quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DEZ ATITUDES PRÁTICAS PARA LÍDERES DE PG´S QUE SONHAM COM CONQUISTAS


1.BONS LÍDERES TÊM BOAS ESTRATÉGIAS:

·         Muitos se sentem mais motivados a orar em vigílias. Programe vigílias eventuais para o seu PG.
·         Use o batismo de cada novo membro como pretexto para uma festa de testemunho para a família dele.
·         Procure criar um ambiente descontraído e alegre no seu PG. Grupos onde há descontração e alegria multiplicam mais facilmente do que grupos formais.
·         Faça um cartão personalizado de seu PG. Dê uma quantidade para cada membro e peça-lhes que os distribua entre seus próprios amigos.
·          Programe para que todo o seu grupo vá com uma mesma camiseta na celebração do domingo. Isto cria uma identidade no próprio PG e um senso de grupo unido.

2.ORAÇÃO E LIDERANÇA EFICAZES
·   Orar diariamente pelos membros do seu PG transforma o seu relacionamento com eles. Eles o reconhecerão e seguirão sua liderança espontaneamente.
·   Se você orar diariamente pelos membros do seu PG, você sentirá o seu próprio coração cheio de amor e paciência por eles.
·   Ore por todos os eventos do PG - seja o evento ponte, uma festa de aniversário, um evento de colheita, um jantar, um churrasco, uma festa regional. Esteja pronto para testemunhar em qualquer circunstância!
·   Tempo gasto "afinando o machado" para decepar as árvores não é tempo perdido. Uma hora gasta em oração fará com que uma hora de trabalho renda mais que uma centena delas sem oração. Desenvolva uma disciplina de oração!
·   Todo líder de PG precisa ser cheio do Espírito Santo! Busque poder e ousadia! Todos querem estar perto de quem está perto de Deus!
·   PG´s eficazes fazem mais que orar. Elas suprem, de maneira prática, as necessidades dos irmãos.
·   Faça um livro de oração no seu PG! Registre nele os pedidos e as respostas de oração. Ore com ele em toda reunião do grupo.
·   Experimente fazer uma lista de alvos de oração de seu PG. Entregue uma cópia para cada membro, e ore em toda reunião por cada pedido da lista .
·   Crie um relógio de oração no seu PG. Distribua os discípulos de PG de forma que haja oração pelos alvos do PG diariamente.(pode ter mais de um intercessor por dia, ou um intercessor ter mais de um dia de oração)
    3.NADA DE CENTRALIZAÇÃO
·         Delegue funções e responsabilidades para cada membro de seu PG, mesmo que seja algo bem simples. Isto produz compromisso e seriedade entre todos.
·         Dê varias oportunidades às pessoas do seu grupo. Não rotule ou desista de alguém, só porque falhou em trazer lanche na última reunião.
·         Acredite nas pessoas! Delegue responsabilidades para cada membro de seu PG! Quando nos sentimos úteis, nos comprometemos mais. As pessoas aprendem fazendo por isso, envolva todos os membros do PG nas atividades do grupo.
·         O líder deve ser um facilitador; ou seja, alguém que faz o PG acontecer; e não um chefe controlador que sufoca o PG.
4. O CUIDADO COM AS REUNIÕES
·         Prepare com cuidado e antecedência a reunião de PG. Lembre-se que pessoas vêm de longe para ouvir a palavra e precisam ser alimentadas.
·         Usar somente o  CD no louvor do PG. Cantem junto com o CD. Isto pode melhorar significativamente o seu momento de louvor e adoração. Isto evita o surgimento de estrelas.
·         Você nunca poderá levar os outros a níveis que você mesmo não atingiu! Antes de ministrar ao grupo, ministre a Deus!
·         Tudo o que Deus faz, Ele o faz pela palavra e pelo Espírito. Isto é tudo o que você precisa no PG: uma palavra viva e apaixonada e a unção fresca do Espírito.
·         Ao compartilhar no PG, sempre fale de coisas práticas que podem ser úteis no dia-a-dia. Fuja das doutrinas estéreis e de teologias mortas!
·         Permita que o fogo de Deus incendeie você! Deixe o seu coração queimar e as pessoas virão para ver você pegando fogo! Seja um incendiário na seu PG!
·         Quando as pessoas ouvem, elas podem estar ou não interessadas, mas quando elas falam, elas se interessam. Use e abuse do quebra-gelo! Não aceite ninguém calado no PG!
·         No período do louvor escolha cânticos conhecidos e fáceis. É mais fácil focalizar a atenção em Deus, quando não temos que lutar com letras e ritmos. Providencie folhas com a letra dos cânticos para ajudar aqueles que não sabem as letras de cor. No caso de haver visitante, isto se torna fundamental para que não se sintam excluídos.
5.O LÍDER - UM PASTOR
·         Líderes de PG eficazes procuram conhecer cada pessoa que entra no PG. Ele dá atenção a todos, indistintamente, e não se limita só aos de seu relacionamento.
·         O bom líder de PG visita, aconselha e ora pelo rebanho doente. O líder que se vê como um pastor terá muitas ovelhas que se multiplicam.
