terça-feira, 30 de novembro de 2010

Texto para reflexão - Palavra de Domingo ministrada pela Pra. Arlety

Aniversariantes: Setembro, Outubro e Novembro
Texto base:
Ora em Jerusalém há, à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe Levanta-te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado – João 5.2-9
Jesus encontra o homem perto de um grande tanque ao norte do Templo de Jerusalém. Esse tanque tem mais de 100 metros de comprimento, 40 de largura e mais de 20 de profundidade. É um monumento de riqueza e prosperidade, mas quem o freqüenta são pessoas doentes.


O lugar se chama Betesda. Podia chamar de Vale do Anhangabaú, Cracolândia, Sem terra.

Talvez você preferisse achar que você tem a coragem de Davi ou a devoção de Maria. Todos nós gostaríamos. Mas antes de eu e você sermos como eles, precisamos admitir que somos o paralítico. Inválidos, sem opções. Não podemos andar. Não podemos trabalhar. Não podemos cuidar de nós mesmos. Não podemos sequer rolar a ribanceira até o tanque para sermos beneficiados pela água agitada pelo anjo.
É simples. A nossa situação difícil, e a nossa esperança. Que situação difícil? Hebreus 12.14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Esta é a nossa dificuldade. Somente os santos verão a Deus. A santidade é um pré-requisito para o céu. A perfeição é uma exigência para a eternidade.


Levítico 11:45 – “Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo”.


Mateus 5:48 – “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”.

I Pedro 1.15 – “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.

SÓ JESUS SATISFAZ AS NOSSAS NECESSIDADES

É Deus quem define o padrão. E o padrão é alto. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:48).
No plano de Deus, Ele é o padrão da perfeição. Não devemos nos comparar com outras pessoas; elas são tão arruinadas quanto nós. O objetivo é sermos como Ele; qualquer coisa inferior é inadequada.
Quando o assunto é cura da nossa condição espiritual, nós não temos nenhuma chance. Poderíamos muito bem receber a instrução  de  dar um salto até a lua. Não temos o que é necessário para ser curados. A nossa única esperança é que Deus faça por nós o que Ele fez por aquele homem em Betesda – que ele saia do templo e apareça em nossa enfermaria de feridos e desamparados.
O QUE DEUS PODE FAZER?
Ccomo está escrito aos Colossenses 2.13-15 estávamos mortos, mas veja o que Deus faz pelos mortos:
Deus vivifica; Deus perdoa; Deus cancela a sua dívida, Deus levou o registro da dívida; Despojou os dominadores espirituais; Ele venceu!
Então? Quem está fazendo a obra, você ou Deus, Quem está ativo, você ou Deus? Quem está salvando, você ou Deus? Quem tem a força? E quem é que está paralisado?
I Corintios Há um poder expresso pela cruz de Jesus.
VENDO JESUS  EM SUA PALAVRA
Jesus faz uma pergunta: “Queres ficar são?”
No verso 7 o homem está reclamando? Está com pena de si mesmo? Ou ele está simplesmente apresentando os fatos? Não se sabe, veja o que acontece em seguida. Jesus diz:
"Levanta, toma tua cama e anda."

Logo aquele homem ficou são. Que alegria seria se nós pudessemos fazer isso, ver Jesus em sua palavra. Gostaria que pudéssemos aprender que quando Ele diz alguma coisa isso acontece. O que esta paralisia peculiar que nos confina? O que é essa obstinada falta de vontade de ser curado? Quando Jesus nos diz para ficarmos em pé, que fiquemos em pé.

É esta a sua história? Pode ser. Todos os elementos são os mesmos. Um estranho gentil entrou no seu mundo de sofrimentos e estendeu a mão para você.

Agora cabe a você aceitá-lo. (ML)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

25/novembro/2010 - Dia de Ação de Graças - Dia mundial de intercessão pela restauração familiar!

Pv. 6:31 Tudo quanto o inimigo roubou de você e sua família deve retornar 7 vezes mais!

Esta data será celebrada no mundo todo como o dia da restauração familiar!

Joel 2:25: ... Restituir-vos ei os anos consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor, e pelo cortador, meu grande exército que enviei contra vós...

O inimigo tem roubado crianças de seus pais, maridos de suas esposas e as esposas de seus maridos, a alegria de desfrutar um bom relacionamento familiar.

É tempo de nos colocarmos na brecha, confiantes na promessa da palavra de Deus neste dia e crer que ao redor do mundo todo, este será o dia de intercedermos ao Senhor para que venha o dia da restauração familiar.

Nós cremos em Pv. 6:31: ... Porém se for achado, ele terá que devolver sete vezes mais de tudo quanto ele nos roubou.

Traga como memorial diante do Senhor, os nomes de seus parentes, amigos, salvos ou não, neste dia 25/11/2010 às 21H à CEPA e leve uma oferta especial como sinal de sua fé. Apresentaremos uma demanda contra o inimigo para que ele devolva tudo quanto ele nos roubou. Nós cremos na palavra de Deus que Ele restituirá sete vezes mais.


1- Devemos interceder por uma restauração espiritual dinâmica nas famílias ao redor do mundo todo. Será glorioso neste dia de ação de graças deste ano em saber que cada membro de nossa família, todos os amados ainda não salvos, que tenham o entendimento aberto para aceitarem a Cristo como único Senhor e passarão a fazer parte da família de Deus.

2- Intercederemos pela restauração dos relacionamentos quebrados que o inferno nos envolveu, e toda discordância, iras, demandas, palavras pesadas, feridas, experiências e lembranças desagradáveis do passado e do presente recente.

