segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Resumo da palavra de Domingo enviado pelo irmão Rômulo e Well!

Tema: O Poder da Aliança


Gênesis 13: 1-13

Abraão é a figura da Igreja, então quando Deus esta tratando com Abraão Ele está tratando com a Igreja.

Nada do que eu Tenho pode ter maior importância do que Deus, não posso ser movido por circunstâncias, mas por fé.

Abraão tinha uma aliança com Deus, onde Deus lhe diz que ele e a sua descendência (Nós), teriam um lugar para sempre. (Gn. 13:14-15)

Abraão então era movido pela promessa, Aliança que Deus havia feito com ele.

Ló era movido por circunstâncias, esperava a benção chegar para Abraão e se aproveitava da situação para ser abençoado também.

Visto isto, temos que nos fazer a seguinte pergunta:

Eu tenho sido um crente Ló, que é abençoado por tabela, ou tenho sido um crente Abraão, que a benção corre atrás de mim?

Abraão era submisso a Deus, obedecia, mesmo sem ter a certeza de que daria certo, mas como ele tinha fé e acreditava no Deus que com ele havia feito uma aliança, ele simplesmente largou tudo e obedeceu a Deus. ( Você tem sido submisso a Deus, aos seus pais, pastores, líderes, discipuladores?)

Davi foi conhecido como o Homem segundo o coração de Deus, ele honrava a aliança que Deus tinha feito com ele, sempre reconhecia o poderio de Deus na vida dele, Davi foi nomeado rei ainda muito jovem, e até realmente assumir o reinado, ele foi perseguido pelo rei Saul e teve a oportunidade de matá-lo, mas ele reconheceu que Saul era um ungido de Deus e disse, ai daquele que tocar num ungido de Deus... por mais que o homem erre Deus não quebra a aliança com ele, quem deixa de viver as maravilhas de toda a aliança firmada com Deus é o próprio homem, através da desobediência, do egocentrismo...

Gálatas 3.7-29

É de Abraão que surge a Igreja pela fé.

Deus honra a aliança entre filhos e pais, entre cônjuges, entre membros e líderes, entre membros e pastores... Deus honra a aliança de submissão.

Outra pessoa que Deus honrou a aliança foi Rute, a moabita, nora de Noemi.

Após a morte de seu marido e seus filhos, Noemi, chama suas noras, Orfa e Rute, e as despede pedindo que eles voltem para suas famílias, pois ela agora esta sozinha e não tem nem como se sustentar, Orfa então movida pela circunstância, se despede de Noemi e volta para sua terra, mas Rute a nora fiel não deixa Noemi desamparada e diz que a acompanhará por onde ela for.

Rute foi honrada, por Deus.

Frase João Calvino: ”Ainda que pensasse que vivia num céu, eu estava quase me afundando num inferno.”

Quem não tem aliança com Deus, as vezes pensa que esta fazendo tudo de bom, mas na verdade esta andando por circunstâncias.

Gênesis 14.

A nossa benção não vem dos homens, vem de Deus.

Abraão era um homem abençoador.

Sodoma e Gomorra se torna o centro de tudo o que é promiscuo, naquela época, ali já havia todo o tipo de imoralidade sexual, pais com filhos, homem com homem, sexo com animais.

Quando os anjos do Senhor vão buscar Ló, os homens da cidade estão tão tomados por seus próprios desejos que queria violentá-los.

Quando você tem aliança com Deus, Ele até aceita sugestão ( Abraão intercede por Sodoma e Gomorra)

Ló era um homem influenciado pelas circunstâncias, ele era movido pelo que tinha, pelo que via...

Mas Abraão era um influenciador, pois ele tão somente confiava em Deus.

Você tem sido um crente Ló (Influenciável), ou tem sido um crente Abraão (influenciador)?

Gênesis 18:17

Rômulo Pereira
O PODER DA ALIANÇA


GÊNESIS 13: 1-13

Deus estava através de Abraão tratando sua igreja, no velho testamento.

ABRAÃO – Igreja

LÓ – Aquele que está dentro da igreja – está inserido no contexto mas não no corpo.

Abraão fez uma aliança com Deus, não havia aliança entre Deus e o homem mas havia aliança entre Deus e Abraão. Ló não tinha aliança com Deus, não tinha compromisso com Deus. Ló sabia que Abraão era um homem que a bênção corria atrás dele. A Bíblia nos relata que Abraão era muito rico, não precisava de nada. Abraão fez uma aliança com Deus porque ele queria e acreditava em algo maior. O que nós temos não pode ter maior importância do que o Senhor. Podemos ficar felizes pelo que conseguimos e temos, mas temos que nos alegrar mais em quem nos deu o que temos (Deus).

Será que somos abençoados de tabela igual a Ló ou temos aliança com Deus?

As pessoas não estão sedentas por Deus, mas elas estão sedentas pelo que Deus tem para oferecer. As pessoas estão correndo atrás das bênçãos e não de Deus. Poucos são aqueles que querem fazer uma aliança com Deus, a maioria das pessoas que estão na igreja são crentes Ló. O que você tem sido: Ló ou Abraão? Crente Abraão é aquele que fez uma aliança com Deus. Enquanto o crente Ló é aquele que corre atrás da benção, o crente Abraão é aquele que a benção corre atrás dele.

