segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEJA FILHO!

Volte para os braços do Pai. Ele está esperando por você. Seja filho, pois o filho obedece ao Pai por amor.



INVOCA-ME
Diante do Trono

Filho meu, estou aqui
Esperando o momento
De te encontrar
Quero te abraçar

Filho meu, não desisti
Os meus braços
Estão estendidos para ti
Vem correndo, vem pra mim

Invoca-me, Eu te ouvirei
Serei achado de ti
Tua sorte Eu mudarei
Achega-te a mim
Eu também me achegarei
Te tomarei em meu colo
Novas veste te darei
Filho amado

domingo, 29 de agosto de 2010

SANTA CEIA

Hoje a partir das 18h - Santa Ceia na CEPA 2.
Nós vamos celebrar ao nosso Rei Jesus declarando que só Ele é digno de todo o louvor e adoração!

sábado, 28 de agosto de 2010

ACAMPADENTRO CEPA HOJE!

                                                                    Não perca!
                                                               Hoje ás 20h na CEPA 2.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Um casamento...

Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.


De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.

Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Por quê?"

Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.

Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio". Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mãe todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia... Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe."

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.

Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício à felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Obs.(Não sabemos de quem é este texto, caso alguém saiba, favor nos comunicar)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PG Máster 3 - Gênesis

João Paulo, PR. Floriano, Adriana, Claudia, ACP (líder), Léo, Rejane, Maria, Sarah (no colo) Celinha e Felipe

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Resumo Palavra de Domingo: O PRIVILÉGIO DE SER IGREJA

Amados, ser igreja é mais que pertencer a uma comunidade cristã. Ser igreja é antes de tudo, renunciar a mentalidade mundana e viver segundo a vontade de Deus. (Mt.5:20)

É essa igreja que Jesus virá buscar, sua igreja mística e invisível, no meio de um sistema perverso e corrupto. (Mt.10:16 e Lc 10:13)

Após diversas tentativas fracassadas de destruir a igreja do Senhor Jesus através da espada,satanás (sabendo que seu tempo já está no fim), adotou uma estratégia ainda mais sagaz, maquiavélica, audaciosa e destruidora: Lançou a operação "Cavalo de Tróia"; o que é mais que um presente de grego, é um presente do próprio satã para a igreja.
A idéia é a seguinte: "Não consegui destruí-la de fora para dentro (através da força e da espada), vou destruí-la de dentro para fora.

Essa nova estratégia satânica começou a ser elaborada desde o iluminismo (séc. XV/XVI), e consiste em semear ideologias, filosofias e métodos anti-cristãos no meio da igreja, com o objetivo de anular nossa capacidade de defesa e ataque.

E como essa semente está sendo lançada? Através da educação, arte, música, literatura, telenovelas, filmes, desenhos animados, games, etc. Sustentados por uma mídia altamente tendenciosa e legisladores ímpios.

Você já se perguntou por que seus filhos e seus netos andam tão rebeldes e agressivos, mesmo com a boa educação e bons exemplos que damos para eles?

É que alimentamos nossos filhos, uma ou duas vezes por semana com a palavra de Deus, enquanto esse sistema tenebroso, bombardeia suas mentes, todos os dias!

Fique ligado! Peça sabedoria à Deus para vencer esta guerra, pois se ficar atento, poderá perceber ministrações da palavra e louvor, onde verdades bíblicas são sutilmente manipuladas, para induzir o povo ao erro!

Lembrem-se, a guerra é na mente: "Ganhe a mente de um homem, e ganhá-lo-á por inteiro".

Essa força oculta já tem dominado a mente de muitos líderes: Pastores, evangelistas, ministros de louvor, etc., os quais por não conseguir mais adequar suas vidas as verdades bíblicas, começaram a adequar as verdades bíblicas as suas vidas, criando meias verdades (sofismas), e consequentemente induzindo o povo ao erro.I Tm.6:3-5).

Portanto, permitir que pessoas nuas (sem a armadura de Deus), assumam posição de liderança dentro da igreja, é abrir uma enorme brecha para que essa semente maligna penetre sutilmente na mente do povo.

Quem são essas pessoas (nuas)? Aqueles que não oram, que ficam mais tempo na frente da TV que lendo a bíblia ou literaturas cristãs, que estão com um passo na igreja e outro no mundo, que vivem se rebelando contra a liderança, que criam facções, e geralmente são invejosas e manipuladoras.(Tg.3:14-16)

Mas nós, a igreja invisível do Senhor, podemos entrar na SALA DO TRONO, até a presença do Rei sem temor, que Ele estenderá seu cetro de justiça para nós e nos dirá: Minha Rainha! Amada minha, pede, e te darei as nações por herança!