Invocaremos o poder do Senhor de maneira que venha a cura divina para tudo isso e que todos os nossos experimentem a restauração familiar amando uns aos outros.

3- Intercederemos ainda por uma completa restauração financeira. Especificamente apresentaremos diante do Senhor Pv 6:31 ao decretar que o inimigo restituirá sete vezes mais, de tudo quanto nos roubou de nossa família.

Neste ano ainda (2010) intercederemos para que toda sua família esteja bem: física, emocional, espiritual e financeiramente. Isto significa que não importa o que você já experimentou ou que está enfrentando agora, porque nestes dias você receberá a resposta que aguarda.

Faça a lista detalhada das pessoas que te vêem a memória e apresente a Deus neste dia. Não se esqueça de detalhar especificamente o tipo de necessidade dessa pessoa.

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

10 dicas para não se casar com a pessoa errada por Rabino Dov Heller

Com a taxa de divórcio acima de 50%, aparentemente pessoas demais estão cometendo um grave erro ao decidir com quem pretendem passar o resto de sua vida. Para evitar tornar-se uma "estatística", tente interiorizar estes dez pontos a fim de não entrar em uma "fria".


1. Você escolhe a pessoa errada porque espera que ele/ela mude depois do casamento.

O erro clássico. Nunca despose um potencial. A regra de ouro é: Se você não pode ser feliz com a pessoa como ela é agora, não se case. Como disse, muito sabiamente, um colega meu: "Na verdade, pode-se esperar que alguém mude depois de casado... para pior!"

Portanto, quando se trata da espiritualidade, caráter, higiene pessoal, habilidade de se comunicar e hábitos pessoais de outra pessoa, assegure-se de que pode viver com estes como são agora.

2. Você escolhe a pessoa errada porque se preocupa mais com a química que com o caráter.

A química acende o fogo, mas o bom caráter o mantém aceso. Esteja consciente da síndrome "Estar apaixonado". "Estou apaixonado" freqüentemente significa "Sinto atração física." A atração está lá, mas você averiguou cuidadosamente o caráter dessa pessoa?

Aqui estão quatro traços de personalidade para serem definitivamente testados:

Humildade: Esta pessoa acredita que "fazer a coisa certa" é mais importante que o conforto pessoal?

Bondade: Esta pessoa gosta de dar prazer aos outros? Como ela trata as pessoas com as quais não tem de ser agradável? Ela faz algum trabalho voluntário? Faz caridade? Se esforça para relacionar-se?

Responsabilidade: Posso confiar que esta pessoa fará aquilo que diz que fará?

Felicidade: Esta pessoa gosta de si mesma? Ela aprecia a vida? É emocionalmente estável?

Pergunte-se: Eu desejo ser como esta pessoa? Quero ter um filho com esta pessoa? Gostaria que meu filho se parecesse com ela?

3. Você fica com a pessoa errada porque o homem não entende aquilo que a mulher mais precisa.

Homens e mulheres têm necessidades emocionais específicas, e quase sempre, é o homem que simplesmente "não consegue." A tradição judaica coloca sobre o homem o ônus de entender as necessidades emocionais de uma mulher, e de satisfazê-las.

Para a mulher, o mais importante é ser amada - sentir que é a pessoa mais importante na vida do marido. O marido precisa dar-lhe atenção consistente e verdadeira.

Isso fica mais evidente na atitude do judaísmo para com a intimidade sexual. A Torá obriga o marido a satisfazer as necessidades sexuais da mulher. A intimidade sexual é sempre colocada em termos femininos. Os homens são orientados para um objetivo, principalmente quando se trata desta área. Como disse certa vez uma mulher inteligente: "O homem tem duas velocidades: ligado e desligado." As mulheres são orientadas pela experiência. Quando um homem é capaz de trocar as marchas e torna-se mais orientado pela experiência, descobrirá o que faz sua esposa muito feliz. Quando o homem se esquece de suas próprias necessidades e se concentra em dar prazer à mulher, coisas fantásticas acontecem.

4. Você escolhe a pessoa errada porque vocês não partilham metas de vida em comum e prioridades.

Existem três maneiras básicas de nos conectarmos com outra pessoa:

1. Química e compatibilidade

2. Partilhar interesses em comum

3. Compartilhar o mesmo objetivo de vida

Assegure-se de que você compartilha o profundo nível de conexão que objetivos de vida em comum proporcionam. Após o casamento, os dois crescerão juntos ou crescerão separados. Para evitar crescer separado, você deve entender para que "está vivendo" enquanto é solteiro - e então encontrar alguém que tenha chegado à mesma conclusão que você.

Esta é a verdadeira definição de "alma gêmea." Uma alma gêmea tem o mesmo objetivo - duas pessoas que em última instância compartilham o mesmo entendimento ou propósito de vida, e portanto possuem as mesmas prioridades, valores e objetivos.

5. Você escolhe a pessoa errada porque logo se envolve sexualmente.

O envolvimento sexual antes do compromisso de casamento pode ser um grande problema, porque muitas vezes impede uma completa exploração honesta de aspectos importantes. O envolvimento sexual tende a nublar a mente da pessoa. E uma mente nublada não está inclinada a tomar decisões corretas.

Não é necessário fazer um "test drive" para descobrir se um casal é sexualmente compatível. Se você faz a sua parte e tem certeza que é intelectual e emocionalmente compatível, não precisa se preocupar sobre compatibilidade sexual. De todos os estudos feitos sobre o divórcio, a incompatibilidade sexual jamais foi citada como o principal motivo para as pessoas se divorciarem.

