segunda-feira, 26 de março de 2012

Resumo ministração de Domingo: O que é Palavra pra você?

Antes de qualquer coisa responda: O que é a Palavra pra você? O compartilhamento da palavra nesta noite será a partir do princípio de que cremos que as Escrituras Sagradas é verdadeira. E se cremos na Palavra, cremos no que Jesus disse. E independente do que achamos que é a palavra, Jesus disse que as Palavras dele são espírito e são vida (João 6.63b)!

Porém, o que Ele nos mandou obedecer como Sua Palavra se opõe ao que o mundo pode compreender; pois a palavra dele fala de outro tipo de reputação, a justiça já não é a nossa, brigas por nenhuma razão não cabe no reino dele, insubmissão dos filhos, dar a outra face, provocação de ira por parte dos pais, abuso de poder, no reino dele Quem Ama Espera com Atitude 434, Jesus também fala de abrir mão do desejo de possuir, ninguém pode dormir em 20 camas numa noite, ninguém pode comer vinte pratos por dia, Ele nos convida a repartir.

Ah mas isso é coisa pra otários, não vou levar desaforos pra casa, se gritar comigo eu grito mais alto ainda, esse negócio de levar desaforo para casa em oração, de dar a outra face, de perdoar 70 x7, de compartilhar o que tenho definitivamente não é para mim. Cada um com os seus problemas.

Mesmo sabendo que ensino de Jesus para a vida, é contrario ao que estamos praticando, dizemos que somos Seus discípulos.

Não obedeço as palavras que são espírito e são vida segundo Jesus, mas quero que a Palavra de Jesus se torne real, sem que a verdade da Palavra — seus conteúdos, se tornem fatos, princípios, atitudes, posturas, sentimentos, decisões e práticas de nossa vida diária

Muitos crentes querem que a Palavra se cumpra sem obediência à própria Palavra. Puxa vida, você está vendo que não vai rolar por aí, enquanto a palavra não for viva e eficaz dentro de você. O Evangelho de Cristo não impactará a sua vida e também a de mais ninguém a sua volta, pelo menos não através de você se você não viver a Palavra. E a fonte de alegria é esta multiplicar o que temos recebido amor e paz, na vida de outros, a alegria da salvação está em ganhar novos filhos, para que a festa no céu seja contínua.

O que muitos dizem é que, se crermos Nele, não necessariamente em Suas Palavras, mas no Seu poder, nos Seus milages, nos Seus dons de cura, nas Suas magias, ou, em algumas ocasiões, fazemos também uma oração:  “Eu sei que tu és Deus; então não me desapontes, pois estou confessando com a boca que Tu és o Maior dos maiores; não me deixes ficar, portanto, envergonhado ante aqueles a quem eu declaro o todos os dias o Teu poder, que tu és o maior, o melhor, o único Salvador.

Será que Deus fica sem saída? Tem muita gente usando esta fórmula de colocar Deus na parede; crendo-se, assim, que desse modo coloca Deus a trabalhar a seu favor em nome da Honra do Nome de Jesus para os outros; embora, para nós, Jesus seja apenas um nome destituído de pessoalidade, caráter, ensino, verdade e convocação à obediência; sempre esquecendo de que Ele disse: “se me amais, guardareis os meus mandamentos”; e mais: “...vós sóis meus amigos se fazeis o que eu vos mando”.

Apropriamos-nos do nome de Jesus e saímos por aí, nos intitulando cristãos; sem compromisso com sua Palavra, piso no pé se pisaram no meu, julgo quem acho que deve ser julgado, ando no caminho largo, edifico minha casa na areia, fico amigo do lobo vestido de ovelha; enquanto, também, peço misericórdia de Deus para a minha incapacidade de obedecer, de guardar puro o coração, de perdoar setenta vezes sete, de amar meus inimigos, de orar pelos que me perseguem; sim, rogo a Ele que me perdoe, mas não nos dispomos a pôr em prática o que ensinamos aos outros, assim não acolhemos como espírito e vida.

Então [...] — apesar de tudo isto, reclamo que a Palavra não me faz bem, não realiza o prometido, não trás a paz que excede todo entendimento, não me faz viver em contentamento verdadeiro, não qualifica a minha existência com a vida em abundância.

Fazemos sempre as mesmas coisas [erradas], esperando obter resultados diferentes!

Jesus disse que todo aquele que ouve e conhece as Suas palavras, e não as pratica, é um tolo que constrói sua casa na areia de uma praia na qual a maré sobe todo dia e vivem sempre com medo de que a maré suba e os engula. Enquanto isso não acontece, vai se administrando.
Convido você a ser ovelha do rebanho de Cristo, uma ovelha obediente ao seu Pastor, obediente à sua Palavra, e que Palavra?