Então, vamos interceder por nossa liderança, por nosso povo, pelas nações, pois só nós podemos fazer isso! E isso, é só mais um dos privilégios de sermos a IGREJA INVISÍVEL DO SENHOR JESUS!

E que o Espírito de Deus vos revele ainda mais acerca desse assunto.
 
Pr. Irenilson Santos

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Poder da Oração

Paz amados!
A Pra. Arlety está melhor porém ainda está hospitalizada. Hoje ás 19h ela fará uma cirurgia para a retirada de pedra nos Rins. Hoje todo o Corpo de Cristo (CEPA) estará orando especificamente ás 16h pela vida dela e para que dê tudo certo durante a cirurgia. Venha orar hoje ás 16h conosco!
Deixo com vocês a canção "Poder da Oração". A nossa oração tem poder em nome de Jesus!



PODER DA ORAÇÃO
Renascer Praise

Eu venho Te buscar Senhor
Rasgar meu coração
Escuta minha voz oh Deus
E atende o meu clamor
Traz a existência o que não existe
Vence o impossível
E me ensina a caminhar

Me ajuda a orar a oração
Que move a Tua mão
E enche o incensário
E manifesta o Teu poder
Em nome de Jesus oh Pai
Tua graça alcançar
Orar a oração
Que toca o coração do Pai

Há poder na minha oração
É com ela que eu toco o coração de Deus
Há poder na minha oração

Não importa o impossível
Para Jesus eu vou olhar
Sobre as águas dos milagres vou andar.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VOCÊ

EU NÃO TNEHO VERGONHA DE VOCÊ
PORQUE VOCÊ ME AMA
E QUANDO TUDO ESTÁ TÃO FRIO
VOCÊ ME AQUECE COM ESTE AMOR

SOU TÃO FRIO
NÃO CONSIGO ME EXPRESSAR
MAS ESSE AMOR
ESSE AMOR ME FAZ CAMINHAR

PORQUE VOCÊ É INCOMPARÁVEL
SIM EU SEI VOCÊ É REAL
NÃO, NÃO É UM PERSONAGEM
VOCÊ É A LUZ QUE BRILHA

VOCÊ É A NUVEM QUE ME PROTEGE
É O CALOR QUE ME AQUECE NAS NOITES FRIAS
VOCÊ É QUEM ME ACORDA DE MANHÃ
VOCÊ É MEU AMOR. VOCÊ É O MEU TUDO.

E QUANDO EU PENSO EM DESISTIR
E DIGO: NÃO DÁ MAIS!
VOCÊ SEMPRE ME DÁ FORÇA PRA CONTINUAR
E CONTINUAR VIVENDO

E QUANDO EU ACORDO CHORANDO
VOCÊ ENXUGA MINHAS LÁGRIMAS
SOU TÃO PEQUENO PRA ENTENDER TUDO ISSO

MAS VOCÊ É INCOMPARÁVEL
SIM EU SEI VOCÊ É REAL
NÃO, NÃO É UM PERSONAGEM
VOCÊ É A LUZ QUE BRILHA

VOCÊ É A NUVEM QUE ME PROTEGE
É O CALOR QUE ME AQUECE NAS NOITES FRIAS
VOCÊ É QUEM ME ACORDA DE MANHÃ
VOCÊ É MEU AMOR. VOCÊ É O MEU TUDO.

VOCÊ É MEU TUDO (MEU TUDO, MEU TUDO)
NÃO VIVO SEM VOCÊ

PORQUE TODAS AS MANHÃS VOCÊ ME ACORDA
E ME ABRAÇA
EU TE AMO (VOCÊ É INCOMPARÁVEL...)

VOCÊ É JESUS!

Wellington Roque

domingo, 15 de agosto de 2010

Palavra de hoje: O amor tudo suporta...

Até quando devo suportar você?

Os atos de Jesus respondiam a suas próprias perguntas...

Até o galo cantar, e a transpiração afligir, e o martelo soar

E os muitos demônios sorrirem sarcásticos para o Deus agonizante.

Até quando? Tempo bastante para que todos os pecados impregnem minha alma imaculada.

A ponto de o céu se voltar em horror.