6. Você fica com a pessoa errada porque não tem uma profunda conexão emocional com esta pessoa.

Para avaliar se você tem ou não uma profunda conexão emocional, pergunte: "Respeito e admiro esta pessoa?"

Isso não significa: "Estou impressionado por esta pessoa?" Nós ficamos impressionados por um Mercedes. Não respeitamos alguém porque tem um Mercedes. Você deveria ficar impressionado pelas qualidades de criatividade, lealdade, determinação, amor ao próximo, etc.

Pergunte também: "Confio nesta pessoa?" Isso também significa: "Ele ou ela é emocionalmente estável? Sinto que posso confiar nele/nela?"

7. Você se envolve com a pessoa errada porque escolhe alguém com quem não se sente emocionalmente seguro.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Sinto-me calmo, relaxado e em paz com esta pessoa? Posso ser inteiramente eu mesmo com ela? Esta pessoa faz-me sentir bem comigo mesmo? Você tem um amigo realmente íntimo que o faz sentir assim? Assegure-se que a pessoa com quem vai se casar faz você sentir-se da mesma forma!

De alguma maneira, você tem medo desta pessoa? Você não deveria sentir que é preciso monitorar aquilo que diz porque tem medo da reação da outra pessoa. Se você tem receio de expressar abertamente seus sentimentos e opiniões, então há um problema com o relacionamento.

Um outro aspecto de sentir-se seguro é que você não sente que a outra pessoa está tentando controlá-lo. Controlar comportamentos é sinal de uma pessoa abusiva. Esteja atento para alguém que está sempre tentando modificá-lo. Há uma grande diferença entre "controlar" e "fazer sugestões." Uma sugestão é feita para seu benefício; uma declaração de controle é feita para o benefício de outra pessoa.

8. Você fica com a pessoa errada porque você não põe todas as cartas na mesa.

Tudo aquilo que o aborrece no relacionamento deve ser trazido à baila para discussão. Falar sobre aquilo que incomoda é a única forma de avaliar o quão positivamente vocês se comunicam, negociam e trabalham juntos. No decorrer de toda a vida, as dificuldades inevitavelmente surgirão. Você precisa saber agora, antes de assumir um compromisso: Vocês conseguem resolver suas diferenças e fazer concessões que sejam boas para ambas as partes?

Nunca tenha receio de deixar a pessoa saber aquilo que o incomoda. Esta é também uma maneira para você testar o quanto pode ficar vulnerável perante esta pessoa. Se você não pode ser vulnerável, então não pode ser íntimo. Os dois caminham juntos.

9. Você escolhe a pessoa errada porque usa o relacionamento para escapar de problemas pessoais e da infelicidade.

Se você é infeliz e solteiro, provavelmente será infeliz e casado, também. O casamento não conserta problemas pessoais, psicológicos e emocionais. Na melhor das hipóteses, o casamento apenas os exacerbará.

Se você não está feliz consigo mesmo e com sua vida, aceite a responsabilidade de consertá-la agora, enquanto está solteiro. Você se sentirá melhor, e seu futuro cônjuge lhe agradecerá.

10. Você escolhe a pessoa errada porque ele/ela está envolvido em um triângulo.

Estar "triangulado" significa que a pessoa é emocionalmente dependente de alguém ou de algo, ao mesmo tempo em que tenta desenvolver um outro relacionamento. Uma pessoa que não se separou de seus pais é o exemplo clássico de triangulação. As pessoas também podem estar trianguladas com objetos, tais como o trabalho, drogas, a Internet, passatempos, esportes ou dinheiro.

Assegure-se de que você e seu parceiro estejam livres de triângulos. A pessoa apanhada em um triângulo não pode estar emocionalmente disponível por completo para você. Você não será a prioridade número um. E isso não é base para um casamento.

domingo, 21 de novembro de 2010

Palavra de domingo ministrada pelo Pr. Nilson

As principais caracteristicas de um escolhido!


Chamados são todos aqueles que escutam a palavra pelo, rádio, TV, PG,Igreja, etc.

Muitos não dão ouvidos, não praticam - Jr 35:17

Foco de hoje: OS ESCOLHIDOS

A noticia boa de hoje, éq que os escolhidos é uma MULTIDÂO - Apocalipse7:9

Que esolhidos são esses, que multidão é essa? Quem faz parte dessa multidão?

A parábola do semeador: Lucas 8:5-8 e 11 a 15

Palavra é a semente!

Escolhido é todo aquele que aceita passar pelo processo de Deus.

Mas que processo é este?

1 - O escolhido passa pelas águas. Êxodo 2:10

A água simboliza a palavra que lava, que limpa e que gera vida. Ez 25:36; Jo 4:13-14

Jo. 3.1-5 É preciso surgir da água.

Mt 3.13-15 - Á água gera vida

2 - O escolhido passa pelo deserto. Êxodo 2.15

Deserto é lugar de solidão e escassez. Por isso é também o melhor lugarpara se aprender a viverpela fé e pelo sobrenatural (a não andar por vistas). É nesse lugar, onde se aprende a depender de Deus através de experiências marcantes. É no deserto que geralmente ocorrem os maiores milagres de nossas vidas. Por tudo isso e muito mais é que ali (no deserto) somos preparados para ficar frente a frente com o fogo de Deus. (Exemplo: Marcelo;Mireli e Gustavo) No deserto o caráter é tratado.