Não podemos ser apenas consumidores de Bíblias, temos várias opções de tamanhos e cores e fácil acesso à Palavra de Deus, o que nos falta é buscar a Deus por Deus e não pelo o que Ele pode nos oferecer!
Não pelo apenas pelo crescimento do Pequeno Grupo, não pela compra de um carro novo, não porque ele pode realizar um milagre! Busque-o pelo que Ele é. O Espírito Santo nos revelará Deus a letra mata! Não faça das Escrituras Sagradas apenas um best-seller.

Não sou eu que estou dizendo que a palavra de Deus é vida, mas o próprio Jesus em quem creio disse isso.

Ovelha largue o seu fado da autoconfiança, e vá viver a palavra, se entregue completamente ao seu Pastor. (Salmo 23)
Mas somos Cabeçudos demais. Queremos Independência demais. Nossas atitudes dizem: - Não preciso de conselhos. - Posso me virar sozinho. - Não preciso de um pastor.
Nós gostamos de fazer as coisas do nosso modo. Quebrar a cara! Afinal de contas o nariz é meu. Através de nossas atitudes dizemos: Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito. E, de acordo com a Bíblia, é exatamente este o nosso problema. "Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho" (Is 53.6).

De todos os animais de Deus, a ovelha é a menos capaz de cuidar de si própria. Ovelhas são tolas! Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazerem truques? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a dar cambalhotas? Já assistiu a um show de circo apresentando "Mazadon e sua ovelha saltadora"? Não. Ovelhas são simplesmente indefesas demais.

Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você. É por isto que você nunca vê ovelhas como mascotes de time.

Já ouvi falar da Gaviões da Fiel, agora Ovelhas da Fiel, Ovelhas independentes? Quem quer ser uma ovelha? Não poderíamos nem mesmo inventar um grito decente para as líderes de torcida: Nós somos as ovelhas. Não damos um pio. É problema seu a vitória conseguir. Mas conte conosco se você quiser dormir. (Max Lucado)

Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo. Davi não poderia ter pensado numa metáfora melhor? Claro que podia. Afinal, ele superou Saul e venceu Golias. Por que ele não escolheu outra coisa que não ovelha? Como, por exemplo:

"O Senhor é o meu comandante-em-chefe, e eu sou o seu soldado". Viu só? Preferimos isto. Um soldado ganha um uniforme e uma arma, talvez até uma medalha.Ou, "O Senhor é a minha inspiração, e eu sou o seu cantor". Estamos no coral de Deus; que atribuição lisonjeira.  Ou, "O Senhor é o meu rei, e eu sou o seu embaixador". Quem não gostaria de ser um porta-voz de Deus? Todos param quando o embaixador fala. Todos escutam quando o menestrel de Deus canta. Todos aplaudem quando o soldado de Deus passa.

Mas, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala, ou atua? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é este o ponto principal. Quando Davi, que era um soldado, um menestrel e um embaixador de Deus, buscou uma ilustração de Deus, veio lhe à mente os seus dias como pastor. Recordou-se de como dispensava atenção às ovelhas dia e noite. Ele dormia com elas e por elas velava. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: "O Senhor é o meu Pastor", e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender, "Eu sou sua ovelha". Ainda se sente desconfortável em ser uma ovelha?

Será que o seu Salmo 23 não é o abaixo?
Eu sou o meu próprio pastor; estou sempre em necessidade.
Eu cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatria, buscando alívio, mas nunca o encontro. Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e caio em pedaços. Eu temo qualquer coisa, desde pesticidas a fio elétrico, e estou começando a agir como a minha mãe. Vou às reuniões semanais do grupo e acho-me cercado de inimigos. Vou para casa, e até peixe-dourado me faz carranca. Unjo a minha cabeça com uma dose extra de Tilenol. E o aquário do meu peixinho transborda. Certamente que a miséria e o infortúnio me seguirão, e eu viverei em autodesconfiança pelo resto de minha vida solitária. (Max Lucado)

Por que será que aquele que mais precisa de um pastor, mais o resiste?
As Escrituras dizem, "Faça do modo de Deus". A experiência aconselha, "Faça do modo de Deus".

“As minhas palavras são espírito e são vida” — ; mas apenas para os quais elas [as palavras] se tornem espírito e vida mesmo; ou seja: interioridade, pensamento, entendimento, prática, atitude e comportamento. Do contrário, creia, é loucura pensar que não sendo assim possa realizar qualquer coisa em nossa vida. (Caio Fábio).

É necessário você reconhecer que as Palavras dele são de vida, de caminho e verdade. Deus espera que cada homem possa responder ao chamado de que a palavra dele são espírito e vida! Como Pedro reconheça que só Ele tem palavras de vida eterna (Jo 6.69). Diga a tirania do mundo moderno, o consumismo que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mt 4:3,4) O verbo (palavra) é também alimento, se não para o corpo, mas para o espírito.

