segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Nós, porém, temos a Mente de Cristo."


 “Nós, porém, temos a mente de Cristo” (ICo 2:10-16 parte c)
Neste texto o Apóstolo Paulo ensina a igreja a conhecer mais de Deus.
As coisas de Deus só podem ser conhecidas através do Seu Espírito. (Jo 14:25)
O espírito do homem conhece as coisas do homem, mas o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus.
Mas o Apóstolo Paulo também nos mostra que uma vez que aceitamos a Jesus Cristo recebemos da parte de Deus o Seu Espírito para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. (v12).
Se o homem não recebe a revelação de que Jesus é Senhor e salvador de sua vida ele não consegue discernir as coisas que vem de Deus, porque as coisas espirituais conferem com coisas espirituais e tudo isso para o homem natural torna-se loucura, porque ele não aceita as coisas do Espírito de Deus.  Mas. “nós, porém, temos a mente de Cristo.”
Eu quero lhe desafiar, e lhe convidar a conhecer um pouco mais de Deus.
Você que ainda não decidiu qual o caminho seguir, eu quero lhe mostrar que Jesus é o caminho a verdade e a vida;
Você querido irmão, filha, filho precioso que já esta caminhando neste caminho por algum tempo, mas ainda tem dúvidas a respeito de Deus.
Para conhecer mais de Deus é necessário  ter a mente a mente de Cristo.
Para ter a mente de Cristo eu preciso desenvolver uma comunhão intima com o Espírito Santo.
É o Espírito Santo quem nos revela que Jesus é o Senhor.
É o Espírito Santo que nos constrange que nos conduz e nos impulsiona a buscar mais de Deus.
Veja que não dar para buscar mais revelação de Deus sem a presença do Seu Espírito.
Você precisa ter a mente de Cristo.
E porque? E para qual finalidade devemos ter a mente de Cristo?
Em Romanos 12:1-2 o Apostolo Paulo diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa MENTE, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Veja que existe um propósito muito lindo, maravilhoso para que se tenha a mente de Cristo.
1º desfrutar da presença do Espírito Santo;
2º discernir as coisas que vem do coração de Deus;
3º Experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Veja que quem tem a mente de Cristo não perde tempo com coisas ou questões vãs;
Quem tem a mente de Cristo não se embaraça com as coisas deste mundo, deste século;
Não se perde em picuinhas, em fofocas em coisas que não acrescentam nada;
Quem tem a mente Cristo conhece os planos e o propósito de Deus;
Quem tem a mente de Cristo se preocupa com a edificação da casa de Deus;
Quem tem a mente de Cristo, edifica com ouro, edifica de forma correta;
Quem tem a mente de Cristo, se submete ao outro;
Quem tem a mente de Cristo, honra, pai, mãe, marido, mulher, irmãos e toda autoridade instituída por Deus;
Quem tem a mente de Cristo prioriza seu relacionamento com o Espírito Santo.
Quando é que eu não priorizo meu relacionamento com o Espírito Santo?
Quando eu sou insubmisso, quando eu não reconheço, por exemplo, que eu necessito de ajuda, de um discipulado, ou não reconheço meu discipulador como um canal de benção para minha vida;
Precisamos ter a mente de Cristo.
Veja que Jesus Cristo o tempo todo ensinava seus discípulos a necessidade de ser ter um relacionamento com Deus. Jesus orava;  jejuava; Jesus se comunicava; O tempo todo Ele falava das grandezas de Deus.
Quem tem a mente de Cristo fala das grandezas de Deus, Entende a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Eu quero lhe convidar neste momento a buscar pela renovação da sua mente em Cristo Jesus.
Nós, porém, temos a mente a de Cristo...
Você que sem perceber já estava pensado de forma natural, como homem natural, mas quer ser renovado se aproxime de Deus. Você que quer ter a sua mente transformada;? E experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus?
Você que quer desenvolver um relacionamento de comunhão profunda com o Espírito de Deus? Vá até Ele, Ele está de braços abertos para quem se achega a Ele com um coração submisso e sincero.
Para que você conheça as coisas do coração de Deus, o versículo 9 deste mesmo capítulo diz que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”.
Vem receber, vem conhecer mais de Deus. Convide ao  doce Espírito Santo: Vem, vem pousar em mim, desce sobre a minha alma, doce calma, quero sentir.
No amor que nos une, Pr. Jair Amorim

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Somos levados a amar as pessoas, porque amamos a Deus!


