quarta-feira, 29 de maio de 2013

Chegue até o âmago da Palavra - C. H. Spurgeon

Abaixo uma meditação que tem tudo a ver com a ministração do TADEL de ontem.
Se temos pedido  a orientação do Espírito Santo, segue-se que estaremos dispostos a usar todos os meios e ajudas para entendermos as Escrituras. Quando Filipe perguntou ao eunuco etíope se este entendia a profecia de Isaías, o eunuco respondeu: "Como poderei entender, se alguém não me explicar?" Em seguida, Filipe subiu à carruagem e abriu-lhe a Palavra do Senhor.

            Alguns, sob o pretexto de estar sendo ensinados pelo Espírito Santo, se recusam a ser instruídos por livros ou por homens. Essa atitude não honra ao Espírito de Deus; pelo contrário, desrespeita-O, porque se Ele dá a alguns dos seus servos mais luz do que dá a outros — e é claro que Ele dá — esses estão obrigados a transmitir essa luz aos outros, e usá-la para o bem da igreja. Se, porém, o restante da igreja se recusa a receber essa luz, com que propósito o Espírito de Deus a deu? Nesse caso, haveria a sugestão de que há algum erro na dispensação dos dons e das graças, que é dirigida pelo Espírito Santo. Não pode ser assim. É do beneplácito do Senhor Jesus Cristo dar mais conhecimento e entendimento da sua Palavra a alguns dos seus servos do que a outros, e nossa parte é aceitar com alegria o conhecimento que Ele dá, da maneira que Ele quer dá-lo.

            Seria muita iniqüidade nossa dizermos: "Não queremos os tesouros celestiais que existem em vasos de barro. Se Deus nos der o tesouro celestial com a sua própria mão, nós o aceitaremos, mas não através de vasos de barro. Pensamos que somos suficientemente sábios, com mentalidade celestial, e muito espirituais para dar valor às jóias quando estão colocadas em vasos de barro. Não queremos ouvir a ninguém, e não queremos ler algo além da Bíblia, nem queremos aceitar alguma luz a não ser aquela que passa por uma fenda em nosso próprio telhado. Não queremos ver com a claridade da vela de outro; preferimos permanecer na escuridão". Irmãos, não caiamos em semelhante insensatez. Se a luz vier da parte de Deus, mesmo que seja trazida por uma criança, nós a aceitaremos com alegria. Se algum dos servos dEle, seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas, tiver recebido luz, eis que "todas as coisas são vossas, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus"; aceite, portanto, a luz que Deus acendeu, e peça graça suficiente para focalizar essa luz na Palavra, de modo que, ao lê-la, você possa entendê-la.

            Não quero dizer muito mais a respeito disso, mas gostaria de fazê-lo sentir essas verdades. Você tem a Bíblia em casa, eu sei; você não gostaria de ficar sem a Bíblia; e pensaria que é um pagão, se não a tivesse. Você tem a Bíblia e talvez ela seja muito bem encadernada, um exemplar de aparência excelente; as páginas não foram muito viradas nem gastas, e não correm tal risco, porque apenas saem aos domingos para tomar o ar, e durante o restante da semana ficam guardadas junto aos lenços perfumados de alfazema. Você não lê a Palavra, não a perscruta, e como poderá esperar que receberá a bênção divina? Se não vale a pena escavar para achar o ouro celestial, não há a probabilidade de descobri-lo. Várias vezes já lhe falei que escrutinar as Escrituras não é o caminho da salvação. O Senhor tem dito: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo". Mesmo assim, a leitura da Palavra freqüentemente leva, assim como o ouvir da Palavra, à fé, e a fé traz a salvação; porque a fé vem pelo ouvir, e a leitura é um tipo de ouvir. Enquanto você procura saber o que é o evangelho, pode ser do agrado de Deus abençoar a sua alma.