Sei que Ele vai cuidar de mim, sei que mesmo sem entender sua Palavra, vou obedecê-la, eu confio em Nele, sei que é o melhor pra mim (sua Palavra), mesmo sem entender! (parafraseando Thalles Roberto)

segunda-feira, 19 de março de 2012

PALAVRA DE DOMINGO! 18/03/2012

Aqueles a quem Deus procura


No tocante ao relacionamento com Deus podemos fazer parte de um desses quatro grupos de pessoas:

1 – Os que não querem Deus;
2 – Os que querem o poder de Deus;
3 – Os que querem e buscam a Deus;
4 – Aqueles a quem Deus procura.
Jo. 4:19-23

Quais as características desse tipo de adorador?
Davi – Atos 13:22
1.Davi não fugiu do gigante Golias.
2.Davi honrou os ungidos de Deus.
3.Davi era sensível à voz de Deus.
4.Davi não aceitou reinar sem a presença da arca.
5.Davi era homem de alianças.
6.Davi não aceitou sacrifício que não lhe custasse nada.
7.Davi não abriu mão do Espírito Santo.
Uma característica especial II Sam. 7:17

PR. Irenilson Santosirenilson@cepasp.com.br                                                                                                     

quarta-feira, 14 de março de 2012

Aprofundando o TADEL - Escada de Sucesso - Primeiro Degrau: GANHAR!

1º DEGRAU: GANHAR (Marcos 16:15-16)

Como o próprio nome já diz, ganhar nos fala de evangelismo. Baseado no texto de Marcos 16:15-16, evangelizar é uma responsabilidade de todos nós, independente do ministério que exercemos. O reino de Deus é composto por vidas, uma vez que Jesus veio ao mundo e deu Sua vida por causa de nós e nos deixou essa missão (At 1:8), ou seja, de evangelizar pessoas.

Assim, dentro processo do ganhar, temos os seguintes estágios a serem observados pela igreja local:

A - Projeto Natanael - Oração e Jejum por 30 dias - (João 1.45-46.)O primeiro passo para se ganhar almas é a oração. É necessário investirmos tempo orando e planejando métodos para alcançar as almas.

Dentro da Visão começa-se um período de jejum e oração durante trinta dias por três pessoas. Cada membro do PG recebeu um boletim contendo espaço para três nomes.

Durante um mês o líder de PG vai se reunir semanalmente para orar por todos. Nessa reunião deve haver um planejamento para os futuros eventos de colheita do PG. O papel do líder é motivar os membros do PG a ganhar almas. Ele mesmo deverá ser um ganhador de almas.

B - Evangelismo - Grupo de Evangelismo (GE)
Passados os trinta dias o PG começará seus eventos de colheita. Pode ser almoço, jantar, evangelismo de casa em casa, nas ruas, etc. Os membros poderão, também, convidar pessoas para irem à reunião do PG, onde haverá uma palavra evangelística direcionada a elas. As estratégias variam de PG para PG.

C – Reuniões de Pequenos Grupos
As pessoas que forem se convertendo devem ser agregadas a um PG, para serem devidamente acompanhadas pelo Anjo da Guarda e líder. Nessas reuniões elas devem ser integradas ao contexto da Igreja, desenvolver relacionamentos a família de Deus, etc.

PG's de multiplicação são as reuniões de pessoas salvas, já integrantes do corpo de Cristo, e de pessoas que desejamos alcançar com o Evangelho. As reuniões dos PG's possuem como objetivo principal o evangelismo; nelas, outros PG's são gerados. Logo, elas são um excelente lugar para convidarmos os ainda descrentes.

D - Cultos de Celebração e Eventos de Colheita
As pessoas convertidas, através do trabalho dos PG's, devem ser encaminhadas para os cultos de celebração da Igreja ou a eventos especiais de colheita (evangelismo). Os cultos também são um meio para o evangelismo. As reuniões sempre serão encerradas com uma oração coletiva, que também é estratégica.

As pessoas convertidas nos PG's, nos cultos de celebração e nos eventos de colheita deverão ser encaminhadas para a consolidação (Anjo da Guarda).

segunda-feira, 12 de março de 2012

Resumo da palavra de Domingo: O que você tem para dar a multidão?

Texto base: João 6:1-15

Os quatro evangelhos retratam essa história de forma muito peculiar.

Mateus 14: 13-21 Jesus solicita aos seus discípulos que eles mesmos servissem a multidão “dai-lhes vós mesmos de comer.....

Marcos 6: 30-44 Jesus diz aos discípulos que aquela multidão “era como ovelhas sem pastor”.

Lucas 9: 10-17 Jesus pede que a multidão seja organizada de cinquenta em cinquenta.

João 6:1-15 um menino misterioso aparece no meio da multidão com um cesto contendo “cinco pães e dois peixes”.