Precisamos ter uma aliança com Deus, pois na aliança tem poder. A benção de Deus está sobre todos nós, mas é preciso ter uma aliança com Deus. Quem tem aliança com Deus tem visão de Deus, vê as coisas de forma espirituais. Ás vezes vamos para a igreja e Deus começa a prosperar a nossa vida e logo depois começamos a causar, crente Ló – qualquer problema que aparece dentro da igreja ele já sai e começa a reclamar (é necessário ter aliança com Deus e não com os homens ou somente com a igreja para que isto não aconteça). Crente Ló é insubmisso à liderança que lhe foi colocada.

Quem criou a aliança foi Deus – Satanás veio para quebrar e destruir a aliança. Deus honra a aliança. Ló era movido pelas circunstâncias, Abraão era movido pela fé. Quem quer ter uma aliança com Deus não pode ser deixar movido por circunstancias mas sim pela fé! Abraão passou por momentos difíceis mas ele foi vencedor porque ele foi fiel até o fim com a aliança dele com Deus. Quem tem aliança com a igreja defende a igreja, deseja ver o corpo ser edificado.

GALATAS 3:7

Precisamos ser movidos pela FÉ! É a partir de Abraão que surge a igreja pela fé, pois quando Deus chama Abraão Ele esperava que a igreja seria como Abraão (com aliança verdadeira com Deus). Podemos citar outro exemplo de aliança: RUTE. Rute não deixou sua sogra (Noemi) sozinha mesmo em meio as adversidades, ela acompanhou sua sogra e foi junto com ela pois ela tinha uma aliança com Noemi. Deus está querendo pessoas de aliança, pessoas que tenham aliança com seu irmão, seu esposo, sua igreja, e principalmente com DEUS. DEUS É DEUS DE ALIANÇA. “Ainda que pensasse que vivia num céu, eu estava quase afundando no inferno” – João Calvino. Quem não tem aliança com Deus pensa que está fazendo a coisa da maneira correta mas na verdade ela está indo para o inferno porque precisamos viver pela fé e não por circunstâncias.

Wellington Roque

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aprendendo a viver com Generosidade!!! Ministração de Domingo

KOINONIA = (comunhão)Comunidade - (Fl 2.1)
Participação  =    (1 Co 10.16)          
Contribuição = (Rm 15.26)
Generosidade = (2 Co 9.13)

“Nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês”. (Filipenses 4.15)

“Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.”   (Hebreus 13:16)
“Eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos”. (2 Coríntios 8:4)
“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir”.   (1Timóteo 6:18)
“...Há maior felicidade em dar do que em receber.”  - (Atos 20:33-35)

I. POR QUE SER GENEROSO?
1. Generosidade cria COMUNIDADE .“Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que
possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.”  (2 Coríntios 9.11-12)
“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”   (Mateus 6.21)

“Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.”      
(Atos 4.32b)
2. Generosidade derrota o MATERIALISMO.“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.”          
(Mateus 6.24b)

3. Generosidade fortalece MINHA FÉ. “Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo...” (2 Coríntios 9.13)
“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.”  (2 Coríntios 9.6)
“E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.”  (2 Coríntios 9.8)

4. Generosidade é um investimento para a ETERNIDADE.

Por isso, eu lhes digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.” (Lucas 16.9)
“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.” (1 Timóteo 6.18-19)    

5. Generosidade me RECOMPENSA com bênçãos. “Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.”
(Deuteronômio 15.10)
6. Generosidade produz FELICIDADE. “Há maior felicidade em dar do que receber”  (Atos 20:35)

7. Generosidade me torna mais SEMELHANTE A JESUS.“Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos.”  (João 1.16)

“Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos?
Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.”   (1 Crônicas 29.14)
“A sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. Nós estaremos glorificando a Deus através de nossas dádivas generosas”.  (2 Coríntios 9.11)

II. COMO POSSO PRATICAR A GENEROSIDADE?
“Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem.”    (2 Coríntios 8.12)
“Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.”    (2 Coríntios 9.7)

4 atitudes recomendáveis:
1. Dê CONSCIENTEMENTE
2. Dê ENTUSIASTICAMENTE
3. Dê VOLUNTARIAMENTE 
4. Dê ALEGREMENTE


Esboço Pr. Armando Bispo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chamados para servir juntos! Porque juntos somos melhores...



