não. Ele examina corações. Quando ele encontra um segundo o Seu, Ele o chama e o reivindica para si.
do Livro “Derrubando Golias”

terça-feira, 26 de julho de 2016

No Jardim


“O espírito está disposto, mas a carne é fraca”, Jesus confessa.

Sua humanidade implorou par ser livrado daquilo que sua divindade poderia ver. Jesus, o carpinteiro, roga. Jesus, o homem, olha para dentro do buraco escuro e implora, “será que não pode haver outro jeito?”
Será que ele sabia da resposta antes que ele fez a pergunta? Será que seu coração humano imaginava que seu pai divino havia achado outra maneira? Nós não sabemos. Mas nós sabemos que ele pediu para escapar. Nós sabemos ele implorou por uma saída. Nós sabemos que havia um momento, no qual, se ele pudesse, ele teria se retirado da enrascada toda e ido embora… Mas por amor...

Mordomos do nosso corpo.

Texto: Romanos 12:1


Deus tem criado milhares de milhões de corpos através do processo natural, e cada corpo é único. Cada um tem sua peculiaridade biológica e por isso cada corpo reagirá de forma diferente a certos tipos de alimentos, isso significa dizer que para alguns o refrigerante que contém muito açúcar prejudicará aquele que já sofre de diabetes.

Há muitas pessoas que não estão felizes com o corpo que Deus lhes deu, e elas vão a extremos para transforma-los. Em vez de permitir que a indústria da moda e sociedade defina a beleza, por que não deixar Deus fazê-lo?

Qual é o proposito do corpo humano?

Nossos corpos são o templo de Deus (1 Coríntios 6:19-20, 3:16-17).
Nossos corpos são vasos dos tesouros de Deus (2 Coríntios 4:7).

Nossos corpos foram criados com o propósito de glorificar a Deus (Romanos 12:1, Filipenses 1:20, Hebreus 10:5-10).

Portanto, estamos profanando quando usamos nossos corpos para cometer pecado (Romanos 6:7-13).

Como mordomos, devemos cuidar bem do corpo Deus nos deu.

A. Isto significa que devemos considerar cuidadosamente o que consumimos (Provérbios 23:20-21, Filipenses 3:18-19).

B. O bom mordomo também se exercita com moderação (1 Timóteo 4:6-8, cf. 1 Coríntios 9:24-26).

C. O bom mordomo também permite que seu corpo descanse (Êxodo 20:8-11, Marcos 6:31).



Desperta, ó tu que dormes!

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." (Efésios 5.14)
Eu tenho medo. Embora a Bíblia muitas vezes diga: "Não temas"!, eu tenho medo de algo bem concreto: dos terríveis sinais do tempo do fim, dos quais o Senhor Jesus falou:"...o amor se esfriará de quase todos." Se fala muito do amor fraterno, do amor ao próximo. Mas aqui me lembro de muitas pessoas, do seu maravilhoso primeiro amor ardente pelo Senhor Jesus. Com lágrimas nos olhos, um dia você se converteu, achou o perdão de seus pecados, se alegrou no Senhor, foi zeloso em testemunhar dEle, se esforçou em ganhar almas para o Cordeiro de Deus, se ajoelhou com outros filhos de Deus para orar –, e hoje? Tudo se tornou superficial. O amor em você esfriou.
Paulo diz: "...o amor de Cristo nos constrange." O Senhor exaltado clama: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor." É disso que eu tenho medo, e repetidas vezes procuro a face do Senhor a fim de me examinar e de pedir que Ele me ilumine, e pergunto: "Senhor, ainda estou no primeiro amor?" Você não sente o frio mortal do tempo do fim que ameaça vir sobre nós? "...O amor se esfriará de quase todos."Peço-lhe do fundo do meu coração: não permita que o seu amor esfrie!

A Prova Está na sua Paciência


[Este texto foi cedido por Max do jornal “Crossings” (Cruzadas) da igreja onde ele prega, Oak Hills Church, em San Antonio, Texas e traduzido para o site www.iluminalma.com.]

Jesus uma vez contou uma parábola sobre um rei que decidiu acertar as contas com seus devedores. Seu contador encontrou um senhor que devia não milhares, ou centenas de milhares, mas, milhões de dólares. O rei sumariamente declara que o homem e a esposa e crianças dele serão vendidos para pagar a dívida. Por causa da sua incapacidade de pagar, o homem está prestes a perder tudo e todo mundo querido a ele. Não é de se admirar que “Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor." - O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora.” (Mat. 18:26-27 BLH ênfase minha)

A palavra paciência aparece de forma inesperada aqui. O devedor não pede clemência ou perdão; ele roga por paciência. Igualmente curioso é este aparecimento singular da palavra. Jesus usa esta palavra duas vezes nesta história e nunca mais. Ela não aparece em nenhuma outra parte nos Evangelhos. Talvez o uso escasso serviu no primeiro-século como um marcador de texto. Jesus reserva a palavra para uma ocasião para fazer um ponto. Paciência é mais que uma virtude para filas longas e garçons lentos. Paciência é o tapete vermelho no qual a graça de Deus nos chega.