Jesus e seus discípulos eram constantemente seguidos por muitas pessoas.

Os milagres, curas e a boa palavra atraía a multidão faminta.

A história nos mostra que Jesus queria ter um particular com seus discípulos, pois eles haviam trabalhado muito, por muitos dias e precisavam de um tempo a sós com o mestre, mas ao chegar ao lugar do provável descanso Jesus avista a multidão faminta, procurando satisfazer uma necessidade ainda não revelada.

Aqui vemos uma fase do discipulado na vida dos primeiros discípulos de Jesus.

Jesus chama Filipe v, 5,6 e faz um dos primeiros testes para uma revelação pessoal.

O teste serve para revelar o discípulo a si mesmo, não ao professor. Jesus testou Filipe para revelá-lo a si mesmo, não a Jesus.

Ao realizar o teste, Jesus ajudou o discípulo Filipe a crescer na fé e no entendimento de uma revelação profunda de quem de fato era Jesus e qual era o seu ministério aqui na terra.

Mas o que dar para a multidão? Ela está com fome!

A Bíblia diz que naquele dia tinham aproximadamente 5.000 homens fora as mulheres e crianças, alguns teólogos afirmam que eram de 15 a 20 mil pessoas.

No meio de tanta gente o surpreendente milagre acontece, um discípulo visionário apresenta um jovem com um cesto contendo cinco pães de dois peixes, mas o que é isso pra tanta gente? O que esse garoto fazia com um cesto no meio da multidão? Será que era uma maneira dele se precaver, pois sabia que a estrada era longa? Será que ele estava vendendo?

O fato é que milagrosamente Deus enviou alguém com o mínimo necessário para o sobrenatural de Deus.

Como você tem tratado os cinco pães e os dois peixes que Deus tem lhe apresentado? É indiferente com o pouco, consegue ser visionário e crer em uma multiplicação exponencial?

O menino com o cesto de pães representa a multiplicação exponencial em sua vida.

A multidão de famintos, de ovelhas sem pastor, são aqueles que Deus vai enviar pra que você alimente pra que você cuide pra que você pastoreie.

O pão é Jesus Cristo os peixes a palavra de Jesus.

Você, nós somos os Filipes, os discípulos que estamos sendo testados, experimentados para viver um crescimento exponencial.

O que temos para dar para a multidão é exatamente aquilo que já temos recebido a palavra, o amor, o cuidado a unção. De graças recebestes, de graça daí.

Deus nos convoca para um particular para que entendamos de forma sobrenatural que precisamos alimentar uma multidão de famintos por Deus. (Mateus 14:16b).

Deus nos convoca para discipularmos e pastorearmos a multidão.

Já temos os pães, já temos os peixes, inclusive estamos sendo alimentados, agora é crer, ver e viver o sobrenatural de Deus, profetizar a multiplicação exponencial e não despedir ninguém vazio, ninguém com fome para casa.

Queridos permita-me a pergunta, você já achou o menino? Visualizou o cesto com os pães e os peixes? Se não, esse é o momento o pão da vida esta passeando em nosso meio.

Se você já os encontrou é tempo de profetizar, de declarar o milagre da multiplicação sobre eles e assim como Jesus apresentá-los diante de Deus e dar graças por eles.

Te amo em Cristo Jesus,

Em amor,

Pastor Jair Gil Amorim

sexta-feira, 9 de março de 2012

Resumo Palavra de Domingo! Carta a II Timóteo 1:7

Amo seguir a Cristo, porque o evangelho dele é completo , muito amplo, tem muitas áreas de atuação em nossa vida, o evangelho fala de muitas coisas diferentes: salvação amor, renúncia, bênçãos , perdão. Nesse ano de 2012 Deus tem desafiado nossa comunidade a parar de olhar para o nós mesmos e olhar para fora, voltar ao sentido original da palavra Igreja e se abrir para todos. A igreja olhando para fora. Vamos olhar não só para o nosso Pequeno grupo, mas, olhar para as pessoas perdidas no meio dos vícios, casamentos destruídos, prostituição. Temos a palavra da salvação, temos recebido tanto de Deus, Deus transformando tanto a nossa vida, agente precisa olhar para fora e Deus está falando isso pra nós neste tempo. Neste ano Deus te convida a olhar para fora: Veja os campos estão brancos para a ceifa é o ano que queremos invadir este bairro e buscar aqueles que estão desamparados perdidos, e alcança-los. Nos dois primeiros meses vivemos o Purê de batatas, onde foi um ensaio para aprendermos a viver em comunhão para impactar os que estão ao nosso redor. Pra termos um gostinho na boca de como é bom estar juntos e pra nos despertar a grande necessidade que tem ao nosso redor. É hora de levantarmos os olhos e ver e ir atrás das pessoas perdidas, tirá-las do caminho da perdição, é hora de vermos pessoas sendo salvas e restauradas como nós fomos.