            Mas que quantidade inferior de leitura alguns de vocês dedicam às suas Bíblias! Não quero dizer nada que seja demasiadamente severo por não ser rigorosamente verdadeiro — que falem suas próprias consciências — mas não deixo de tomar a liberdade de perguntar: Não é verdade que muitos de vocês lêem a Bíblia de maneira muito apressada — só um pouquinho, e saem correndo? Alguns de vocês não se esquecem, pouco tempo depois, de tudo quanto leram, perdendo até mesmo o pouco efeito que parecia ter? Quão poucos de vocês estão resolutos no sentido de chegar até ao âmago da Palavra, ao seu suco, à sua vida, à sua essência, e a beber do seu significado! Se você não fizer assim, digo-lhe, de novo, que a sua leitura é leitura miserável, leitura morta, leitura sem proveito; não é leitura de modo algum, e até o nome de leitura seria impróprio. Que o Espírito Santo lhe dê arrependimento quanto a este assunto.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Deus: um Pai que ama!

"fracos", "ímpios", "pecadores" e "inimigos de Deus" (Romanos 5:6,8,10). Assim são as pessoas por quem Deus morreu. 
O terapeuta de família Paul Faulkner nos fala do homem que resolveu adotar uma adolescente problemática. Qualquer pessoa questionaria a lógica do pai. A garota tinha um temperamento destrutivo, era desobediente e desonesta. Um dia, ela voltou da escola e revirou a casa à procura de dinheiro. Quando o pai chegou, ela já tinha saído e a casa estava uma bagunça.
Quando ficaram sabendo o que a garota fizera, os amigos o alertaram para que não completasse o processo de adoção.
— Deixe que ela vá embora — aconselharam. — Afinal de contas, . ela nem é sua filha de fato. A resposta dele foi simples:
— Sim, eu sei. Mas eu disse para ela que era.'
Deus também fez um pacto ao adotar seu povo. Tal pacto não perdeu a validade por causa de nossa rebelião. Uma coisa é amar quando a pessoa é forte, obediente e submissa. Mas, e quando reviramos a casa e roubamos o que não nos pertence? Esse é o teste do amor.
E Deus passou no teste: "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Rm 5:8). 

terça-feira, 21 de maio de 2013

“Conduziu-os pelo caminho direito.” Salmo 107.7


A experiência inconstante muitas vezes leva o crente ansioso a indagar: “Por que é assim comigo?” Procurei por luz, as veja! Veio a treva; por paz, mas contemplei tormento. Disse em meu coração: minha montanha permanece firme, nunca serei abalado. Senhor, escondes tua face, e sou atormentado. Foi somente ontem que pude ler meu título claro; hoje, minhas certezas estão turvadas, e minhas esperanças, anuviadas. Ontem, pude subir ao topo do Pisga e ver a paisagem ao redor, e regozijei-me com confiança em minha herança futura; hoje, meu espírito não tem esperanças, porém muitos temores; nenhuma alegria, porém muito desconsolo. Isto é parte do plano de Deus para mim? Pode este ser o caminho pelo qual Deus me levaria ao céu? Sim, é isto mesmo. O eclipse da sua fé, a escuridão da sua mente, o desfalecimento da sua esperança, todas estas coisas são apenas parte do método de Deus de fazê-Io maduro para a grande herança da qual logo tomará posse. Estas provações são para testar e fortalecer sua fé – elas são ondas que o lavam sobre a rocha – são os ventos que empurram seu navio mais depressa em direção ao porto desejado. De acordo com as palavras de Davi, e isto pode ser dito a seu respeito – “e assim os levou ao desejado porto”. Por honra e desonra, por má fama e por boa fama, por abundância e por miséria, por alegria e por desânimo, por perseguição e por paz, por todas essas coisas é a vida da sua alma mantida, e em cada uma delas você é ajudado em seu caminho. Oh! Não pense, crente, que suas tristezas estão fora do plano de Deus; elas são partes necessárias dele. Mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” (Atos 14.22)
Aprende, pois, a considerar até uma alegria o ser tentado.
“Deixa minha alma tremente aquietar-se
E esperar em tua sábia, tua santa vontade!
Não posso, Senhor, enxergar teu propósito;
No entanto, tudo está bem, se guiado por ti. 
Meditações Matinais, C. H. Spurgeon