3. O escolhido passa pelo fogo. Êxodo 3:2-5

Em Mateus 3:11, João deixa clara a necessidade de ser batizado com o Espírito SAnto e com fogo. O Espírito é quem traz revelação; que nos lembra de tudo o que o Senhor nos ensina. Mas só o fogo desse mesmpo espírito, é quem traz revelação: quem traz mudança real de caráter em nosso ser, encorajando-nos à enfrentar uma gerra espiritual diária. Para cumprir a missão de evangelizar, os discípulos (sob a ordem de Jesus), ficara, aguardando nocenáculo, até que o fogo desceu do céu e os revestidu de poder. Atos 2:3

4. O escolhido sabe que tem uma missão. Êxodo 3:7-10

"Portanto ide, [fazei] discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Mateus 28:19

Quando alguém aceita passar por esse processo, gradativamente vai assumindo o caráter, imagem e semelhança do seu criador.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como será, junto ou longe Dele? Por Paulo Roberto Barbosa

"... alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus"

- Lucas 10:20 (NVI)

"Mãe, por favor," explodiu a adolescente, "eu não aguento mais ouvir falar de religião. Você e papai vivem me aborrecendo com esse assunto. Eu não estou interessada!" A menina bateu o pé e saiu do quarto, fechando a porta com força.

Sua mãe sentou-se em uma cadeira, cansada e desanimada. Ela não sabia mais o que fazer. Finalmente, ela resolveu chamar o pastor para conversar com a filha. Quando o pastor chegou, pediu que os pais os deixassem a sós.

Após saírem, o pastor virou-se para a menina com um largo sorriso nos lábios. "Eu acho uma vergonha", disse o pastor, "que seus pais a importunem tanto sobre religião". A menina, que estava chateada com a visita, sorriu aliviada. Este é o tipo de pastor que eu gosto, pensou ela. Ele está disposto a me deixar livre, por eu não estar interessada.

"Eu tenho uma sugestão", disse o pastor. "Eu posso persuadir a seus pais e amigos para que não mencionem o nome de Deus para você por um ano inteiro".

A menina ficou surpresa. "Um ano", ela ofegou. "Eu não sei se seria seguro esperar um ano inteiro. Eu poderia morrer antes disso".

"Isto é verdade", concordou o pastor. "Um ano é muito tempo. Que tal, seis meses?" A menina refletiu por um momento e, então, respondeu que seis meses também não seriam seguros. "Então, continuou o pastor, vamos fixar um prazo de três meses. Pode deixar que eu organizo isso e, por noventa dias, você não precisará se preocupar com Deus".

O pastor levantou-se e começou a caminhar em direção à porta. A menina o chamou. "Eu não tenho certeza de que estarei segura durante este tempo. Por favor, ore por mim agora". Eles se ajoelharam e a adolescente recebeu Jesus em seu coração.

Temos estado seguros de nossa salvação? Estamos certos de que nosso nome está escrito no Livro da Vida e que, quando deixarmos esse mundo iremos morar com Deus, para sempre? Podemos continuar ignorando a Deus e viver tranquilos e despreocupados?

Muitas vezes pensamos que Deus e eternidade são assuntos para nosso final de vida. Mas quando será o final de nossas vidas? Quem pode saber, de antemão, o dia em que nos apresentaremos diante do Criador?

Onde pretendemos estar após a nossa morte -- junto a Deus ou longe dEle?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Você é um verdadeiro discípulo de Jesus? Por Dennis Allan

A palavra "discípulo" aparece centenas de vezes no Novo Testamento, onde é usada para descrever os seguidores de Jesus com muito mais freqüência do que "cristão" ou "crente". Um discípulo é uma "pessoa que segue os ensinamentos de um mestre" (Dicionário da Bíblia Almeida). Visto que o mestre dos cristãos é o próprio Jesus, o verdadeiro discípulo aprende e segue a vontade do Filho de Deus. Mas, será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos do Senhor? Ao invés de olhar para outros e criticar hipócritas, vamos examinar as nossas próprias atitudes e ações para ver se nós realmente somos discípulos de Jesus.


Como Jesus Define o Discípulo?
Três dos relatos do evangelho incluem as palavras desafiadoras do Cristo: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23; veja Mateus 16:24; Marcos 8:34). Encontramos aqui três elementos essenciais do verdadeiro discipulado, que apresentam desafios enormes: Negar a si mesmo. Enquanto o mundo e muitas religiões começam com o egoísmo do homem, Jesus exige a auto-negação. As igrejas dos homens convidam as pessoas a realizar seus sonhos de riqueza, felicidade sentimental e posições de honra, mas a mensagem do Senhor é outra. Ele pede que a pessoa negue os seus próprios desejos para fazer a vontade dele. Tomar a sua própria cruz. Jesus veio para oferecer a vida, mas o caminho para a vida passa pelo vale da morte. Não somente a morte do Cristo, mas a nossa também. Paulo disse: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:19-20). Seguir a Jesus. Várias religiões e filosofias exigem sacrifício e auto-negação. Algumas ensinam "preceitos e doutrinas dos homens" e "rigor ascético" que proíbem coisas que Jesus não proíbe (Colossenses 2:20-23). O benefício não vem de auto-negação em si, ou simplesmente de tomar qualquer cruz. Jesus Cristo é o único caminho que leva à vida eterna (Atos 4:12).

Neste estudo, vamos considerar algumas aplicações práticas destes princípios.