Me pergunto as vezes por que algumas coisas nos deixam parados, estacionados. Nós recebemos tanto de Deus, fomos salvos invadidos pelo amor dele, mas algo tem acontecido, que nos paralisa, talvez uma experiência negativa, algo que vivemos e nos fez parar.

Mas hoje Deus te trouxe aqui para lembrá-lo qual o Espírito que você recebeu, e que deverá compartilhá-lo.

Timóteo também passou por isso, e Paulo escreve uma carta alertando ele, porque Paulo sabia que Timóteo era muito jovem e ele podia se sentir acovardado, e Paul o escreve e diz Timóteo, Deus não te deu espírito de temor, mas de poder, de amor e de equilíbrio eram várias as razões que podiam fazer com que Timóteo se acovardasse se intimidasse, se envergonhasse. Paulo sabia disso Paulo sabia dos sofrimentos de Timóteo, sabia das lágrimas e provavelmente Timóteo tenha dito, tá difícil, é difícil ser uma testemunha viva de Jesus , e difícil mostrar a gloria de Deus não e ‘fácil, e Paulo já no final da vida dele escreve: eu já estou sendo derramado como uma oferta de Capítulo 4:6-7 combati o bom combate... Paulo ali sentindo que estava chegando os últimos dias dele, escreve uma carta mais pessoal pra alertar e incentivar: Timóteo, não desista não se abata!

Tem muita coisa pra ser feita, muita gente pra ser salva pra ser liberta. Timóteo tinha razões muito mais fortes que a minha e Paulo sabia que Timóteo iria enfrentar dificuldades assim como ele, mas todas as razões de Timóteo, Paulo refutava, ele mostrava outro caminho e no capítulo 1:12 (Por essa causa também sofro, mas não me envergonho...porque eu sei em quem tenho crido, estou bem certo que ele é poderoso) II Tm 2:3 (Suporte comigo os sofrimentos como um bom soldado de Jesus Cristo) e em II Tm 2:8;10 (Lembre-se de Jesus cristo... ressuscitado dos mortos, por isso tudo suporte por causa dos eleitos, para que também eles encontrem a salvação).

Timóteo você vai ter sofrimento, mas tem algo maravilhoso pra ser feito: alcançar vidas, não desista!

Outro problema que talvez Timóteo enfrentaria e Paulo sabia disso e Deus sabia que você enfrentaria por isso deixou isso escrito.Deus sabe que agente enfrenta – e talvez você se identifique chama-se abandono .

Deus coloca no seu coração vamos orar e trabalhar por algo especifico você compartilha com alguns irmãos, com seu Pequeno Grupo e dizem podem contar comigo, e você pensa isso vai longe e de repente: um vai embora, outro desiste. Talvez você esteja assim hoje, talvez começou um trabalho e está lá sozinho não tem ninguém contigo, Paulo enfrentou isso e no capítulo 1:15 diz pra Timóteo: ( Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.) II Tm 4: 10;16 (Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão)

Você não está sozinho, Deus está com você! Não desista faz parte daquilo que é o trabalho, a obra do Senhor. Além disso o outro problema é a perseguição e muitas vezes nós também sofremos perseguição. Paulo sofreu perseguição física mesmo, pessoas indo atrás pra bater, (cadeias, prisões) quando quero viver uma vida santa e justa não mentir no trabalho, não aceitar o suborno quando decido pagar o imposto, não trair a esposa o esposo, quando a gente decide andar de forma santa, o mundo se incomoda porque a santidade reflete a luz de Deus e a luz de Deus quando brilha na vida de uma pessoa pecadora, que não está arrependida e não se arrepende ela se ofende, com a santidade; quando a pessoa oferece um suborno e você diz: eu não vou aceitar, ela pergunta por quê? Você responde: Porque eu não acho isso certo diante do meu Deus. Sabe o que a pessoa pensa? Então você está dizendo que sou pecador? Então é assim? Quando decidimos ser santos provocamos, muitas vezes em algumas pessoas revoltas e aí começam as perseguições no trabalho, em casa, com os amigos e agente vai sair pra refletir a luz de Cristo para fazer a diferença e começa a sofrer perseguições, Paulo também viveu isso. No Capítulo 3. 11-13 Ele diz: (Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições suportei, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados). Paulo sabia e quis alertar Timóteo, Deus sabe e quer nos alertar, nós vamos enfrentar estas coisas , sofrimento, abandono, perseguição, mas então Paulo fala pra Timóteo e Deus fala pra nós– não é um espírito de covardia que Ele deu pra nós, não devemos nos amedrontar diante do sofrimento, não desanimar diante do abandono, nem nos acovardar diante do sofrimento e perseguição. Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas Ele nos deu Espírito de Poder. É através do poder de Deus da ação do seu Espírito, não é na nossa força nem intelecto que vamos, no poder dele que poderemos invadir esse bairro e famílias inteiras para serem transformadas por Ele mesmo é no poder dele, é no poder de Deus que vamos , as vezes você diz eu não sei dizer, não sei o que compartilhar, não meus irmãos é no poder de Deus, mas não vou saber como dizer como me comportar; É no poder de Deus. Atos 1:8 (Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra).