Chamados para servir juntos
“sirvam uns aos outros mediante o amor” Gálatas 5:13b

Começamos a quatro domingos atrás uma série de ministrações na série: Juntos Somos melhores – Primeiro começamos falando: Porque Precisamos uns dos outros? Depois compartilhamos a ministração: Juntos alcançamos muitos, falamos sobre o que constrói e o que destrói relacionamentos e domingo passado sobre Como promover o crescimento uns dos outros e o pastor Jair frisou muito que para alguém crescer eu preciso cuidar desse alguém, eu devo servi-lo e sou eu que vou promover o crescimento do meu irmão e ele o meu. Vimos que nós estamos sendo ministrados e orientados a viver juntos e não de qualquer maneira, mas próximos uns dos outros porque aí sim poderemos cumprir nosso chamado de servir Juntos e é sobre isso que seremos ministrados hoje.
Aprendemos aqui nesta comunidade que não somos discípulos de Platão, Aristóteles, muito menos de Moisés, somos discípulos de Jesus e o padrão de amor de Jesus é bem diferente de todos estes homens. Você pode dizer mais pastora Moisés disse a mesma coisa que Jesus, mesmo sendo na época da lei. Vamos lá para o que Jesus disse. Um novo mandamento vos dou: Porque é novo? Porque é novo amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo? Isto também estava presente na lei de Moisés. Mas Jesus diz que ele traz uma novidade.  E qual é a novidade? A novidade é que na lei de Moisés o padrão de amor ao próximo era o padrão de amor a si mesmo. Na lei de Moisés se dizia: que devemos amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo como amamos a nós mesmos.
Jesus estabelece outro padrão do amor. Ele diz que temos que amar ao próximo como Ele ama a cada um de nós. O padrão de amor na Lei de Moisés é o amor a si mesmo, é o amor próprio. O padrão de amor do discipulado de Jesus é o próprio amor de Jesus. E o amor de Jesus é um amor sacrificial, ouvimos no domingo passado que no amor de Jesus há aceitação; atenção; afeto; apreciação; comunhão profunda; oração e etc poderíamos passar dias e dias só falando das características do amor de Deus, demonstrado através do seu Filho Jesus.
Mas já trilhamos um bom caminho e crendo que estamos entendendo sobre esse amor e crescendo neste amor queremos como líderes da igreja que você avance e entenda que: Fomos chamados para servir juntos
Isso significa dizer que não importa em que área ou parte do corpo você está trabalhando porque:
“O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho” I Co 3:8
Trabalharemos em equipe e o trabalho em equipe exige: CONFIANÇA e confiança da parte de todos os envolvidos do meu PG.
Será que eu posso enviar você. Contar com você. Será que seu grupo pode dizer: Tenho certeza que fulano teve um problema por isso ele não está aqui. Ou vão dizer: “Ihh senta que lá vem história” Ihh vai inventar mais alguma...
O Pastor, seu líder, seus pais, seu patrão, seus amigos, seus vizinhos precisam trabalhar com vc na base da confiança, da certeza de que você é confiável, na certeza de que o que você diz é o que você faz. As pessoas que estão ao seu redor vão confiar em você à medida que você crescer realmente na graça e no conhecimento da palavra de Deus e isso não será por revelação mística, todos verão através de suas atitudes, através das suas repostas no discipulado.
Amado Paulo em II Tm 4:5 exorta seu discípulo Timóteo: “Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” Essa orientação de Paulo à Timóteo era para que ele ficasse esperto pq o mal e apostasia aumentaria, mas que era necessário ele permanecer firme.
Paulo estava investindo na vida de Timóteo e dá outra orientação importante em I TM 6:20
“Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento”
Para que as pessoas confiem em você, seja CONSTANTE
Não importa em qual parte do corpo você está servindo, todos serão galardoados.

“O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho” I Co 3:8

Somos uma equipe e temos o mesmo propósito: Servir a Jesus Juntos.

"Trabalho em equipe exige: Confiança; Constância; Presença;Empatia; e Propósito"

Confiança: "Assim como o Pai me enviou, eu os envio" João 20:21  (II Tm 4:5 e I Tm 6:20)
Constância: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito" Lucas 16:10
Presença: "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." Pv 17:17
Empatia: "Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes." I Pedro 3:8
Propósito: "...amando-se uns aos outros e concordando uns com os outros de todo coração, trabalhando JUNTOS com um só coração, uma só mente e um só propósito" Filipenses 2:2 - (BV)
Nos relacionamentos adapte-se ao jeito diferente das pessoas - "Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas" I Ped 4:10 e Efésios 4:2


Há alguém precisando de você, faça se próximo e desenvolva um relacionamento de amor e serviço.

João 13:34-35 Um novo mandamento vos dou: Amem-se uns aos outros como eu os amei, e vocês devem amar uns aos outros, com isso todos saberão que vocês são meus discípulos se vocês amassem uns aos outros.
Jesus nos convida: vamos transformar em próximo  aqueles que estão perto e vamos servi-los em amor!!

Os grandes movimentos, avivamentos e reformas que marcaram a história da humanidade nunca foram feitos por uma pessoa somente.
Cada movimento é soma de visionários... pessoas que não negociaram seus sonhos, sua fé.

Para compartilhar com seu Pequeno Grupo:

1. Sua vida está "agitada a ponto de causar um movimento"? Que tipo de movimento seria?
2. Como Deus quer que viva? Que tipo de escolhas você deve fazer hoje para viver como um seguidor de quem é verdadeiro criador do movimento?


Reflexão enviada por nosso irmão José Brito:



Chamados para servirmos em equipe.