“… porque, se não ama a seu irmão que está bem diante dele, como pode amar a Deus, a quem nunca viu?”(1 João 4,20b (BV))
Nós amamos a Deus amando os outros.
As pessoas ao nosso redor são importantes para Deus. Portanto devem ser igualmente importantes pra nós.
A Bíblia diz: “Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus porque Deus é amor.” (1 João 4ão 4.7b-8)
A essência do amor não é o que pensamos, fazemos ou providenciamos para os outros, mas como nos entregamos a eles: “Sejam cheios de amor pelos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados.”(Efésios 5.2, BV). Nosso amor nos impulsiona a deixar de lado nossas necessidades próprias a fim de nos entregarmos totalmente à tarefa de suprir as necessidades dos outros.
Nós mamamos a Deus quando olhamos uns para os outros como Deus olha. Isso significa que vamos parar de julgar os outros por sua aparência e começamos a vê-los por uma perspectiva celestial. (2 Coríntios 5.16). O ponto de vista de Cristo nos permite ver as coisas como Deus vê, tal como em João 4, onde Jesus encontra a mulher samaritana junto ao poço, uma mulher de má fama. Mas Jesus viu seu verdadeiro valor a sua desesperadora necessidade, ele a satisfez com a água da vida.
Nó amamos a Deus quando nos tornamos praticantes da palavra e não permanecemos como meros ouvintes: “Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” (Tiago 1.23-24). De fato, é possível estudar diligentemente as Escrituras e não entender nada sobre o amor de Deus ( João 5.39-40).
É quase impossível sentar-se em um banco de igreja, absorvendo as Escrituras por 30 anos, e agir pouco em relação aos que estão a sua volta, e ainda declarar que ama a Deus. “ Aquele que diz:  “ Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua Palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos Nele: Aquele que afirma  que permanece Nele, deve andar como Ele andou” (1 João 2.4-6).
A Bíblia diz que devemos demonstrar amor toda vez que tivermos uma oportunidade (Gálatas 6.10), usando todas as chances possíveis (Efésios 5.2) Você tem consciência de que Deus está constantemente colocando pessoas bem a sua frente para que você tenha oportunidades de demonstrar amor? Hoje pode ser uma dia marcante para um novo começo em sua vida – você vai abrir os olhos e buscar ao seu redor as oportunidades que Deus está colocando em seu caminho.
A Bíblia no ensina: “Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho: Ele mora ao seu lado e confia em você” (Provérbios 3.29). Porque que agora é o melhor momento para expressar amor? Porque você não sabe por quanto tempo vai ter a oportunidade de demonstrar amor. As circunstâncias mudam, as pessoas morrem, e as crianças crescem. Você não tem nenhuma garantia sobre o dia de amanhã. Se quiser expressar amor, precisa ser agora.
Sabendo que um dia você vai estar diante de Deus, aqui estão algumas questões para pensar:
  • Como você vai explicar aqueles momentos em que projetos ou coisas foram mais importantes do que as pessoas?
  • Com que você precisa passar mais tempo?
  • O que você precisa cortar da sua agenda para tornar isso possível?
  • Que sacrifício vai precisar fazer?
(Fonte: Livro Juntos Somos Melhores por Pr. Rick Warren - Capítulo 3)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Encoraja alguém da sua família hoje!


Todos nós precisamos de incentivo – de alguém que acredite em nós, que nos tranquilize e nos reafirme, que nos ajude a recolher os pedaços e continuar, que nos leve a ter uma determinação crescente apesar das adversidades.
Quando você faz uma pausa para analisar o conceito de “encorajar”, adquire um novo significado. É o ato de inspirar outros com coragem, espírito e esperanças renovadas. Quando incentivamos outras pessoas, nós os incitamos, estimulamos e afirmamos…
Muitos de nós precisamos de grandes doses de incentivo enquanto rastejamos nas trincheiras, mas normalmente somos excessivamente orgulhos para admiti-lo. Infelizmente este orgulho está tão presente nos membros da família de Deus quanto nas ruas do mundo.
A melhor coisa a respeito do encorajamento é a seguinte: qualquer pessoa pode fazer isto. Você não precisa ter um montão de dinheiro para incentivar alguém. Nem precisa ter uma determinada idade. Na verdade, algumas das ações ou palavras mais encorajadoras que recebi vieram das minhas próprias filhas em uma época em que o meu coração estava pesado. Elas viram a necessidade e tomaram uma atitude. Elas “ficaram do meu lado e me ajudaram”… (Extraído da obra Strengthening Your Grip, de Charles Swindoll)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NASA descobre e comprova cientificamente sem querer o poder de Deus...