Para sermos testemunhas de Jesus, precisamos estar revestidos do poder de Deus. Você pode saber contar historinha de Jesus falar sobre a Bíblia, saber discorrer de Teologia, podemos colocar pessoas pra preparar um estudo maravilhoso, mas se não for o poder de Deus , através daquela vida, não vai adiantar. Os discípulos ficaram com Jesus 3 anos caminhando e aprendendo diretamente com Jesus, estavam com ele viram como fazer aprenderam as regras mas olha o que Jesus diz pra eles em Lucas 24:49 ( E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder). Vocês precisam do poder de Deus pra fazer diferença para salvar vidas, é pelo poder de Deus que você pode agir, e se nós soubéssemos o tamanho do poder de Deus e o que Deus pode derramar através de nós para abençoar outras vidas não diríamos não sei, não posso. Efésios 1:18-20 (Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus). Oro para que vocês conheçam o incomparável poder – O poder de Deus que ressuscitou Jesus está atuando na sua vida, porque ficar parado, porque se acovardar, resistir porque achar que não é capaz, esse poder de Deus vai te mover pra algo glorioso e ele vai te usar inclusive com milhares, você vai orar e Deus transformar uma vida um casamento, através da oração de poder, não depende do líder do Pequeno Grupo é o poder de Deus através da sua vida se você aceitou Jesus você tem este Espírito Santo, você pode ser usado por Deus e é um beneficio saber que não é você que faz é Deus e você pode ser usado por Deus e isso cria em nós uma dependência de Deus quando entendemos que o poder vem de Deus.

As vezes o líder de PG diz já sei de cor e salteado como fazer... E aí nada acontece. Mas agora se o líder buscar a Deus apenas duas perguntas dentro do seu PG vai fazer milagre na sua reunião, nunca julgue que você já sabe, dependa de Deus nunca julgue que você já tem as ferramentas necessárias... Nunca julgue que você já conhece... dependa do poder de Deus.

Precisamos aprender a depender de Deus... Não vá na sua força porque já sabe como agir... O apóstolo Paulo inspirado por Deus vem nos lembrar em II CO 4:7 – (Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.) e é justamente neste sentimento de humildade, de fraqueza que o poder de Deus vai se aperfeiçoar – Paulo teve a presença de Deus de forma tão poderosa e impressionante que ele poderia se ensoberbecer podia dizer: Eu sou o cara, mas Deus colocou um espinho na carne de Paulo, a fim de que ele se mantivesse humilde dependente de Deus e ele orou três vezes a Deus (II Coríntios 12:9) Mas ele me disse minha graça te basta pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...