Até que meus lábios intumescidos pronunciem a frase final: “Está consumado!”

Até quando? Até que eu morra.

“O amor [...] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Coríntios 13:4-7)

Deixe o amor de Deus tornar sua vida mais feliz

Extraído do livro de Max Lucado: Amor acima de tudo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LIDERANÇA CRISTÃ

Parte 3

 
Pontos para meditação:

d) Que odeiem a avareza


e) Que sabem até onde vai sua autonomia (ética)



A IGREJA PRIMITIVA E A NECESSIDADE DE LÍDERES

O líder deve saber até onde vai sua autoridade. Existem casos que somente o pastor da igreja deve resolver. Ele foi instituído por Deus para liderar toda a igreja e saber que, alguns assuntos são intransferíveis. Vejamos o texto, Jetro aconselhou que esses líderes cuidassem, cada um de um número específico de pessoas, resolvessem os casos menores e os maiores, passariam a responsabilidade para Moisés. Assim deve ser também na igreja. Os líderes devem cuidar de assuntos pequenos, que podem ser resolvidos, aliviando assim a carga do pastor. Os assuntos mais complexos, o responsável será o pastor. Há ainda um ponto muito importante aqui. Embora os líderes resolvam os menores assuntos, isso não os faz independentes, por isso, é importante, que o pastor tenha conhecimento do assunto, até mesmo para auxiliar o líder em questão. “...Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo” O trecho sublinhado mostra que o líder deve levar, com o pastor, as cargas, não de uma maneira individual.
ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra (Atos 6:1-4).




a) Boa reputação
Reputação significa fama, renome, estima. A igreja espera dos seus líderes o bom testemunho, a boa referência, o bom nome, o exemplo. É por isso que Paulo escreve a Timóteo que este seja exemplo dos fiéis: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (I Tim. 4:12).

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A história de Zac Smith

A história de Zac Smith from iPródigo on Vimeo.

LIDERANÇA CRISTÃ

Parte 2

CARACTERÍSTICAS DOS LÍDERES QUE MOISÉS ESCOLHEU



E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo (Êxodo 18:21-22).



a) Homens capazes
É um ponto importante para ser discutido. É certo que Deus capacita os seus chamados, porém, para trabalhos específicos, esse irmão deverá ter a habilidade necessária para o ministério. Por exemplo, uma pessoa chamada para o ministério de música deverá ter habilidades musicais (cantar, tocar, etc). Aqueles homens que Moisés chamaria, teriam capacidade de liderança e sobre esse assunto, aprendemos que liderança se aprende. Deus ensinou Moisés a liderar. Quarenta anos viveu no Egito aprendeu a cultura Egípcia e pensou que era alguém, quarenta anos no deserto aprendeu a viver na solidão e viu que era ninguém e quarenta anos de peregrinação aprendeu a depender de Deus e viu que o Senhor é tudo. José do Egito também aprendeu a liderar. Liderou a prosperidade na casa de Potifar e depois liderou a escassez nas prisões do Egito. Com efeito, Deus o ensinou a liderar os sete anos de fartura e os sete anos de fome na terra. Foi o maior governador que o Egito já teve, ele estava preparado, capacitado para a obra. 

Davi também foi chamado para um ministério na casa do rei Saul e sua habilidade em tocar foi ressaltada. Se não fora sua capacidade em tocar sua harpa, nunca teria sido chamado para ministrar música para que Saul fosse liberto de maus espíritos. “Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele” (1SM 16:18). A primeira característica que foi frisada em Davi, fora sua habilidade e capacidade em tocar. Lembremo-nos de que essa era a necessidade do Rei Saul. "Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo" (I Samuel 16:17)

b) Tementes a Deus
A segunda característica dos líderes que Moisés haveria de convidar para auxiliá-lo, era homens tementes a Deus. A Bíblia diz que o princípio da sabedoria é o temor a Deus. Nossas igrejas necessitam de homens e mulheres tementes a Deus, que têm compromisso com a obra do Senhor, que não olham para trás quando pegam no arado e vivem para defender o nome de Cristo e o da sua igreja. Líderes tementes a Deus honram seus pastores, são submissos a eles e, conseqüentemente, seus liderados serão assim também.
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre” (Salmo 111:10)

“ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (II Co. 7:1) 

c) Homens de verdade.
Outra importante característica é que, nossos líderes devem ser homens de verdade. Pessoas que não vivem na mentira, mas já foram libertos deste mal.