Todas as atividades físicas e mentais exigem tempo, esforço e espaço.  Não se admite em uma equipe de trabalho, membros sem determinação, sem espírito de colaboração, sem um olhar voltado para o futuro. Universalizar o conhecimento, ter excelência no relacionamento com os membros, identificando os pontos fortes e fracos para executar um projeto e ter consciência que cada um receberá seu devido premio independente da capacitação aplicada por cada um. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 1 Coríntios 3:8
Muitas vezes em nossas vidas, somos membros improdutivos, estamos sempre esperando que outro faça a parte dele e se possível a nossa. Não queremos as dificuldades como se elas não fossem molas propulsoras que nos impulsionarão a sermos mais eficazes do que eficientes. Em nossa família temos oportunidades de estudar e não aproveitamos porque somos influenciados pelo consumismo que exige boa aparência e nós sabemos que as aparências enganam, somos influenciados por riquezas materiais e nós não devemos idolatrar as riquezas, somos rebeldes com nossos familiares que cobram de nós, compromisso com a qualidade de vida, nos cobram envolvimentos com os movimentos nos quais eles entendem serem os melhores para o nosso futuro, nos cobram sinceridade, respeito, empatia e convivermos com quem tem DEUS nos sentimentos e pensamentos. Sermos transparentes em nossos relacionamentos em todas as áreas da vida, e sermos obedientes e praticantes das orientações que nos edificam e nos ajudam construir uma história de lutas que transforma medo em confiança, ações em exemplo de vida. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Gálatas 5:13
Devemos sonhar porque isto é saúde, buscarmos alcançar nossos objetivos, não desperdiçar tempo, integrar-se e inovar e desenvolver os dons sobrenaturais de maneira a realizar o bem e ser lembrado por essas realizações. DEUS deixou dons espirituais e a busca é pessoal, não negocie os seus sonhos, DEUS prefere servidores receptivos, preparados e confiáveis. "O Timóteo guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência" 1 Timóteo 6:20
Toda busca deve ser perseverada no cuidado de se obter o melhor DOM e que este DOM seja útil à Eclésia e assim desfrutar do fruto que plantou e colheu. Ou seja, aplicar na vida Cristã um despojo pelas coisas, tal que, quanto mais recebemos, mais nós damos. (se recebemos uma vida para cuidarmos, que façamos isto em nome de JESUS e segundo os seus ensinamentos, pois só ele tem poder para transformar vidas insólitas em noivas apaixonadas pelo amor do Senhor. Todos na equipe têm que ter este sentimento, este animo e propósito. "Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."  1 Coríntios 12:31
Sabemos que as dificuldades neste trabalho são diversas, muitos mesmo com todo o esmero e com toda a dedicação, não permanecerão na mesma visão. Mesmo que um pai se esqueça de seu filho, DEUS jamais se esquecerá de nenhum de nós.  Por isso devemos fazer o melhor quando somos usados pelo Senhor. Amar ao próximo como JESUS nos amou e não como a nós mesmos. DEUS tem a todos nós como filho, logo, de amigos nos tornou irmãos em CRISTO. Em uma grande casa sempre haverá quem aceita ser dependente uns dos outros e sempre haverá os que não querem morrer para os seus planos.   Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2
Eu tenho uma vida comandada por um desejo de ser usado por DEUS e busco transmitir o que recebi, é lógico que as minhas limitações humanas não podem interferir nos ensinamentos de JESUS, mas é preciso entender que é necessário saber manejar a palavra de tal modo que, o ouvinte seja impactado no emocional e no espiritual e mesmo quando alguém tentar impedir a obra de libertação, cura e salvação, verá restituído tudo quanto tiver sido consumido pelos gafanhotos devoradores. Penso que isto vai gerar vidas tementes ao Senhor. Penso que DEUS quer que eu viva em paz com todas as pessoas e aceitando que somos diferentes em DONS, e na capacidade de ser usado. A escolha de todos eu creio é viver de maneira que, o nosso proceder seja uma referência positiva e desejada. 



Fontes: Bíblia; Max Lucado e Igreja Batista de Água Branca

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Juntos somos melhores: Como Produzir o crescimento mútuo?

Juntos Somos Melhores
  1. Porque precisamos uns dos outros?
  2. Juntos alcançamos muitos
  3. O que constrói e destrói relacionamentos


4. Como Promover o Crescimento Mútuo?
Dicionário (mútuo) – Que se faz reciprocamente entre duas ou mais pessoas, ou seja, JUNTOS.

“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo” Tessalonicenses 5:11


O crescimento depende de uma serie de fatores, que se observados nos levará ao êxito.

Para que nossa filha Ana Clara cresça de forma saudável, como pais precisamos garantir uma boa alimentação (leite materno), segurança, conforto, educação física mental e espiritual.

Não basta gerar filhos eu preciso cuidar bem de cada um deles, eu preciso levá-los ao crescimento.

Temos aprendido que somos uma grande família, família CEPA.
Família de muitos pais;
Família de muitos filhos;
Família de muitos irmãos.

Como pai eu preciso garantir o crescimento saudável dos meus filhos.