Seguir a Jesus, Não aos Homens: Lealdade

A relação de discípulo e mestre tem sido explorada por homens em muitos movimentos religiosos. O raciocínio é relativamente simples. Tirando alguns versículos do contexto e torcendo um pouquinho o sentido de outros, é fácil ensinar aos adeptos a necessidade de submissão quase absoluta aos homens. Considere esta abordagem: "O discípulo não está acima do seu mestre.... Basta ao discípulo ser como o seu mestre...." (Mateus 10:24-25). Alguns homens na igreja são chamados "mestres" (Atos 13:1; Efésios 4:11; Hebreus 5:12; Tiago 3:1). João teve discípulos (João 1:35). Devemos obedecer aos nossos guias (ou líderes, NVI) e ser submissos a eles (Hebreus 13:17). Utilizando tais versículos, torna-se fácil obrigar os mais novos na fé a seguir quase que cegamente a liderança de homens supostamente espirituais. Vários movimentos religiosos se baseiam em sistemas de discipulado nos quais cada "discípulo" é guiado por um "mestre" ou "discipulador", num apirâmide ou hierarquia de autoridade humana.

Há vários problemas com este tipo de discipulado: Investe autoridade excessiva em homens. A palavra traduzida "mestre" quer dizer, na maioria das vezes, "professor". A ênfase está no ensinamento da palavra, não na autoridade de uma pessoa sobre outras. Quando se trata de uma relação que envolve autoridade, as palavras de Jesus são claras e estabelecem a regra que precisamos aplicar hoje: "Vós, porém, não sereis chamados mestres [rabis, NVI], porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos" (Mateus 23:8). Esquece as qualificações dadas por Deus para os líderes. Num sentido limitado, Deus deu responsabilidade de liderança a alguns homens na igreja. No primeiro século, os apóstolos guiavam as igrejas por instrução inspirada e pelo exemplo de imitação de Jesus (1 Coríntios 11:1). Eles iniciaram a prática de escolher presbíteros (também chamados "bispos" e "pastores"-veja Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Efésios 4:11) em cada igreja (Atos 14:23; Tito 1:5). Poucos homens demonstram as qualificações exigidas por Deus para exercer a função de presbítero ou pastor (veja 1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9). Estes homens têm a responsabilidade de cuidar e presidir ou liderar a igreja (1 Timóteo 3:5; 5:17). São os guias que velam pelas almas das ovelhas (Hebreus 13:17). Ignora as limitações na liderança dos pastores. Mesmo nas igrejas que têm bispos qualificados, estes são limitados na maneira de guiar ou liderar a igreja. Não têm autoridade absoluta, arbitrária ou despótica. Eles não ditam regras; pelo contrário, mostram um exemplo de como seguir as regras do Supremo Pastor (1 Pedro 5:1-4). Confunde o papel de evangelistas. Evangelistas são homens que pregam a boa nova (o evangelho). A autoridade deles é limitada ao trabalho de ensinar, corrigir e exortar pela palavra. As cartas de Paulo aos evangelistas Timóteo e Tito apresentam um modelo de homens que vivem vidas exemplares e pregam fielmente a palavra pura de Jesus (1 Timóteo 4:12-16; 2 Timóteo 4:1-5). Nada sugere uma posição de superioridade sobre os irmãos.

Homens que querem "melhorar" o plano de Deus e dominar sobre outros procurarão apoio nas Escrituras, pervertendo o sentido da palavra do Senhor. Todos os cristãos devem lembrar que temos um só Mestre, e que todos nós somos irmãos (Mateus 23:8).

Assumir Compromisso com Jesus: Conversão

Ser discípulo de Jesus exige um compromisso sério com ele. Em Mateus 28:18-20, Jesus destaca dois aspectos deste compromisso: Batismo para entrar em comunhão com Deus (veja também Atos 22:16; Gálatas 3:27; Romanos 6:3-7). Obediência absoluta aos ensinamentos de Jesus. Muitas pessoas se dizem seguidores de Jesus sem dar os primeiros passos de obediência à palavra dele. Para sermos discípulos verdadeiros, temos de apresentar os nossos corpos como sacrifícios a ele, sendo transformados e renovados pela palavra do Senhor (Romanos 12:1-2).

Imitar o Caráter do Cristo: Proceder

Uma vez que reconhecemos Jesus como o nosso Mestre, devemos aprender das palavras e do exemplo dele. Um dos propósitos da vinda dele à terra é apresentado em 1 Pedro 2:21-22- "...Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado...."

Como discípulos do perfeito Mestre, devemos nos esforçar para desenvolver o caráter dele, tornando-nos "co-participantes da natureza divina" (2 Pedro 1:4). Assim procuraremos pensar como Jesus pensa, e agir como ele agiria. Que desafio!

Respeitar a Autoridade do Mestre: Obediência
O entendimento da relação do discípulo com o Mestre naturalmente criará em nós um respeito profundo pela vontade do Senhor. Enquanto outros defendem muitas práticas erradas, dizendo que Deus não as proibiu, o discípulo fiel examina com mais cuidado e percebe que a Bíblia não é um livro de proibição e, sim, de permissão. Ao invés de tentar justificar a sua própria vontade, o seguidor de Jesus se limita às coisas que Deus permite, as coisas autorizadas nas Escrituras. Ele percebe, pelo estudo da palavra, que não devemos ultrapassar o que Deus revelou, pois tal abordagem aumenta a arrogância ao invés de demonstrar a humildade de servos do Senhor (1 Coríntios 4:6). Pessoas egoístas seguirão a sua própria sabedoria e dirão que têm liberdade para tratar a Bíblia como uma mensagem "dinâmica" que se adapta à circunstância atual (Provérbios 14:12; Jeremias 10:23; 1 Samuel 13:12). Mas as pessoas espirituais mostrarão respeito maior para com Deus, sabendo que ele é perfeito e perfeitamente capaz de revelar sua vontade aos homens "uma vez para sempre" (Judas 3) para os habilitar "para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). O servo fiel entende que o Mestre Jesus recebeu autoridade para mudar a lei, fazendo o que não fora autorizado anteriormente (Hebreus 7:11-14). Mas o discípulo humilde jamais ousaria mudar a lei ou ultrapassar o ensinamento de Jesus (2 João 9).