“O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.” (Salmo 101:7)

“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Prov. 6:16-19)

O que é mentira? Fazer declarações propositalmente falsas; Exagero proposital é um tipo de mentira também. 

Vinte mil estudantes secundaristas universitários participaram de uma pesquisa do Instituto Josephson de Ética, uma entidade que se dedica à educação do caráter. Dos adolescentes entrevistados, 92% admitiram ter mentido a seus pais no ano anterior e 73% se definiram como “mentirosos em série”, o que significa que diziam mentiras todos os dias. Apesar de muitos admitirem tal desvio de caráter, 91% dos estudantes entrevistados disseram que estavam satisfeitos com seu caráter e com sua própria ética. (Reader´s Digest, novembro 1999).

(CONTINUA...)

EFonte:  http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=3075
Autor: Ricardo Eleutério dos Anjos - Igreja do Evangelho Quadrangular - Penápolis - SP

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

LIDERANÇA CRISTÃ

Parte 1

1.    CONCEITO SOBRE LIDERANÇA
Os dicionários definem líder como o indivíduo que guia, chefia, comanda e orienta algum tipo de grupo. Vejamos alguns conceitos sobre liderança citadas na obra de Oswald Sanders, “Liderança Espiritual”:

•  “Liderança é a influencia, isto é, a habilidade de uma pessoa de influenciar a outros num propósito comum” (Lord Montgomery)


•  “Liderança é a aquela capacidade num homem, que inspira confiança a seus subordinados de modo a aceitarem suas idéias e obedecerem a seu comando” (Almirante Nimitz).

•  “Líder é a pessoa que tem a habilidade de fazer com que os outros façam o que não queria fazer, e gostem de fazê-lo” (Presidente Truman)

• “Há apenas três tipos de pessoas no mundo: aquelas que não se mexem; as que são movíveis, e as que movem os outros” (Li Hong Chang, líder chinês)

•  “Líder é o homem que conhece o caminho e sabe manter-se à frente, trazendo outros após si” (John R. Mott).

•  “A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo” (W.C.H. Prentice)

Vamos analisar agora a maior definição de liderança jamais dita:

"Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:43-45)

Liderar é servir. A primeira palavra usada para descrever este princípio está no versículo 43. trata-se da palavra grega “diakonos”, ou SERVO. A segunda palavra está no versículo 44 que é “doulos” ou ESCRAVO. Eis então a maior definição de um líder: aquele que serve (diakonos), e aquele que está sujeito a (doulos). Isso deve ter sido um escândalo para os judeus que ouviam Jesus falar. Como que o líder pode ser o servo? Não só para os Judeus, mas também para muitos líderes da igreja nestes dias, seria impossível tal definição. Aprendemos que o líder é aquele que manda e pronto. Aprendemos que quando o líder fala, ninguém pode falar mais nada. Com a definição de Cristo, aprendemos que ser um líder, acima de tudo, é se importar com o outro, é doar-se, é servir com as habilidades que Deus nos concede. Ser um líder é conhecer as necessidades do grupo que lidera e não somente as obrigações dos membros do grupo.
Paulo diz que Jesus instituiu diferentes funções de líderes na igreja para que toda essa pluralidade de aptidões pudesse aperfeiçoar os crentes e edificar o corpo de Cristo.

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:11-13).

2.    A NECESSIDADE DE LÍDERES NA IGREJA

Jesus disse em MT 9:37 Que a seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Pesquisas mostram que apenas 20% dos membros de um grupo é que realmente estão inseridos e engajados no trabalho e no propósito estipulado. A psicologia social vem estudando estes conceitos e diz que o indivíduo entra no convívio e contexto social através dos grupos e que existem dois tipos de grupos, basicamente:

1.  Grupos Ocasionais: São aqueles que se reúnem sem um fim, sem um objetivo, sem nenhuma organização ou projeto específico. Um exemplo claro é a reunião de jovens em uma festa ocasional. Cada um com objetivos distintos e nenhum deles tem o compromisso de se relacionar e trabalhar em equipe para uma finalidade.

2.  Grupos com objetivos específicos. São aqueles que se reúnem em um horário estipulado, todos tem um objetivo comum, estão engajados para trabalhar no mesmo propósito, contribuindo para o mesmo trabalho, porém, com suas características e habilidades diferentes.

Em quais destes grupos você se insere? Nos grupos sem nenhum objetivo e trabalho ou nos grupos que têm um objetivo, um alvo, e todos trabalham para que tal plano seja estabelecido? 