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lutas quem não as tem? Marcos 5: 1-20


Todos nós temos lutas, situações estressantes, hábitos que estamos tentando vencer, finanças ou relacionamentos que parecem impossíveis de corrigir. Todos nós enfrentamos lutas em diferentes áreas.. Lutamos com os hábitos e padrões de pensamento que ferem nossas famílias e relacionamentos.

Minha história de luta é com açúcar, já compartilhei com vocês aqui, não posso ver um docinho, sempre me preocupei mais com a sobremesa do que com a comida. Deus tem me ajudado através dessas lutas pelo jejum e oração e sempre tive com problema com o açúcar, mas só me dei conta depois que comecei a jejuar. Me deparei com o triste fato de que não orava em relação a isso, não sei se é porque o pecado contra nós mesmo nos cega, ou se minha mente dirigiu minhas ações com o seguinte pensamento: não tem jeito é maior do que eu. Eu sei que ainda vou lutar essas lutas, mas Deus faz com que a luta seja uma luta que já está ganha. Ele é vencedor invicto, agora é minha mente que deve ser guiada pelo seu Espírito Santo.

Mas tem uma história na Bíblia de um homem que se nos aprofundarmos, perceberemos que algumas de suas lutas vai se assemelhar em algum ponto com nossa luta. Esta história está em Marcos 5:1 -20 - Ele estava sem um teto, aterrorizado por espíritos malignos. Suas finanças estavam uma bagunça. Seus relacionamentos quebrados. Vícios e hábitos totalmente discutíveis. Amedrontado.

Ninguém conseguia segurar este homem possuído por demônios. Pare e pense, ele não acordou do dia pra noite demonizado. Este quadro que agora vemos pode ter começado com a perda de um emprego, de um ente querido, conflitos conjugais, uma tragédia familiar. Ele está numa confusão espiritual e moral. Não sabemos o que veio primeiro, os problemas espirituais ou as escolhas ruins que ele fez na vida, mas como qualquer outra coisa, era provável que uma combinação das duas coisas. Ele estava quebrado em todos os sentidos. Sem amigos, sem família, sem ajuda da sociedade.

Assim como ele, nós todos precisamos de cura em nossos relacionamentos.
Nós todos podemos compartilhar sua dor e aprender com a sua história dele.
Mas  Só Deus pode curar..

Marcos 5:11-17  - A dimensão espiritual das nossas lutas
Jesus fez o que ninguém mais podia. Ele curou este homem. Ele encontrou Jesus e quando encontramos Jesus a alegria e paz é intensa e ninguém pode tirá-la. Ele teve um Encontro com Deus e isso era só o começo, pois as lutas que este homem teria pela frente era o começo da cura. Ainda teria os velhos amigos e tentações esperando por ele, teria os familiares com mágoas e não seria fácil reconstruir a vida deste homem. Ele tinha um monte de pedidos de perdão para efetuar, dívidas a pagar, uma vida para reconstruir. Mas Jesus nos ensina uma coisa importante: as lutas da vida nunca pode ser verdadeiramente curadas sem ele. Apesar da longa jornada que estava por vir para este homem, Jesus foi o primeiro passo.  Jesus era o primeiro relacionamento que ele precisava restaurar. Embora muita coisa ainda precisasse de mudança em sua vida, Jesus deu-lhe o poder de fazer essas mudanças deixando o livre de demônios. Você sempre terá lutas. Lutar significa que somos racionais e podemos pensar no melhor e ver que há o melhor do que estamos vivendo. Quem luta corre o risco de ganhar ou perder. Sem Jesus não temos lutas, só derrota, derrota total e sem esperança. Jesus nos dá o poder para lutar. Jesus é o poder que faz com que as lutas da vida sejam vencidas, pois, temos certeza já da nossa vitória na eternidade.