Só que o poder às vezes seduz, não é legal você orar e as coisas acontecerem? Deus fazer milagres através de você? E o poder seduz tanto, que muitos cristãos começam a andar atrás do poder, qual a igreja do poder do momento, a igreja que tiver mais poder é essa que eu vou, e começam a viver atrás do poder, só que quando Jesus falou do poder, dos sinais, quando Jesus falou de poder ele disse: estes sinais seguirão aos que creem acontece que nós invertemos e agente quer seguir os sinais, não é isso, não é pra gente seguir os sinais, se coloque na poderosa mão de Deus e se Deus tiver um milagre pra fazer através da sua vida ele vai fazer, porque Deus também não vai sair fazendo milagre de qualquer jeito, mas Deus vai fazer de acordo com a soberania dele, nosso dever é orar , se fosse assim eu iria dizer gente o poder de Deus está em nós, vamos pro hospital Mandaqui e vamos curar todo mundo. Não é assim. Muitos usam o poder e não tem relacionamento com Deus, inclusive a Palavra diz que muitos vão dizer assim: Senhor, Senhor não profetizamos nós no seu nome, em teu nome não expulsamos demônios, realizamos milagres... Deus não nos deu espírito de covardia, nos deu Espírito de poder, só que meus irmãos o poder seduz, o poder empolga, só que meus irmãos o poder sem amor não vale de nada. I Co 13 diz que Ainda que eu tivesse dom de profecia e saiba todos os mistérios... mas não tiver amor nada serei. Você vai ser o que Deus deseja e usado pelo poder de Deus a partir do momento que você amar as pessoas que o próprio Deus lhe deu. Tudo começa com o amor, se a motivação estiver errada, não adianta. Compaixão, amor é o princípio de tudo e na verdade tudo começa por amor a Deus (Mt 22:36-38), começa com um relacionamento de amor com Deus, de intimidade, de caminhar com Deus, ouvir a deus de viver dia-a-dia essa intimidade com ele o amor por ele brotando em seu coração, aí este amor vai transbordar. Muitas vezes fazemos coisas no reino de Deus por medo, se eu não fizer Deus não vai gostar de mim, as pessoas vão ficar longe de mim. Se não for por amor a Deus, por relacionamento (I João 4:18) o verdadeiro amor, lança fora o medo. Nós precisamos nos encher do amor de Deus, precisamos entender que é através desse amor que poderemos resgatar vidas, quanto mais cheio de Deus estivermos, Deus tomando conta do nosso ser, vai transbordar Deus. E aí alguns podem dizer que tem relacionamento com Deus, eu choro na presença de Deus, eu adoro a Deus, eu canto com toda minha alma, todo meu coração, Deus é meu escudo, ok (I João 4:20) Ama a Deus e odeia seu irmão é mentiroso. Não tem como, vai transbordar na vida dos outros, Jesus em (MT 22:39) Ame o seu próximo, e amar é se doar, renunciar... Quando Jesus fica sabendo que João Batista está morto, naquele momento o lado humano de Jesus pesou e sentiu tristeza e a dor e precisava se afastar da multidão, precisava do seu TSD (Mt 14:13) Jesus saiu pra ter o momento dele sozinho, mas a multidão foi atrás dele e quando ele vê a multidão teve compaixão e mudou sua agenda, porque amar é renunciar as vezes até o seu momento com Deus, é renunciar o seu momento de lazer, renunciar algo que você ia comprar e usar o dinheiro pra ter compaixão por um irmão, é olhar para os perdidos, os filhos abandonados e ter amor e agir por causa desse amor, imagine uma pessoa cheia de poder e cheia de amor e compadecida e se doando e sendo usado, sabe o que vai acontecer? Essa pessoa pode até fazer besteira, pode até meter os pés pelas mãos, mas ele não vai desistir porque Deus lhe dá espírito de amor. Além de amor Deus também nos deu Espírito de equilíbrio, não vivemos em uma gangorra emocional e espiritual, ele traz pra nós o seu Espírito que nos equilibra, muitos buscam o equilíbrio sua vida inteira, e não conseguem, de novo, estão usando o seu próprio esforço, mas é pelo o Espírito dele e não pelo nosso esforço.

Quando entregamos a direção de nossa vida ao domínio e orientação do Espírito Santo de Deus, recebemos uma nova natureza que vai nos ajudar a exercitar o equilíbrio. Deus nos deu a capacidade de sentir alegria quando pensamos e fazemos o que é certo. O conflito entre a vontade própria e a vontade de Deus desaparece e passamos a agir debaixo dos princípios divinos, não por obrigação, mas espontaneamente.

Os nossos pensamentos afetam os nossos sentimentos, e os nossos sentimentos influenciam as nossas atitudes. Então, para manter o equilíbrio nas coisas que fazemos, devemos manter o equilíbrio nas coisas que pensamos. “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Fp 4.8).

Amados, precisamos buscar e andar por fé e amor e Ele nos dará poder para vencer!

Espírito de Poder, amor e equilíbrio.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Resumo TADEL - 28/02/2012 – 07/03/2012 - Projeto Natanael

Texto - João 1:43-51

Projeto Natanael é um plano estratégico para levar a mensagem do amor de Deus para familiares, amigos e vizinhos.

Cada participante do projeto faz um pacto com Deus de orar e jejuar por pessoas não convertidas ou afastadas do evangelho tendo como objetivo principal trazê-las para o PG e o culto de celebração.

Não é necessário perder tempo com doutrinas, dogmas, ferramentas e mais ferramentas para o evangelismo ele deve ser simples guiado e direcionado pelo Espírito Santo.

Pesquisa diz que: 80% das pessoas que hoje se converteram estão na igreja por um contato intimo, ou através de amigos ou conhecidos.

O evangelismo, o Projeto Natanael , mas deve ser simples e acessível a todos os membros da igreja.

O líder educador vai ensinar seu PG a praticar essa estratégia de trabalho.

João 1:43-51 – Ler texto
1º ponto Vem e Vê!

- Vem e Vê, foi o convite que Felipe fez para Natanael, - Natanael amigo intimo de Felipe.

Não basta ter um método especifico, mas é a sua vida, as pessoas precisam querer ver o que está acontecendo com sua vida, as mudanças, as bênçãos, as lutas, sua maneira de lidar com tudo isso, vem e vê! Deus usa a oportunidade de influenciarmos as pessoas através das nossas vidas.

Precisamos influenciar nossa família, nossos vizinhos com tudo aquilo que Deus esta fazendo conosco. Pode vir alguma coisa boa da CEPA? Vem e vê!