Não houvesse nenhuma paciência, não teria havido nenhuma clemência. Mas o rei foi paciente, e o homem com a dívida multimilionária foi perdoado.

Mas, aí a história dobra para a esquerda. O recém perdoado traça uma linha reta do tribunal para os subúrbios. Lá ele procura um sujeito que deve a ele algum dinheiro.

“O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: "Pague o que me deve!" - Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo." Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. (Mt 19:28-30 BLH ênfase minha)

O rei fica atordoado. Como o homem poderia ser tão impaciente? Como ousa o homem ser tão impaciente! A tinta do carimbo CANCELADO ainda está úmida nas contas do homem. Você não esperaria uma pouco de Madre Teresa dele? Você pensaria que uma pessoa tão perdoada amaria muito. Mas ele não o fez. E a falta de amor dele o conduziu a um equívoco caro.

O homem que não consegue perdoar é chamado de volta ao castelo.

“ ‘Empregado miserável!’[disse o patrão, ou seja, Deus] ‘Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. - Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você."- O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida. (Mat. 18:32-34 BLH)

A paciência do rei não fez nenhuma diferença na vida do homem. Ao criado, a clemência do trono nada mais era que um teste cancelado, uma bala evitada, um passe para sair da prisão. Ele não ficou impressionado pela graça real; ele ficou aliviado de não ter sido castigado. A ele foi dada muita paciência, mas ele não deu nenhuma, o que nos deixa curiosos para saber se ele na verdade entendeu o presente que recebeu.

Se você achar paciência difícil de dar, você poderia fazer a mesma pergunta. Quão repleto você está com a paciência de Deus? Você ouviu falar. Leu sobre ela. Talvez você já grifou passagens de Bíblia sobre ela. Mas você a recebeu? A prova está na sua paciência. Paciência profundamente recebida produz paciência livremente oferecida.

Mas paciência nunca recebida leva a uma abundância de problemas, entre os quais um dos maiores é a prisão. Lembra-se onde o rei enviou o criado que não perdoava? “O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.” (Mat. 18:34 BLH)

Pôxa! Nós suspiramos. Estou contente que aquela história é uma parábola. Que bom que Deus não prende o impaciente na vida real. Não esteja tão seguro que ele não o faz. Egoísmo e ingratidão criam paredes grossas e prisões solitárias.

Impaciência ainda prende a alma. Por essa razão, nosso Deus é rápido para nos ajudar a evitá-la. Ele faz mais que exigir paciência de nós; ele nos oferece. Paciência é um fruto do Espírito dele. Ela pendura da árvore de Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,”. Você pediu para Deus lhe dar um pouco de fruto? Bem eu fiz uma vez, mas. . . Mas o que? Você ficou impaciente? Peça a ele de novo, e de novo e novamente. Ele não ficará impaciente com seu pedir, e você receberá paciência ao orar.

E enquanto você estiver orando, peça entendimento. A pessoa paciente “dá prova de grande entendimento,” (Prov. 14:29 NVI). Será que sua impaciência é o resultado de uma falta de entendimento? Aconteceu comigo.

Algum tempo atrás membros dos ministérios da nossa igreja participaram numa conferência de liderança. Especialmente interessado em uma aula, eu cheguei cedo e consegui uma cadeira na primeira fileira. Quando o palestrante começou, porém, eu fiquei distraído por duas vozes nos fundos da sala. Dois homens estavam cochichando um ao outro. Eu estava pensando seriamente em atirar um olhar bravo para trás, quando o palestrante ofereceu uma explicação. “Perdoe-me”, ele disse. “Eu esqueci de explicar por que os dois companheiros nos fundos da sala estão conversando. Um deles é um presbítero numa igreja nova na Romênia. Ele viajou para cá para aprender sobre liderança de igreja. Mas ele não fala inglês, por isso a mensagem está sendo traduzida.”

De repente tudo mudou. Paciência substituiu impaciência. Por quê? Porque a paciência sempre pega carona com entendimento. O homem sábio diz, “O que tem entendimento refreia a língua” dele (Prov. 11:12 NVI). Ele também diz, “quem tem entendimento é de espírito sereno” (Prov. 17:27 NVI). Não perca a ligação entre entendimento e paciência. Antes de você explodir, escute. Antes de você golpear, se ligue. “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida” (Prov. 24:3 NVI).

Antes de qualquer outra coisa, amor é paciente.

Faça de Deus seu Refúgio!