Existem líderes de algumas igrejas, que ainda não sabem trabalhar em equipe, só fazem o que lhe foi imposto, não encorajam outros a trabalharem e abafam o ministério daqueles que querem trabalhar. Líderes individualistas, invejosos, abusam da autoridade e são insubmissos aos seus superiores. Realmente as igrejas não necessitam destes líderes. Estudaremos a seguir alguns textos da Bíblia onde houve necessidade de uma liderança e estudaremos as características de um líder engajado, fiel e necessário na obra do Senhor.


MOISÉS NECESSITAVA DE LÍDERES

E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito (Êxodo 18:13-24).

Encontramos ainda, líderes como Moisés. Querem fazer tudo sozinho e acabam se estressando, prejudicando a si mesmos como aos que lideram. Graças a Deus Moisés ouviu o conselho de Jetro, seu sogro. Em nossas igrejas há duas necessidades, quando baseamos nessa história:




A primeira necessidade é que o pastor da igreja libere funções, delegue responsabilidades, acredite e incentive seus líderes. “A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abram Lincom). É justamente isso que Jesus fez. Acreditou em pessoas comuns, repletos de defeitos e imperfeições, manias e exageros, mas fez deles homens extraordinários. Jesus acreditou em seus discípulos e acredita em nós também, não fora assim, não teria nos chamado para o santo ministério. “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério” (I Tim. 1:12). 

A segunda necessidade é encontrarmos em nossas igrejas aqueles que querem trabalhar e não somente dispor de um título eclesiástico. Ser um líder requer renúncia, preparo e vontade. Muitos têm talentos extraordinários, mas não usam, ou quando usam, é de maneira incorreta para soberba da carne. “Mais importante que os talentos que temos, é o modo como o utilizamos”.

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).


(CONTINUA...)


Fonte:  http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=3075
Autor: Ricardo Eleutério dos Anjos - Igreja do Evangelho Quadrangular - Penápolis - SP

terça-feira, 10 de agosto de 2010

AMAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR e ENVIAR!

1. Amar, através dos Pequenos Grupos, das Celebrações na Igreja e Eventos de Colheita.
2. Consolidaratravés de um plano de cuidado ao novo pescador, usando o Anjo da Guarda, o  PG e os Encontros.
4. Discipularatravés de relacionamento um a um, do Centro de Aperfeiçoamento de Líderes (CEPAL) e cursos específicos.
5Enviaratravés da Liderança de PG e Discipulado


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Oração de agradecimento


Hoje às 16h estaremos juntos orando agradecendo a Deus por tudo que ele têm feito e pelos motivos abaixo:

1. Salvação de vidas em nosso meio
2. Ordenação de novos líderes (Líderes de PG; MLA CEPArt)
3. Providência divina no caso da irmã Tinha com a Eletropaulo;
4. Cura da filha da Juliana;
5. Cura da Bianca;
6. Livramento no acidente que o Leandro se envolveu;
7. Retorno dos irmãos que estavam afastados.
8. Pela oportunidade de respirar mais um dia na presença dele.
9. Por ele estar adestrando nossas mãos para a guerra
10. Pela conclusão de mais um módulo no Centro Educacional Para Aperfeiçoamento de Líderes.
11. Por aceitar o desafio de viver em Pequenos Grupos.
12. Pela abertura de porta de trabalho da Daiane e do Washington
13. Pelo novo Templo.

Momento em que os líderes e os anfitriões dos PEQUENOS GRUPOS foram chamados e ungidos