Buscar a Unidade que Jesus Pede: Cooperação

Jesus quer a unidade dos seus discípulos (João 17:20-23). Esta cooperação não vem por estruturas e regras humanas, e sim por amor a Deus. Homens podem forçar uma conformidade superficial por regras e sistemas de organização e controle. Deus trabalha de outra forma. Ele confia na sua própria palavra para criar a unidade que ele quer (1 Coríntios 1:10). Se cada discípulo continua se aproximando do Senhor, naturalmente estará se unindo cada vez mais aos outros discípulos verdadeiros. Cristãos se reunindo em congregações locais edificam e encorajam um ao outro (Efésios 4:16; Hebreus 10:23-25). Divisão vem quando pessoas seguem diversas revelações (Isaías 19:2-3), ou seguem líderes humanos e não o próprio Senhor (1 Coríntios 1:11-13). Cristo morreu por nós. Somos batizados em Cristo. Ele é o nosso Mestre e o foco das nossas vidas!

Produzir Fruto: Perseverança e Crescimento

O discípulo de Jesus produz fruto (João 15:8). Pelo fato que aceita a palavra de bom e reto coração, e desenvolve a sua fé com perseverança, ele se torna frutífero (Lucas 8:15). O discípulo produz fruto pelas boas obras que faz (Tito 3:14; Efésios 2:10). Produzimos fruto quando obedecemos ao nosso Senhor (Lucas 6:46), progredindo com perseverança (Hebreus 12:1).

Sejamos Discípulos de Jesus!

Reconhecendo o amor de Jesus para conosco, livremo-nos dos sistemas de domínio inventados por homens que querem liderar seus próprios discípulos. Porém, esta liberdade não nos deixa sem responsabilidade de servir. O verdadeiro discípulo de Jesus fará sempre a vontade do Bom Mestre!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você quer ser um discipulo? Palavra Ministrada pela Pastora Arlety

Lucas 9:23 "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me".
Desde cedo aprendi que Deus é o único Soberano Senhor, nasci no que chamamos de berço evangélico. E aprendi desde muito cedo a fazer coisas para Deus. E chegou um momento da minha vida que tinha feito tudo o que a igreja tinha me pedido. eu era dizimista, frequentava a igreja cinco vezes por semana, evangelizava, lecionava na EBD, lia a Bíblia diariamente. Mas chegou um tempo na minha vida, quando a influência da minha casa e igreja acabou, e eu me vi cara a cara com quem realmente eu era. E algumas vezes descobrimos que fazemos, mas não somos. E neste tempo descobri que eu tinha Cristo como meu Salvador, mas, que Ele não me possuía. O que me levou ao seguinte questionamento? Vou ser um discípulo que entrega tudo a Cristo? E em meio a todos os questionamentos, comecei a ler livros, a Bíblia, para entender no que implica ser um verdadeiro discípulo. E a Bíblia me ensinou que discípulo de Cristo é alguém que tem Cristo como SENHOR de sua vida. (Lc 9:23).
Entendendo isso, agora eu tinha que me decidir: ou seria um verdadeiro discípulo de Cristo ou uma cristã medíocre para o resto da minha vida. Puxa vida cheguei em uma encruzilhada e comecei a apresentar desculpas para Deus, dizendo que eu não era capaz de fazer tudo que Ele queria, que eu fizesse, que eu já havia falhado muitas vezes, que Ele podia me substituir por outra pessoa, outra coisa, eu nem tinha certeza se Ele me queria mesmo como discipulo.
Veja algumas respostas dele para as minhas várias desculpas: II Cr. 16:9 - "Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele". Jr. 29:11 - Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Minha resposta para Ele foi: Eu te entrego um coração que se dedicará a ti. Assim, se o Senhor fizer alguma coisa com a minha vida, todos saberão que foi obra tua e não devido as minhas habilidades. E te digo que meu coração não esteve sempre correto em relação a Deus desde´aquela ocasião. Todavia, por causa do compromisso que assumi, o Espírito santo sempre mostra quando meu coração não está correto. E, imediatamente eu confesso, pedindo a Ele que me perdoe e restaure o meu coração. Esse compromisso decidiu todo o rumo da minha vida, e Deus começou a revelar-se a mim e a ensinar-me como caminhar com ele. E a Ele devo tudo que sou e que tenho!
Afinal o que é um discípulo? Em Marcos 2.18 vemos três tipos de discipulos: os de João, os dos fariseus e os discípulos de Jesus. E o novo Testamento usa o termo discípulo para referir-se aos doze apóstolos de Jesus, e em Marcos 3.14 vemos de forma muito específica para que Jesus chamou os díscipulos: para que estivessem com ele e para que eles pregassem o evangelho.
Jesus também usou o termo discípulo para descrever um seguidor que satisfaz às suas exigências. Era necessário priorizá-lo (Lc 14:25-27). Jesus foi logo dando a real para as pessoas, apresentando as exigências do discipulado e desencorajando os que não se dedicariam inteiramente a ele.
Cristo deveria ser o centro, e ter Cristo como centro não fará com que você perca sua identidade, mas seu egocentrismo. Ninguém estará pronto a ser um discípulo se não negar a si mesmo e fazer de Cristo sua prioridade, o número um.
Se alguém pedisse pra você enumerar as três prioridades de sua vida, como estaria sua lista?
Você não poderá tornar-se um discípulo de Cristo, muito menos fazer outros discípulos, se não estiver pronto a fazer Dele o primeiro de sua lista de prioridades.
Pare tudo e ore pedindo a Deus que o ajude em nome de Jesus a remover quaisquer obstáculos que impedem Jeus de ter o primeiro lugar em sua vida.
O que você precisa fazer para dar-lhe o primeiro lugar?
Essa semana faça algo com a ajuda do Espírito Santo de Deus para remover qualquer coisa que impeça colocar Jesus em primeiro lugar.
Você quer ser discípulo Dele?