Refúgio é uma das palavras preferidas de Davi. Você poderá contar até quarenta vezes em determinadas traduções da Bíblia. Mas nunca Davi usou a palavra de forma tão tocante quanto em Salmo 57. A introdução da passagem explica seu pano de fundo: “Salmo de quando Davi fugiu de Saul para a caverna”. Perdido nas sombras e nos seus pensamentos, ele não tem para onde fugir. Se for para casa, ele põe sua família em perigo; se for para o tabernáculo, ele coloca em risco os sacerdotes. Saul o matará. Aqui ele senta. Totalmente solitário. Porém, logo em seguida ele se lembra que ele não está só. E das profundezas da caverna uma doce voz flutua:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo.” (Salmo 57:1 ARA)
Faça de Deus seu refúgio. Permita que ele seja a fundação sobre a qual você permanece!
de livro  “Derrubando Golias”

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Respeite o Seu Corpo


Deus valoriza muito o seu corpo. Em 1 Coríntios 6:19, Paulo chama o nosso corpo de“templo” de Deus. Tenha cuidado em como você alimenta, usa e mantém o seu corpo. Você não queria alguém bagunçando o seu lar; Deus não quer ninguém bagunçando o lar dele. Afinal, é dele, não é? Um pouco de exercício e dieta não fariam mal a ninguém.

Seu corpo, de alguma forma, durará para sempre. Deus irá glorificar o seu corpo. Ele retirará toda fraqueza e enfermidade. Isso não é boa notícia? Sua dor não durará para sempre. Seu coração está fraco? Ficará firme no céu. O câncer tem corrompido o seu sistema? Não tem câncer no céu. Por um período, sua alma estará no céu, enquanto o seu corpo estiver no túmulo. Mas a semente enterrada na terra irá brotar no céu. E você será como Jesus!
do Livro  “Quando Cristo Voltar”

Você deseja um amigo verdadeiro?


Em Provérbios 18:24 nós lemos “Existe amigo mais apegado que um irmão.” Davi encontrou tal amigo no filho de Saul.

Oh! Ter um amigo como Jônata! Um irmão de alma que lhe protege, que busca nada mais que o seus interesses, não quer nada além da sua felicidade. Um aliado que lhe deixa ser você. Sem necessidade de ponderar os pensamentos, nem de medir as palavras. Deus deu a Davi tal amigo.
E Deus lhe deu um também. Davi encontrou um companheiro no príncipe de Israel.; você pode encontrar um amigo no Rei de Israel, Jesus Cristo. Ele fez uma aliança com você. Entre suas últimas palavras, estavam estas: “E eu estarei sempre com vocês, até o final dos tempos.”
Jesus também disse, “Eu lhes dou a vida eterna, e nunca perecerão. Ninguém os tomará de mim!”
Você deseja um amigo verdadeiro? Você tem Um!
de “Desafiando Gigantes”

Deus Prova Seu Ponto


Há certas coisas que todo mundo sabe que não deve fazer. Você não tenta enlaçar um tornado. Você não briga com um leão com um palito. Você não espirra em direção ao vento. Você não caça ursos com um rifle de rolha. E você não manda um menino pastor para lutar contra um gigante. Você não faz, a não ser que você esteja sem opções. Saul estava. E é quando estamos sem opções que estamos mais prontos para as surpresas de Deus.

E como Saul foi surpreendido! O rei tentou dar algum equipamento a Davi. O que você quer, menino? Escudo? Espada? Granada? Rifle? Um helicóptero? Davi tinha outra coisa em mente. Cinco pedras lisas e uma funda comum de couro. Os soldados arfaram. Saul suspirou. Golias provocou. Davi arremessou. E Deus provou seu ponto. Qualquer um que subestima o que Deus pode fazer com o comum tem na cabeça uma pedra!

Saul e suas decisões erradas!

Saul começou bem e terminou mal. Suas decisões foram desastradas. Ele tropeçou nas suas próprias pernas. Foi derrotado não pelos inimigos nem pelas circunstâncias, mas por si mesmo.
A vida de Saul é uma trombeta a alertar-nos para o perigo de começar bem a carreira e perder-se na caminhada. O perigo de transigir-se com os absolutos de Deus e praticar o que um dia se condenou.
A vida de Saul nos ensina que podemos desperdiçar as oportunidades da vida, nos ensina o que não devemos fazer, nos aponta para o perigo de receber em si mesmo a merecida punição do seu erro.
I. UM HOMEM QUE TINHA TUDO PARA SER UMA BÊNÇÃO