·         Se você for fiel em cuidar bem das ovelhas que Deus lhe deu, Ele, com certeza, confiará muitas outras nas suas mãos.
·         Priorize as ovelhas. Alimente-as e proteja-as, e o seu PG crescerá saudável e fecundo.
·         A sua função  principal como líder de PG não é só  dirigir uma reunião, mas motivar pessoas, edificar vidas e aperfeiçoar os santos. Relacionamento é tudo!
·         Reconheça os membros do seu PG, elogie-os e mostre-lhes o quanto são importantes para a igreja como um todo! Fazendo isso, você os estará motivando para o avanço do seu PG.
·         Você é o pastor do seu grupo.
6.ATITUDES DIANTE DO FRACASSO
·         Não tema o fracasso! Líderes bem sucedidos aprendem com as suas próprias falhas tornando-se, em conseqüência muito mais fortes. Desafie o seu grupo a crescer. Para um homem de Deus o fracasso é momentâneo e a vitória é definitiva!
·         Para o líder bem sucedido, o fracasso é o começo - é o trampolim da esperança. Aprenda com seus próprios erros, e nunca desista. Se você não atingiu o alvo tente novamente - e novamente, e novamente.
·         O sucesso somente pode ser obtido por meio de fracassos repetidos e avaliados. Ele é resultado de muitas tentativas fracassadas.
·         Admita fracassos diante do grupo. Não oculte os seus erros e desculpe-se sinceramente. As pessoas irão amá-lo por isso, e se sentirão livres para ser gente.
·         Um dos maiores temas da Bíblia é que o fracasso nunca é final. Em Deus, podemos nos levantar e tentar de novo. Se o seu PG não se multiplicou nesse ano, tente no próximo ano novamente.
7.NADA DE INDEPENDÊNCIA. PRESTE CONTAS
·         Você tem preenchido regularmente o relatório do seu PG? E quanto às reuniões de discipulado: você é assíduo?
·         Um líder independente está fora da visão.
8.NUNCA DESISTA DE NINGUÉM
·                     A maioria das pessoas se converte aos poucos - gradualmente. Não desista se alguém parece retroceder. Crie um ambiente de liberdade e aceitação e a pessoa acabará se firmando.
·                     Não permita membros ociosos no seu PG. Se há alguém assim, desafie-o a mudar. Se resistir, exorte-o. Seja firme e não desista de fazer de cada discípulo  um ministro.
·                     Sempre teremos irmãos desanimados entre nós. Conforte-os e seja sensível às suas dificuldades.
·                     Dê a eles uma palavra de ânimo; não permita que eles percam a esperança.
·                     Os irmãos mais fracos devem ser carregados pelos fortes. Os membros devem dar-lhes a mão, passo a passo, amá-los e conduzi-los até que se fortaleçam no Senhor.
·                     Jesus disse que o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Caro líder, você é um pastor no seu PG. Ame os seus discípulos a ponto de se dar por eles.
9.INVISTA EM RELACIONAMENTOS
·         Enfatize um compartilhamento transparente no seu PG. O visitante pode ser tocado, se ele puder perceber que não somos perfeitos, mas apenas perdoados.
·         Uma pesquisa feita com crentes que estão fora da igreja mostrou que 70% deles saíram da igreja porque sentiam que ninguém se importava com eles. O amor é a chave para ganhar e consolidar!
·         Conhecer-se mutuamente e compartilhar as necessidades têm que ser alvos primordiais do seu PG. Nessa atmosfera de aconchego e amor, os visitantes são impactados.
·         Estimule os membros a se convidarem mutuamente para almoços, jantares e lanches nas casas uns dos outros, sem excluir ninguém. Isto aumenta os vínculos do grupo.
·         Estabeleça um "anjo da guarda" - CONSOLIDADOR para cada novo convertido no seu grupo, ou seja, um irmão mais velho para cuidar dele e consolidá-lo. Os "anjos" devem se falar freqüentemente pelo telefone e se encontrar durante a semana, ao menos uma vez.
·         Valorize o momento do lanche no seu PG. Ele pode ser a chave para consolidar o visitante. Estimule o PG a ficar em função do visitante nesse momento.
·         Oficialmente o PG se reúne uma vez por semana. Mas o PG, em si, é um estilo de vida. Os vínculos acontecem a semana toda.
·         Não queremos grupos grandes sem vidas transformadas! A Qualidade precede a quantidade.
10.ESTABELEÇA ALVOS
·         Se você está mirando em nada, certamente acertará em cheio!
·         Líderes que conhecem o seu alvo, multiplicam de uma forma regular e com maior freqüência do que os que não conhecem.
·         Espere grandes coisas de Deus e empenhe-se em fazer grandes coisas para Deus.
·         Quatro princípios para estabelecer alvos:
1. Estabeleça alvos específicos
2. Sonhe com esses alvos
3. Anuncie esses alvos ao seu PG
4. Faça os preparativos para alcançar os alvos