NãO SE PREOCUPEM!!!

Por: Dennis Downing

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” - Mateus 6:25 (NVI)

Pense na palavra “preocupar”. Ela vem literalmente do conjunto do prefixo “pre” com o verbo “ocupar”. Ou seja, é aquilo que ocupa, que apodera-se da nossa atenção previamente. É o que nos ocupa antes de qualquer outra coisa. O que pre–ocupa sua mente é o que vem primeiro.

O que pre–ocupa seu coração é o que tem prioridade. Significa o que é mais importante. `
O que deveria ser primeiro em nossos corações? Jesus.
O que deveria ter prioridade nas nossas mentes? Deus.
Mas, o que pre-ocupa, o que tem prioridade, muitas vezes são justamente estas coisas, o que vamos comer, o que vamos vestir, a nossa saúde, etc. O que sufoca a semente do Evangelho não é o diabo – são os cuidados com esta vida (Mt 13:22).

Deus não nos explica o que ele vai fazer, nem como ele vai cuidar de nós. Ele apenas promete que vai. Sua maneira de confirmar que ele vai fazer isso é de nos mostrar quem Ele é. Nosso Pai revela de todas as maneiras o quanto Ele nos ama, sobretudo no sacrifício de seu filho Jesus. Isso deve ser o suficiente. Não é o que Deus vai fazer que precisamos saber – é quem Ele é. Quando você compreende quem Deus é, você saberá o que Ele vai fazer para você e não terá motivo de se preocupar. Procure Deus, procure conhecê-lo pessoalmente e você saberá o que Ele vai fazer para você.

Oremos: Amado Pai, eu quero que haja apenas uma ocupação em minha mente – a pessoa de Jesus. Que ele possa estar lá desde meu acordar até a hora de dormir. Eu não preciso de mais nada. Perdoe-me quando esqueço disso. Perdoe-me quando deixo as preocupações do mundo ocupar a minha mente. Ajude-me a tirar tudo para que haja lugar para apenas um, Jesus. Aí sei que encontrarei paz e tudo que preciso. Em nome deste Jesus eu oro. Amém.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Barrábas e Liberdade!

Aconteceu depressa demais. Num minuto Barrabás estava na cela da morte, com os pés batendo na parede, e no seguinte foi solto; piscando os olhos por causa do sol brilhante.

"Você está livre."

Barrabás coçou a barba. "O quê?"  "Você está livre.
Eles ficaram com o Nazareno em seu lugar."

Barrabás tem sido muitas vezes comparado com a humanidade e isso é certo. De muitas maneiras ele nos representa: um prisioneiro libertado porque alguém que jamais vira tomou o seu lugar.
Penso porém que Barrabás era provavelmente mais esperto que nós em um aspecto.

Quanto sabemos, ele aceitou sua repentina liberdade pelo que era, um presente não merecido. Alguém lhe atirou um salva-vidas e ele agarrou-o, sem perguntas. Não é possível imaginá-lo usando alguns de
nossos truques.  Nós recebemos nosso presente gratuito e tentamos ganhá-lo, diagnosticá-lo, ou pagar por ele, em vez de dizer simplesmente "obrigado" e aceitá-lo.

Por mais irônico que pareça, uma das coisas mais difíceis é ser salvo pela graça. Há alguma coisa em nós que reage negativamente ao dom gracioso de Deus. Temos uma compulsão estranha que nos leva a criar
leis, sistemas, regulamentos, para nos tornar "dignos" de nosso dom.

Por que agimos assim? A única razão em que posso pensar é o orgulho.
Aceitar a graça significa aceitar a sua necessidade e a maioria das pessoas não gosta disso. Aceitar a graça também significa que o indivíduo compreende o seu desespero e quase ninguém aprecia isso também.

Barrabás, porém, foi mais sabido. Perdido para sempre na cela da morte, ele não recuou ao ver-se libertado. Ele talvez não compreendesse a misericórdia e certamente não a merecia, mas não a recusou. Devemos procurar entender que nossa dificuldade não é muito diferente da de Barrabás. Nós também somos prisioneiros sem possibilidade de apelação. Mas porque alguns preferem continuar presos quando a porta da cela foi aberta é um mistério que vale a pena ser estudado.

Por: Max Lucado.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Texto para Reflexão em relação a Palavra ministrada pelo Pr. Jair

Níveis de restituição quando somos curados

Por: Marco Turbay
Toda pessoa, ao ser curada, recebe um nível de restituição. Restituição não é agregar bens, isso é prosperidade; restituição é devolução do perdido. A primeira vez que essa palavra aparece na Bíblia é em Gênesis 20:7 "...agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu." Deus não perdeu tempo na restituição familiar.