Como membro dessa família eu preciso entender qual é o meu papel dentro dela;
E o meu papel nessa família é promover seu crescimento.

Promover crescimento mútuo significa promover crescimento de todos os membros da família. (ex. investimento na educação, aquisição de um bem, rateio nas despesas).

O crescimento passa acontecer quando;

Eu preciso RECONHECER, eu preciso VERBALIZAR o valor que os outros tem.
Ex. Ricardo, Ronaldo, Renato e PR. Floriano, pintaram a CEPA1 (Cepinha).

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele
seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros...” (Romanos 12:10)

“E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e
às boas obras.” (Hebreus 10:24)


Agora como posso Reconhecer, como posso Verbalizar?

Através da ACEITAÇÃO

“Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como
Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.”
(Romanos 15)

Através da ATENÇÃO que damos aos outros.

“Pedro, fitando-o, juntamente com João disse: Olha para nós.”
(Atos 3:4)

Através da demonstração de AFETO.

“Não me deste ósculo, mas esta mulher, desde que entrou, não tem cessado
de me beijar os pés.” (Lucas 7:45)

“Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo
vos saúdam.” (Romanos 16:16)

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar
honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12.10)

Através da APRECIAÇÃO.

“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com
os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram
no Senhor e os aconselham.”(1 Tessalonicenses 5.12)

Agora não basta ACEITAR, dar ATENÇÃO, AFETO e APRECIAR.

Eu preciso estar ORANDO pelo CRESCIMENTO mútuo. – de todos.

“Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus. (Colossenses 4.12)

“Tenham poder, juntamente com todos os santos, para compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.18-19)

“Os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele e opere
em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja
a glória para todo o sempre. Amém. (Hebreus 13.21)

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, ao confiarem
nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito
Santo.” (Romanos 15.13)

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes
dê um espírito de sabedoria e revelação, no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1.17)

“O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança
de Cristo.” (2 Tessalonicenses 3.5)

“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça com poder, por meio do seu Espírito no homem interior.” (Efésios 3.16)

“O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de
unidade, segundo Cristo Jesus.” (Romanos 15.5)

Nós precisamos ADMITIR nossos próprios ERROS.

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a
verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo
corpo.” (Efésios 4.25)

Veja os benefícios em ser honesto:

CURA EMOCIONAL

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns
pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e
eficaz.” (Tiago 5.16)

NOVO COMEÇO

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e
os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28.13)

PODER DE DEUS PARA MUDAR

“Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará.” (Tiago 4.10)

COMUNHÃO PROFUNDA

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão
uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de
todo pecado.” (1 João 1.7)

ENCORAJANDO uns aos outros nos COMPROMISSOS

“Rejeite, porém, as fábulas profanas  e tolas, e exercite-se na piedade.”
(1 Timóteo 4.7)

“... isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados
pela fé.” (Romanos 1.12)

ORAÇÃO:
Queridos preciosos do Senhor Jesus Cristo, estamos crescendo, esse crescimento não se resume em quantidade apenas, mas estamos crescendo em amor, em santidade, estamos crescendo na Palavra de Deus, nos relacionamentos, quando lhe convidamos a ser pontual com seu líder de PG estamos investindo no seu crescimento, quando lhe pedimos para ser pontual e honesto com seu discipulador, estamos investindo no seu caráter, quando lhe ensinamos sobre honrar a Deus com seus dízimos e ofertas, estamos investindo na sua vida financeira, tudo para seu crescimento.
Na família de DEUS não tem queridinhos, bonzinhos, bonitinhos, todos são filhos, todos são irmãos, então não perca essa atmosfera de crescimento mútuo, o propósito desse crescimento é para que você chegue a estatura de varão perfeito, homem, mulher, maduros na presença do Senhor cujo coração seja ensinável, tratável e de boa fama.
Tenho certeza que se nos colocarmos como alunos nessa etapa de crescimento, logo mais seremos grandes professores a serviço do reino.

Te amo, meu desejo é vê-los crescer cada vez mais.

Em Amor,

PR. Jair Gil Amorim

Resumo do Primeiro TADEL

Tadel  - 1ª Aula - Ministração: Abe Huber (Video) Tema: Fator Barnabé (Cuidar)

Intimidade Familiar é o segredo do fator Barnabé.

João 17:12 - Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. 

Integração de novos membros = Consolidação

As pessoas estão sedentas, com fome de Jesus, temos a missão de mante-las  firmes, fortes e juntas a Jesus.
Ganhando pessoas para Jesus.
Ovelha sadia sempre dá cria. ( Inf. Adcional – Morrer em Cristo é Viver pelo outro, pois a morte para o pecado é vida para Deus).
Buscar intimidade com Deus é primeiramente ter tempo para o dono da ceara, conhecendo a sua maneira de colher, buscando junto dele estratégias para uma boa colheita, quando você estiver bem próximo de Deus, ouvindo a voz dele, você pode sair para a colheita.
Integração é fazer o novo convertido se sentir da família, tanto no seio da Igreja quanto junto ao PG. Pode-se dizer que a integração é em partes mais importante que a decisão, pois a integração fixa o novo convertido a vida da Igreja, a vida de Cristo, fazendo com que as decisões sejam tomadas com mais clareza, mais certeza.
Fator Barnabé
Seu nome não era Barnabé e sim José, mas como haviam muitos Josés seus amigos decidiram lhe apelidar de Barnabé.
Barnabé (Encorajamento)
Bar | nabé
                                                Paraclises              Raiz de Paracletos / Consolador            Nome dado
Filho        de           Nabé                                                                                                       Espírito Santo,                                   
                                                                                                                                                    por Jesus.