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dez cuidados fundamentais para definir discipuladores

1) Cuidado com aqueles que sempre enxergam o homem e não a mão de Deus.
Aqueles que sempre interpretam as decisões da liderança como caprichos pessoais ou 
escolhas naturais, em vez de enxergarem ali a mão de Deus, possuem séria tendência 
para a rebeldia.

2) Cuidado com aqueles que o pressionam constantemente para serem reconhecidos.
Há pessoas que estão trabalhando para o homem e não para Deus, assim eles vivem
 em função do elogio do reconhecimento humano, quando não recebem desistem.

3) Cuidado com os que valorizam demasiadamente os títulos e posições.
Quem está atrás de posição se revelará, no final, alguém incapaz de produzir frutos.

4) Cuidado com aqueles que são naturalmente imaturos.
Não existe maturidade espiritual sem uma maturidade natural correspondente.
Lembre-se que o natural denuncia o espiritual.

5) Cuidado com aqueles que não percebem os limites do relacionamento.
Quem não respeita o seu tempo também não respeitará a sua palavra. 
Quem não respeita sua posição não seguirá a sua direção.

6) Cuidado com aqueles que o idealizam.
É evidente que eles vão se decepcionar. O problema é perceber qual será a reação
deles quando isso acontecer. Normalmente essas pessoas são rápidas para fazerem 
afirmações sérias como: eu tenho uma aliança com você e jamais te abandonarei.

7) Cuidado com aqueles que sempre reclamam do preço.
Precisamos de líderes que rejeitam a auto-preservação.