Harold Hill, presidente da companhia de engenharia Curtis, com sede na cidade de Baltimore, USA, relata sua experiência no cargo de consultor do programa espacial norte-americano da NASA na década de 80, quando estavam planejando os lançamentos das naves espaciais não-tripuladas:- Precisamos de dados extremamente precisos para que satélites possam ser lançados ao espaço para missões de exploração de novos corpos celestes sem que entrem em rota de colisão com nada. Como pretendemos construir foguetes não-tripulados e com autonomia para muitas décadas no espaço, precisamos traçar sua trajetória com precisão absoluta para que as gerações futuras venham a receber e analisar os dados enviados por eles, sem colidir com absolutamente nada por todas essas décadas que ficarão vagando pelo espaço sideral.- Então, os engenheiros da NASA alimentaram os dados nos computadores para que estes determinassem a exata posição dos astros, tanto no passado quanto no futuro e, então, ocorreu algo inexplicável aos nossos olhos. O computador subitamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos.- Então, os números foram relançados e revisados, porém o problema persistia a cada vez que o programa era executad!! E ficamos assim por longos dias, até que quem nos deu uma explicação do porque o computador central estar apresentando essa mensagem foi um engenheiro evangélico que explicou a todos os demais sobre a história de Josué em Josué 10:12:"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: SOL, DETÉM-SE SOBRE GIBEOM, E TU, LUA, NO VALE DE AIJALOM".Josué, segundo os textos sagrados, ordenara ao Sol que parasse nessa ocasião por exatas 24 horas!- Quando ouvimos o relato, obviamente que ninguém acreditou pois todos os outros cientistas eram acostumados a fatos concretos e, assim, eles o desafiaram a provar o que dizia.- Então ele sugeriu que para provar isso, realimentasse os dados no computador conforme o relato bíblico, para ver se era realmente o dia que faltava. Após terem revisado os dados agora com as informações conforme o texto bíblico, ACHARAM UMA RESPOSTA APROXIMADA! O período que faltava no tempo por causa do pedido de Josué era de 23 horas e 20 minutos; não era, portanto, um dia inteiro, conforme garantiam os computadores da NASA.- Com esse resultado, ainda intrigados, nós retornamos ao livro de Josué e achamos o capítulo 10:13: "E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos... O Sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, QUASE um dia inteiro". Bem, o texto bíblico confirmava que não era exatamente um dia inteiro e esse achado foi muito importante, mas ainda assim continuavam em dificuldades, porque faltavam 40 minutos, e não é possível realizar cálculos científicos de previsão de colisões para séculos futuros com um erro desses, por menor que seja.- Após algum tempo, aquele mesmo cientista evangélico se lembrou de uma outra passagem bíblica que mencionava um outro episódio a respeito do Sol. Dessa vez o astro maior teria REGREDIDO no tempo. Todos nós ficamos atônitos... absolutamente mudos! E, novamente, o primeiro impulso foi de descrédito, onde ele nos esclareceu através de II REIS 20:8-11:"Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que Ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou os retrocederá? Então disse Ezequias: É fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça, antes retroceda dez graus... Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz".- Todos nós ficamos atônitos e perplexos naquele momento, pois dez graus cientificamente correspondem a 40 minutos do nosso relógio que, somados às 23 horas e 20 minutos do tempo utilizado por Josué no primeiro relato bíblico, formam precisamente as 24 horas (um dia inteiro) que havia faltado em nossos precisos cálculos!! E uma vez que informamos esses dados no programa de computador, o programa de computador prosseguiu sem voltar a apresentar a mensagem, e com os cálculos EXATOS das órbitas que cada satélite deveria ser lançado!Mais uma vez a incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado... 

Texto extraído de depoimento do Dr. Harold Hill e adaptado pela Revista Plenitude nº 13.