1. Quanto à sua apresentação pessoal – 1 Sm 9:2; 10:23
a) Era moço – Tinha saúde, vigor, força, disposição.
b) Era o mais belo de Israel – Era como um astro de Hollywood. Era um jovem bem-aceito, cobiçado, bom partido, que tinha excelentes predicados físicos e também fortes qualidades morais.
2. Quanto à sua condição financeira – 1 Sm 9:1
a) Seu pai era homem de bens – Saul tinha estabilidade financeira. Era um jovem com futuro promissor. Era bonito e rico.
3. Quanto ao seu privilégio – 1 Sm 9:15-17
a) Foi escolhido por Deus para ser rei em Israel em resposta ao clamor do povo – Um novo capítulo na história da sua nação estava sendo escrita. Ele era o protagonista desta nova fase. Antes de ser aclamado pelo povo, foi escolhido por Deus. Ele foi resposta da oração do povo. Ele estava no coração de Deus, antes de estar no coração do povo. Ele estava nos planos de Deus, antes de ser ungido rei sobre Israel.
b) Foi ungido por mandado de Deus rei sobre Israel (10:1) – Ele não ambiciona ser rei, mas Deus o escolheu. Não eleito pela terra, mas pelo céu; não por homens, mas por Deus. A legitimidade do seu governo foi dada pelo próprio Deus. Foi ungido como príncipe de Deus sobre o seu próprio povo.
4. Quanto ao seu caráter, era um jovem humilde
a) Sente-se indigno para ocupar a posição de rei (9:21) – Quando Samuel revela-lhe o plano de Deus, longe de vangloriar-se, sente-se indigno da sublime honra. Coloca-se no seu lugar. Não busca holofotes. Reconhece sua origem. Humilha-se sob a poderosa mão de Deus.
b) No dia da coroação esconde-se no meio da bagagem (10:20-22) – A festa estava pronta para a coroação. Era o dia da posse. As bandas tocavam. As bandeiras drapejavam esvoaçadas ao vento. As tribos estavam reunidas para aclamá-lo rei (10:24), mas o rei estava escondido, por não se achar digno.
c) Enfrentou a primeira oposição dos “filhos de belial” com humildade e mansidão (10:26-27) – Ele não os esmagou, usando sua força. Ele entregou sua causa a Deus com profundo senso de humildade.
5. Quanto ao seu relacionamento com Deus – 1 Sm 10:6,10; 11:6
a) Foi um homem transformado e possuído pelo Espírito Santo de Deus (10:6,10; 11:6) – Saul foi transformado, possuído e usado pelo Espírito de Deus. Ele teve o privilégio de desfrutar da intimidade de Deus. Ele sabia o que era o poder de Deus na sua vida. Ele tinha intimidade com o sagrado.