8) Cuidado com aqueles que nunca abrem a sua vida.
É estranho que uma pessoa nunca passe por problemas, crises ou tribulações. 
Se  a pessoa é refratária a todas as perguntas pessoais ela se torna um risco.

9) Cuidado com líderes auto-suficientes.
Aqueles que nunca precisam de ninguém e são independentes produzem em nós
uma sensação de desconforto. Isto pode ser um sinal de problema. Tenha cuidado
 com aqueles que nunca ouvem a sua orientação.

10) Cuidado com aqueles que são emocionalmente dependentes.
Devemos ser cuidadosos para não gerarmos dependência nos outros.
                  Dependência de homens produz ressentimento e esterilidade.

Guarda o teu coração

O sábio diz:” Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” E, o guardar o coração é feito pela palavra de Deus (Sl 119.11) e é ela que nos santifica (Jo 17.17). É a Palavra que é lâmpada para os pés e luz para os caminhos (Sl 119.105) e ele afirma que “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (v.18). Ele reforça a idéia de que o coração do crente deve ser fortalecido pela Palavra ao aconselhar: "Não as deixe apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo” (vs. 21 e 22).Diante de tão grande aconselhamento nada podemos acrescentar ou emendar, a não ser, tão somente, repetir: “23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24: Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25: Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. 26: Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27: Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal".


Por: Pr. Sérgio Roberto Pinheiro Gomes

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Síntese da Palavra de Domingo - Pr. Nilson

Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Salmos 24:3
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Salmos 24:4


Quem é o homem limpo de mãos e puro de coração? Dentre os nascidos de mulher, somente Cristo foi puro de mãos e de coração! Todos os outros homens nasceram de Adão, e portanto, nenhum deles nasceram puro de coração, pois em iniqüidade foram formados e em pecado foram concebidos Sl 51: 5.
Não há dentre os nascidos de mulher (homens), ou seja, nascidos da semente de Adão, que sejam justos e puros de coração, pois todos se desviaram e tornaram-se culpáveis e imundos diante de Deus Rm 3: 9- 18.
'Este', ou seja, 'aquele que é puro de mãos' (Cristo - o servo do Senhor), é quem haveria de receber a bênção e a justiça das mãos do Senhor! O personagem do verso 5 é efetivamente aquele que subirá, ou antes, subiu ao monte do Senhor e se assentou no lugar santo (vs. 3 e 4).
Quando o salmista deixa especificado que Cristo receberá de Deus a 'bênção' e a 'justiça', isto demonstra que tais bênçãos são concedidas somente por direito (herdade). A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai Sl 16: 11.
Deste ponto em diante o salmista passa a descrever os co-herdeiros com Cristo "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" (Romanos 8: 17).
Até o verso 5 o salmista profetizou acerca de Cristo, e no verso 6 ele profetizou acerca dos filhos de Deus gerados em Cristo.
"Tal é a geração daqueles que o buscam..." (v. 6). Da mesma forma que Jesus declarou ser limpo de mãos e puro de coração, os que crêem em Cristo conforme a Escritura também são limpos de mãos e puros de coração.
Da mesma forma que Cristo é, são os cristãos aqui neste mundo: "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo" (I João 4: 17). O apóstolo João ao escrever este versículo tinha em mente o que Davi profetizou acerca da nova geração e da nova condição que teriam aqueles que cressem em Cristo, o Deus de toda a terra (v. 1).
A geração dos que buscam a Deus através de Cristo são qual Cristo é! Estes são nascidos da água e do Espírito, e portanto, são filhos de Deus Jo 3: 5. Deus é luz, e os que são nascidos de Deus são luz! Ef 5: 8. Da mesma forma que Cristo andou entre os homens com um coração humilde e manso, os que aprenderam dele também são mansos e humildes no intimo (coração) "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11: 29).
Todos quantos buscam a face do Deus de Jacó, que Cristo manifestou aos homens Jo 1: 18, são geração do Senhor, filhos do Altíssimo I Jo 3: 1- 2; Gl 3: 26. Nasceram da semente incorruptível, que é a palavra de Deus, e são novas criaturas por estarem em Cristo Jesus II Co 5: 17.
(Extraído do site: http://www.estudobiblico.org)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Resumo da palavra de domingo

SOMOS PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS
13/02/11 - Pr. Jair

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" - 1 Pedro 2:9

Nós somos propriedade exclusiva de Deus. Fomos criados pelas Suas mãos, para louvor da glória d'Ele!