                                        
                                   Alguém que vem ao Lado para ajudar, para ser um amigo intimo.
Barnabé= Filho do Espírito Santo
Batinabela= Filha do Espírito Santo. (Barnabela)
Barrabas= Filhos e Pais ( Jesus morreu no lugar de todos os filhos e de todos os pais)


Atos 4: 36
Barnabé era alguém que encorajava os novos convertidos.
Barnabé era levita (responsável por dirigir a adoração).
Atos 4.27 – Ele era natural de Chipre, uma terra de pessoas ricas, e a palavra faz questão de dizer que ele era de lá, e que ele vendeu tudo e deu as apóstolos.
Aprenda com Barnabé, se vc quiser ser como ele e cuidar bem dos novos, é necessário ser desprendido de bens materiais,é preciso abdicar do seu tempo em prol do outro.
Atos 9:26 – Aqui Saulo ainda era um novo convertido (Depois ele se torna o Apostolo Paulo, que escreveu mais da metade do novo testamento).
Assim como Barnabé fez com Saulo, é necessário tomar o novo convertido para si, construindo com ele um relacionamento real de amor, de companheirismo e cuidado.
Barnabé foi responsável pela integração de Saulo com os apóstolos.
Saulo se envolveu em discussões e foi enviado de volta para Tarso sua cidade de origem.
Barnabé vai para Antioquia para ficar a frente de uma igreja, uma Igreja totalmente gentílica, e ali Barnabé vê a graça de Deus, Barnabé tinha tanta certeza que os novos convertidos não são perfeitos, que precisam de um cuidado especial , e ele não consegue se esquecer de Saulo, e vai até a cidade de Tarso a procura de Saulo e o traz contigo para cuidar dele de perto e mostrar que ele precisava passar por uma transformação, e Barnabé discipulou Saulo durante um ano.
Quantos Saulos você tem deixado de lado? Pessoas que receberam de Deus uma visão de serem grandes homens, e você o tem colocado para fora da sua vida pelo simples fato de ele estar eufórico no seu primeiro amor, querendo que todos sintam o mesmo que ele, mas ainda não sabe como se expressar, pense nisto, reflita sobre quem são os teus Saulos , e cuide deles para que eles se tornem grandes Paulos.

Abraços
Rômulo Silva

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Construindo relacionamentos eternos...

Ministração de Domingo: Pra. Arlety
Deus tem nos levado a receber novas pessoas e a construir relacionamentos com essas pessoas, Deus também tem nos levado  aprofundar os relacionamentos que já existem, somos uma comunidade  de discípulos dispostos a atender o chamado de Jesus: juntos, unidos para que muitos creiam... estamos deixando para traz  a religiosidade  solitária  e ao amor só de palavras  estamos  comprometidos com os pequenos grupos como um corpo que se ajusta com o óleo do amor e do Espírito de Santo Deus para produzirmos  aquilo que  Deus pensou desde o inicio viver em comunhão com Ele e com os outros homens, e Cristo Jesus morreu por isso, morreu pra que  tivéssemos novamente vida em Deus, hoje Deus nos convida para sermos uma comunidade viva,  que pratica a Bíblia,  e não só que a tenha na mente, no intelecto, aquilo que é para a vida e vida eterna.