II. UM HOMEM QUE DESTRUIU SUA VIDA COM AS SUAS PRÓPRIAS MÃOS
• Saul tinha tudo para triunfar. Tinha a unção de Deus e o apoio do povo. Deus era com ele (10:7).
• Saul era líder. Tinha carisma. Mas terminou sua vida em tragédia. Fez opções erradas. Não escutou conselhos. Endureceu seu coração.
• Saul perdeu a comunhão com Deus. Não buscava mais a face de Deus na crise. Sempre tentou se justificar. Tinha medo das consequências do seu pecado, mas não do pecado. De queda em queda, foi descendo a um profundo abismo.
• Saul fez uma tomou uma série de decisões erradas na estrada da vida. Quando chegava numa encruzilhada, sempre tomava a direção errada. Vejamos quais foram:
1ª Não saber esperar: a impaciência – 10:8; 13:8-14
• 10:8 – Na batalha contra os filisteus, Samuel se ausenta e deixa ordem para Saul esperá-lo sete dias para fazer o sacrifício.
• 13:5 – Os filisteus eram 30 mil carros; 6 mil cavaleiros. Povo em multidão.
• Passou o primeiro dia. Todos estavam ficando nervosos. Os capitães das tropas vinham dizer a toda hora que o moral dos soldados estava baixando. Será que Saul não podia tomar nenhuma providência?
• 13:6 – Os homens de Israel ficaram em apuros e se esconderam nas cavernas.
• Segundo, terceiro, quarto, quinto dia o inimigo achava-se ali perto. A tensão tomava conta do arraial.
• Sexto dia – Alguns dos homens começaram a abandonar Saul, voltando para casa. Saul estava nervoso. “Onde está Samuel, por que ele não vem?” Saul ficou impaciente e resolveu fazer alguma coisa.
• 13:9 – Sétimo dia – ao raiar do dia, outros soldados vão embora. Saul, então, não aguentou esperar mais e disse: “Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto”.
• Quando estava terminando, chegou Samuel e Saul tenta dar suas desculpas (13:11-12): O povo ia se espalhando; você não vinha; o inimigo já se armara; precisava urgentemente de uma bênção a qualquer custo; fui forçado pelas circunstâncias.
• Mas Samuel repreende Saul e chama-o de tolo (13:13,14).
• A impaciência – é uma confissão de que não acreditamos que Deus se acha no controle total de tudo. Impaciência é incredulidade. Às vezes somos tentados a agir por nós mesmos, mesmo que o sinal de Deus esteja vermelho para nós.
2ª. Jurar insensatamente – 14:24-30,39
• Sem comunhão com Deus, confiando em si mesmo, Saul em plena guerra sacrifica seus soldados, fazendo um juramento néscio (14:24, 39,44).
• Jônatas não sabendo do voto, come mel e recobra as forças, mas seu pai achava que ele devia morrer. Não fora a intervenção do povo, Saul teria matado o seu próprio filho.
• Há pais que criam leis tão rígidas para seus filhos que eles ficam sufocados. Saul se achava o dono da vida das pessoas. O poder havia subido à sua cabeça e ele começou a agir insensatamente.
3ª. Obedecer parcialmente – 15:3,5-7,10
a) Saul não seguiu a Deus nem lhe executou a Palavra (15:11) – Saul poupou a Agague e o melhor dos rebanhos. Obedeceu parcialmente.
b) Saul mentiu, dizendo que tinha executado a ordem de Deus (15:13) – Saul tenta racionalizar. Em vez de se curvar, ele busca meios de justificar o seu erro.
c) Saul deu desculpas infundadas (15:14-15) – Disse desobedeceu a ordem de Deus para fazer sacrifícios a Deus. Deus não aceita culto associado à desobediência.
d) Saul bateu o pé dizendo que tinha obedecido (15:19-21) – Saul queria obedecer do seu jeito, ao seu modo.
e) Samuel diz a Saul que Deus quer obediência (15:22) – Deus não busca adoração, mas adoradores; Deus não quer sacrifício, mas obediência.
f) Samuel diz a Saul que sua rebelião é como feitiçaria e sua obstinação como idolatria (15:23) – Não obedecer a Deus é rebelião, ocultismo. Não obedecer é como idolatria.
g) Então, Saul usa a máscara de uma confissão fingida sem arrependimento (15:24-30) – Pequei – agora honra-me diante dos anciãos (v.30). Ele estava preocupado com a sua posição.
h) Samuel se afasta de Saul e Saul não mais o procura (15:35) – Saul não quer mais ouvir a Palavra de Deus. Ele prefere o caminho da fuga do que o caminho do confronto.
4ª. Construir um monumento a si mesmo – 15:12
• Ele fez exatamente o contrário de Davi. O grande sonho de Davi era construir um templo para Deus. O grande sonho de Saul era construir um monumento ao seu próprio nome.
• Quais são os monumentos que você está construindo? São à sua própria pessoa? São para atender os seus próprios desejos? Você está buscando a glória de Deus ou a glória do seu próprio nome?
5ª. Ter um ciúme doentio – 18:6-9
• Uma música de sucesso em Israel infernizou a vida de Saul (18:7).
• As meninas cantavam nas ruas. Os soldados assobiavam em suas fileiras. As mulheres entoavam em suas casas. Isso indignou Saul (18:8,9).
Resultados:
a) Ódio (18:8,9) – O ódio é um fogo destruidor. Ele é uma porta aberta a ação do diabo (Ef 4:26-27).
b) Um espírito maligno se apossou dele (18:10; 19:8,9) – A vida de Saul passou a ser controlada por um espírito maligno. Seu coração tornou-se um poço de ódio.
c) Saul arquiteta planos para tirar o seu desafeto do seu caminho – Em vez de se arrepender, endurece. Saul quer destruir Davi, não por causa dos erros de Davi, mas por causa de suas virtudes. Ele quer matar Davi não porque Davi é mau, mas porque Davi é bom. Ele prefere matar Davi do que imitá-lo.
d) Atira lança no ungido de Deus para matá-lo – 18:11 e 19:10;
e)Tenta matá-lo com astúcia pelas mãos dos filisteus – usando o casamento das filhas – 18:17,21,25;
f) Persegue Davi de forma aberta e incansável – 19:1,5,11,15; 20:3;
g) Saul como louco mata 85 sacerdotes e a cidade inteira de Nobe – 22:18,19;
h) O ciúmes de Saul não passa – Saul o buscava todos os dias – 23:14;
i) Saul não se arrepende de seus pecados – 26:21; 27:4.
6ª. Consultar uma feiticeira – 28:7-11
• Não buscou a Deus através do profeta Samuel em vida, quer buscar Samuel morto pela feitiçaria
• Tornou-se um homem incoerente – busca o que ele mesmo combateu, pois havia desterrado os necromantes.
• Saul não se arrependeu, por isso em vez de buscar a Deus, busca o próprio diabo.
• Saul torna-se tolo, desorientado, crédulo, massa de manobra nas mãos do inimigo.
7ª. Suicídar-se – 31:4,5
• Saul caiu nos próprios laços do seu pecado.
• Pv 29:1 – “o homem que muitas vezes é repreendido e endurece a sua cerviz será quebrado repentinamente, sem que haja cura”.
• A Bíblia diz que Deus matou Saul porque ele consultou uma necromante.
• Mas Saul tirou a sua própria vida, visto que atirou-se sobre sua própria espada.
• Seu fim foi trágico, porque jamais se dispôs a arrepender-se. Em vez de voltar-se para Deus, sempre fez decidia afastar-se cada vez mais de Deus.
O que distinguiu Saul de seu sucessor Davi, não foi o pecado. Ambos pecaram contra Deus. A diferença é que Davi quando foi confrontado pelo profeta do Senhor, arrependeu-se; Saul quando Samuel o confrontou tornou-se mais endurecido.
Saul pensava na sua própria glória; Davi buscava a glória de Deus.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