sábado, 7 de agosto de 2010

Vencedores Características 4 e 5

4. Acerca-se de pessoas voltadas para as soluções

Um dos primeiros passos dados por um líder bem sucedido, quando assume uma posição de liderança, é livrar-se de todos os que passam mais tempo falando dos problemas do que das soluções. Teria sido este o motivo pleo qual o Senhor Jesus passou tanto tempo desenvolvendo a fé daqueles que viriam a ser seus futuros líderes? Talvez seja esta também a razão por que não é possível agradá-lo sem fé. As pessoas que se voltam para as soluções são pessoas de fé.
A fé é um dos fatores essenciais que distinguem aqueles que alcançarão seus objetivos, dos que não alcançarão.
Se tivermos fé em nossos talentos naturais, provavelmente os usatemos. contudo, se tivermos mais fé em nossas fraquezas do que em nossos talentos, as fraquezas predominarão em nossa vida, e seremos perpétuos fracassados. Se verdeiramente cremos em Deus, certamente realizaremos o que ele nos deu para fazer. O grau da nossa fé é que determinará a extensão do que iremos realizar.
O apóstolo Paulo nos exortou: "Examinai-vos a vós mesmos, e vede se estai na fé; provai-vos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A menos que sejais aprovados no exame".
A verdadeira fé não é a fé em nós mesmos, ou uma fé em nossa fé, mas a fé no Senhor e em quem Ele é. Só há um modo pelo qual realizaremos o propósito para nossa vida: mantendo o foco da nossa atenção permanentemente nele. Até mesmo Jesus não olhava para si mesmo quando caminhava por este mundo; sua atençã era sempre voltada para o Pai.
Como cristãos, não paenas conhecemos o Criador pessoalmente, mas também o temos vivendo dentro de nós: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nmem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.  Eu sou a videira, vós, os ramos. quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; por que sem mim nada podeis fazer (João 15:4,5).
Podemos pôr a prova a nossa fé perguntando a nós mesmos: "Que frutos tenho dado?" A quantidade de fruto que daremos sempre dependerá do quanto estivermos unidos com a videira.
O Senhor sente um enorme prazer em fazer uso do que é ordinário para fazer o extraordinário. Ele tomou homens que provavelmente seriam considerados por muitos "os menos aptos para o sucesso", e os transformou nos que viraram o mundo de cabeça para baixo. Nosso Deus não mudou. Ele ainda se delicia em usar o tolo para confundir o sábio e o fraco para confundir o forte. Portanto a condição de sermos fracos e tolos pode ser uma das nossas qualificações para sermos usados por Deus. Entretanto, isso não siginifica que permaneceremos fracos e tolos, e sim que aprenderemos a andar pela força e sabedoria do Senhor.
O Senhor não nos chama tendo como base nossa capacidade ou nossas insuficiências. Normalmente ele nos chama em razão da nossa disponibilidade.
As pessoas voltadas para as soluções têm fé no fato de que Deus as escolheu. Para que cumpramos o propósito de Deus para as nossas vidas, temos de nos cercar de pessoas que consideram as soluções, em lugar de se deixarem atolar em problemas e temores.
Finalmente, para ser um vencedor não permita que obstáculos ou a oposição o retenham.

5. Não permita que os obstáculos ou a oposição o retenham.

Dar duro, definir metas, permanecer voltado para os objetivos, e obter recursos necessários para alcançá-los são fatores que podem ser controlados. Entretanto, está fora do nosso controle e normalmente faremos todo o possível para evitá-lo mas esse fator tem uma possibilidade maior de favorecer um alto nivel de realização humana é a adversidade.
Todo vento contrário é uma oportunidade para ir mais alto, desde que esteja valendo do Ângulo certo e tomando a atitude correta.
A adversidade nos ajuda a nos concentrar, a elimianr o que não é essencial, e anos devotar ao que realmente é importante. A adversidade fará com que o que verdadeiramente se dedica ao trabalho tenha que dar mais duro, e isso o fortalecerá.
Não se trata de mágica. É necessário pagar o preço para desenvolver o seu dom, poderá ser condenado por enterrá-lo. Ter dons e chamados não é o que impressiona, e sim usar os dons com sabedoria e maturidade.
Se você deseja ter um dom importante, você terá que atribuir a ele seu devido valor, e daí desenvolvê-lo  até o nível desejado.
Para cumprirmos o nosso propósito nesta vida temos que nos posicionar firmemente, no sentido de ir para Jerusalém, o lugar do nosso destino.

A série desta semana foi extráida de um dos capítulos do livro:
A visão profética para o século XX de Rick Joyner