 Romanos 12: 5 diz:  “Assim nós, que somos muitos, formamos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos ligados a todos os outros.”    Estamos ligados aos nossos irmãos, agora o sangue de Jesus nos fez um em Cristo e ele nos convida a abrir espaço em nosso mundo para aumentarmos a família, para multiplicarmos a família. E dois lugares que Ele nos deu para aprendermos a nos relacionar com as outras pessoas, são: na nossa família e também na igreja. A palavra de Deus diz que cada membro deve estar ligado a todos os outros, é triste pensar que o ser humano aprendeu a se desligar, se desligar facilmente das pessoas, da igreja, do corpo, do pequeno grupo e aprendeu até mesmo se desligar de Deus. A Bíblia diz que estamos ligados, mas porque alguns se desligam? Porque acham que na família de Deus, que no Pequeno Grupo vai ser tudo perfeito e aí descobre que lá no Pequeno Grupo e em todo e qualquer relacionamento tem problemas e que temos estes problemas porque naturalmente somos egoístas. Mas Deus nos convida a amar como ele, Deus quer nos ensinar qual o padrão do amor Ágape disse alguém que os cristãos que inventaram este amor, este amor que é sacrificial, amor que se dispõe a andar mais uma milha com o ofensor, a amar o inimigo, a perdoar sempre e não somente setenta vezes sete, porque Jesus Cristo é o padrão e o padrão dele não exclui, não deleta o outro da vida e diz: eu perdôo, mas não quero que ande comigo, não quero perto de mim, o amor de Jesus não ele dá a vida ele desce ao encontro do outro para compreender o outro conforme Salmos 18:35.
Quando eu não me relaciono bem com uma pessoa eu construo um muro e este muro faz com que eu me distancie desta pessoa, mas como diz o apóstolo Paulo em Efésios capítulo 2 Jesus Cristo derrubou o muro de separação da inimizade entre as pessoas, e Jesus colocou pessoas diferentes no mesmo corpo, gentios e judeus juntos para a gloria do próprio nome de Cristo.
Deus abriu espaço para nós seres humanos, construiu tudo para nós, Ele não precisava de nós, mas, porque desde o início nos amou, abriu espaço e aos poucos nós fomos invadindo esse espaço, achando que era pequeno demais, somos egoístas por natureza, invadimos o espaço de Deus , e, desde o jardim do Éden, culpamos os outros quando somos confrontados, ou entendemos que o que temos é sempre pouco.
Temos dificuldade de nos relacionar, seria bom se aprendêssemos na escola, se tivesse uma matéria desde o jardim da infância, e como aprendemos português, aprenderíamos a nos relacionar, assim como os problemas de matemática são discutidos em sala de aula, levaríamos os nossos problemas para discutir e tentar resolvê-los em equipe. Mas Deus que não nos produziu em série, mas nos fez diferentes, pensou nisso e deixou dois bons lugares para desenvolvermos os relacionamentos: primeiro uma família biológica e também e segundo uma família espiritual. Seria perfeito se na família aprendêssemos a desenvolver relacionamentos saudáveis, mas na maioria das vezes isso não acontece. Aqui na igreja e em seu pequeno grupo você e eu estamos aprendendo investir nos relacionamentos e temos um padrão, o amor de Deus.
Porque temos tanta dificuldade de nos relacionar? E ainda como amar os nossos inimigos? Se até os nossos amigos, a nossa família vive em pé de guerra?
Temos dificuldade de amar por somos egoístas e o egoísmo destrói os relacionamentos. (““De onde vêm as guerras e
contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam e não alcançam; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.”  Tiago 4.1-2)
Quando queremos alguém perto de nós fazemos de tudo para conquistá-lo e geralmente queremos este alguém porque trará algum benefício pra nós, aí investimos, prometo mundos e fundos. E quando finalmente conquisto, paro de investir porque acredito que já é meu (amigo, irmão, namorado, membro) então não preciso mais investir. Manja começo de casamento? Quando namorava a noiva olhava pro céu toda apaixonada e perguntava? Querido porque o céu não está estrelado hoje? É porque as estrelas ficaram com vergonha da sua beleza. Agora casados. – Querido porque o céu não está estrelado hoje? Se liga mulher, não está vendo que vai chover?
Falamos que estamos vivendo em Pequeno Grupo mas falta bastante para vivermos essa experiência na prática  Entramos e saímos no Pequeno Grupo sem deixar marcas e as vezes sem compartilhar vida, estamos batendo ponto, não estamos compartilhando vida e Às vezes fazemos isso porque somos egoístas e não queremos compartilhar ou abrir espaço para o outro, e aí encontramos várias razões: Não temos tempo, esqueci de novo, perdão...Minha vida é muito corrida!

Seres egoístas que falam do amor, cumprimenta com amor, mas não vive o amor.
O amor se constrói dando a vida pelo outro, dando espaço o espaço que é meu, somente meu para o outro, para ele chorar comigo, sorrir comigo, dançar comigo, viver a experiência do amor comigo e em amor prosperar. 

As vezes batemos no peito pra dizer que temos um amigo de longa data, mas este amigo não sabe nada a nosso respeito, ou sabe porque especulou, alguém contou, ou você não viu que não tinha jeito e disse melhor falar pra ele antes que alguém fale e ele ache que não sou um bom amigo. Outra vez pensando em si, no seu próprio umbigo, vou fazer porque será o que vão pensar de mim. O que será que meu líder vai dizer se eu faltar, ih vão pegar no meu pé, estou fora não quero esse negócio de viver em igreja em pequenos grupos, vão querer mandar em mim, quando na realidade o seu pastor, discipulador ou líder está  apenas cumprindo a palavra de Deus de não somente cuidar dos seus interesses mas também cuidar dos seus (“Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2.4)
Ser egoísta é natural, é o mal do planeta. O ser humano pisa no outro pra subir de cargo no trabalho, mata o outro para ter o que o outro conquistou, usa o nome de Deus para justificar o seu isolamento egoísta e destruidor. Mata em nome de Deus (“O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.” Provérbio 28.25).

Deus é a única boa razão para a prática do bem neste mundo. E ele chama para nos revestirmos deste mesmo amor. (Colossenses 3:14). 
O homem sem Deus só pensa em si e nos seus interesses e fará de tudo para se dar bem não importa se terá que passar como um trator em cima do seu semelhante.