O Desafio de Deus

Por Jesus Ourives do  Livro: Corra Com os Cavalos
Eugene Peterson – Editora Textus/Editora Ultimato
O Desafio de Deus
O que é um profeta? O que é profecia? Como abordar os livros proféticos, principalmente os do Velho Testamento? Profeta é aquele que fala de coisas que vão acontecer no futuro próximo ou distante ou aquele que fala verdades para os homens do seu tempo?
Jeremias nos oferece uma oportunidade especial de examinar o significado da vida do profeta que, muitas vezes, pode falar mais alto que sua mensagem. Sabemos mais sobre a vida de Jeremias do que de qualquer outro profeta. Não só descobrimos vários episódios e etapas em que precisou vivenciar sua mensagem e se identificar com a rebeldia e teimosia do povo, mas temos inúmeras passagens que falam das suas crises, das suas dúvidas, até das suas queixas.
Em uma das suas crises, Jeremias, esmagado pela oposição e mergulhado na autopiedade, estava a ponto de desistir de tudo, até do seu singular chamado divino, pedindo uma morte prematura. Naquele instante tão crítico da sua vida, Jeremias não fez uma de suas perguntas a Deus, mas Deus fez uma pergunta e um desafio a ele: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?” (]r 12.5).
Com esta pergunta, Deus estava dizendo a Jeremias: Você irá desistir diante da primeira onda de oposição? Você vai querer uma vida cautelosa ou corajosa? Estou chamando-o para uma vida de desafios muito maiores do que este. Se você se sente fatigado por essa multidão comum de patéticas mediocridades, o que fará quando a verdadeira corrida começar, contra os velozes e determinados cavalos da excelência? Quer arrastar-se, acompanhando a multidão ou almeja correr com os cavalos?
Este desafio de Deus a Jeremias serviu de mote e título deste livro, onde Peterson procura aplicar as lições da vida de Jeremias (mais do que das suas palavras), e mostrar como podemos descobrir o verdadeiro significado da vida aos olhos de Deus nesta nossa sociedade com seus valores tão invertidos. A partir da vida de Jeremias, Peterson elabora uma descrição do que chama de “excelência de vida”, aos olhos de Deus. Esta excelência é o resultado de uma vida de fé, de estar mais interessado em Deus do que em si mesmo, e não tem nada a ver com conquistas humanas no plano de realizações, auto-estima, conforto ou reconhecimento dos outros.
Uma Reforma Incompleta
Um dos mais significativos episódios do ministério de Jeremias, relatado num dos capítulos deste livro, cujo título é “Não Confieis em Falsas Palavras”, mostra como o profeta detectou a presença e a estratégia do inimigo num momento em que ninguém o imaginaria.
A ocasião era justamente no meio de um dos grandes avivamentos religiosos da história do povo judeu, a reforma do rei Josias, iniciada depois de ouvir a leitura do livro da Lei, redescoberto durante a restauração e limpeza do templo. Tudo o que a ordem de um rei poderia realizar foi feito: os crimes cessaram, a superstição religiosa foi tratada e o culto imoral foi banido. No entanto, apenas evitar o mal não torna as pessoas boas. Não demorou muito para Jeremias perceber que a reforma fora apenas de fachada, sem profundidade. As transformações exteriores tinham sido tremendas, porém as internas eram imperceptíveis.
Então Jeremias vai para os portões do Templo em Jerusalém e prega um estranho sermão. “Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este” (Jr 7.4). Nem os sacerdotes escaparam das advertências do profeta: “Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (Jr 8.11). As pessoas estavam no lugar certo (o templo), diziam as palavras corretas (o culto), mas elas é que não estavam certas. Há neste trecho uma frase do autor que me impressionou. Escreve Eugene Peterson: “…ir à igreja para cantar hinos não nos torna mais santos como, da mesma forma, ir para uma cocheira e relinchar não nos transforma em um cavalo.”
O profeta estava advertindo o povo a respeito da sua insinceridade no culto. Tinham apenas uma fachada respeitável para uma vida interior corrupta. Nas palavras de Peterson: A igreja corre maior perigo justamente quando é popular e milhões de pessoas estão dizendo: “Eu nasci de novo, eu me converti, eu aceitei a Cristo”. O lado exterior é muito mais fácil de reformar do que o interior. O povo celebrou a reforma, mas ignorou a pregação de Jeremias. E que missão difícil e impopular essa do profeta: de dar um testemunho incessante da hipocrisia e falta de transformação interior, no auge deste grande momento de avivamento nacional!
E esta mensagem não é atual? E não é para nós, aqui no Brasil? Precisamos entender a estratégia do inimigo de nos cegar e nos embriagar com o próprio sucesso, a fim de que o movimento de arrependimento e reforma no meio do povo de Deus seja incompleto e superficial e, no fim, se aborte, assim como aconteceu nos dias de Josias.
Para pedir este livro, ligue para (19) 3462-9893.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Corra com cavalos!