Abimeleque precisava restituir Sara a Abraão. E naquele dia Sara foi restituída ao seu marido e Abraão orou pelo rei. Abimeleque deu a Abraão vários presentes, o que foi uma prosperidade profética.

A Bíblia diz que, por causa de Sara, todas as mulheres daquele reino haviam se tornado estéreis. Ora, se Sara tivesse se deitado com Abimeleque, ele teria se tornado o pai de nações, porque na cultura hebraica, o verdadeiro filho não é o que nasce do pai, mas da mãe. O filho de Agar, Ismael, continuava sendo egípcio, o mesmo aconteceria com Sara, já que a promessa era para o seu útero. Outro fato que comprova essa verdade, é que Abraão se casou com Quetura, mas eles não foram herdeiros da promessa. (Gn 25:1-6).

O filho da promessa é o filho legítimo, nesse caso, Isaque, da semente de Abraão e Sara. Quem estava na tenda de Abimeleque não era apenas Sara, mas a promessa e ela não poderiam continuar dentro de uma tenda estranha, em um reino que não era o reino que Deus havia escolhido para ser o pai da promessa. Naquele momento, era como se a promessa e a descendência estivessem presas a um homem estranho. Deus, então, levantou-se e não permitiu que Abimeleque tocasse em Sara.

As qualidades de Abrão lançam a sua unção em uma tenda com um rei estranho, que deseja conceber com a sua unção, com a palavra e com a promessa para que a descendência nasça deformada. Não aceite isso. Levante-se e não permita que ninguém toque na sua unção, na sua herança, na sua promessa.

Deus clama a você: Sai da tenda, do esconderijo porque o Senhor quer restituir a sua unção, a palavra, a promessa e a descendência. A sua restituição chegou. Clame ao Senhor por ela e ela virá de forma sobrenatural e o filho da promessa nascerá.

O primeiro aspecto que você verá no caráter de Abrão é que ele duvida de quem ele pode ser. Somente Deus pode pegar um homem incrédulo e fazer dele o pai da fé; somente Deus pode transformar um homem mentiroso no pai da verdade. Somente Deus pode fazer com que onde abundou o pecado superabunde a Sua graça. Somente Deus tem essa habilidade.

Uma jornada perigosa

A Bíblia diz: "Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei a tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente do Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Depois seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe. Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar..."(Gn 12:6-10)

Pergunte-se: o que Abrão foi fazer no Egito? O Egito é o reforço da nossa alma para buscarmos os alimentos que gostamos. O Egito era a sede da idolatria, da perversão, da imoralidade. O Egito tinha um Faraó maligno nos dias de Abrão.

A alma gosta de buscar os lugares de facilidade nos momentos das crises que atravessamos. Geralmente quando entramos em crise não procuramos as identidades corretas para vencer as crises.

Como Abrão poderia se tornar o pai da fé reincidindo no primeiro teste da sua chamada indo a um lugar que não deveria passar após a chamada que seria sacerdote, rei e profeta. Ele possuía essa tríade de chamada, ele precisava desses três sinais, pois estava introduzindo o ministério sacerdotal, o ministério profético e o ministério monárquico.

Abrão era a sinalização de Deus e não poderia jamais começar o seu ministério buscando ajuda de Faraó, um rei perverso, pagão, polígamo, indecente e imoral. E no meio do caminho ele decide fazer um negócio com Sara, ele pediu que ela mentisse dizendo que era a sua irmã.

Somente Deus pode mudar a sua identidade e acrescentar a sua sorte. A sua restituição virá quando a cura se manifestar.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Chuva de graça!

Chuva de Graça-Eros Biondini

 
Há uma chuva de graça aqui
Está chovendo sobre todos nós
E quem mais se entregar
Mais se molhará

Há uma semente pra germinar
E muitos frutos a se produzir
Na terra do coração
Derrama tua graça


Chuva de graça
pedimos a Ti
Chuva de graça
derrama em nós

Chuva de graça
neste lugar
Derrama!

Santa Ceia a partir das 19h30

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Alguns versos bíblicos sobre chuva:

Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; eis a porção do seu copo. Sl 11:6

E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva; e assim sucede. Lucas 12:54

Ele é que cobre o céu de nuvens, que prepara a chuva para a terra e que faz produzir erva sobre os montes; Salmos 147:8

e fizesse chover sobre eles o maná para comerem, e lhes tivesse dado do trigo do céu. Salmos 78:24

Ele dá a chuva sobre a terra e envia água sobre os campos, Jó 5:10

Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2:5

Então, invocou Samuel ao SENHOR, e o SENHOR deu trovões e chuva naquele dia; pelo que todo o povo temeu em grande maneira ao SENHOR e a Samuel. 1 Samuel 12:18

Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada e que não tem chuva no dia da indignação. Ezequiel 22:24

Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e sobem os vapores desde o fim da terra; faz os relâmpagos com a chuva e tira o vento dos seus tesouros. Jeremias 51:16

E a elas e aos lugares ao redor do meu outeiro, eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. Ezequiel 34:26

Então, te dará chuva sobre a semente com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia, o teu gado pastará em lugares largos de pasto. Isaías 30:23

Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e, caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará. Eclesiastes 11:3

Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância e confortaste a tua herança, quando estava cansada. Sl 68:9

O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.Dt 28:12

Pedi ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia; o SENHOR, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um. Zacarias 10:1

Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

E não dizem no seu coração: Temamos, agora, ao SENHOR, nosso Deus, que dá chuva, a temporã e a tardia, a seu tempo; e as semanas determinadas da sega nos conserva. Jeremias 5:24

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...