Queremos ter autoridade sobre o outro, e às vezes não entendemos o conceito correto sobre autoridade.
Nosso padrão de conduta é a Bíblia que é a palavra de Deus pra nós, vemos o exemplo de como o esposo deveria tratar a esposa: Deus capacitou o homem que deveria ter autoridade sobre ela suprindo as necessidades físicas, emocionais e espirituais dessa esposa, dar a vida por Ela. (Efésios 5:25) e dar a vida não significa necessariamente morrer, mas dar os melhores anos, toda a sua energia, sua vivacidade, se sacrificar por amor.

Ter autoridade sobre alguém  é se colocar a serviço do outro, e atender suas necessidades físicas, emocionais e espirituais, não a serviço de si mesmo. Pensar menos em você e mais no outro (Filipenses 2.4) é o cristianismo vivido na prática, é o exemplo de Cristo, é pensar no bem estar dos outros, isso é que vai construir  relacionamentos, e,  não vai apenas transformar o relacionamento, mas vai transformar a própria pessoa  que abre mão de viver em função somente de si.

Vemos no antigo Testamento a lei dizendo para o homem: “Ama o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18), mas, Jesus vem e estabelece outro padrão (E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2).

O padrão de amor de Deus é o sacrificial, o amor de Deus não é algo que ele faz. Simplesmente Deus é amor, a Bíblia não diz que Ele ama ou amou, mas diz que ele é o próprio amor. E sendo amor, ele não impõe, Ele não quer dominar o ser humano ou subjugar, mas ele dá liberdade para tomada de decisões e escolhas. Ele não vai em hipótese alguma impor o amor dele, Ele nunca fez isso. Ele não quer que você o ame por medo até porque o verdadeiro amor lança fora o medo (I João 4:18)  Ele quer que eu e você nos submetamos a Ele por amor, não por força, Ele quer que eu me submeta ao amor dele com o prazer de quem ama e sentimos este amor, por todas as manhãs Ele vem nos cobrir com suas misericórdias, com esse poder de amor que nos atrai, essa graça abençoadora que quando chega até nós e abrimos espaço, para Ele entrar e ocupar todos os espaços porque Ele pode cuidar de nós, Ele nos abraça em amor.

Passamos a entender que podemos amar e que a experiência de amar dele é de um amor abnegado, um amor que tudo suporta, tudo crê, tudo espera, mas não cobra, não joga na cara, literalmente não espera nada em troca, simplesmente ama, até porque entende que amar é se entregar e até dar a vida pelo outro, implica  em sacrifício, renúncia, isto é amor, e acredito que só e possível viver esse amor vivendo em comunidade. Gosto damúsica doTom Jobim “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.
O antídoto contra o egoísmo é o amor e quem ama perdoa.(“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” Gálatas 6.8). Não é possível desenvolver o amor de forma solitária. É necessário abrir o coração para curar as feridas, porque o tamanho dos seus segredos, será o tamanho da ferida que existirá no seu coração. E dores não compartilhadas geram doenças na alma e físicas e isso já é comprovado cientificamente. Deixe que Deus entre no seu coração através de um outro irmão. Ou você preferirá que o médico abra? Tem certeza que não é isto que você deseja. Você deseja amar e ser amado, aliás, Deus fez você assim: para AMAR Ele e seus irmãos e ser AMADO por ele e seus irmãos.

Saiamos do governo da carne, onde nossos desejos precisam ser satisfeitos e vamos para o domínio do Espírito onde submetemos tudo a Cristo que é o padrão. Tenhamos um procedimento de quem semeia para a vida eterna. (Gálatas 5.16).
O amor nos faz humildes, nos convida a pensar juntos em Pequeno Grupo e lá onde estamos aprendedo a nos relacionar, compreenderemos que precisamos ser compassivos, e cheios de misericórida (I Pedro 3.8) É no Pequeno Grupo que abriremos espaço para receber novos irmãos, e esse abrir espaço implica em abrir mão da privacidade, sem medo de começar tudo de novo em favor do outro, e esses aprenderão conosco a caminhar em amor, a se relacionar com o padrão de Deus, e abençoar outros através de relacionamentos saudáveis.

Pense e Responda:
1- Você precisa ser menos  egoísta com alguém?                                         
2- Você tem criticado ou julgado demais as pessoas?                                          
3- Você tem deixado de reconhecer seu erro, a ponto de pedir perdão a alguém?                                  
4- Você tem sentido medo de ser verdadeiro e transparente com as pessoas?                                           
5- Você tem adoecido pelo acúmulo de segredos?                                        
6- A quem você precisa perdoar?

Abaixo versículos para enriquecer a discussão em Pequeno Grupo:
Provérbio 13.10 - 16.18; I Pedro 3.8; Efésios 4.22-24; Filipenses 2.3;5-6; Provérbio 29.25;Gênesis 3.10;1 João 4.15-17;Jó 5.2;Salmo 73.21-22; Hebreus 12.15; Tito 3.3-7; Isaías 43.18-19.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...