Por Wilma Rejane

Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?
Jeremias 12:5

Como está seu coração hoje? Ansioso, preocupado, atribulado? Assim estava o profeta Jeremias quando Deus lhe dirigiu as palavras acima. Penso que não era bem o que ele queria ouvir, mas o que precisava ouvir. Deus diz que ele tinha de ser forte e tranquilo, mesmo em meio a adversidades maiores. Precisava correr mais que os cavalos e enfrentar a enchente do Jordão com disposição. Em resumo: Jeremias tinha que parar de se lamentar e manter o coração confiante, porque Deus estava a seu lado e sabia perfeitamente até onde ia sua força e fé. Jeremias precisava "esticar"  suas medidas de crente e manter o olhar firme em Deus.

Claro que Jeremias é um de nós. Grandes homens e mulheres da Bíblia foram exatamente como um de nós; sofreram, ganharam, perderam, choraram, passaram tempos difíceis e também de bonança. Quem não sabe o que é sofrer, não aprende a viver, não é mesmo? Agora, um dos grandes triunfos de ser cristão, consiste no fato de que a fé nos mantém de pé, em qualquer circunstância. Se as pernas cambaleiam, os joelhos tremem, olhemos para Cristo. Ele autor e consumador da nossa fé. Sendo morto, ressuscitou ao terceiro dia e intercede por nós diariamente. Essa é a vitória que venceu o mundo e que nos fará vencer também.

Porque vencer, como costumo dizer, não é nunca perder, mas prosseguir confiante, mesmo depois das perdas. Vencer não é receber tudo que pedimos e nada nos faltar. É crer em Deus e continuar amando-O mesmo quando ainda nos falta, quando as respostas parecem não vir. Uma doença grave, um parente drogado, um casamento desfeito...enchentes do Jordão,fatigas, cansaço, tristezas. Como agir?


A resposta que não encontramos nos homens está disponível em Deus. Tudo é possível para Ele. E esse "possível", não significa que Ele irá resolver o que precisamos, da maneira que queremos. Mas, que Ele irá fazer o que precisamos do modo que nem sempre imaginamos. Jeremias, provavelmente não queria sofrer mais, já estava sendo rejeitado, perseguido, humilhado, desacreditado. Apesar de suas orações, a situação chegou a extremos, e ele foi capaz de superar tudo sem desfalecer porque descansava em Deus.

Não sei se você já ouviu falar sobre os peixes de aquário. Eles nadam para lá e para cá e não se chocam contra o vidro do recipente onde estão. É que eles se acostumam com as medidas, as dimensões do nado são limitadas pelo espaço e são condicionados a viver daquela forma. Se algum dia, um peixe de aquário for liberto para nadar em um oceano morrerá, porque não irá além do que estava condicionado em seu aquário. Estará suscetível a ataques de peixes maiores. Visão e viver limitados pelo espaço e pelo tempo.

Os peixes de aquário sobrevivem. Nós queremos viver ou sobreviver?

Não fomos feitos para sermos como peixes de aquários. Nem para vivermos confiados em uma terra de paz, apenas. Todos haveremos de enfrentar dias, situações, longas ou breves de "enchentes",onde quem sabe, mediremos nossas forças pela corrida dos que correm conosco. Quando na verdade, poderemos até competir com o correr dos cavalos. poderemos vencer a força das águas, porque o impossível Deus faz por nós, quando descansamos Nele.