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vencedores caractetistica 3

3. Arma-se de Sabedoria e o Espírito de firmeza e resolução, a fim de reunir recursos e o treinamento necessário a realização do seu  propósito.
Depois de haver Deus revelado nosso chamado, até que de fato sejamos comissionados em nosso ministério, sempre haverá um tempo em que precisamos ser ensinados e treinados.
Albert Einstein cera vez disse: "A responsabilidade prematura gera o que é superficial". Martyn Lloyd-Jones, conhecido téologo, considerou o sucesso prematuro um dos grandes perigos que podem acercar-se de alguém.
Paulo foi chamado para ser apóstolo cerca de 11 a 13 anos antes de ser comissionado a esse ministério, em Antioquia. No entanto ele não passou esse tempo sentado, à espera, mas gastou grande parte dele, no deserto, buscando a revelação do propósito de Deus para a sua vida, e também um conhecimento mais profundo que viria a pregar.
Possivelmente a maior diferença que há entre atletas, músicos, artistas ou grandes profissionais que se destacam em qualquer atividade em relação aos que, tendo talento, não se destacam, seja a dedicação dada ao treinamento, à prática e ao preparo. Ficamos emocionados quando vemos um jogador fazer uma jogada espetacular, mas pensamos que foi tudo muito fácil aconteceu por sorte, não vemos as horas de treino, dedicação, suportando calor, frio, contusões dia após dia, ano após ano. Os atletas se esforçam por uma coroa perecível. Quanto mais não teríamos de nos esforçar em relação a algo que é eterno?
Onde estaria a igreja se todos nós houvéssemos dedicado a nos preparar para ter um lugar no time de Deus, tal qual os atletas se preparam? E quão mais valiozo é nosso chamado no Senhor do que o mais famoso dos atletas! contudo, bem poucos cristãos chegam até mesmo a passar uma hora por dia em seu preparo para cumprir o objetivo que receberam do Senhor. Isso é algo que precisa mudar!
Outro fator importante é saber que os que deixam de planejar, planejam o fracasso. Um sutil engano que afirma que planejar não é espiritual tem se infiltrado extensivamente no corpo de Cristo. Mas a Bíblia nos mostra que a revelação dos planos de Deus é uma das mais gloriosas revelações de sua personalidade. Jesus foi crucificado antes da fundação do mundo, e nós fomos chamados para Ele antes do mundo existir. Isso é planejamento.
Se estamos nos tornando como ele, o planejamento tem que ser uma habilidade aprimorada. Pode até se dizer que o nível de habilidade de alguém nos aspecto do planejamento é o que determinará qual o sentido das realizações dessa pessoa. É durante o tempo do seu preparo que você se capacitará a formular os melhores planos para sua vida e minsitério.
Devemos ter objetivos estratégicos que nos levem, passo a passo em direção à nossa meta. Ao mesmo tempo, um planejamento exagerado ou excessivo precisa ser evitado.
Os realmente vencedores são os que têm uma clara visão do seu objetivo, permanecem concentrados em suas metas, têm a sabedoria e a resolução de se valerem de todos os recursos necessários para realizar esse objetivo, e se cercam de pessoas que enfocam as soluções, não os problemas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vencedores!

Cinco Características dos Vencedores:


1. Eles tem uma clara visão do propósito da sua vida.
Muitos dos que são potencialmente músicos passarão a vida ouvindo outros tocarem, Muitos dos que poderiam se tornar homens de negócios bem dotados, artistas, cientistas, médicos, escritores ou ministros de destaque provavelmente passarão a vida fazendo um trabalho que detestam fazer, em vez de desenvolverem os talentos que possuem. Isso é algo trágico, mas uma tragédia ainda maior é o fato de haver cristãos que não estão desempenhando seu chamado no corpo de Cristo.


O que cada um de nós pode realizar se somente 1% do nosso corpo estiver funcionando? Todos necessitam ter uma clara visão do nosso propósito.

O propósito de todo cristão deve ser o de ser como Jesus, que reuniu em si o ministério integral do Novo Testamento numa só pessoa. Ele foi o Apóstolo, o Profeta, o Evangelista, O Pastor e o Mestre. Ao ascender ao céu Ele deu dons aos homens. Por isso temos hoje crentes que são apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres. São necessários todos os ministérios juntos para manifestar o corpo de Cristo plenamente. Esta foi a razão por que Paulo não disse “Tenho a mente de Cristo”, e sim: “Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

A resposta ao que fomos chamados a ser normalmente se encontra em nosso próprio coração, porque a água viva pode apenas fluir do nosso interior.

Entretanto, muitos têm grande dificuldade em saber qual é o mais profundo desejo do seu coração, uma vez que têm muitas vendas e mecanismos de defesa. Essas vendas são com freqüência as máscaras que usamos para atender às expectativas humanas (ou até mesmo expectativas já assumidas), e assim não sermos rejeitados. Pode ser que a coisa mais importante que temos a fazer seja arrancar a máscara, para que saibamos o que existe realmente em nosso coração.

Também, para sermos mudados segundo a imagem do Senhor, temos de contemplar a sua glória com o rosto desvendado, o que resulta de um coração liberto do egoísmo e de temor – pecados decorrentes da queda. Esses primeiros obstáculos nos impedem de ver a glória de Deus e sermos mudados conforme a sua imagem.