Comece a Cura
Então, quais lutas que você enfrenta? É o seu casamento em apuros? É amigos da escola ou uma batalha diária? Você tem um erro do passado ou experiência que ainda assombra você? Você tem um segredo que atormenta a sua alma? É um hábito ou vício que parece insuperável? Seja qual for a sua luta, seja qual for o seu problema, fazendo com que Jesus fique em primeiro lugar é o único caminho para a cura. Jesus não está interessado em ter mais fãs ou pessoas mais religiosas. O que ele quer é você.
Ele quer que a sua carreira e sua família. Ele quer o seu coração e sua mente. Ele quer tudo. Ele quer ser inegável e inequivocamente o primeiro em sua vida. Porque é só através dele que suas lutas podem ser enfrentadas, por meio dele que o seu passado e pecados perdoados.

Fazendo de Jesus o Primeiro através da obediência  – Marcos 5:18-20
Então, o que fazer para que Jesus seja o primeiro em sua vida?
Enquanto Jesus estava entrando no barco, o homem demonizado pediu para ir com ele. Jesus não o deixou, mas disse: "Vá para casa, para o seu próprio povo e dizer-lhes o quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de ti." Então o homem foi embora e começou a contar na Decápole o quanto Jesus tinha feito por ele. A primeira coisa então para fazer de Jesus o primeiro é obedecê-lo.

A resposta imediata deste homem foi segui-lo. Fazendo de Jesus o primeiro é a obediência radical. O homem não quer apenas dar a Jesus um agradecimento e ir viver sua vida. Ele respondeu à graça de Deus com entrega total e completa obediência.

Nós muitas vezes gostamos de esconder partes de nossas vidas. Talvez seja o nosso dinheiro ou a nossa vida familiar. Talvez sejamos uma pessoa no fim de semana e outro na igreja, escola ou trabalho. Mas Jesus não quer que parte de nossas vidas, ele quer tudo. Ele implorou a Jesus a oportunidade de passar a vida vivendo para aquele que o curou.
Estamos animados sobre dar tudo a Jesus? Quão entusiasta nós ficamos quando Jesus exige abrir os armários secretos e dar-se esses desejos profundos e coração para algo (alguém) maior?  Quantas vezes temos dado aquelas coisas que nos são tão caros?

A história de Deus para este homem
Enquanto ele queria seguir Jesus, sentar a seus pés e aprender com ele, Jesus tinha uma outra missão para a vida deste homem, uma missão que todos nós compartilhamos e em que todos fomos comissionados para participar: Contar de sua graça para o maior número de pessoas através da nossa história.  Deus tem uma história para cada um de nós. Ele tem uma mensagem que ele escreveu em cada uma de nossas vidas. Pode não ser tão dramática ou estranha como o homem nessa história, mas não é menos poderoso e não menos importante. Somos chamados a partilhar a história do que Deus tem feito em nossas vidas com as pessoas ao nosso redor. E todas as pessoas ficaram maravilhadas.

Marcos 5:20
O homem foi chamado para ir com seus amigos e sua família e contar sua história. Mas ele não parou por aí. Ele foi para toda a região da cidade de dez. Sua história tornou-se um farol de esperança para os desesperados, uma mensagem de graça para as pessoas perdidas. O homem não sabia muito sobre Jesus. Ele não era um teólogo treinado. Mas ele sabia que Jesus o curou, que Deus lhe mostrou graça, e essa foi a história que ele contou. Você está contando essa história? Você está deixando as pessoas em sua vida se surpreender com o que Deus fez em você? Se você ainda tem que experimentar essa história, então, talvez, hoje é o dia em que você precisa permitir que a graça de Deus comece a mudar a sua vida.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...