Competindo com cavalos

O filósofo e mártir tcheco Vitezslav Gardavsky, morto em 1978, elegeu Jeremias como seu “modelo de homem” em sua campanha contra uma sociedade que, cuidadosamente, planejava cada detalhe da existência material, porém eliminava o mistério e o milagre, extirpando toda a liberdade da vida. Ele escreveu em seu livro God Is Not Yet Dead, que a terrível ameaça contra a vida não é a morte, ou a dor, nem qualquer variedade de desastres contra COMO VOCÊ COMPETIRÁ CONTRA CAVALOS? os quais nós, tão obsessivamente, procuramos nos proteger com nossos sistemas sociais e estratagemas pessoais. A grande ameaça é “morrermos antes de realmente morrer, antes que a morte se torne uma necessidade natural. O verdadeiro horror repousa exatamente sobre essa morte prematura, após a qual continuamos a viver por muitos anos”.
Há uma passagem memorável com respeito à vida de Jeremias quando, esmagado pela oposição e mergulhado na auto-piedade, ele esteve a ponto de capitular entregando-se à morte prematura. Jeremias estava pronto a abandonar seu único chamado divino e resignado a ser apenas uma estatística de Jerusalém. Naquele momento crítico, o profeta ouviu esta admoestação: “Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” (Jr 12.5). 
O bioquímico Erwin Chargaff atualizou as questões: “O que você deseja alcançar? Grandes fortunas? Comida mais barata? Uma vida feliz, mais duradoura? É poder sobre os vizinhos o que persegue? Estará você apenas procurando escapar à morte? Ou será que você busca maior sabedoria e devoção mais profunda?”.
A vida é difícil, Jeremias. Você irá desistir diante da primeira onda de oposição? Irá bater em retirada quando descobrir que há muito mais por que se viver do que três refeições diárias e um lugar seco para descansar, à noite? Procurará refugiar-se em casa no instante em que descobrir que multidões de pessoas estão mais interessadas em manter seus pés aquecidos do que viver sob risco para a glória de Deus? Você irá manter uma vida cautelosa ou corajosa? Eu o chamei para viver o seu melhor, para perseguir a justiça, manter a direção rumo à excelência. É muito mais fácil, como bem sabe, ser neurótico. É muito mais simples viver como um parasita. É menos complexo relaxar e deixar-se levar pelos braços da maioria. Mais fácil, porém não melhor, não mais significante, não mais recompensador. 
CORRA COM CAVALOS
Eu o chamei para uma vida de propósito, muito além do que você pensa ser capaz de viver e prometi dar-lhe forças suficientes para você cumprir o seu destino. Agora, ao primeiro sinal de dificuldades, você está disposto a desistir. Se você se sente fatigado por essa multidão comum de patéticas mediocridades, o que fará quando a verdadeira corrida começar, contra os velozes e determinados cavalos da excelência? O que você realmente deseja, Jeremias? Quer arrastar-se, acompanhando a multidão ou almeja correr com os cavalos? É compreensível que existam desistências, rumo à excelência, mudanças frente ao risco, quedas da fé. É mais fácil definir-se no mínimo (“um bípede sem penas”) e viver com segurança dentro desta definição do que ser definido no máximo (“pouco menor que Deus”), vivendo aventuras nesta realidade. É improvável, creio eu, que Jeremias tenha sido rápido ou espontâneo em sua resposta à pergunta de Deus. Os inebriantes ideais por uma nova vida haviam sido sobrepujados pelo cinismo mundial. A impetuosidade, euforia e entusiasmo juvenis não mais o estimulavam. Ele pesou as opções, contabilizou os custos. Agitou-se intimamente em hesitação. Sua resposta não foi expressa verbalmente, mas com sua biografia. 
A vida de Jeremias foi sua resposta: “Eu correrei com os cavalos”.

Trecho do livro CORRA COM OS CAVALOS Para Quem Busca Uma Vida de Excelência de Eugene Peterson.

É sobrenatural, é para correr com cavalos!!

Deus quer que corramos com os cavalos. Jeremias 12.5 diz: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?
Para iniciar precisamos compreender que Deus DETESTA queixas sem fundamentos.. Jeremias está profetizando para líderes,  para aqueles que já andam com Deus. Quando você se queixa vai se esquecendo de quem é Deus e o que Ele pode fazer por você e através de você, e esse esquecimento pode trazer o juízo de Deus sobre a sua vida.
Ex.: Números 14.1-2; 29-30. Todos os filhos de Israel murmuraram por terem sido tirado do Egito, e disseram “antes tivéssemos morrido no Egito ou no deserto”. E foi exatamente o que aconteceu com elesTenha muito cuidado com o que você fala, porque podes estar abrindo mão da promessa de Deus para sua vida. Deus quer que corramos com os cavalos (1ª Reis 18.40-46). Você tem corrido a frente dos obstáculos (confiando em Deus), ou está cansado porque não consegue enxergar o propósito de Deus? Elias correu com os cavalos porque estava disponível para ouvir a voz de Deus,  ele ouviu que a chuva estava vindo e não esperou ela aparecer, ele foi ter com o Senhor em oração. Só corre com cavalos quem se dispõe para o chamado do Senhor.  Cingir= Dobrar a sua túnica.  
Estar preparado para o trabalho.
Em Atos 8.26.40 temos outro exemplo de um homem que correu com os cavalos, que estava disponível para ouvir e obedecer a voz e os comandos do Senhor.
Deus pode nos fazer correr com os cavalos, então cinja os lombos, tenha uma atitude de fé.
Se disponha para o Senhor, viva o sobrenatural. Só é possível correr com os cavalos quando:

1) Há disposição de coração. 
2) Há disposição para cingir os lombos.
3) Há atenção ao que o Espírito Santo faz. Pois é ele quem faz!

                                                                                                                                           Pr. Jair

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...