Oséias 2:23
Deus nos ama muito pois nós, somos d'Ele. Somos geração eleita. Precisamos ser a geração que é a resposta para os doentes, perdidos, iludidos, enganados por este mundo.

Somos a resposta! A natureza aguarda a manifestação dos filhos de Deus.

Deus entregou Seu filho único por amor de nós, Ele doou seu filho para que nós continuassemos sendo propriedade d'Ele.

Referências:
Malaquias 3:17
Tiago 4:5
1 Coríntios 6:20

Wellington Roque.

Teste sua idade interior...

Um interessante teste elaborado pela UNIMED, que calcula a sua idade conforme seu padrão de vida.

Com esse teste você poderá saber se possui A MESMA IDADE que aparenta, MAIS VELHO do que aparenta ou ser MAIS JOVEM do que realmente é!

Tens coragem? O teste é sério!!!!


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Culto de celebração!

Hoje os nossos irmãos chegam do encontro, vamos recebê-los com muita alegria e festa!

 O culto começa a partir das 19h. Venha, estamos esperando por você :)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

HOJE TEM ENCONTRO!

Hoje os nossos irmãos vão para o encontro! Vamos orar por eles, que o Senhor abençoe a ida e a volta deles. Quésia, Angela, Arlety, Belchior, Anderson, Gisele, Wellington (Tom).

Na foto: encontro que os irmãos foram em outubro/2010

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Palavra de Domingo ministrada pela Pra. Arlety - Ciúmes?

Texto chave: Números 11:24-30

E saiu Moisés, e falou as palavras do SENHOR ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda.
Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.
Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial.
Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.
E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.
Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!
Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel.

O que vemos aqui neste texto, o que ele diz pra nós?
1. O Espírito do Senhor é derramado sobre aquele a quem o Senhor escolhe.
2. Às vezes queremos que o Senhor use somente nós, somente nós temos o direito, por nos achar mais santos que os outros.
3. Ás vezes temos ciúmes dos outros, por ainda nós mesmos não oferecer aquilo que Deus nos mandou fazer, então olhamos para o que o outro está fazendo e não focamos no que temos que fazer para o Senhor.
4. Enquanto estivermos nos nossos projetos pessoais não fluiremos.
5. Moisés separou os 70 você quer fazer parte de um deles?
6. Somos pais e mães de multidões, mas se não houver aliança entre líder e liderado, discípulo e discipulador, a multidão será apenas um agrupamento. Josué recebeu poder do Espírito Santo porque estava andando lado a lado com seu líder Moisés.
7. Estamos debaixo da visão e em obediência para que o Espírito do Senhor possa ser derramado sobre nós sem medida?

Oi do dia 07/02

Estavam presentes na Oi: Adriana Alacrino; Angela; Andreia 1 e 2; Angelinha; Arlety, Amanda; Antonio Carlos; Bianca; Beatriz; Carina; Claudia; Elisabete Brito; Floriano;Erick; Jair; Jenniffer; José; Léo (adulto); Luciana; Lurdes; Mirele; Milena; Renan; Roberto; Rômulo; Ton; Quésia; amigo visitante (?)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ANJO DA GUARDA

1° ENCONTRO CEPA!

Resumo da palavra de domingo (06/02/11)

Resumo referente á palavra de domingo, ministrada pela Pra. Arlety.