Você não foi chamado a se tornar conforme a imagem de outra pessoa; nem mesmo de outro ministro.
Como você se sentiria na condição de alguém cujos filhos se parecessem com seu melhor amigo?
Talvez isso expresse o modo como o Senhor se sente quando seus filhos se parecem mais com o povo de Deus aqui na Terra do que com Ele.

Para conhecer e cumprir o nosso ministério temos de primeiro nos apaixonar pelo Senhor. Então passaremos a ser levados por aspectos específicos do seu ministério, para os quais fomos chamados. Se você foi chamado para pastor, verá o coração de pastor do Senhor em quase tudo que ele faz nos evangelhos. De igual modo, se somos chamados para mestre, veremos Jesus como o Mestre por Excelência em quase tudo que ele faz.

Para realizarmos o plano de Deus para nossa vida temos que primeiro pedir uma clara visão do nosso propósito. Depois disso, nos concentrar na busca desse objetivo.


2. Não se desviam do seu alvo.
A falta de concentração impede que muitos sejam vistos entre os vencedores. Alguns não conseguem ver além dos obstáculos que estão impedindo a realização de seu objetivo. Em razão disso buscam objetivos mais fáceis, outros se desviam do seu objetivo em virtude de sucessos obtidos em alvos de menor importância. “ A maioria das pessoas se perde por causa dos objetivos secundários” (Harry Truman).


Uma das provas mais difíceis que temos que passar para cumprirmos o nosso chamado principal é não nos distrair com outras coisas que Deus esteja fazendo. Muitas vezes é difícil resistir a nos juntar a um outro bem sucedido movimento de Deus, especialmente quando as pessoas bem intencionadas nos dizem que estamos perdendo algo de Deus, se não nos juntarmos àquele movimento. Temos de aprender a nos dedicar somente ao que Deus nos chamou a fazer. Quando chegarmos diante do trono de Deus, o Senhor não vai nos perguntar de quantos movimentos e igrejas bem sucedidos fizemos parte. Ele nos perguntará se fizemos a sua vontade.

Abraão não conseguiu ficar à espera do Senhor, para que Ele fizesse com que seu filho prometido se tornasse uma realidade. Pelo contrário, aceitou a sugestão de Sara para que dessem uma mãozinha Deus. Isso levou ao nascimento de Ismael, nascido de Hagar, serva de Sara. Mesmo assim Deus abençoou Ismael e fez dele uma grande nação, fato esse que pode até nos deixar um pouco confusos. Muitas vezes o Senhor também abençoará nosso “Ismael”, concebido em nossa mente e em nossa vontade. Contudo tal solução nunca será o objetivo real da nossa vida. Abraão teve apenas um único Ismael; a maioria de nós tem muitos ismaéis! Mesmo assim, se é que vamos ter o nosso Isaque, chega um momento em que teremos que despedir Ismael da nossa casa. Ele não pode ser um herdeiro ao lado de Isaque.

Quando temos uma clara visão do nosso objetivo, e estamos decididos a permanecer concentrados nele, bem mais provável que vejamos tudo quanto será necessário e de nós requerido para que o levemos a cabo.


3. Têm a sabedoria e a resolução necessárias para reunir os recursos e o treinamento essenciais à consecução do seu propósito.

4. Não se associam com os que "enfocam os problemas", mas com os que "enfocam as soluções"


5. Recusam-se a permitir que obstáculos ou qualquer oposição os façam parar; permanecendo resolutos no processo de cumprir seu propósito, não importando reveses e insucessos.

domingo, 1 de agosto de 2010

Saiba qual é o seu chamado e seja vitorioso.

Cinco Características dos Vencedores:
1. Eles tem uma clara visão do propósito da sua vida.
2. Não se desviam do seu alvo.
3. Têm a sabedoria e a resolução necessárias para reunir os recursos e o treinamento essenciais à consecução do seu propósito.
4. Não se associam com os que "enfocam os problemas", mas com os que "enfocam as soluções"
5. Recusam-se a permitir que obstáculos ou qualquer oposição os façam parar; permanecendo resolutos no processo de cumprir seu propósito, não importando reveses e insucessos.

  Como está a saúde? Respirando primeiro Essa é sua vida. Você é o que deseja ser? Por: Switchfoot Em caso de despressurização da cabine, má...