Somos desafiados para mostrar através da nossa vida o que Jesus está fazendo.

A gente pensa que o projeto Natanael é preencher o cartãozinho, orar e esperar que essa pessoa de um passo e ela aparece no PG e pronto acabou, vamos continuar lendo para ver que o projeto é mais profundo.

2º ponto o segundo ver: Eu te vi, Jesus sabia tudo a respeito de Natanael, debaixo daquela figueira Natanael tinha feito um pedido, Natanael ansiava por algo.

Jesus sabia tudo a seu respeito, seu coração, sua vida, na Bíblia existem vários encontros onde Jesus vê as necessidades.

A mulher samaritana ficou impressionada em saber que Jesus sabia tudo a seu respeito.

Quando chamamos uma pessoa para ver parece que estamos convidando ela para um clube, mais aqui a coisa é espiritual e Jesus já sabe tudo a respeito dessa pessoa, ou seja, Jesus já viu o coração do seu vizinho, do seu amigo de trabalho, do seu parente.

Tudo isso através de você da sua vida, Deus sabe de todas as coisas, ele me conhece, ele te conhece veja : Salmos 139:1,4,7.

Deus já conhece seu Natanael, ele só está pedindo nesse projeto a nossa obediência de fazermos o convite e chamar para que o Natanael venha e veja o que está acontecendo comigo, no meu PG e vê o que Ele está fazendo, no meu trabalho, na minha igreja é um convite vem e vê e deixa que o Espírito Santo fará o resto do trabalho, mas as vezes somos desobedientes quanto a palavra convidamos e na primeira negativa, já desistimos do nosso Natanael.

O Senhor tem escolhido os que vão ser salvos Ele já está trabalhando desde já para que eles venham ter um encontro com ELE.

Nosso chamado como cristão é fazer com que essa pessoa tenha um encontro com Deus.

Quando convidamos uma pessoa para vir ao nosso PG nós estamos em sintonia com a vontade de Deus, é Deus quem te toca que coloca isso no seu coração, quando você visita, ou coloca alguém como alvo de oração é Deus fazendo a obra através de você é o projeto de Deus pra nossa vida.

O projeto Natanael é tremendo não é um modelo pra trazer gente e crescer PG, não! Estamos trazendo homens e mulheres que serão tremendos na obra do Senhor, que serão tremendamente usados por Deus, por isso é necessário orar e dar o passo para que esses Natanaéis da nossa vida venham ver e tenha um encontro com Aquele que vê tudo e prepara o caminho a todos.

Essa transformação não vem de nós é dom de Deus. A nossa responsabilidade é prover esse encontro. É trazer essa pra pessoa para que se tenha um encontro e se encontrando com Cristo ele possa dizer Eu te vi, Eu sei o q passa no seu coração.

Natanael fica muito animado com o fato de ter se encontrado com Cristo e o texto continua falando assim: v 48b

Antes que Felipe te chamasse Eu te vi estando debaixo da figueira. Natanael respondeu e disse-lhe Rabi Tu és o Filho de Deus, Tu é o Rei de Israel, Jesus lhe respondeu e disse: porque te disse te vi debaixo da figueira crês? Coisas maiores do que essa verá.

Aqui está o terceiro verbo, verás coisas maiores, não apenas o encontro que tenho contigo, Deus tem coisas tremendas pra Natanael.....

O projeto Natanael está baseado em: vem e vê, eu te vi, e tu verás coisas maiores, não é só o encontro é algo poderoso e profundo.

Muitas vezes nós trazemos a pessoa e quando ela se converte nós pensamos que terminou o projeto Natanael na minha vida e aí você diz eu tive um Natanael e pronto, não, não é assim.

O Natanael é dom Deus pra minha vida, pra sua vida, é o bem mais precioso que Jesus tem aqui na terra e que Deus esta esperando que nós levemos a Ele.

Natanael se tornou mais tarde um dos doze discípulos de Cristo isso é tremendo.

Devemos ter fé e compromisso para ganhar os grandes discípulos de Jesus.

1 – Pedir a Deus em oração e preencher a ficha, orar para que Deus coloque em nosso coração quem que Deus viu debaixo da figueira, coloque três nomes.

2 – Orar por essas pessoas, juntos no PG, na igreja, na madrugada.

3 – Convidar para sua casa, fazer um churrasco, gerar vínculo, intimidade, trazer pra perto, pra que ela veja o que Deus esta fazendo na sua vida.

4 – Convidar para ir a igreja, investir na vida dele, dar presente, folhetos, livros, bombons.

5 – Fazer uma visita especial, levar um bolo, uma sobremesa, algo que ele se sinta bem, isso se chama vem e vê.

6 – Telefonar ir atrás dele, mandar e-mail,

Consolidação é a segunda etapa do projeto.

Levar uma pessoa ao encontro com Cristo é importantíssimo.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...