Purê de Batata


A. INTRODUÇÃO:
A visão do “Purê de Batata” parte do princípio bíblico da unidade expressa na oração sacerdotal de Jesus em Jo. 17:20-23.  É necessário que a Igreja Local tenha como todo essa visão para que haja unidade no Corpo. O Pequeno Grupo é o lugar ideal para aprender e praticar a unidade. Ser “um” e ser“família de Deus”; é a expressão verdadeira da unidade do Corpo de Cristo – começando pelos Pequenos Grupos.
A PG não pode ser como um saco de batatas aonde não existe unidade (somente união); ele tem que ser um purê de batata aonde as batatas foram amalgamadas de tal forma que é impossível separar uma da outra. Quando o PG põe em prática a visão do “Purê de Batata” ele sempre se tornará um PG atraente e gostoso de participar.
B.        UNIDADE VERDADEIRA
 1.         Princípios de se tornar um;  At 2:46.
 a.         Unânimes, definição: “Que é do mesmo sentimento ou da mesma opinião”.
b.        “No templo, …de casa em casa” (a Igreja primitiva diariamente cultivava a unidade no templo (nos cultos de celebração) e nas casas (PG's).
c.         Três palavras importantes em Atos 2:46:
  • Perseveravam: demonstra compromisso e seriedade com o plano de Deus de se tornar um.
  • Alegria: demonstra prazer e gozo na unidade.  É uma escolha.  Em outras palavras nem sempre nossa carne achará gostoso o sacrificar do nosso tempo, planos individuais, etc.,  para cultivar unidade – mas o plano de Deus é que façamos isso com muita alegria genuína!
  • Singeleza: Simplicidade de visão!  Temos que deixar de ser tão complicado,  cheios de  desejos próprios e opiniões egoístas.  Singularidade e simplicidade de visão promove unidade nos seguidores ou cumpridores da mesma.
2.         Resultados de se tornar um;  At 2:42-47.
a.         Mais milagres;  vs. 42-43.
b.         Ajudar as pessoas necessitadas;  vs. 44-45.
c.         Construir relacionamentos fortes;  vs. 46.
d.         Atrair o povo para Jesus;  vs. 47.
3.           A importância de se tornar um.
a.         Abundante graça sobre os cristãos; At 4:32-34.
b.         Crescimento autêntico da igreja; At 5:14; Jo 17:20-23 (… “para que o mundo creia…”)
4.         Como se tornar um em cada Pequeno Grupo? Exemplo do Purê de Batatas:
a.         Com batata crua … Não dá!
b.         Como fazer o purê?
  • Água: Palavra de Deus; Is. 55:11
  • Fogo: Espírito Santo (orar em fé, orar em línguas, guerra espiritual, etc.).  As batatas cruas não podem ver o fogo mas podem sentir o seu efeito.
  • Descascar a batata:  Tirar a máscara; não precisamos tentar parecer alguém espiritual, etc. Temos que ser quebrantados, admitindo que temos muito para aprender e crescer,  Pv. 28:13; Tg. 5:16.
c.         Uma vez prontas, as batatas tem que estar sempre juntas para se almagamarem. At 2:44.  Exemplos:
  • Café da manhã.
  • Almoço no domingo.
  • Praticar esportes juntos.
  • Estimular uns aos outros para crescerem espiritualmente e motivar uns aos outros a uma maior intimidade com Deus e uns com os outros; Hb. 10:24-25.
  • Discipulado vertical e horizontal  um com o outro.
  • Evangelismo juntos (fazer visitas juntos!!).
  • Orar juntos, vigílias, etc.
  • Brincar juntos.
d.         Para evitar que o Purê de Batatas azede:
  • Atmosfera de confiança e transparência.
  • Correr o risco de se abrir sem medo de fofoca.
  • Às vezes tem que confrontar de acordo com  Mt 18:15-17 com firmeza e muito amor.
  • Se humilhar para receber conselho e oração.
  • Evitar a todo custo panelinha (grupinhos introvertidos).  O segredo do PG ter um “Purê de Batata” gostoso e atraente é trazer e envolver as novas pessoas. Todos os membros do PG devem ter um coração muito aberto a se envolver com os visitantes. Já que queima no coração de cada participante o desejo forte de expandir o Reino de Deus através do crescimento e multiplicação do PG, uma atmosfera extrovertida permeia o “Purê de Batata” e assim acelera a integração de novas pessoas com muita facilidade.
Pr Abe Huber (Igreja da Paz) Fortaleza

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...