Números 11:24-30
Precisamos ser cheios do Espírito Santo e buscar a presença de Deus a cada dia. A nossa adoração deve ser entregue á Deus verdadeiramente, e não só quando estamos na igreja ou em cima de um palco, mas quando estamos na nossa casa, nosso trabalho, escola, etc. Temos que adorar á Deus em todo o tempo!

Temos que obedecer em todo o tempo, pois todas as manhãs há um milagre, cura, um novo de Deus. Para vivermos estes milagres, precisamos obedecer e conhecer ao Senhor. Deus tem o melhor para nós.



Hebreus 10:36-39
Deus tem promessas para nós. E as promessas segundo Paulo são para aqueles que fazem a vontade de Deus.Na Bíblia existe mais de 365 promessas (uma para cada dia do ano), para vivermos essas promessas precisamos crer e obedecer.
Deus nos ama, o amor dEle  por nós é imenso, Ele deus seu filho Jesus Cristo e deseja que sejamos semelhantes a Ele.

Semelhança no amor, perdão, curas, milagres, no sobrenatural.

Jesus não fazia as coisas para aparecer, sua essência era agradar a Deus. Ele realizava milagres, curava os doentes, amava os seus inimigos e através dos seus g4estos, deixou claro pra nós que também podemos viver assim.
Através de nossas vidas, outras pessoas serão impactadas e salvas, pois Deus quer nos usar e nos levar á outro nível, um nível mais profundo.

"Nós somos essenciais para Deus, por sermos únicos, ninguém substituirá você na adoração".



 Wellington Roque e Arlety Amorim.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Santa Ceia

Fóssil de dentes em Israel pode mudar teoria da evolução humana.

DA BBC BRASIL

Fósseis de dentes de 400 mil anos podem mudar a teoria da evolução humana, segundo arqueólogos israelenses que o encontraram.
Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv acreditam que os dentes seriam de seres humanos modernos, tornando o fóssil a mais antiga evidência da existência de um Homo sapiens.
A teoria aceita atualmente é a de que os Homo sapiens se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo.
Oded Balilty/AP
Teoria atual é de que "Homo sapiens" se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo
Teoria atual é de que "Homo sapiens" se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo
Os fósseis de dentes foram encontrados durante as escavações da caverna de Qesem, um sítio pré-histórico encontrado em 2000 a 12 quilômetros ao leste de Tel Aviv.
A descoberta foi relatada em um artigo publicado na revista especializada "American Journal of Physical Anthropology".
PARADIGMAS
O coordenador do estudo, Avi Gopher, diz que mais pesquisas são necessárias para comprovar a teoria de seus pesquisadores, mas afirma que a descoberta tem o potencial de mudar o conceito da evolução humana.
"A datação da caverna mostra que a presença do Homo sapiens nesta parte do mundo é mais antiga do que as outras evidências que tínhamos até então", afirma Gopher.
"Esta conclusão pode ser de grande importância, porque pode ser a primeira evidência para mudar alguns dos paradigmas que usamos em termos da evolução humana", diz o pesquisador.
A equipe da Universidade de Tel Aviv analisou os fósseis com raios X e tomografias computadorizadas. A datação foi feita com base na análise da camada de terra na qual eles foram encontrados.
Segundo a teoria aceita atualmente, os humanos modernos e os neandertais se originaram de um ancestral comum que vivia na África há cerca de 700 mil anos.
Um grupo que migrou para a Europa se desenvolveu nos neandertais antes de serem extintos. Outro grupo, que permaneceu na África, teria gerado os seres humanos modernos, ou Homo sapiens.

Oração Intercessória

Oi de 31/01: José; Tinha; Belchior; Michele; Angela; Adriana Alacrino; Carina; Quésia; Floriano; Antonio Carlos; Arlety; Léo; Claudia; Léo do Livre Soul; Erick; Márcio; Milena; Mirele; Jeniffer; João; Andreia1; Andréia 2: Jair; Amanda; Messias; Ton; Vanessa; Jonathan;

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...